SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

NunoMN
Utilizador
Registado: 15 jan 2014, 15:05
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo

Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por NunoMN » 23 nov 2019, 12:48

zorbas Escreveu:
NunoMN Escreveu:
22 nov 2019, 15:18
zorbas Escreveu:
22 nov 2019, 13:40
Caro NunoMN, agradeço o feedback.
É essa a ideia que também tenho relativamente a discussão Kit Líquido vs Gasoso.
Já ouvi os mais diversos argumentos, como por exemplo: "como o seu carro é de 2007 a tecnologia que melhor se adapta é a gasosa!"
Ora bem, tenho dúvidas que seja esta uma regra para decidir entre um ou outro sistema.

Uma vez que já tem experiência com o sistema líquido, gostaria de saber (se for possível) o seguinte:
1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas?
2 - Onde instalou o kit?
3 - Se responde bem ao pé direito?
4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina?
5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema?

Obrigado!
Vou responder a negrito para uma melhor organização.

1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas? Não ouço ruído nenhum dentro de ambos os carros. Nem sequer ouço o típico "tac tac" dos injetores de GPL que julgo que nestes sistemas não fazem esse ruído. A bomba faz um pequeno ruído de fundo, um "piiiii" mas só se ouve se abrir a mala com o motor em funcionamento.

2 - Onde instalou o kit? O da ICOM JTC foi na Fontfuels e o Vialle (LiquidSi) nos irmãos Ferreira em Paços de Ferreira.

3 - Se responde bem ao pé direito? Respondem ambos bem, tal e qual como se estivessem a gasolina.

4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina? Nunca, só mesmo se acabar o GPL. Não sou de esmifrar motores mas já experimentei em muitas situações diferentes, reprises, aceleração, etc e nunca comutou para gasolina. Antes deste tive um CLK com injeção gasosa e aí sim, comutou algumas vezes para gasolina em situações esporádicas

5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema? Estou muito satisfeito tanto com um como com outro. Se fosse hoje voltava a repetir a compra. Mas isto dos carros já se sabe, hoje estão bem amanhã podem dar despesas das grandes

Não sei se tem influência ou não na escolha mas já li algures que o sistema com injeção líquida é melhorzinho para motores com turbo e não causa tanto desgaste a nível de válvulas. Mas quanto a essa matéria sou apenas um mero curioso.

Por outro lado e como já referi, os sistemas gasosos são bons e já têm muitos anos no mercado, são "baratos" de manter e aprovem bem. Eu tentava escolher algo que já tivesse sido instalado com sucesso num motor semelhante.
Caro NunoMN,
Agradeço uma vez mais o feedback.
De facto também já me disseram que para motores com turbo o sistema de injecção líquida é mais indicada, mas eu, como leigo na matéria estou a equacionar todas as opções indicadas para este motor, sejam líquidas ou gasosas. Confesso que não conhecia o sistema líquido ICOM JTC, vou pesquisar. Existem algumas diferenças entre o sistema da Vialle?
Até ao momento ainda não encontrei ninguém com este motor (260 cv) a gpl, se existir aqui alguém no fórum que tenha um agradeço o contributo.
Obrigado.

Esse motor é de injeção direta ou indireta? Convém ver isso antes de mais.

Os que tenho são ambos de injeção indireta. É ICOM JTG e não “JTC” como, por lapso, escrevi.

Diferenças entre esse e o da Vialle não noto. Sei que em ambos o consumo de gasolina é 0. Nos gasosos que tive e ainda mantenho 2, nota-se mais o ponteiro da gasolina a descer, mesmo que ande sempre a GPL.

Ah a comutação para GPL nos de injeção líquida é extremamente rápida. Diria que entre 15-20 segundos no máximo, mesmo com o motor frio. Os gasosos demoram mais e aí gastam mais gasolina.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 23 nov 2019, 13:16

Esse motor é de injeção direta ou indireta?
Indireta, todas as respostas devem ser avaliadas em relação a motores de injeção indireta.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

NunoMN
Utilizador
Registado: 15 jan 2014, 15:05
Marca do Veículo: Volvo

Mensagem por NunoMN » 23 nov 2019, 16:25

Como na tampa diz “direct ignition” pensei que pudesse querer dizer injeção direta ou algo idêntico.

zorbas
Utilizador Junior
Registado: 04 ago 2015, 10:55
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 9-5 SW 2.3T Aero
Ano: 2007

Mensagem por zorbas » 24 nov 2019, 01:30

rdd48856 Escreveu:
23 nov 2019, 12:29
e quero crer que a os valores indicados tiveram em consideração os parâmetros indicados.
Mas não tiveram...e já teve uma prova disso na Cuco, com todos os outros a situação parece-me idêntica.

Especifique, mais uma vez, e a negrito, que o motor tem 260cv e que quer que o mesmo funcione sempre a GPL.
Não solicitei nenhum kit subdimensionado,
Pois não, e no entanto foram essas as respostas que lhe deram e que o irão tentar induzir a instalar...por isso o meu conselho: não o faça!
Viva rdd48856,
Agradeço imenso o esclarecimento.
Não sabia que os orçamentos eram para 'kits GPL base', ou melhor dizendo, kits subdimensionados para o motor em causa. :shock:
De facto, dos instaladores com quem tive oportunidade de falar, vêm sempre com a conversa de programar o sistema para injectar gasolina a partir de uma determinada rpm. :?
Assim sendo, vou voltar a uma nova ronda pelos instaladores, frisando o ponto de querer o carro sempre a funcionar a GPL.
Obrigado.

zorbas
Utilizador Junior

Mensagem por zorbas » 24 nov 2019, 01:42

NunoMN Escreveu:
23 nov 2019, 12:48
zorbas Escreveu:
NunoMN Escreveu:
22 nov 2019, 15:18

Vou responder a negrito para uma melhor organização.

1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas? Não ouço ruído nenhum dentro de ambos os carros. Nem sequer ouço o típico "tac tac" dos injetores de GPL que julgo que nestes sistemas não fazem esse ruído. A bomba faz um pequeno ruído de fundo, um "piiiii" mas só se ouve se abrir a mala com o motor em funcionamento.

2 - Onde instalou o kit? O da ICOM JTC foi na Fontfuels e o Vialle (LiquidSi) nos irmãos Ferreira em Paços de Ferreira.

3 - Se responde bem ao pé direito? Respondem ambos bem, tal e qual como se estivessem a gasolina.

4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina? Nunca, só mesmo se acabar o GPL. Não sou de esmifrar motores mas já experimentei em muitas situações diferentes, reprises, aceleração, etc e nunca comutou para gasolina. Antes deste tive um CLK com injeção gasosa e aí sim, comutou algumas vezes para gasolina em situações esporádicas

5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema? Estou muito satisfeito tanto com um como com outro. Se fosse hoje voltava a repetir a compra. Mas isto dos carros já se sabe, hoje estão bem amanhã podem dar despesas das grandes

Não sei se tem influência ou não na escolha mas já li algures que o sistema com injeção líquida é melhorzinho para motores com turbo e não causa tanto desgaste a nível de válvulas. Mas quanto a essa matéria sou apenas um mero curioso.

Por outro lado e como já referi, os sistemas gasosos são bons e já têm muitos anos no mercado, são "baratos" de manter e aprovem bem. Eu tentava escolher algo que já tivesse sido instalado com sucesso num motor semelhante.
Caro NunoMN,
Agradeço uma vez mais o feedback.
De facto também já me disseram que para motores com turbo o sistema de injecção líquida é mais indicada, mas eu, como leigo na matéria estou a equacionar todas as opções indicadas para este motor, sejam líquidas ou gasosas. Confesso que não conhecia o sistema líquido ICOM JTC, vou pesquisar. Existem algumas diferenças entre o sistema da Vialle?
Até ao momento ainda não encontrei ninguém com este motor (260 cv) a gpl, se existir aqui alguém no fórum que tenha um agradeço o contributo.
Obrigado.

Esse motor é de injeção direta ou indireta? Convém ver isso antes de mais.

Os que tenho são ambos de injeção indireta. É ICOM JTG e não “JTC” como, por lapso, escrevi.

Diferenças entre esse e o da Vialle não noto. Sei que em ambos o consumo de gasolina é 0. Nos gasosos que tive e ainda mantenho 2, nota-se mais o ponteiro da gasolina a descer, mesmo que ande sempre a GPL.

Ah a comutação para GPL nos de injeção líquida é extremamente rápida. Diria que entre 15-20 segundos no máximo, mesmo com o motor frio. Os gasosos demoram mais e aí gastam mais gasolina.
Caro NunoMN,
Posso estar enganado, mas creio que este motor é de injecção indirecta.
Quanto ao consumo 'quase zero' a gasolina e a rapidez na comutação era essa a ideia que tinha, pois é o que tenho lido como vantagens do sistema líquido.
Neste momento, com a situação dos orçamentos que não correspondem à potência do motor, vou ter de voltar ao terreno e as dúvidas entre sistemas líquido vs gasoso persistem.
Obrigado.

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 27 nov 2019, 12:01

Eu já tive um 95 Aero e se o redutor ou a bomba no caso do sistema liquido não for o adequado, esgota antes das 4000 rpm. A questão não é a rotação mas a carga que se exige ao motor. Esse carro vai dos 120 aos 220 em segundos, quando começa está às 3000 rpm e é aí onde o consumo é maior se carregar a fundo. Por isso, como disse o rdd, frise essa questão aos instaladores, no caso da Vialle uma bomba PT70, no da Optima um redutor Turbot e nos outros kits a mesma coisa. Atenção que poucos kits têm injetores que aguentam mais de 60 Cv por cilindro que é o caso.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

zorbas
Utilizador Junior

Mensagem por zorbas » 27 nov 2019, 12:22

lobito Escreveu:
27 nov 2019, 12:01
Eu já tive um 95 Aero e se o redutor ou a bomba no caso do sistema liquido não for o adequado, esgota antes das 4000 rpm. A questão não é a rotação mas a carga que se exige ao motor. Esse carro vai dos 120 aos 220 em segundos, quando começa está às 3000 rpm e é aí onde o consumo é maior se carregar a fundo. Por isso, como disse o rdd, frise essa questão aos instaladores, no caso da Vialle uma bomba PT70, no da Optima um redutor Turbot e nos outros kits a mesma coisa. Atenção que poucos kits têm injetores que aguentam mais de 60 Cv por cilindro que é o caso.
Caro Lobito,
Agradeço os sábios esclarecimentos.
Como novato nestas andanças do GPL não tinha de todo ideia que teria que especificar tudo aos instaladores.
Quando pedi os orçamentos nunca pensei que os mesmos não correspondiam de todo à performance da máquina.
Até posso aceitar a lógica de atrair um cliente com bons preços, mas depois ficar "mal servido"... ou a meio caminho de uma instalação correcta... enfim.
Na sua vasta experiência no mundo GPL, que sistema lhe parece mais adequado? Líquido? Gasoso?
Já consultei vários instaladores, hoje mesmo vou falar com o Sr. António (Usse), mas as dúvidas são mais que muitas. Todos me falam em injectar gasolina?! e depois de perceber que os orçamentos não correspondem ao correcto kit para a minha viatura, fico ainda mais reticente. A pessoa que de facto foi bem claro foi o Sr. Dário (Cuco Autogás Lx), pois segundo ele, os Kit da Landi Renzo para 4 cilindros não vão além dos 216 cv.

Nesta perspectiva, vou tentar fazer uma nova ronda pelos seguintes instaladores (mais próximos da minha área de residência):

- PassilAuto;
- Front Fuels;
- Hybrid Car Center;
- Gasamado;
- Usse;
- AutoEcologia;
- ???

Sei que melhor que um bom kit é ter um bom instalador, assim como uma boa assistência.
É que das centenas de posts que já li a respeito dos instaladores/kits/viaturas, os relatos são bem distintos.
Todos têm pontos positivos e menos bons, ainda assim alguns destacam-se pela qualidade e garantia técnica.
Tem alguma sugestão que me possa ajudar?

Agradeço imenso a sua atenção.
Abraço
LA

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 27 nov 2019, 14:28

O facto de dizerem que injetam gasolina é devido à capacidade dos injetores. Com Vialle, Optima ou Prins já não precisam de falar nisso pois têm injetores que abrangem essa potencia na gama de equipamentos que lhe estão a propor (com redutor ou bomba adequados, naturalmente). Também acho que em algumas das outras marcas com soluções mais dispendiosas, também o conseguem, acho eu. Pelo menos estão a ser sinceros.
Quanto ao liquido ou gasoso, aqui no fórum já existe muita coisa escrita sobre o assunto, com o liquido a resposta ao acelerador é mais pronta e, principalmente nos motores turbo, o binário é ligeiramente superior ao da gasolina (nota-se mesmo), a combustão é um pouco mais fria. Agora com o binário que o motor tem devido ao turbo de alta pressão, acho que o que pode notar será mesmo a resposta ao acelerador. Não muitas vezes explorará o binário máximo do carro até porque tem mesmo de ser em linha reta, se o fizer em curva as rodas viram mas o carro não.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 27 nov 2019, 17:17

Se calhar nesse caso o preço da injeção líquida não será muito maior do que o da injeção gasosa.

No site da própria Landirenzo tem aqui um kit até pelo menos 240cv:

https://landirenzo.com/sites/default/fi ... rs-lpg.pdf

Se colocar 2 injetores por cilindro, com este:

Pode ir até 270cv!

BRC: https://brc.it/wp-content/uploads/2019/ ... _en_LR.pdf

Até 252cv!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

zorbas
Utilizador Junior

Mensagem por zorbas » 28 nov 2019, 01:50

lobito Escreveu:
27 nov 2019, 14:28
O facto de dizerem que injetam gasolina é devido à capacidade dos injetores. Com Vialle, Optima ou Prins já não precisam de falar nisso pois têm injetores que abrangem essa potencia na gama de equipamentos que lhe estão a propor (com redutor ou bomba adequados, naturalmente). Também acho que em algumas das outras marcas com soluções mais dispendiosas, também o conseguem, acho eu. Pelo menos estão a ser sinceros.
Quanto ao liquido ou gasoso, aqui no fórum já existe muita coisa escrita sobre o assunto, com o liquido a resposta ao acelerador é mais pronta e, principalmente nos motores turbo, o binário é ligeiramente superior ao da gasolina (nota-se mesmo), a combustão é um pouco mais fria. Agora com o binário que o motor tem devido ao turbo de alta pressão, acho que o que pode notar será mesmo a resposta ao acelerador. Não muitas vezes explorará o binário máximo do carro até porque tem mesmo de ser em linha reta, se o fizer em curva as rodas viram mas o carro não.
rdd48856 Escreveu:
27 nov 2019, 17:17
Se calhar nesse caso o preço da injeção líquida não será muito maior do que o da injeção gasosa.

No site da própria Landirenzo tem aqui um kit até pelo menos 240cv:

Se colocar 2 injetores por cilindro, com este:

Pode ir até 270cv!

BRC: https://brc.it/wp-content/uploads/2019/ ... _en_LR.pdf

Até 252cv!
Caros Lobito e rdd48856
Também tenho as marcas Vialle, Optima e Prins como referência para a potência do motor em causa.
Falei com o Sr. António d'Ercole (USSE) e ele disse que só instalava sistema gasoso BRC, marca que representa em Portugal. Quando questionado pelo sistema líquido ICOM JTG disse que não instalava, ou melhor, deixou de instalar.
Quanto ao sistema, aconselhou um Kit BRC gasoso para ~250 cv, sistema que instalou num SAAB Aero (250 cv) na passada semana.
O valor que me indicou, com tudo incluído, é de 1550,00€ (inspecção B, DUA, IVA), que vos parece?

Falei ainda com o Sr. Sérgio da GASAMADO que, segundo a GASPAR AUTO, consta que é muito experiente a instalar Kit em SAABs, mas para um kit com potência na ordem dos 260 cv da Landi Renzo, de acordo com o Sr. Dário e com o que rdd48856 me alertou, para 4 cilindros, qualquer solução para além dos 216 cvs do kit convencional deve ser bem mais onerosa.

Em suma, do que já pude apurar tenho em conta os seguintes kits:

LÍQUIDO
_ VIALLE LiquidSi (bomba PT70)

GASOSO
_ PRINS
_ OPTIMA (redutor Turbot)
_ BRC

Vamos ver se consigo restringir um pouco mais esta lista para me decidir! :-?
Obrigado pelas dicas.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 28 nov 2019, 21:09

Esse preço do BRC é bastante bom.

zorbas
Utilizador Junior

Mensagem por zorbas » 02 dez 2019, 15:56

rdd48856 Escreveu:
28 nov 2019, 21:09
Esse preço do BRC é bastante bom.
Sim, é um valor que também me parece dentro do razoável.
Entre os kit gasosos OPTIMA (1450€), BRC (1550€) ou PRINS (1650€), na vossa opinião justifica a diferença entre os equipamentos?
Tenho lido boas críticas do OPTIMA, mas com tantas possibilidades as dúvidas persistem.
Obrigado.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 03 dez 2019, 20:17

Mas esses preços já são para os 250cv?

zorbas
Utilizador Junior

Mensagem por zorbas » 05 dez 2019, 14:55

rdd48856 Escreveu:
03 dez 2019, 20:17
Mas esses preços já são para os 250cv?
Sim, eu especifiquei bem essa questão e foi-me confirmado kits para essa potência. :-?

Acabei de receber valores da AUTOGASPOWER:

- Kit OPTIMA inj. Barracuda (c/IVA + Inspecção B + DUA) _ 1.400,00€

- Kit Vialle (c/IVA + Inspecção B + DUA) _ 1.750,00€

Só tenho pena que não seja mais perto de Lisboa :sad: ...

Por exemplo, para o kit da Vialle na zona da região de Lisboa obtive os seguintes valores:

- FRONT FUELS - Kit Vialle LiquidSi (c/IVA + 2 anos de garantia) _ 1.900,00€

- PASSILAUTO - Kit Vialle LiquidSi (c/IVA + Inspecção B + DUA + 2 anos de garantia) _ 1.800,00€

- AUTOECOLOGIA - Kit Vialle LiquidSi + lubrificante (c/IVA + + Inspecção B + DUA + 2 anos de garantia) _ 2.000,00€ (revisão 90€ + iva com um intervalo de 40.000 kms)

Quanto ao lubrificante uns dizem que é necessário outros não?!
Enfim... as dúvidas persistem!

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 05 dez 2019, 22:24

Pois eu estou cético...então a potência aumenta e o preço dos kits baixa, ou fazendo a pergunta de outra maneira, se fosse para um motor de 120cv qual era o preço, o mesmo?

Responder