Carros que gostavamos de ter... a GPL

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

Responder
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5218
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lobito » 11 jul 2019, 10:37

Esse motor também é aconselhável lubrificação de válvulas.

lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1148
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 11 jul 2019, 10:42

Isso pr mim é pacífico, mas a necessidade de "abrir" pr verificar e até acertar as folgas, não de deixa confortável. Será complicado e dispendioso?
Não estou informado sobre o assunto.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por rdd48856 » 13 jul 2019, 22:55

Não é necessário abrir o motor e para verificar as folgas em princípio não é necessário retirar a correia de distribuição...com um lubrificante e alguma sorte pode ser necessário afinar apenas aquando da mudança da correia de distribuição(a cada 80000Kms) e o custo adicional será muito menor.

lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1148
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 15 jul 2019, 11:10

Este motor até pode não ser nada de especial, mas na mini voltinha que dei com o C3, pareceu-me muito elástico em baixa rotação e tive a sensação que em termos de prestações, não devo ficar a perder face ao diesel 1.3 Multijet de 70cv. A questão das válvulas não serem de afinação automática é que é uma pena, até de certo modo, custa a perceber porque ainda existe tal coisa.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por rdd48856 » 16 jul 2019, 17:22

custa a perceber porque ainda existe tal coisa.
É para serem mais leves e assim reduzirem (minimamente) o consumo.

lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1148
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 17 jul 2019, 11:56

rdd48856 Escreveu:
16 jul 2019, 17:22
custa a perceber porque ainda existe tal coisa.
É para serem mais leves e assim reduzirem (minimamente) o consumo.
Se percebi de outros tópicos, o 0,9 TCe da Renault e Dacia, tem essas mesma característica, falta de afinação automática da folga das válvulas.
Será que os 0,9 TCe que trazem sistema GPL de origem, vêm sem esse "defeito"?
Na PSA e Opel, possivelmente o 1.2 Puretech a GPL, vem alterado, para melhor fiabilidade e durabilidade.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por rdd48856 » 18 jul 2019, 21:38

O motor da Renault, tal como o da PSA de origem a GPL mantêm o sistema de afinação das válvulas.

As sedes e possivelmente as próprias válvulas é que devem ser reforçadas.

lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1148
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 27 set 2019, 06:26

De momento relacionado com este tópico, o carro que para mim encaixa é o Citroën C3 1.2 Puretech de 82cv, o que comprei e já gasta GPL.
Não fosse o preço ainda "alto", se calhar andava de Citroen C3 Aircross ou Peugeot 2008, ambos com o mesmo motor do C3 que acabei por comprar, se não pensar nos híbridos da Toyota...

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 392
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por Lgvafonso » 27 set 2019, 07:06

lmml Escreveu:
27 set 2019, 06:26
De momento relacionado com este tópico, o carro que para mim encaixa é o Citroën C3 1.2 Puretech de 82cv, o que comprei e já gasta GPL.
Não fosse o preço ainda "alto", se calhar andava de Citroen C3 Aircross ou Peugeot 2008, ambos com o mesmo motor do C3 que acabei por comprar, se não pensar nos híbridos da Toyota...
Ao pensar nesses Citroen e Peugeot devido ao motor, porque não envolver o Opel Crossland na equação, uma vez que vem já com esse motor a GPL de origem? :wink:

lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1148
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 27 set 2019, 08:53

Lgvafonso Escreveu:
27 set 2019, 07:06
lmml Escreveu:
27 set 2019, 06:26
De momento relacionado com este tópico, o carro que para mim encaixa é o Citroën C3 1.2 Puretech de 82cv, o que comprei e já gasta GPL.
Não fosse o preço ainda "alto", se calhar andava de Citroen C3 Aircross ou Peugeot 2008, ambos com o mesmo motor do C3 que acabei por comprar, se não pensar nos híbridos da Toyota...
Ao pensar nesses Citroen e Peugeot devido ao motor, porque não envolver o Opel Crossland na equação, uma vez que vem já com esse motor a GPL de origem? :wink:
Estava a pensar em preferências pessoais, sem considerar o motor ter de ser mexido, ou já equipado e fabrica.
Claro q vindo novo já equipado a GPL é sempre melhor.
Mas ainda relativamente ao 1.2 Puretech, o ideal seria a versão de 110cv, mas... é de injeção direta de gasolina, logo mais cara a conversão e a possibilidade de dar problemas.

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 299
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por Renault19 » 27 set 2019, 08:59

Eu gostava de ter este, vendido em Espanha NOVO a GPL, com o motor 2000CC

https://www.autofacil.es/subaru/xv/2018 ... 44785.html

lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1148
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por lmml » 27 set 2019, 17:17

Tem bom aspecto esse Subaru, mas por cá... a assistência é pouca e cara.

HelGPL
Utilizador Junior
Mensagens: 30
Registado: 07 jul 2020, 11:28
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 - 1.4
Ano: 1999

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagem por HelGPL » 02 jan 2021, 17:22

Carros que gostava de ter a GPL:
-Peugeot 508 1.6 PureTech 180 S&S EAT8
-Audi A5 SportsBack (acho que em Portugal não há versão a gasolina)
-Opel Insignia GrandSport 2.0 Turbo 230cv S/S AWD
-BMW 420i GranCoupé

Não sei é se é possível adaptar ou se existe sistemas de GPL para estes carros :)

Responder