Instalação GPL em motor com injecção directa - não viável?

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

Responder
MontanelasGPL
Recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: 20 out 2017, 07:36
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: nao

Instalação GPL em motor com injecção directa - não viável?

Mensagem por MontanelasGPL » 10 mai 2018, 15:00

Boa tarde.

Queria converter um carro com um motor injecção directa 3 cilindros para GPL, como tal e após alguma pesquisa fui consultar os instaladores com melhor reputação na minha zona (como quem diz a 50-60 km mas pronto).
De salientar que após muita pesquisa não consegui encontrar nenhum relato de um carro como o meu convertido a GPL e não sou o mais entendido no assunto daí vir pedir mais opiniões.

No instalador 1 foi me apresentado um orçamento de 1900€+IVA por aquilo que agora sei ser um kit de injecção gasosa da landirenzo. Foi me dito que o kit gpl era especifico para o motor em concreto e foi me explicado que o carro ia consumir sempre um pouco de gasolina (foi por aqui que agora deduzo ser um kit gasoso) e a manutenção anual ou a cada 20 mil km era a troca de filtros e afinação.

No instalador 2 uma pesquisa rápida pela cilindrada e pela cavalagem e lá vinha um orçamento de 1750€+IVA, como foi por telefone e um pouco a despachar fiquei sem saber que kit era.

Agora no instalador 3 é que as coisas se complicam. Em primeiro lugar foi me logo recomendado instalar um kit de injecção liquida e não de injecção gasosa se quisesse avançar por causa do próprio motor, aparentemente os kits gasosos acabam por danificar os injectores de carros com injecção directa, isto verifica-se? É que vim de um carro a diesel que me assassinou a carteiro por causa de injectores.
Por fim numa transparência e honestidade do instalador, foi me dito que o mesmo não estava a instalar kits em carros com injecção directa por uma questão de fiabilidade e de serviço pos-venda. Aparentemente tem havido "n" problemas em kits tanto líquidos como gasosos instalados em carros com injecção directa.

Por fim após alguma pesquisa de preços reparei que os orçamentos, pelo menos o primeiro, para um sistema de injecção gasoso é algo caro, no entanto, os orçamentos em concreto que vi eram para carros de injecção indirecta, o facto de ser um kit especifico e de injecção directa penso que suba um pouco o preço correcto?


O que acham desta situação? Deveria avançar com o kit de injecção gasosa? O facto de não ser a melhor tecnologia deixa-me reticente, mas o aviso do instalador 3 ainda me deixa mais nervoso! Vou fazer cerca de 20-22 mil km ano portanto não é propriamente poucos km para ter problemas.


Estou algo entalado, honestamente quando comprei um carro a gasolina não fazia contas de o converter tão cedo para GPL mas a verdade é que agora a fazer 80km diários torna-se algo incomportável a gasolina!

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por rdd48856 » 10 mai 2018, 16:28

E antes de mais e se calhar o mais importante. Qual é o motor?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5216
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por lobito » 11 mai 2018, 22:52

rdd48856 Escreveu:E antes de mais e se calhar o mais importante. Qual é o motor?
x2
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

MontanelasGPL
Recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: 20 out 2017, 07:36
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: nao

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por MontanelasGPL » 12 mai 2018, 15:04

Pois convinha referir, é o motor da GM (opel) 1.0 ecotec de 105cv.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por rdd48856 » 12 mai 2018, 20:40

Ainda assim não é suficiente, tem de referir o modelo e a potência e, preferencialmente, o código do motor...
aparentemente os kits gasosos acabam por danificar os injectores de carros com injecção directa, isto verifica-se
Tem-se verificado aqui no fórum alguns casos em motores do grupo VW, mas a verdade é que também não temos uma amostra muito representativa...

Mas isto ao fim de várias dezenas de milhar de quilómetros, pode, por exemplo, tentar indagar quanto custariam os injetores para ter uma ideia do pior cenário.

A probabilidade diminui se fizer uma limpeza periódica dos injetores com um aditivo.

Quanto a kits de injeção líquida para esse carro, que eu saiba e para já, não há disponibilidade.
para um sistema de injecção gasoso é algo caro
Esses sistemas são desenvolvidos especificamente para um determinado motor e isso tem um custo, portanto serão sempre mais caros do que um kit gasoso normal.

Quase que aposto que o 2º orçamento foi para um kit BRC, a Zavoli também é provável que tenha.

O problema com esses kits poderá ser a possível existência de alguns pequenos soluços em alguns regimes e o consumo de gasolina, que poderá ir até uns 20%.

De qualquer forma, e do ponto de vista estritamente económico, compensa...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

MontanelasGPL
Recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: 20 out 2017, 07:36
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: nao

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por MontanelasGPL » 21 mai 2018, 14:17

Mais uma vez quero agradecer ao user rdd por toda a ajuda prestada.

Apenas em jeito de fechar a thread com informação que possa ser útil a outros.

Fui consultar novamente o instalador 1 para afinar detalhes da instalação. Infelizmente o mesmo também me recomendou não instalar para já um kit gpl, mesmo que gasoso.
Isto porque o motor em causa já é euro 6 e haver a possibilidade elevada de dar problemas.

Não sendo eu especialista na matéria tenho de absorver a informação de quem entende e tentar cruzar e tirar o máximo de utilidade das mesmas.
Ao consultar dois dos melhores instaladores da zona e ambos a não me recomendarem a instalação decidi seguir este caminho, fico algo triste e a ter de fazer contas à vida mas em parte a culpa foi minha por não ter feito esta consulta de kits gpl na altura da compra.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por rdd48856 » 21 mai 2018, 16:25

Caro @MontanelasGPL o facto de, por exemplo a Prins, não ter kit para esse motor não quer dizer que não venha a ter, assim mantenha-se atento.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

MontanelasGPL
Recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: 20 out 2017, 07:36
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: nao

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por MontanelasGPL » 21 mai 2018, 17:07

Sem dúvida, o próprio instalador me disse para ir mantendo contacto para saber novidades. É uma questão de esperar... e alimentar o chulismo do imposto na gasolina.

530IHH
Recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: 08 mar 2018, 21:02
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 530I
Ano: 2009

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viáve

Mensagem por 530IHH » 22 mai 2018, 11:13

Boas,
Também aconteceu comigo, mas eu antes de comprar o carro disseram-me que era possível.
Agora só nos resta esperar..... sendo que o meu é 3000cc de 272cv..... não há gasolina que resista!

Vamos estando atentos e se alguém souber de algo, por favor indique

Bmw13
Recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: 09 nov 2019, 01:22
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 325
Ano: 2007

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viável?

Mensagem por Bmw13 » 09 nov 2019, 01:26

Boas ja existe kit para motores de injeção direta?! Ou seja um bmw 325i e93 de 2007 (2996cc 218cv) obrigado

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viável?

Mensagem por rdd48856 » 09 nov 2019, 12:36

É preciso saber o código do motor e até da centralina....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

NCS
Recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: 28 jul 2020, 21:01
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Brc
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra H
Ano: 2007

Re: Instalação GPL em motor com injecção directa - não viável?

Mensagem por NCS » 28 jul 2020, 21:13

Muito boa noite, pretendia adquirir um Opel Astra K, 1.0 turbo, por acaso alguém me sabe dizer se já é possível?
Obrigado

Responder