Toyota C-HR Híbrido 1.2 vs 1.8

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Carlosabreu51
Recém-chegado
Registado: 06 ago 2019, 22:21
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Toyota C-HR Híbrido 1.2 vs 1.8

Mensagem por Carlosabreu51 » 07 ago 2019, 07:05

Boas.
Sou novo por aqui e apesar ja ter lido um pouco, gostaria de deixar uma questao, caso alguém me possa ajudar.
Existe alguma vantagem significativa no consumo entre o C-HR híbrido (injecçao sequencial) e o 1.2 a Gasolina (injecçao directa), ambos a GPL?
Peço desculpa pela minha ignorância, mas a minha namorada quer comprar um C-HR mas o valor entre o motor 1.8 hibrido e o 1.2 a gasolina ainda é consideravel. O objectivo é instalar GPL, uma vez que ela faz cerca de 800kms por semana (em cidade e IP's, em diferentes tipos de conduÇao ao longo do dia, por tanto). O híbrido a GPL compensará assim tanto em relação ao não-híbrido com compense realmente o investimento? Haverá outras vantagens entre um e outro?
Agradeço desde ja a quem me poder elucidar.
Cumprimentos

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Contacto:

Re: Toyota C-HR Híbrido 1.2 vs 1.8

Mensagem por PauloAns » 07 ago 2019, 07:24

Carlos, separei a sua mensagem para criar um tópico específico.
A diferença entre os dois sistemas é considerável.
Eu escolheria o melhor, dentro das possibilidades, se as tiver .... 1.8.... para mim era esse.
Boas leituras e boa sorte com a escolha.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

lpway
Utilizador Junior
Registado: 23 out 2018, 09:19
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LiquidSi by Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: C-HR
Ano: 2017
Contacto:

Mensagem por lpway » 07 ago 2019, 07:57

Viva Carlos,

Como disse o 1.2 é de injeção directa e para esse motor tem que haver um kit específico GPL. Há de encontrar muito acerca disso no fórum se pesquisar por "injeção directa".

Para além de ter que esperar que alguma marca surja com o kit específico para esse motor 1.2 terá depois que se cinjir a essa marca. Não sei se já existe kit para este motor ou não, será uma questão a investigar.

Para o motor 1.8 podem ser usados os kits genéricos de qualquer marca, podendo converter mal adquira o carro, para não falar aqui dos preços, que se não me falha a memória são mais altos para os kits de injeção directa.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

striker54
Utilizador
Registado: 23 abr 2018, 23:32
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSI
Modelo: Auris TS Hybrid
Ano: 2014

Mensagem por striker54 » 07 ago 2019, 08:32

Boas.

Eu e a maioria de nós aqui somos suspeitos , mas sem sombra de dúvidas que a melhor opção é o híbrido.

Em termos de "mecânica" o híbrido é mais fiável do que o 1.2T.

Relativamente aos consumos de cada um deles pode esperar:
1.2T --------> custo de 6,50 a 7,00 Euros por cada 100kms
Híbrido -----> custo de 4,10 a 4,80 Euros por cada 100kms

Para os 800kms semanais que percorre pode esperar um gasto teórico de:
1.2T-----------------> +/-56euros (semanal) ///// +/-224euros (mensal)
Hibrido ------------> +/- 38euros (semanal) ///// +/-153euros (mensal)

Ou seja com o Hibrido poupa +/- 70euros por mês em combustivel

Estes valores acima é já considerando o consumo de GPL + Gasolina uma vez que qualquer carro convertido a GPL consome sempre gasolina nos arranques (e se configurado para isso também acima de X rpms).
Toyota Auris TS HSD 2014
DB: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17667
Consumo: https://www.spritmonitor.de/en/detail/896321.html

Carlosabreu51
Recém-chegado

Mensagem por Carlosabreu51 » 07 ago 2019, 09:12

lpway Escreveu:
07 ago 2019, 07:57

Para além de ter que esperar que alguma marca surja com o kit específico para esse motor 1.2 terá depois que se cinjir a essa marca. Não sei se já existe kit para este motor ou não, será uma questão a investigar.
Realmente dos orçamentos que pedi, apenas a Mastergas faz a instalação no 1.2 de injecção directa (Prins, por 2300,00 Euros), não consegui mais orçamentos em nenhum centro de instalação, dizem sempre não existir kit para esse motor.

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 07 ago 2019, 09:39

Carlosabreu51 Escreveu:
07 ago 2019, 09:12
lpway Escreveu:
07 ago 2019, 07:57

Realmente dos orçamentos que pedi, apenas a Mastergas faz a instalação no 1.2 de injecção directa (Prins, por 2300,00 Euros), não consegui mais orçamentos em nenhum centro de instalação, dizem sempre não existir kit para esse motor.
A instalação no meu C-HR Híbrido ficou-me em 2050€ preço chave na mão com injeção líquida e lubrificação electrónica V-Lube, por um preço inferior fiquei servido com o que de melhor se faz.

A diferença de preço entre o 1.2 e o Híbrido é grande mas faça bem as contas, crie uma folhinha de excel e considere os diferentes cenários para cada motorização, dependendo do tempo que ficar com o carro pode compensar comprar híbrido e converter.

Boas contas!

Carlosabreu51
Recém-chegado

Mensagem por Carlosabreu51 » 07 ago 2019, 10:45

striker54 Escreveu:
07 ago 2019, 08:32

Relativamente aos consumos de cada um deles pode esperar:
1.2T --------> custo de 6,50 a 7,00 Euros por cada 100kms
Híbrido -----> custo de 4,10 a 4,80 Euros por cada 100kms
Nunca pensei que o consumo do 1.2T a gasolina+GPL rondasse esse valor :-o isso são os valores que ela gasta actualmente no diesel que ela tem!! Pensei que um carro a gasolina+GPL fizesse consumos mais baixos. Assim sendo será mesmo de ponderar!

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 07 ago 2019, 15:54

Aqui tem um D.B. de alguém que fez a opção pelo 1.2T:

viewtopic.php?f=41&t=17044

Depois tem todos os outros D.B.s na secção de híbridos, incluindo o do meu Journey.

Para condutores normais eu iria para o híbrido sem dúvida.

Edito só para acrescentar que estou a falar de Auris. O sistema híbrido do C-HR é uma versão melhorada, e por isso a diferença de consumo será ainda maior.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 ago 2019, 21:37

Poupança significativa no custo do km em relação a um Diesel só mesmo com um híbrido a GPL!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 09 ago 2019, 08:49

rdd48856 Escreveu:
08 ago 2019, 21:37
Poupança significativa no custo do km em relação a um Diesel só mesmo com um híbrido a GPL!
E mesmo se levarmos em consideracão o 1.2 cc, se o consumo ficar identico ao diesel continua a ser muito bom! qual a diferenca de preco entre um e outro na sua aquisicão? e ainda o motor a gasolina/GPL ser menos poluente.

E 200 kompressor
Cidadão Virtual
Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
Ano: 2010

Mensagem por E 200 kompressor » 09 ago 2019, 11:58

mpsfilho Escreveu:
09 ago 2019, 08:49
e ainda o motor a gasolina/GPL ser menos poluente.
Para ser muito sincero já acreditei mais nisto.

Há pouco tempo descobri este site https://www.greenncap.com/

Curiosamente dos poucos carros testados até agora o melhor de todos com motor de combustão é um diesel na avaliação do "clean air index", com 10/10.

Um panda 0,9 twinair teve 0/10.

Fiquei maluco com isto!

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 09 ago 2019, 15:19

E 200 kompressor Escreveu:
09 ago 2019, 11:58
mpsfilho Escreveu:
09 ago 2019, 08:49
e ainda o motor a gasolina/GPL ser menos poluente.
Para ser muito sincero já acreditei mais nisto.

Há pouco tempo descobri este site https://www.greenncap.com/

Curiosamente dos poucos carros testados até agora o melhor de todos com motor de combustão é um diesel na avaliação do "clean air index", com 10/10.

Um panda 0,9 twinair teve 0/10.

Fiquei maluco com isto!
O motor a gasolina/GPL é mesmo menos poluente, os fatores influenciadores desses testes, como podemos ver nas conclusões, são os catalizadores e os filtros de partículas. Se à saída do motor o GPL produz menos gases nocivos e partículas, mesmo num panda, as emissões iriam ser menores, com resultados melhores nesse teste. Comparando os gases à saída do motor sem sombra de dúvida que a gasolina é menos poluente que o diesel, dependendo da marca e modelo os catalizadores e filtros de partículas podem ser melhores ou piores.

A qualidade do ar também pode ser medida nos centros de inspeção, a título de curiosidade basta que se peça para fazer uma leitura com o carro a trabalhar a GPL.

Agora que tudo é informatizado seria interessante que o organismo competente tratasse os dados estatisticamente para podermos ver o evoluir das emissões nos carros que passam nos centros de inspeção por marca, modelo e motorização

E 200 kompressor
Cidadão Virtual
Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
Ano: 2010

Mensagem por E 200 kompressor » 09 ago 2019, 15:30

@Ipway não vou discutir, em 1º lugar porque penso que tem razão e em 2º porque não tenho conhecimentos técnicos para o efeito, que à saída do motor, a gasolina/gpl seja menos poluente do que o diesel.
No entanto, isto é completamente inócuo, na minha opinião.
O que interessa são as emissões à saída do escape e aqui, contrariamente ao que eu pensava e acreditava, parece que as coisas estão a mudar.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 09 ago 2019, 22:49

@E 200 kompressor, ainda não tive tempo para analisar os procedimentos dos testes, mas confesso que não estou otimista.

O meu entusiasmo com os motores Diesel esmoreceu no final da década passada quando ao estudar vários tipos de Dual fuel Diesel-GPL e Diesel-Gás Natural, verifiquei coisas absolutamente surpreendentes(pelo menos para mim).

Do escape do motor Diesel saiam compostos tóxicos que não existiam no combustível originalmente. Estou a falar, por exemplo, de metanal e etanal.

Motores Diesel alimentados a gás natural com taxas muito elevadas de substituição apresentavam ainda assim estes compostos. A única explicação que encontro será a de que o tempo relativamente elevado que demora a combustão num motor Diesel ser suficiente para ocorrerem rearranjos nas cadeias carbonadas, tal como acontece no interior de um reator químico!

Poluentes como estes não são(ainda) regulamentados e por isso não aparecem nos testes normais.

Depois temos o que poderá constituir o Diesel-gate, parte 2.

Para que o SCR funcione é necessária a injeção de ureia(Adblue). Não é possível fazer o doseamento absolutamente correto deste composto em situações de transientes rápidos. Um pouco de ureia a menos e saem NOx no escape, um pouco de ureia a mais e sai amoníaco no escape!

Ora o passo seguinte vai passar a ser a regulamentação do amoníaco.

Outra questão é a das emissões aquando da regeneração dos FAP (mais uma vez de poluentes (ainda) não regulamentados).

Enfim, o que aprendi é que resolver o problema depois dele sair do motor é muito complexo. Os motores de ignição comandada têm larga vantagem nesse campo.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03

Mensagem por pcta » 09 ago 2019, 23:33

Terá de voltar a atualizar o conhecimento sobre os novos mecanismos de controlo dos motores diesel, há bons locais para o fazer...
No entanto, reconheço os seus problemas e o marketing agora é gasolina e eléctricos....enfim, nunca no GPL/GNV :(
As entidades oficiais não são isentas e guiadas por critérios da OMS.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Responder