BMW 116i | Vale a pena GPL

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

Responder
zenunes
Recém-chegado
Registado: 11 nov 2020, 10:37
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 116i
Ano: 2008

BMW 116i | Vale a pena GPL

Mensagem por zenunes » 11 nov 2020, 10:41

Bom dia! Estou aqui indeciso se vale a pena pôr o meu carro a GPL.
Há aqui alguém com um BMW 116i 2008 que tenha colocado a GPL?
Faço cerca de 6mil/7mil kms por ano.

Espero resposta, obrigado!

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: BMW 116i | Vale a pena GPL

Mensagem por j_verne » 15 nov 2020, 14:55

Boas.

Primeiro tem que saber que motor tem esse carro. Em tempos os 116i eram motores de injeção indirecta (bons para GPL), mas não sei se não passaram entretanto para injeção direta (mau para GPL).

Se a injeção for direta, apesar de poder ser possível converter (não tenho a certeza), eu diria já que não compensa:
-conversao mais cara que o normal;
-carro já com 12 anos, a fazer menos de 7500 km por ano (o que vai aumentar muito o tempo até amortizar o investimento).

Se o motor for de injeção indirecta, vai ter que gastar 1200-1300 eur na conversão (kit de entrada de gama), para ganhar (poupar) 5 eur a cada 100 km percorridos (valores de referência, podem variar consoante o tipo de uso).
Assim, vai precisar de pelo menos 25.000km para amortizar o investimento.

A grande questão é: vai ficar com o carro o tempo necessário para usufruir desse investimento?

Não conte poder vender o carro significativamente mais caro por ter o GPL, apesar de ser uma vantagem o mercado não a reconhece como tal (mas ajuda a vender a um preço normal).

zenunes
Recém-chegado
Registado: 11 nov 2020, 10:37
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 116i
Ano: 2008

Re: BMW 116i | Vale a pena GPL

Mensagem por zenunes » 23 nov 2020, 10:41

Obrigado pelo esclarecimento!
Já fui a duas casas que fazem a instalação e aconselharam a não meter por ser de injeção direta, que mais cedo ou mais tarde iria dar muitos problemas... Fico-me pela gasolina então 😅 Tenho feito médias de 9L/10L aos 100 em cidade, vou ter de me contentar com isso...

PS. Carro com 42500 kms, muito para andar ainda!

Responder