GPL em botijas gas

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

GonSaik
Utilizador Junior
Registado: 25 jul 2010, 19:00
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LANDY
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Passat 1.8T
Ano: 1997

GPL em botijas gas

Mensagem por GonSaik » 31 mai 2012, 16:13

Boas pessoal!

Eu sou do Algarve, e já vi por varias vezes pessoal estrangeiro, e até alguns Portugueses, a irem às bombas de GPL abastecer as bilhas de gas.

Tenho andado a tentar pesquisar sobre isto, mas nao tenho conseguido encontrar a informaçao que preciso.

Sei que nao é legal encher uma botija, mas vamos tratar este topico que penso que interesse a muita gente, momo meramente informativo :p
Sei que alguns podem dizer que pode ser perigoso, pois se enchermos demasiado a bilha esta corre o risco de explodir, mas relativamente a isto, posso dizer que encontrei em faro um sitio onde vendem garrafas de gas propano, com valvula de segurança semelhante às da galp, as pluma, assim penso que se resolve o problema do excesso de enximento.

Já perguntei a varias pessoas ligadas ao mundo do gas, mas parece que toda a gente se fecha em copas... até o pessoal que abastece as bilhas dos "camones"... ou seja, parece-me que ou se sabe como se faz, ou ninguem nos diz como fazer...

Alguem com conhecimentos deste assunto pode partilhar como é o funcionamento do enchimento? existe algum local onde se possa comprar um adaptador para as botijas de gas, de modo a que se possa fazer o enchimento?

Já pensei em talvez mandar fazer num torneiro um adaptador, mas nao sei bem o que peça ao torneiro... porque alias nao estou a ver como pode funcionar, pois se num lado encaixa na botija, e no outro tem o adaptador para a "pistola" do gas, como se faz em relação as fugas de gas?

Alguem que se disponibilize a partilhar informaçoes? tenho a certeza que nao hei-de ser o unico com curiosidade sobre o tema..

Cumprimentos.

ok_computer
Cidadão Virtual
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: GPL em botijas gas

Mensagem por ok_computer » 31 mai 2012, 16:48

e sai mais barato do que trocar por uma bilha cheia?

essa brincadeira se corre mal.. ficas tu mal e fica o posto de abastecimento que permitiu isso. Compensa o risco?

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por chorao » 31 mai 2012, 16:51

amigo... já vi um posto de combustível fechar por causa disso... é proibido por lei.

perigo que não o legal é quem abastece não saber quanto meter na bilha...

há adaptadores para tudo amigo...

GonSaik
Utilizador Junior
Registado: 25 jul 2010, 19:00
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: LANDY
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Passat 1.8T
Ano: 1997

Mensagem por GonSaik » 31 mai 2012, 19:31

Boas!
Compensar claro que compensa... pago por uma botija de gas butano 26.65, uma botija de 13kg leva cerca de uns +/- 24litros, isto significa que estou a pagar +/- 1.11 €/litros de butano....
Ora para abastecer GPL, pago 0.705€ por litro de PROPANO, ou seja, fica muito mais barato, por um gas com um poder calorifico muito superior.
Se fizermos as contas, dá 16.92 por uma botija de PROPANO, em vez de 26.65 por uma botija de BUTANO.
Isto sem contar com o facto que as botijas de butano nunca vão completamente até ao fim, ou seja, cada vez que compro gas, estou a pagar por gas que não vou usar e cujo dinheiro fica no bolso deles...

Usando 2 ou 3 botijas por mes... é uma poupanca significativa...

O problema de abastecer demasiado, é muito simples, primeiro que tudo, as botijas de que estou a falar, têm uma valvula de segurança (tal como as plumas, ou parecida com os depositos de GPL), o que é seguro, pois se começar a ultrapassar o limite a valvula abre e nao existe problema.
Segundo, é uma pessoa abastecer sempre um pouco menos do que a capacidade, deixamos ir ao fim, e ao invez de abastecer os 24 litros, abastece-se apenas uns 20/21.

Adaptadores, sei que existem por ai, mas nao tenho tado a ter muito sucesso com eles... até agora ainda so encontrei os de rosca, para botijas tipo camping gas, e isso nao serve...

Alguem sabe onde se arranja um de encaixe?

rodinhas
Utilizador
Registado: 18 jan 2010, 12:09
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 9000 turbo cde
Ano: 1995

Mensagem por rodinhas » 31 mai 2012, 19:54

Claro que é ilegal, mas que compensa, compensa.

Quanto a questão de segurança não vejo grande problema, se a botija leva 26 litros em vez de encher os 26 enche só 22 por exemplo.

Se eu pudesse fazer isso por aqui nem pensava 2 vezes.

ok_computer
Cidadão Virtual

Mensagem por ok_computer » 01 jun 2012, 07:44

se se for apanhado lá vai o lucro pelo cano abaixo..

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco

Mensagem por chorao » 01 jun 2012, 07:48

não pensem só no vosso umbigo. por causa disso fiquei eu com menos um posto de abastecimento...

FBtt
Utilizador
Registado: 28 mar 2006, 10:50
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Rover
Modelo: 25
Ano: 2001

Mensagem por FBtt » 01 jun 2012, 09:42

...claro que é ilegal...tudo o que nos favorece e não favorece o estado é ilegal...o biodiesel feito em casa é ilegal...o gpl colocado em garrafa é ilegal...o legal é pagar o biodisel 3 vezes mais do que o seu valor realpor e legal é pagar por uma botija quase o dobro que os nostros hermanos pagam pelas deles...

...já vi fazer...foi sem espinhas, não encheu na totalidade, e acho que foi mesmo com o adaptador do nossos carros...

...a questão de segurança acho que se resolvia com a ajuda de uma manometro de pressão ...

Cumpts,
FB

ok_computer
Cidadão Virtual

Mensagem por ok_computer » 01 jun 2012, 10:15

o biodiesel feito em casa para consumo próprio n é ilegal

Terrano
Cidadão Virtual
Registado: 07 ago 2007, 16:26
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: --
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G
Ano: 2009

Mensagem por Terrano » 01 jun 2012, 11:17

Pois eu digo-vos que estão a ser roubados é nas botijas....
Repsol S11 Propano 20,00 € Repsol S13 Butano 19,90 € Repsol S45 Propano 85,00 €... acima disto é roubo!
As K6 12,00 € e as K11 19,50 €, estas são as equivalentes às Pluma.Quando no outro dia me pediram 25,00 € por uma K6...é que comecei a perceber que muita gente anda a roubar na venda do gas em botija.
Numa S11 paga o gas a 0,83 €/ litro.... Não compensa a tramóia....
Isto são preços de venda ao público JUSTOS....

ok_computer
Cidadão Virtual

Mensagem por ok_computer » 01 jun 2012, 11:21

eu uso bilhas de 45 kg da galp.. maas tem de virem trazem a casa. Paguei á 15 dias 87.5€

Terrano
Cidadão Virtual

Mensagem por Terrano » 01 jun 2012, 11:30

O user GonSaik refere que paga 26,65 por uma S13... que devia custar 19,90€... há que procurar um revendedor com bons preços...

AACM
Cidadão Virtual
Registado: 15 out 2005, 08:44

Mensagem por AACM » 01 jun 2012, 11:30

Esses preços da repsol é onde? e estamos a falar de garrafas normais para fogões a 20€? eu ando a comprar as da galp cremes a mais de 25€, sao + 25%

, dá para entregar garrafas galp e trazer repsol?

Terrano
Cidadão Virtual

Mensagem por Terrano » 01 jun 2012, 11:40

Eu estou no negócio da revenda e estes são os preços que pratico.
Já reparei que o gas anda muito inflacionado, anda muita gente a aproveitar-se, cada revendedor faz o seu preço.
E eu tenho carrinha de distribuição às casas 2 vezes por semana.
É na zona de Coimbra.

Aceito todas as garrafas, bp, galp, etc. No caso da bp o redutor é igual ao da repsol, no caso da galp não é , mas oferecemos um redutor para trocar em casa.

ok_computer
Cidadão Virtual

Mensagem por ok_computer » 01 jun 2012, 12:01

AACM Escreveu:Esses preços da repsol é onde? e estamos a falar de garrafas normais para fogões a 20€? eu ando a comprar as da galp cremes a mais de 25€, sao + 25%

, dá para entregar garrafas galp e trazer repsol?
o jumbo e o continente vendem essas a 23€

Responder