100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

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mpsfilho
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100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 28 dez 2022, 21:29

Nissan X-Trail e-Power que funciona 100% a eletricidade sem ter que ligar á tomada.

Ou seja, este tem um motor de combustão a gasolina que funciona como gerador de energia que alimenta o motor elétrico.

Embora seja "um elétrico controverso" até simpatizo com esta tecnologia pelo motivo seguinte:

Não fica com a autonomia limitada.
O motor de combustão é mais poupado uma vez que apenas serve de gerador de energia.


Pena é que a Nissan não tenha pensado em lhe integrar também o sistema GPL! seria bem mais económico e ainda mais ecológico.

Nunca fui adepto dos VE.
No entanto, se já viesse com o sistema GPL integrado de fábrica seria uma tecnologia que me agradaria :-D

O que acham? está aberta a discussão :-?

Bem haja aos que venham a participar.

mpsfilho
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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 28 dez 2022, 21:44

Aproveito só para acrescentar que aos valores atuais esta tecnologia ficaria bem mais económica em termos de consumo em €uros. isto aos valores atuais dos combustíveis e da eletricidade.

pcta
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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por pcta » 29 dez 2022, 13:54

Identico ao Opel Ampera.

mpsfilho
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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 29 dez 2022, 17:12

A Nissan ainda tem também o Qashqai com a mesma tecnologia, desconhecia que o Opel Ampera tem idêntico funcionamento.

Biju
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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por Biju » 29 dez 2022, 18:40

pcta Escreveu:Identico ao Opel Ampera.
Nao é idêntico.
O Opel Ampera dá para carregar na tomada.
Penso que o motor do Ampera era ciclo Otto.
Aqui é ciclo Atkinson.
E se nao estou em erro a partir de certa velocidade (100 ou 120) era o motor térmico que transmitia força diretamente às rodas. Segundo a Opel era mais eficiente.

Última edição por Biju em 29 dez 2022, 18:40, editado 1 vez no total.

Biju
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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por Biju » 29 dez 2022, 18:43

É contra-senso fazer um carro destes sem poder ligar à tomada.
Usar o motor térmico para carregar a bateria não é ecológico.

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 29 dez 2022, 19:43

Biju Escreveu:
29 dez 2022, 18:43
É contra-senso fazer um carro destes sem poder ligar à tomada.
Usar o motor térmico para carregar a bateria não é ecológico.
Por isso eu disse que é um elétrico controverso, no entanto, para quem como eu não simpatiza com os verdadeiros elétricos de carregar na tomada, tem aqui uma alternativa, assim a Nissan os dotasse de GPL e seria um pouco mais ecológico e bem mais económico.

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por pcta » 29 dez 2022, 21:34

Biju Escreveu:
29 dez 2022, 18:43
É contra-senso fazer um carro destes sem poder ligar à tomada.
Usar o motor térmico para carregar a bateria não é ecológico.
Idêntico ao Ampera, sendo um híbrido paralelo.
As transmissões mecânicas têm mais eficiência.
Neste caso, com as perdas de geração elétrica, carregamento, inversores, entre outras ... presumo que a Nissan não iria lançar um carro deste género.
Motor optimizado para a eficiência, sem ligação mecânica às rodas (caixa, embraiagem e afins deixam de existir), regeneração e alguns KMS em modo elétrico (para arranca na cidade poupa bastante) ... deve ser um pouco mais eficiente que um ice normal.
Presunto que seja até mais eficiente que os toyotas (aqui é um palpite meu...)

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por Biju » 29 dez 2022, 22:03

Pelo que li no site da Nissan o consumo mínimo é 5,9, mais alto que os da toyota

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 30 dez 2022, 10:44

Eu li que o consumo é 5.3 no Qashqai, mas, para um motor 1.5 de 3 cilindros turbo de 156cv que não utiliza a tração acho o consumo ainda exagerado só para produzir energia, 2 a 3 L não chegariam para desempenhar esta função?.

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por Biju » 30 dez 2022, 20:34

Ou eu troquei-me todo a ler o site da Nissan ou nao é bem o mesmo motor.
Acho que é o 1.5 mas com 204 cv.
Temos que ver que a eficiência do motor a combustão é baixa, por isso o consumo será sempre mais alto.

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 30 dez 2022, 22:41

Biju Escreveu:
30 dez 2022, 20:34
Ou eu troquei-me todo a ler o site da Nissan ou nao é bem o mesmo motor.
Acho que é o 1.5 mas com 204 cv.
Temos que ver que a eficiência do motor a combustão é baixa, por isso o consumo será sempre mais alto.
O motor elétrico do Qashqai tem 140 KW/190 cv e 330 NM de binário e é esta a potencia efetiva de serviço, o motor de combustão que faz de gerador é que tem 3 cilindros com 156 cv 1.5 turbo com tecnologia VCR de taxa de compressão variável, só não sei se é de injeção direta ou indireta.

O que referes de 204 cv em principio é o do X Trail mas, o motor de combustão é o mesmo 1.5, de realçar que este motor foi construído de raiz para este propósito.

Agora te digo, os motores elétricos são uns "mamões" de energia! a caminharmos assim para a eletrificação automóvel não vai haver eletricidade limpa que chegue para sustentar o planeta, e deixaremos de ter os motores de combustão a poluir para, termos os mesmos combustíveis fosseis para produzir a energia que os alimenta, isto quer seja através da tomada, quer seja por este processo.

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por Biju » 31 dez 2022, 08:11

@mpsfilho abriste o tópico para falar do x-trail. É a esse mesmo que me tenho estado a referir.
Para carregar a bateria o motor funciona em modo estacionário.
Quando falamos de motores eléctricos estamos a falar de eficiência acima de 90%, quando em motores a combustão falamos em eficiência máxima a rondar os 30%.
Nao digo que o futuro é o elétrico a bateria! Outras tecnologias surgirão.
Valha-nos o GPL. O meu vai a caminho dos 179.000. Até chegar aos 500.000 tenho muito tempo para pensar noutra alternativa :)
Boa passagem de Ano!

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Re: 100% Elétrico com motor a GPL a produzir a eletricidade.

Mensagem por mpsfilho » 31 dez 2022, 16:34

Biju Escreveu:
31 dez 2022, 08:11
@mpsfilho abriste o tópico para falar do x-trail. É a esse mesmo que me tenho estado a referir.
Para carregar a bateria o motor funciona em modo estacionário.
Quando falamos de motores eléctricos estamos a falar de eficiência acima de 90%, quando em motores a combustão falamos em eficiência máxima a rondar os 30%.
Nao digo que o futuro é o elétrico a bateria! Outras tecnologias surgirão.
Valha-nos o GPL. O meu vai a caminho dos 179.000. Até chegar aos 500.000 tenho muito tempo para pensar noutra alternativa :)
Boa passagem de Ano!
Sim, oxalá que no mínimo chegues aos 500 mil, com o consumo do teu não tens motivo para preocupações.
Umas boas saídas e melhores entradas no Novo Ano também para ti e para todos os que por aqui circulam... Adeus, até para o próximo Ano.

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