Carro soluça e vai abaixo a frio
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Carro soluça e vai abaixo a frio
Bom dia,
Já tenho uma viatura a GPL à uns anos, um Nissan Micra 1.2 de 80cv com um Kit Landi. Já fiz mais de 100.000Km a GPL desde que o carro foi convertido.
Tenho tido alguns problemas ultimamente que passo a explicar.
O relanti do carro é um pouco irregular tanto a gasolina como a GPL (pior a gasolina), sendo que é bastante baixo já por natureza.
Ultimamente tenho tido um problema quando o carro está "mesmo" frio e umas boas horas parado. Quando arranco a gasolina, não noto nada de anormal, mas quando comuta para GPL se colocar o pé na embraiagem e o deixo ir ao relanti, o carro vai abaixo. É necessário existir sempre rotação no motor para ele não ir abaixo depois de mudar para GPL. Noto também que quando a frio o carro se engasga um pouco, coisa que não acontecia quando foi convertido. Depois de aquecer funciona à mil maravilhas.
Já falei com o instalador e vou ter de deixar lá o carro uns tempos para testar mas coisa que me falou logo foi em velas ou o sensor de temperatura do GPL. Não noto que o carro passe a gpl muito cedo e levou velas novas à 5.000km (apesar de serem das normais e não iridium)
O que poderá estar a acontecer neste caso?
Obrigado pela ajuda.
Já tenho uma viatura a GPL à uns anos, um Nissan Micra 1.2 de 80cv com um Kit Landi. Já fiz mais de 100.000Km a GPL desde que o carro foi convertido.
Tenho tido alguns problemas ultimamente que passo a explicar.
O relanti do carro é um pouco irregular tanto a gasolina como a GPL (pior a gasolina), sendo que é bastante baixo já por natureza.
Ultimamente tenho tido um problema quando o carro está "mesmo" frio e umas boas horas parado. Quando arranco a gasolina, não noto nada de anormal, mas quando comuta para GPL se colocar o pé na embraiagem e o deixo ir ao relanti, o carro vai abaixo. É necessário existir sempre rotação no motor para ele não ir abaixo depois de mudar para GPL. Noto também que quando a frio o carro se engasga um pouco, coisa que não acontecia quando foi convertido. Depois de aquecer funciona à mil maravilhas.
Já falei com o instalador e vou ter de deixar lá o carro uns tempos para testar mas coisa que me falou logo foi em velas ou o sensor de temperatura do GPL. Não noto que o carro passe a gpl muito cedo e levou velas novas à 5.000km (apesar de serem das normais e não iridium)
O que poderá estar a acontecer neste caso?
Obrigado pela ajuda.
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Primeiro é necessário verificar todo o sistema de ignição, velas, cabos e bobines (se for o caso). Seguidamente é preciso ter mesmo a certeza que a gasolina não faz nada.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
A gasolina não tem qualquer problema, apenas o relanti irregular, mas esse já quase que é um problema crónico.
Será que pode ser da qualidade das velas? É que foi praticamente desde a altura que que se mudou as velas que o carro começou a dar problemas.
Só acontece mesmo ao mudar de gasolina para gpl e quando a frio. Em quente é impecável
Será que pode ser da qualidade das velas? É que foi praticamente desde a altura que que se mudou as velas que o carro começou a dar problemas.
Só acontece mesmo ao mudar de gasolina para gpl e quando a frio. Em quente é impecável
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Um problema no sensor de temperatura não se manifesta por comutar demasiado cedo, para por erros no cálculo dos tempos de injeção.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
O meu mecânico da "gasolina" diz-me que pode ter a ver com a afinação das válvulas ser necessária, dado que ele diz que a válvula de escape está um pouco apertada. Pode ser por aí?
Hoje aconteceu-me ele engasgar-se levemente mesmo a quente em plena autoestrada.
Vou deixar o carro na 2ª feira no instalador do GPL para ver o que ele me diz.
Hoje aconteceu-me ele engasgar-se levemente mesmo a quente em plena autoestrada.
Vou deixar o carro na 2ª feira no instalador do GPL para ver o que ele me diz.
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Pode ser das válvulas e é uma coisa a ver rapidamente...qual é o código do motor?
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Micra 1.2 K12 CR12DE - penso que seja isto.
O que o mecânico da gasolina me disse é que não é de afinação simples, sendo que fiquei com ideia de que ainda é bastante caro
O que o mecânico da gasolina me disse é que não é de afinação simples, sendo que fiquei com ideia de que ainda é bastante caro
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Ajustar é uma operação algo complexa, mas verificar a folga não.
Por isso ele podia começar por verificar se esse é mesmo o problema...se for, e dependendo se o motor tem pastilhas sob o impulsor ou se pelo contrário a afinação pode ser feita por substituição ou maquinação de touches, a afinação em si não é muito complexa.
De qualquer forma esse motor devia ter um lubrificante de válvulas para ajudar a alargar os intervalos de ajuste das folgas.
Por isso ele podia começar por verificar se esse é mesmo o problema...se for, e dependendo se o motor tem pastilhas sob o impulsor ou se pelo contrário a afinação pode ser feita por substituição ou maquinação de touches, a afinação em si não é muito complexa.
De qualquer forma esse motor devia ter um lubrificante de válvulas para ajudar a alargar os intervalos de ajuste das folgas.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Deixei o carro no instalador de GPL na 6ª feira. Ele vai falar com um mecânico da confiança dele e fazer um orçamento para o ajuste das válvulas. Vamos ver se resolve o problema do carro este ajuste.
O kit de lubrificante de válvulas será o passo seguinte uma vez que não levou aquando da instalação do kite gpl.
Depois dou noticias.
O kit de lubrificante de válvulas será o passo seguinte uma vez que não levou aquando da instalação do kite gpl.
Depois dou noticias.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Bom dia,
Já tenho o carro a funcionar correctamente.
A solução passou por levar 2 válvulas novas e sedes novas (não sei precisar quantas ao certo). Foi ao torneiro, afinado e está tudo ok.
O problema de se desligar ao comutar para GPL já não acontece, e o problema do relanti irregular e baixo também ficou resolvido. Resumidamente está como novo.
2ª feira vai a instalar um Kit de lubrificação de válvulas para ver se prolonga um pouco mais o tempo de vida útil das válvulas. Não é que tenha feito poucos Km's mas se tivesse levado lubrificação de válvulas inicialmente talvez não tivesse que ter este gasto (€) adicional que ainda é um pouco elevado.
Para já tudo ok com o Micra de novo!
Já tenho o carro a funcionar correctamente.
A solução passou por levar 2 válvulas novas e sedes novas (não sei precisar quantas ao certo). Foi ao torneiro, afinado e está tudo ok.
O problema de se desligar ao comutar para GPL já não acontece, e o problema do relanti irregular e baixo também ficou resolvido. Resumidamente está como novo.
2ª feira vai a instalar um Kit de lubrificação de válvulas para ver se prolonga um pouco mais o tempo de vida útil das válvulas. Não é que tenha feito poucos Km's mas se tivesse levado lubrificação de válvulas inicialmente talvez não tivesse que ter este gasto (€) adicional que ainda é um pouco elevado.
Para já tudo ok com o Micra de novo!
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3961
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Ainda bem que "ficou" tudo resolvido. Coloco o ficou entre aspas para perguntar se colocou válvulas/sedes especificas para GPL, i.e. rijas? Uma vez que foram substituídas...
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 11
- Registado: 19 abr 2019, 10:00
- Distrito onde reside.: Setúbal
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landi Renzo
- Marca do Veículo: Nissan
- Modelo: Micra
- Ano: 2010
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Bom dia,
Não lhe sei dizer isso, foi uma questão que não coloquei ao mecânico, no entanto creio que sejam das normais, ou seja, material idêntico ao que vem de origem.
Não lhe sei dizer isso, foi uma questão que não coloquei ao mecânico, no entanto creio que sejam das normais, ou seja, material idêntico ao que vem de origem.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3900
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Ou um bom sistema de lubrificação adicional de válvulas, suponho?
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 3961
- Registado: 30 jul 2010, 16:03
- Distrito onde reside.: Coimbra
- Viatura a GPL?: Não
Re: Carro soluça e vai abaixo a frio
Pois, mas uma vez que trocou válvulas/sedes resolvia o problema....
Com a idade do carro, kms, percursos que irá fazer e quanto tempo espera ter o carro.... até pode chegar às conclusão que não vale a pena colocar....tudo fazer contas.