Opel aos solavancos

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Opel aos solavancos

Mensagem por rdd48856 » 09 out 2018, 23:17

@mpsfilho, sei bem o que é passar por isso...é preciso paciência, o que é triste é terem-lhe aberto o motor sem necessidade...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 207SW 1.4 95CV Sport
Ano: 2008

Mensagem por Biju » 10 out 2018, 07:46

Esse motor é de corrente ou correia?

Enviado do via Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 10 out 2018, 11:33

Biju Escreveu:
10 out 2018, 07:46
Esse motor é de corrente ou correia?

Enviado do Imagem via Tapatalk

Em principio penso que será de correia mas, não tenho a certeza.

Porque perguntas? será que poderá influenciar ou ter alguma coisa a haver com os solavancos?

Biju
Utilizador Frequente

Mensagem por Biju » 10 out 2018, 12:20

Nao é que perceba do assunto. Mas com esses kms e se for de corrente penso que se pode dever ao alongamento da corrente. Se nao estou em erro nos Opel nao tinha tensores para a corrente.

Enviado do via Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 10 out 2018, 19:20

Biju Escreveu:
10 out 2018, 12:20
Nao é que perceba do assunto. Mas com esses kms e se for de corrente penso que se pode dever ao alongamento da corrente. Se nao estou em erro nos Opel nao tinha tensores para a corrente.

:-? este teu raciocínio a ser de corrente faz sentido, hoje de tarde liguei para a oficina e ainda não tinham dado com o"gato" mas ainda não sei se de fato será de corrente.

Biju
Utilizador Frequente

Mensagem por Biju » 10 out 2018, 19:26

Dizes que o carro tem cerca de 200.000 a GPL. Se foi sempre contigo, e se esse motor é de correia já a deves ter mudado pelo menos 2 vezes. Se nunca mudaste é porque é de corrente.

Enviado do via Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 10 out 2018, 22:15

Biju Escreveu:
10 out 2018, 19:26
Dizes que o carro tem cerca de 200.000 a GPL. Se foi sempre contigo, e se esse motor é de correia já a deves ter mudado pelo menos 2 vezes. Se nunca mudaste é porque é de corrente.

Na minha mão ainda só há cerca de 40 ou 45 mil km aproximadamente, amanhã quando for há oficina vou perguntar.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 11 out 2018, 18:38

Estive hoje na oficina e afinal o motor é de correia, o mecânico disse já ter experimentado "mil e uma coisas" sem conseguir detectar a razão dos solavancos.

Liga-o há máquina e não dá qualquer erro, já meteu bobines e nada, substituiu sensor de pressão também não resultou, desmontou e fez uma limpeza já borboleta e tudo igual.

O carro ao relantin e ao acelerar na oficina nada de anormal se passa depois faz teste de estrada e os solavancos voltam, a ultima operação foi desligar um sensor que se localiza no tubo da saída do filtro de ar, foi experimentar novamente o carro em estrada e achou que estava quase perfeito, tendo encomendado esse sensor que chega amanhã de manhã.

Vamos ver se é desta, reconheço que a vida de mecânico com determinadas avarias não é fácil :-?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 11 out 2018, 20:28

O problema é ter começado por abrir o motor...
Normalmente começa-se pelo mais fácil/simples, concordo que há avarias tramadas de encontrar...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 12 out 2018, 20:42

( alvissaras) Parece que foi desta que se descobriu o que causava os solavancos :clap: uma peça tão simples de substituir e que tanto trabalho e despesa deu até se chegar a ela.

Ou seja, o causador era o sensor de temperatura da admissão, levou sensor novo e o carro já veio para casa, parece que tudo está bem finalmente.

A abertura do motor é que pelos vistos foi desnecessária, no entanto, tudo apontava para que o consumo do liquido fosse através da junta da cabeça uma vez que muito se fez sem se descobrir qualquer fuga do liquido para o exterior, só depois do motor aberto é que se descobriu um tubo por detrás deste em plástico rígido danificado e com pequena fuga muito difícil de detectar.

Também o jogo de 4 velas seriam desnecessárias porque ainda estavam boas.
Assim como o jogo de parafusos da cabeça do motor, se este não fosse aberto não seriam necessários.

Material indispensável: Algumas tubagens do sistema liquido, o catalizador, 2 injectores da gasolina, óleo filtro de óleo e liquido de refrigeração estava na altura de substituir, uma lâmpada H7, tubo de radiador da soufagem, alinhamento de faróis.

No entanto, ao abrir o motor levou jogo de juntas de descarbonização, rodou válvulas e não sei mais o quê.

Resumindo, talvez por a oficina reconhecer que pelo menos o motor não seria preciso abrir tenham levado isso em consideração e a fatura não chegou aos mil euros, não foi pouco! mas, foi muita mão-de-obra que não foi debitada, penso que o valor pouco mais foi que o valor das peças utilizadas.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 12 out 2018, 20:59

Comigo foi quase isso...de um orçamento de 300€ para mudar uma caixa por uma usada e umas juntas acabou em quase 900€...mas a mim levaram-me 450€ da junta da cabeça (que era desnecessária, mas nunca o reconheceram).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 12 out 2018, 22:15

rdd48856 Escreveu:
12 out 2018, 20:59
Comigo foi quase isso...de um orçamento de 300€ para mudar uma caixa por uma usada e umas juntas acabou em quase 900€...mas a mim levaram-me 450€ da junta da cabeça (que era desnecessária, mas nunca o reconheceram).
Isso foi um abuso! há pessoas mais conscienciosas que outras, no meu caso, este, além de ser meu conhecido é sensível e humilde, além de que, se fossem outros a passar o que ele passou para desvendar o "mistério" iriam logo culpar o sistema de GPL.

Este, confessou logo que de GPL quase nada percebia, perguntou apenas se os sintomas também se sentiam a gasolina e, como assim era, em momento algum culpou o sistema ou, que este tivesse sido a causa das avarias.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 16 out 2018, 22:15

Olá Pessoal, é só para confirmar que o Opel agora está com um trabalhar que é um mimo, parece novo! os solavancos desapareceram por completo com a troca do pequeno sensor.

É impressionante como uma pequena e insignificante peça fazia este descontrole todo, ás vezes as coisas mais simples são as mais difíceis de descobrir, tem razão quem diz que um "pequeno grão de areia na engrenagem" pode causar muita dor de cabeça.

Voltei só para acrescentar que, relativamente ao desaparecimento do liquido anti-congelante agora já não desaparece, por sinal até já tive que retirar algum por duas vezes porque deixaram o depósito quase cheio.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 16 out 2018, 22:38

@mpsfilho sei que o mecânico é seu amigo mas se calhar teria sido melhor começar ao contrário...é que muitas vezes um motor aberto também não é bem reparado...

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 16 out 2018, 23:14

rdd48856 Escreveu:
16 out 2018, 22:38
@mpsfilho sei que o mecânico é seu amigo mas se calhar teria sido melhor começar ao contrário...é que muitas vezes um motor aberto também não é bem reparado...
Amigo não direi, conhecido e que haja uma certa consideração mutua sim, e até nem foi ele que fez o serviço, foi um seu funcionário, embora com a sua supervisão e o responsável será ele.

Esta minha satisfação aparente também não me deixa totalmente tranquilizado para o futuro? ou seja, só o futuro confirmará :-? agora que de momento aparenta estar muito bom, isso é verdade.

Responder