[Indicador] Gasolina

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Moderadores: rdd48856, FLP

Responder
iscao
Recém-chegado
Registado: 21 mai 2013, 21:13
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Viatura a GPL?: Não

[Indicador] Gasolina

Mensagem por iscao » 06 jan 2021, 09:39

Bom dia a todos,

Tenho um clio 4 de 2013 em que lhe foi metido um kit de GPL. O carro anda a GPL porém liga a gasolina e só quando atinge det. temperatura é que passa para gás.
Tenho que ter sempre gasolina no deposito precisamente para os mínimos indispensáveis e como não gosto de arriscar ando quase sempre com meio depósito.

Acontece que o carro assume que estou sempre a utilizar gasolina e o ponteiro vai sempre descendo (apesar de não estar a gastar). O instalador diz que o carro assume isso mas que não é verdade porém não sabe como resolver esse problema.

Já testei várias vezes e a verdade é essa. O carro assume que está a andar a gasolina e o ponteiro vai descendo, pois faço as minhas contas e quando o ponteiro bate no fundo vou meter alguns litros e o ponteiro fica precisamente onde calculei que estaria que seria a meio do depósito.

Alguém já partilhou desta situação? Como resolver?

Cumpts

jogador
Utilizador Junior
Registado: 30 mar 2019, 15:40
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: [Indicador] Gasolina

Mensagem por jogador » 06 jan 2021, 13:17

Penso que a solução é colocar um emulador no veículo
Pelo que se vai lendo é isso

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 06 jan 2021, 14:36

É incrível como nesta altura ainda há instaladores que não colocam os emuladores quando necessário...

iscao
Recém-chegado

Mensagem por iscao » 06 jan 2021, 16:13

j_verne Escreveu:
06 jan 2021, 14:36
É incrível como nesta altura ainda há instaladores que não colocam os emuladores quando necessário...
Já meti o kit gpl à varios anos.. no entanto tenho que andar sempre a fazer contas de cabeça para ver se realmente existe gasolina ou não no tanque.. O problema é que às vezes as contas não batem certo e portanto fico mal.. Já tenho alguns jericans na garangem =))

A questão de resolver este "bug" era mais para evitar andar sempre a fazer contas e correr o risco de ficar mesmo sem gota...confiar no quadrante basicamente.

Pelo que falam dos emuladores...isso é software inserido ou alguma peça? Resolve então o problema e a agulha do carro realmente dá leituras correctas quanto ao nivel de combustível?

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 06 jan 2021, 16:20

Creio que é uma peça que comunica com o software do carro. Faz o carro aferir o combustível sempre que se liga, em vez de apenas quando se mete combustível.

Dessa forma, o ponteiro baixa quando andamos com o carro, mas basta desligar e voltar a ligar que o carro vai verificar o nível e coloca o ponteiro no sítio certo (como já faz quando se mete gasolina).

Sem certezas, creio que é isto. Vamos ver se alguém complementa ou corrige ;-)

tentone
Utilizador Junior
Registado: 18 out 2018, 10:31
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio IV
Ano: 2018

Mensagem por tentone » 07 jan 2021, 09:59

Boas, eu tenho tambem um Clio IV acontece o mesmo mas no caso do clio o propio sistema de origem já é de estimativa por software, nao sei se será possivel instalar emulador de nivel no carro.

O carro em andamento mostra o combustivel com base na estimativa de consumo da centralina calculada por software e não com base na boia do deposito de gasolina.

O carro normalmente se desligares e ligares ou colocares combustivel ele reajusta a leitura pela boia do deposito (ainda nao percebi bem a regra que é aplicada para a recalibracao do nivel). Mas existem casos de malta até com o carro a diesel em que abastecem o carro e ele demora a voltar a recalibrar pela boia.

https://i.imgur.com/ekLVNsW.png
https://i.imgur.com/5VkzCst.png

iscao
Recém-chegado

Mensagem por iscao » 07 jan 2021, 12:28

tentone Escreveu:
07 jan 2021, 09:59
Boas, eu tenho tambem um Clio IV acontece o mesmo mas no caso do clio o propio sistema de origem já é de estimativa por software, nao sei se será possivel instalar emulador de nivel no carro.

O carro em andamento mostra o combustivel com base na estimativa de consumo da centralina calculada por software e não com base na boia do deposito de gasolina.

O carro normalmente se desligares e ligares ou colocares combustivel ele reajusta a leitura pela boia do deposito (ainda nao percebi bem a regra que é aplicada para a recalibracao do nivel). Mas existem casos de malta até com o carro a diesel em que abastecem o carro e ele demora a voltar a recalibrar pela boia.

https://i.imgur.com/ekLVNsW.png
https://i.imgur.com/5VkzCst.png

viva

Exatamente. foi essa a explicação que me deram aquando da instalação do sistema.

Acontece (raramente) e ainda não consegui perceber como, quando se liga o carro ele faz o ajuste do combustível. Não sei se será alguma combinação de pedais, interruptores, etc) mas a verdade é que ele actualiza. Ora se isso acontece tem que haver alguma coisa que replique todas as vezes que se ligue o carro, penso eu..

Actualização certa é quando se abastece gasolina. Por norma como meto 15lt ele depois actualiza no quadrante.

Responder