Carros que gostavamos de ter... a GPL

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

Responder
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5083
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lobito » 11 jul 2019, 10:37

Esse motor também é aconselhável lubrificação de válvulas.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1045
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004
Localização: Loures

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 11 jul 2019, 10:42

Isso pr mim é pacífico, mas a necessidade de "abrir" pr verificar e até acertar as folgas, não de deixa confortável. Será complicado e dispendioso?
Não estou informado sobre o assunto.
lmml - Vou deixar de andar a carvão. Negócio feito, um gasolina vem a caminho, para pouco depois ser gaseado :-D
Ao fim de vários anos, mais de 15, lá dei o passo para entrar para o Clube do Gaseados, do GPL.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9128
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por rdd48856 » 13 jul 2019, 22:55

Não é necessário abrir o motor e para verificar as folgas em princípio não é necessário retirar a correia de distribuição...com um lubrificante e alguma sorte pode ser necessário afinar apenas aquando da mudança da correia de distribuição(a cada 80000Kms) e o custo adicional será muito menor.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1045
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004
Localização: Loures

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 15 jul 2019, 11:10

Este motor até pode não ser nada de especial, mas na mini voltinha que dei com o C3, pareceu-me muito elástico em baixa rotação e tive a sensação que em termos de prestações, não devo ficar a perder face ao diesel 1.3 Multijet de 70cv. A questão das válvulas não serem de afinação automática é que é uma pena, até de certo modo, custa a perceber porque ainda existe tal coisa.
lmml - Vou deixar de andar a carvão. Negócio feito, um gasolina vem a caminho, para pouco depois ser gaseado :-D
Ao fim de vários anos, mais de 15, lá dei o passo para entrar para o Clube do Gaseados, do GPL.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9128
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por rdd48856 » 16 jul 2019, 17:22

custa a perceber porque ainda existe tal coisa.
É para serem mais leves e assim reduzirem (minimamente) o consumo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1045
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004
Localização: Loures

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 17 jul 2019, 11:56

rdd48856 Escreveu:
16 jul 2019, 17:22
custa a perceber porque ainda existe tal coisa.
É para serem mais leves e assim reduzirem (minimamente) o consumo.
Se percebi de outros tópicos, o 0,9 TCe da Renault e Dacia, tem essas mesma característica, falta de afinação automática da folga das válvulas.
Será que os 0,9 TCe que trazem sistema GPL de origem, vêm sem esse "defeito"?
Na PSA e Opel, possivelmente o 1.2 Puretech a GPL, vem alterado, para melhor fiabilidade e durabilidade.
lmml - Vou deixar de andar a carvão. Negócio feito, um gasolina vem a caminho, para pouco depois ser gaseado :-D
Ao fim de vários anos, mais de 15, lá dei o passo para entrar para o Clube do Gaseados, do GPL.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9128
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por rdd48856 » 18 jul 2019, 21:38

O motor da Renault, tal como o da PSA de origem a GPL mantêm o sistema de afinação das válvulas.

As sedes e possivelmente as próprias válvulas é que devem ser reforçadas.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Responder