Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

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JedyKnight
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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por JedyKnight » 11 jul 2021, 13:23

Biju Escreveu:
11 jul 2021, 12:57
Atenção. A centralina do carro vai-se adaptando. Se funciona mal a gpl pode também começar a funcionar mal a gasolina, mas fazendo alguns ou vários kms a gasolina a centralina devia corrigir e começar a trabalhar normal a gasolina.
Sim mas normalmente acabando o gpl faz-se sempre alguns kms a gasolina ate meter novamente e isso deveria chegar. A não ser que nunca se deixe acabar o gpl. O carro quando fica a gpl por experiencia própria fica mais sensivel e algum problema que ele tenha a gasolina a gpl ele vai multiplicar, como se as velas estiverem a ir com o galheiro, portanto os problemas mínimos começam a notar-se sempre primeiro a gpl, se formos mais atentos ate podemos evitar problemas de maior, já vi utilizadores aqui no forum que conseguiram salvar uns euros valentes por antecipação :)

Rui2021
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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por Rui2021 » 11 jul 2021, 19:08

Bem eu estou aberto a considerar qualquer possibilidade que tenha levado o carro a perder potência.
No entanto eu tenho um ponto de partida, a partir do momento que foi feita a revisão dos 1.000km a GPL, que o carro perdeu potência.
Foi a revisão que alterou os valores? Não posso garantir.

Até pode ser uma coisa aparentemente simples, só que ainda não foi descoberto. E se realmente andando uns kms a gasolina a centralina corrige alguma anomalia, não sei, até porque nunca fiquei sem completamente a GPL, as vezes que ando a gasolina é mais ou menos em pequenas distâncias, tipo vou na autoestrada ou na ic8 o carro vai a gpl e eu mudo para gasolina, pode andar 2km ou menos, só para ver se o andamento é igual, mas nunca muitos kms a andar a gasolina.

Alguém entendido em centralinas se for top, eu penso que consegue dar com o erro, por isso eu estou com esperança quando for na terça fazer o diagnóstico na https://nipower.pt/4/ e espero já ter novidades, se ele não for capaz de dar com o erro, então a coisa complica-se, talvez indo a outro instalador de GPL para ver se consegue detetar algum erro. A partir daí já não sei mais o que fazer.

Se alguém tiver mais alguma ideia, agradeço.

JedyKnight
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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por JedyKnight » 12 jul 2021, 21:06

Rui2021 Escreveu:
11 jul 2021, 19:08
Bem eu estou aberto a considerar qualquer possibilidade que tenha levado o carro a perder potência.
No entanto eu tenho um ponto de partida, a partir do momento que foi feita a revisão dos 1.000km a GPL, que o carro perdeu potência.
Foi a revisão que alterou os valores? Não posso garantir.

Até pode ser uma coisa aparentemente simples, só que ainda não foi descoberto. E se realmente andando uns kms a gasolina a centralina corrige alguma anomalia, não sei, até porque nunca fiquei sem completamente a GPL, as vezes que ando a gasolina é mais ou menos em pequenas distâncias, tipo vou na autoestrada ou na ic8 o carro vai a gpl e eu mudo para gasolina, pode andar 2km ou menos, só para ver se o andamento é igual, mas nunca muitos kms a andar a gasolina.

Alguém entendido em centralinas se for top, eu penso que consegue dar com o erro, por isso eu estou com esperança quando for na terça fazer o diagnóstico na https://nipower.pt/4/ e espero já ter novidades, se ele não for capaz de dar com o erro, então a coisa complica-se, talvez indo a outro instalador de GPL para ver se consegue detetar algum erro. A partir daí já não sei mais o que fazer.

Se alguém tiver mais alguma ideia, agradeço.
Mete 40 ou 50 euros de gasolina e anda so a gasolina uns bons kms então. Ve se o carro no fim desse deposito esta igual quando mudares para gpl. Vez a partir dai. Tens que ter confiança no instalador também, eu tenho um instalador a 5km de casa, bastante famoso aqui em gaia. No entanto desta vez vou andar 45km ate a varziela usar outro instalador, porque me da mais confiança. Ja usei o que estava perto para revisoes e sinceramente embora nao tenha razao de queixa nunca me inspirou o minimo de confiança nos serviços prestados, nem nunca se deram ao cuidado de explicar nada decentemente a não ser chutar a maior parte dos problemas de gpl para o funcionamento a gasolina (e não estavam certos na maioria das ocasioes, se nao fosse o meu mecanico "normal" estava lixado).

Rui2021
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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por Rui2021 » 14 jul 2021, 13:14

Boas

Fiz hoje o teste de potência.
O teste apresenta os valores a gasolina e a gás. Ele diz que a gás tem valores mais baixos de potência apenas 108 CV e a gasolina 113 Cv. Então eu perguntei se o carro tem 120 CV, porque é que a gasolina indica apenas 113 Cv, ele disse que é normal alguns carros terem CV a menos em relação ao que é indicado de fábrica.

Antes disso ele experimentou o carro, disse que o carro a gás não desenvolve tanto como a gasolina e também que a 4 velocidade mesmo a gasolina não tem a potência que devia ter.

Depois fez o teste de potência e são os valores que gostava de anexar aqui um ficheiro, mas não sei se é possível fazer isso.
Mas basicamente é:

Gasolina
Potência motor 113.4 PS 6223 RPM
Torque 149.1 Nm 4615 RPM
Potência no Roda 87.4 PS 6223 RPM
Drag Power 26.0 PS 6223 RPM

GPL
Potência motor 108.22 PS 6332 RPM
Torque 140.8 Nm 4693 RPM
Potência no Roda 79.81 PS 6332 RPM
Drag Power 28.41 PS 6332 RPM

Tem mais valores, mas penso que estes são os essenciais. Mas se alguém quiser ver o documento, é só dizer que eu envio.
Estranho que na identificação do carro indica 115 CV quando devia ser 120 CV, mas deve ter sido erro.

Recomendou meter gasolina 98 em vez de 95 e andar um tempo só a gasolina. Nada mais.

A partir daqui já não sei mais o que fazer e confesso que começo a ficar um bocado cansado de andar a correr para todo o lado.
Mas se alguém tem alguma dica útil, fico muito agradecido.

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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por toze23 » 16 jul 2021, 20:44

Sobre o óleo vê este post viewtopic.php?f=9&t=8985&start=60#p243036

De perder 4 CVs em tantos anos, acho impressionante, os meus carros já deviam ter perdido muito mais :D

Sobre a aparente perda de potencia pode ser apenas sugestão, a cabeça é tramada.
Contudo, como percebo quase nada de mecânica, sugiro considerar se outros factores não mudaram do passado em que não notavas isso e agora. Temperatura, tipo de combustível, bomba de combustível, altitude, como é feita a condução, etc.

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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por Rui2021 » 16 jul 2021, 21:41

Boas

Bem que eu gostava que fosse sugestão.
Faz todo o sentido considerar os vários fatores, por isso os termos de comparação são nos mesmos locais de subidas que eu faço os testes, com as diferentes marcas de combustíveis e em diferentes períodos de tempo. O resultado é sempre o mesmo, não tem a potência nas subidas que tinha antes.
Isso é ponto assente, subir sobe, atinge a velocidade que conseguia antes? Não. Gasta mais combustível? Sim. Tem menos força ao subir? Sim.

Conforme recebi alguns conselhos, fiz cerca de 170 km só com gasolina, gpl desligado. Nota-se de facto uma melhoria a gasolina, no entanto hoje fiz 80 km na A13, entrei na IC8 na mesma subida que geralmente faço as comparações, com o andamento a 95 km/h, começo a subir, acelerador a fundo não passou dos 115 km quando antes fazia a 140/150 km/h sem ter o acelerador a fundo... por favor, não me venham dizer que é sugestão minha.

O carro de fábrica indica 120 cv, no teste de potência indicar apenas 113 cv parece normal, ter menos cavalos a gpl, também parece normal, o que não é normal é a partir que instalei o gpl, deixou de ter a potência que tinha antes, mesmo a gasolina.
Se outra pessoa andar com o carro, talvez não note muita diferença, porque não teve o termo comparativo como eu tive antes e depois de instalar o gpl.

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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por pcta » 17 jul 2021, 11:54

Rui2021 Escreveu:
07 jul 2021, 12:46
Espero que alguém me saiba ajudar neste problema.

Eu tenho um Mazda 6 de 2006 1.8 com 120 cv que comprei com 68000Km. Logo pensei instalar a GPL. Foi instalado na oficina Júlio Oliveira em Leiria.
Aconteceu uma coisa estranha, após a revisão dos 1.000km do GPL, notei que o carro perdeu potência, isto é, em andamento na quarta ou quinta velocidade, quando apanho uma subida, o carro não tem potência, em retas tudo bem, mas subidas, noto uma grande diferença de perda de potência para aquilo que era quando comprei o carro.

A título de exemplo, para quem conhece o trajeto na IC8 entre Ansião a caminho para a Sertã, apanho algumas subidas. O que antes a meio pedal facilmente atingia 140/150K/hora, agora prego a fundo, não passa dos 100k/hora. É normal? Acho que não.

Bem daí começou a minha corrida para averiguar qual o problema.
Primeira medida, velas novas indicadas para GPL, depois levei o carro á oficina, meteu na máquina, não existe falhas, filtro do ar foi novo, enfim, onde está o gato escondido?
Levei o carro ao instalador, disse que da parte dele não tem nenhum problema, até mediu a compressão do motor, excelente, 15Bar.
Levei á Mazda, nada de problemas, atribuem a perda de potência á instalação do GPL. Mas então eu perguntei porque é que em gasolina se passa a mesma situação, ou seja, a falta de potência, tanto a acontece a GPL como a gasolina. MAIS GRAVE EM 4.000KM COMEU MAIS DE 2 LITROS DE ÓELO, atenção que não foi um óleo qualquer que usei, foi o Castrol GTX Ultraclean 10W-40 A3/B4, estando de acordo conforme a referência que o livro indica.

O Kit do gpl foi da BRC.

Já falei com o anterior dono, me garantiu de forma mais honesta que é possível ser, que nunca tinha tido este problema. O homem me pareceu bastante sincero, não tenho razão para duvidar da palavra dele.

Não sei mais o que fazer, já me aconselharam a vender o carro e comprar um Hyundai que são os carros melhores para adaptar a GPL, será verdade?
Também já usei gás de marcas diferentes, mas a situação é a mesma.

Por isso eu suplico, será que alguém me pode ajudar?

(Por falta de experiência minha, já tinha criado um tópico semelhante, mas por favor desconsiderem o tópico anterior e se possível, apagar, já que eu não sei como o fazer.)
Lamento que esteja com estes problemas ...
Se o problema existe a gasolina e GPL, faz sentido resolver em primeiro a gasolina.
Pode fazer o despiste, no instalador peça para lhe desligar a centralina de gpl e andar uns kms a gasolina ... para perceber o comportamento do carro.

Se o carro " comeu" 2 litros de óleo, não será bom sinal 😞

Quando estiver a funcionar bem a gasolina, será hora de afinar a GPL.
A UsseGPL é o representante BRC, caso não consiga no actual instalador.

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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por JedyKnight » 17 jul 2021, 12:02

Boas

Realmente 4cv para esses anos todos ta top. Quanto a dar menos potencia a gpl que a gasolina não me parece desproporcional, é normal tendo em conta que é um kit gasoso. Na teoria so não irias perder se fosse kit injecção liquida. Quanto ao problema dele não desenvolver em quarta..ai sim, se calhar com uma reprogramação resolves isso, aproveitas fazes ajustas a gpl. As vezes as reprogramações servem também para isso, desde que bém feitas e ajustadas á tua necessidade. Se vieres ao porto faz na Checksum.
Caso contrário deixa andar ou fazes como eu, vendes o carro e trocas por outro mais rapido :D
Lembro-me que o meu Alfa 147 bebia oleo a valer, andava MUITOS kms (chegou alturas que fazia 1000km semanais), eu de mes tinha sempre que encher e as vezes dava-me a meter 2.5lts, se deixasse 2 meses ele andava lubrificar a "ar". Mas o carro já tinha muitos kms, ja tinha idade, é o reumático..

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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por Rui2021 » 17 jul 2021, 13:24

Boas

EU VOU FAZER AQUI UMA REVISÃO DO HISTÓRICO PARA QUEM TIVER PACIÊNCIA EM LER OU PUDER AJUDAR

É claro que só por demência minha é que faria 160 km para ir ao instalador do gpl me queixar, depois mais 150 km para ir á Mazda, mais cerca de 100 km para ir fazer o teste de potência, se tudo não passasse de apenas sugestão minha. Agora juntem o tempo perdido mais a despesa que tive, já para não falar que eu estaria a abrir este tópico só para dar uma ideia de parvo, eu estaria a passar por tudo isto apenas por mania minha?

Eu compreendo que por muita boa vontade que alguns tenham, será difícil indicar a razão do problema se os ditos especialistas que fizeram o teste ao carro não encontraram nada indicativo do problema que eu me queixei.

Como seria de esperar já tenho mais dados para apresentar.

Bem no principio eu indiquei que a perda de potência tanto se dava a gás como a gasolina, isto porque eu andava só a gpl e só mudava para gasolina de forma INSTANTÃNEA E EM ESPAÇOS CURTOS SÓ PARA CALCULAR A DIFERENÇA DO ANDAMENTO ENTRE GPL E GASOLINA, mas depois de já ter andado uns bons km só a gasolina, noto que sendo só a gasolina, já se aproxima mais do normal do que era antes de eu instalar o gpl, no entanto, nas ditas subidas que serve de teste de comparação, ainda fica aquém do que era antes.

Vou agora apresentar as conclusões dos vários sítios onde eu fui.

GPL – Primeiro o instalador foi experimentar o carro, foi notório que ele sentiu que alguma coisa não estava bem, mas não disse o que achava NEM DISSE QUE O CARRO ESTAVA BOM, tanto que quando chegou á oficina mandou o empregado fazer um teste á compressão do carro, deu 15 bar, fez o teste eletrónico a gpl a margem de erro foi apenas de 3%, mas não ligou o carro ao computador como foi quando fez a revisão dos 1.000 km. CONCLUSÃO: Sugeriu ir a uma casa para analisar o sistema de escape, até porque o próprio trabalhar apontava para isso. No mesmo dia recorri a essa casa recomendada por eles e o homem não notou nenhuma anomalia.

MAZDA – Fez um teste eletrónico, não apresentou erros. Atribuiu alguma perda de potência possivelmente ao sistema do gpl por o sistema do ar ir buscar á admissão, apenas isso, de resto tudo normal.

NIPOWER – TESTE DE POTÊNCIA – Primeiro experimentou o carro, concluiu que a gpl tem menos potência que a gasolina, o que é normal, e que a quarta velocidade, mesmo a gasolina fica um pouco aquém do esperado. Acha que o problema está muito bem camuflado, no teste de potência não achou nada de anormal, por isso sugeriu por um tempo andar apenas a gasolina 98 para eu ver a diferença.

Existe agora aqui umas possíveis causas que eu quero apresentar.

1 - Como disse no princípio, eu notei esta diferença de perda de potência, logo após a revisão dos 1.000 km a gpl, o carro foi ligado ao computador, eu vi serem alterados alguns dados, mas sem perceber o que estava fazendo. Será que algum dado foi alterado a ponto de criar toda esta situação? Fiquei sempre com essa sensação.

2 – Como também indiquei, em 4.000 km comeu 2 lit de óleo. Aqui se levanta duas questões, o porquê e para onde foi esse óleo? Este carro por causa de ter válvulas macias, teve de levar o Flashlub (lubrificador de válvulas) só que depois do gpl ter sido instalado, logo após uns 500 km acendeu-se a luz indicando que o Flashlub, acabou. Ou seja, o que devia durar para uns 10.000 km, gastou em apenas 500 km. (Talvez se tenha desafinado porque é apenas uma gota a cada 9 seg.) Depois de falar com o instalador ele disse que se via isso na revisão dos 1.000 km. Será que nessa altura na falta do Flashlub, foi buscar o óleo do motor, daí ter comido 2 lit de óleo e esse óleo ter ido parar para o sistema de escape e se ter acumulado no catalisador e sendo essa a causa da perda de potência? É uma teoria que alguns apontam. Ou então, será que mesmo estando as válvulas a ser lubrificadas, mas ainda assim, por alguma razão o óleo continua a ser queimado junto com o gás e ser esta a causa de perda de potência? Outra teoria.

Por último, eu já confirmei que não existe fuga de óleo nem de ar, nem sai fumo anormal pelo escape, nem de baixo do carro se nota nenhuma fuga. Também NÃO NOTO GRANDE PERDA DE POTÊNCIA EM SITIOS PLANOS, APENAS NAS SUBIDAS.

Meus amigos além disto não sei mais o que fazer. Espero não ter maçado muito a todos com esta explicação.

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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por mpsfilho » 17 jul 2021, 18:04

Rui2021 Escreveu:
07 jul 2021, 12:46

Levei o carro ao instalador, disse que da parte dele não tem nenhum problema, até mediu a compressão do motor, excelente, 15Bar.
Levei á Mazda, nada de problemas, atribuem a perda de potência á instalação do GPL. Mas então eu perguntei porque é que em gasolina se passa a mesma situação, ou seja, a falta de potência, tanto a acontece a GPL como a gasolina. MAIS GRAVE EM 4.000KM COMEU MAIS DE 2 LITROS DE ÓELO, atenção que não foi um óleo qualquer que usei, foi o Castrol GTX Ultraclean 10W-40 A3/B4, estando de acordo conforme a referência que o livro indica.
Mais um bitaite,

Normalmente quando se instala GPL num carro já com alguns kms, devido á descarbonização que este vai fazer ao motor, este, normalmente começa por gastar um pouco mais de óleo.
Se o motor gastou 2 litros em 4 mil kms isso acaba por ser cerca de meio litro por cada 1000 kms, quanto a mim não é nenhum exagero.

Um motor a GPL quando gasta um pouco de óleo a mais que o normal, desde que o seu dono esteja atento e vá repondo os níveis atempadamente, esse motor normalmente fará mais kms porque vai lubrificar melhor todas as peças móveis do mesmo.

Por isso se veem tantos relatos com motores que gastam óleo mas, com quilometragens bem elevadas.... por exemplo, o meu Duster, mesmo tendo instalado o GPL logo com menos de 20 mil kms (quase novo) senti logo um pequeno aumento no consumo de óleo, e acham que isso me preocupou? pelo contrário! fiquei mais tranquilo, sei que assim tem uma melhor lubrificação, e ainda para mais como o motor é turbo mais necessária será essa lubrificação.

Quanto aos problemas que por vezes surgem depois de instalarmos Kit GPL ser sinal que o motor já os teria a gasolina, na maioria dos casos isso é uma constatação, mas atenção, nem sempre assim é, se um sistema não ficar bem instalado ou mal afinado isso também vai afetar o funcionamento a gasolina.

Neste caso do @Rui2021, eu acredito mais que o problema tenha a sua origem em qualquer componente, ou, deficiente afinação do sistema instalado, porque a perda de potencia a GPL deveria ser quase impercetível e a gasolina teria que estar igual como antes, por isso aí á gato escondido no sistema do gás :-?
O meu concelho será uma visitinha a outro instalador da marca BRC, ou se possível, ao próprio importador da respetiva marca uma vez que ainda estará ao abrigo da garantia.

Rui2021
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Re: Mazda 6 problemas com instalação de GPL BRC

Mensagem por Rui2021 » 21 jul 2021, 18:31

Boas

Obrigado pelos conselhos.
Decidi ir a outro instalador, primeiro tentei ir ao representante da BRC, mas eles estão cheios de trabalho e recomendaram o Eduardo & Sónia, em Coimbra, até fica muito mais perto para mim. Mesmo assim, devido ao trabalho que tem e férias só para 17 de agosto. Vou ter de esperar.

Quando tiver novidades, informo.

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