Motor a GPL soluça a frio

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

Responder
msilva93
Recém-chegado
Registado: 23 mar 2018, 16:56
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio IV TCe
Ano: 2013

Motor a GPL soluça a frio

Mensagem por msilva93 » 21 mai 2019, 17:42

Boas pessoal.
Tenho um Renault Clio IV 0.9 Tce com kit BRC e tenho uma situação que gostava de ouvir a vossa opinião.
O GPL no meu carro começa a trabalhar quando o liquido de refrigeração atinge os 45 ºC. Acham esta temperatura demasiado baixa? É normal?

Pergunto isto porquê?
Porque o meu carro soluça sempre que o GPL acaba de entrar. Mas só ao arrancar (por exemplo num cruzamento). Depois de arrancar, anda normalmente. E depois de o motor aquecer este sintoma desaparece por completo. Dai a minha pergunta se acham que a temperatura de entrada do GPL está baixa.

O instalador diz que é normal, porque a temperatura é baixa e como faço viagens curtas é a única maneira de aproveitar o GPL. Até pode ter razão porque o problema desaparece depois de motor aquecer. Mas gostava de ouvir outras opiniões.

Obrigado.
Última edição por msilva93 em 22 mai 2019, 21:21, editado 1 vez no total.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Motor a GPL soluça a frio

Mensagem por rdd48856 » 22 mai 2019, 21:01

Não sei se essa centralina o permite, mas algumas centralinas permitem fazer um mapa só para a fase de aquecimento, para evitar esse problema.

Mas se fosse comigo eu preferia gastar um pouco mais de gasolina, em vez de forçar a comutação.

De qualquer forma 45ºC é a temperatura habitual de comutação...talvez com alguma paciência o instalador consiga otimizar o mapa.

Essa é uma das desvantagens dos sistemas gasosos.

msilva93
Recém-chegado

Mensagem por msilva93 » 22 mai 2019, 21:31

Obrigado pelo comentário.

Recentemente comprei um leitor OBD2 (daqueles chineses que se ligam por Bluetooth ao telemóvel) e vou tentar estudar a situação, ver que temperatura é que o GPL começa a funcionar sem soluços e assim, e depois vou mostrar os resultados ao instalador a ver se chegamos a alguma conclusão. Porque o GPL a entrar cedo da-me jeito, por causa das viagens curtas, mas andar com o carro aos soluços também incomoda um bocado.

msilva93
Recém-chegado

Mensagem por msilva93 » 25 mai 2019, 22:02

Após uns dias a andar com o novo brinquedo (a ficha OBD) reparei que o GPL no meu carro só funciona bem (sem soluços) quando o liquido de refrigeração está acima dos 70º C. Isto é normal? Eu começo a achar um bocado estranho.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 26 mai 2019, 10:30

Isto é normal?