Boas pessoal.
Tenho um Renault Clio IV 0.9 Tce com kit BRC e tenho uma situação que gostava de ouvir a vossa opinião.
O GPL no meu carro começa a trabalhar quando o liquido de refrigeração atinge os 45 ºC. Acham esta temperatura demasiado baixa? É normal?
Pergunto isto porquê?
Porque o meu carro soluça sempre que o GPL acaba de entrar. Mas só ao arrancar (por exemplo num cruzamento). Depois de arrancar, anda normalmente. E depois de o motor aquecer este sintoma desaparece por completo. Dai a minha pergunta se acham que a temperatura de entrada do GPL está baixa.
O instalador diz que é normal, porque a temperatura é baixa e como faço viagens curtas é a única maneira de aproveitar o GPL. Até pode ter razão porque o problema desaparece depois de motor aquecer. Mas gostava de ouvir outras opiniões.
Obrigado.
Motor a GPL soluça a frio
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Motor a GPL soluça a frio
Última edição por msilva93 em 22 mai 2019, 21:21, editado 1 vez no total.
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Re: Motor a GPL soluça a frio
Não sei se essa centralina o permite, mas algumas centralinas permitem fazer um mapa só para a fase de aquecimento, para evitar esse problema.
Mas se fosse comigo eu preferia gastar um pouco mais de gasolina, em vez de forçar a comutação.
De qualquer forma 45ºC é a temperatura habitual de comutação...talvez com alguma paciência o instalador consiga otimizar o mapa.
Essa é uma das desvantagens dos sistemas gasosos.
Mas se fosse comigo eu preferia gastar um pouco mais de gasolina, em vez de forçar a comutação.
De qualquer forma 45ºC é a temperatura habitual de comutação...talvez com alguma paciência o instalador consiga otimizar o mapa.
Essa é uma das desvantagens dos sistemas gasosos.
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Re: Motor a GPL soluça a frio
Obrigado pelo comentário.
Recentemente comprei um leitor OBD2 (daqueles chineses que se ligam por Bluetooth ao telemóvel) e vou tentar estudar a situação, ver que temperatura é que o GPL começa a funcionar sem soluços e assim, e depois vou mostrar os resultados ao instalador a ver se chegamos a alguma conclusão. Porque o GPL a entrar cedo da-me jeito, por causa das viagens curtas, mas andar com o carro aos soluços também incomoda um bocado.
Recentemente comprei um leitor OBD2 (daqueles chineses que se ligam por Bluetooth ao telemóvel) e vou tentar estudar a situação, ver que temperatura é que o GPL começa a funcionar sem soluços e assim, e depois vou mostrar os resultados ao instalador a ver se chegamos a alguma conclusão. Porque o GPL a entrar cedo da-me jeito, por causa das viagens curtas, mas andar com o carro aos soluços também incomoda um bocado.
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Re: Motor a GPL soluça a frio
Após uns dias a andar com o novo brinquedo (a ficha OBD) reparei que o GPL no meu carro só funciona bem (sem soluços) quando o liquido de refrigeração está acima dos 70º C. Isto é normal? Eu começo a achar um bocado estranho.
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Re: Motor a GPL soluça a frio
Não...Isto é normal?