GPL em botijas gas

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: GPL em botijas gas

Mensagem por chorao » 05 jun 2012, 09:46

ora tens razão. mudei para o "chat"...
não vejo razões para apagar o tópico por enquanto... (estou a ponderar e a ler as regras do forum...)

nuso
Utilizador Frequente
Registado: 27 set 2010, 17:53
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Kia
Modelo: Cee'd 1.6 SW TX GPL
Ano: 2010

Mensagem por nuso » 05 jun 2012, 18:25

Pessoalmente esta é mais uma daquelas coisas que lá fora é permitido e por cá não... Será que em FR, UK ou DE as bombas de abastecimento ou as bilhas/depósitos têm tão mais segurança que cá em PT??
Lembro-me de em 2010 ter visto em FR um camionista polaco a abastecer uma bilha pequena (5l?) numa estação de serviço!

A diferença é que cá em PT defendem-se as corporações/empresas e lá fora os consumidores!

Cumps.

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco

Mensagem por chorao » 05 jun 2012, 18:30

nuso Escreveu:Pessoalmente esta é mais uma daquelas coisas que lá fora é permitido e por cá não... Será que em FR, UK ou DE as bombas de abastecimento ou as bilhas/depósitos têm tão mais segurança que cá em PT??
Lembro-me de em 2010 ter visto em FR um camionista polaco a abastecer uma bilha pequena (5l?) numa estação de serviço!

A diferença é que cá em PT defendem-se as corporações/empresas e lá fora os consumidores!

Cumps.
tem mais a ver com a diferença nos impostos tributados ao GPL-auto e ao GPL residencial a ilegalidade do que se fala aqui...

rosinsky
Utilizador
Registado: 03 dez 2007, 22:09
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Marca do KIT GPL: Nao tem
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: Peug.Tepee 1.6HDI
Ano: 2011

Mensagem por rosinsky » 05 jun 2012, 20:36

Os meus "2 cents":
O estigma e todos os outros mitos urbanos de que ainda sofre o GPL auto provém da mesma mentalidade e provavelmente da mesma lei dos anos 50 ou 60 de onde provém agora também este pânico sobre o enchimento de garrafas de gás. Não sei se estão conscientes, mas é exactamente o mesmo estigma que tinha o GPL à uns anos atrás (já vai tendo menos actualmente)...E os efeitos são os mesmos: Aquilo que lá fora é prática comum, encher a garrafa de gás de campismo ou da caravana numa estação de serviço, aqui é proibido e é tão tabu tão tabu, que nem se deve falar sobre isso, que só o falar já é crime. A verdade é que efectivamente, como povo, somos um bocado burros e custa-nos a entender algumas tecnologias, e por isso os instituidos lançam os mitos e os pânicos e as proibições e as multas, para nos dar (povo) um forma de inteligência passiva, que ao mesmo tempo salvaguarda os seus interesses.
Se vocês vissem como aqui o meu vizinho, revendedor da marca portuguesa, fez durante muitos anos o enchimento das garrafas a "olho", simplesmente por "sentir" o peso da garrafa no braço...E nunca foi por isso que a velha bomba que usava para a transfega ultrapassou os 30 bar, pressão limite máxima para a qual as garrafas são preparadas, e ainda assim abaixo das pressões críticas de explosão dos gases comerciais (http://www.nationalgasco.net/portals/0/ ... 0LPGas.pdf).
Outro medo lanço eu agora: e quem nunca foi a um mecânico (oficina) onde o pressostato do compressor está avariado, e por isso se deixa por norma o compressor a funcionar até a válvula de segurança da garrafa de ar comprimido entrar e começar a silvar? Então e se um dia a válvula falhar?

P.S.: Não se deve chamar "bilha", mas sim garrafa. As bilhas são de barro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilha) e correm o risco de ser "rebentadas" :)

rodinhas
Utilizador
Registado: 18 jan 2010, 12:09
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 9000 turbo cde
Ano: 1995

Mensagem por rodinhas » 06 jun 2012, 12:18

Lá está cada um é livre de fazer o que quer, desde que se responsabilize dos seus actos.

Isto é um bocado como o estacionar em parques fechados, é ilegal por cá, noutros países podes se. o enchimento de botijas é o mesmo. é mais uma questão legal que de segurança penso eu. bastava um simples adaptador e a segurança não ficava comprometida.

E já agora estacionar em parques fechados compensa o risco da multa???? quantos e quantos o fazem todos os dias :wink:

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 18 jun 2012, 12:09

Que é ilegal é e há razões objectivas para que o seja. Estas botijas são enchidas numa detreminada posição e com limitador de pressão (pelo menos é o que sei, informação das companhias). Numa bomba de GPL Auto a bomba ou não dispara ou dispara quando a pressão na botija se equivale à da bomba. Ainda por cima muitas destas botijas ainda não têm válvula de escape ou expansão. Só espero que se um dia houver um acidente não culpem os carros a GPL.

Se em algum país civilizado é permitido é porque as botijas têm alguma dispositivo limitador de enchimento como uma valvula que trave a determinada pressão interna.

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagem por APHenriques » 14 jun 2014, 14:55

Terrano Escreveu:GonSaik, se já tens tudo preparado agora é só usufruir, parece que em vez de vires cá tirar dúvidas vieste ensinar... E leva o cão quando fores abastecer ;)

FbTT: o gás aumentou, mas como explicas que eu consiga vender a 19,90 e ter lucro e outros revendedores vendem a 27€?? isso é culpa dos impostos?

Okomputer: parece que essa falta de atenção será problema do posto, as autoridades estão-se borrifando...
Resuscitando este tópico, gostava de alguns esclarecimentos
Pergunto porque não sei:
Qual a pressão dentro das várias botijas de gás?

Cessi
Recém-chegado
Registado: 11 set 2019, 11:01
Distrito onde reside.: Aveiro

Mensagem por Cessi » 12 fev 2020, 20:24

Bem ainda se usa garrafas de gás, uma pergunta, é preciso algum cartão ou autorização para abastecer GPL? ou é só chegar e abastecer?

Renault19
Utilizador Frequente
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 12 fev 2020, 22:54

Usa-se garrafas / botijas para o fogão.
Para os carros não.

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 13 fev 2020, 10:18

Cessi Escreveu:
12 fev 2020, 20:24
Bem ainda se usa garrafas de gás, uma pergunta, é preciso algum cartão ou autorização para abastecer GPL? ou é só chegar e abastecer?
Existem "botijas" que são depósitos homologados com a norma E67 r ou equivalente, têm multiválvula de segurança e de limite de abastecimento e só podem ser usadas em autocaravanas. E mesmo para estes depósitos a estação de serviço pode pedir (e deve) o certificado de homologação. Encher uma botija normal sem limite de abastecimento, além de ignorar como os fornecedores as enchem, é uma irresponsabilidade que coloca em perigo a segurança de todos.

Responder