GPL vs GNV

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APHenriques
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Re: GPL vs GNV

Mensagem por APHenriques » 10 mar 2020, 23:01

Renault19 Escreveu:
09 mar 2020, 23:46
Pois e se apostarmos no GPL como é objetivo deste fórum, e houver muito mais carros a GPL, esse ar seria bem melhor.
Os eletricos não estão ao alcance de todos. O GLP está. E no dia em que todos andarmos de eletrico, vamos ter de queimar muito GPL nas centrais termicas para produzir essa eletricidade toda que vai ser necessária.
Se compararmos com carros a gasóleo e gasolina sim. O ar seria melhor. Mas se compararmos com carros elétricos... nem pensar.

Mesmo que as centrais tenham que queimar GPL, o que nunca será o caso, é melhor do que queimar qualquer coisa junto às pessoas...
É preferível queimar carvão numa central do que queimar gasóleo em todas as estradas do pais e todas as ruas das cidades.

Fomentar a utilização de GPL, não significa fanatismos.
O GPL já teve a sua oportunidade de substituir o gasóleo e a gasolina... e não conseguiu.
Carros mais baratos e consumo de custo mais baixo... e mesmo assim não conseguiu.
Neste momento resta-lhe as conversões de carros usados e pouco mais... na prática, serve essencialmente para manter na estrada "chaços" a gastar 10l/100 ou muito mais que seriam economicamente inviáveis a gasolina.
Eu próprio já fiz isso... mas neste momento, acho um absurdo converter qualquer coisa que não seja realmente eficiente... e para ser minimamente eficiente tem de ser híbrido.

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lobito
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Re: GPL vs GNV

Mensagem por lobito » 16 mar 2020, 11:57

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Mesmo que as centrais tenham que queimar GPL, o que nunca será o caso, é melhor do que queimar qualquer coisa junto às pessoas...
É preferível queimar carvão numa central do que queimar gasóleo em todas as estradas do pais e todas as ruas das cidades.

[/quote]

Peço desculpa mas este tipo de pensamento é típico citadino, a malta de Sines, da Figueira e outros locais que se lixe, o que interessa é que em Lisboa o ar seja mais limpo. Isto para referir o caso português, na Alemanha é bem mais grave, a exploração de carvão para alimentar o esperado consumo de eletricidade devido à opção de mobilidade 100% elétrica, vê-se do espaço. Grande tanga ambiental, isto é decisão politica para defender e impulsionar a economia Alemã como aconteceu com o diesel e o baixar de impostos apenas pelas emissões de CO2 quando todas as outras emissões eram desprezadas ou falsificadas.
A Alemanha perdeu o comboio dos híbridos que os Japoneses lideram, portanto, uma vez mais, os carros Alemães têm de vender mais que os outros nem que seja por decreto.
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Re: GPL vs GNV

Mensagem por pcta » 16 mar 2020, 13:05

Ou se reduz emissões ou Nuclear.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

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lobito
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Re: GPL vs GNV

Mensagem por lobito » 16 mar 2020, 14:58

A solução passa por diversificar as fontes de energia, todos sabem disso mas fazem ouvidos moucos em prol de outros interesses.
O elétrico ou hibrido Plug-in faz todo o sentido para quem possa carregar em casa, durante a noite e não necessite de recarregar durante o dia. Durante a noite as fontes de energia chegam a ser 100% renováveis, eólica (há muito mais vento durante a madrugada do que durante o dia) é um bom exemplo disso. Durante o dia o aumento de consumo de energia em qq país da europa expeto talvez a Noruega, é à custa de energia fosseis, a mais barata carvão mineral.
Zonas onde existem centrais a carvão foram detetadas partículas nas roupas e dentro das casas das pessoas que vivem nessa zona (para quem não sabe mesmo em Portugal, na zona de Sines, por exemplo), isto é empurrarmos a poluição que nós fazemos nas cidades para as pessoas que habitam nessas zonas. Isto faz lembrar o nuclear e as coisas que foram abafadas durante anos, os navios de transporte de Uranio eram (e continuam a ser) desmantelados algures em África, por trabalhadores desprotegidos e com enorme probabilidade de contraírem doenças fatais. Isto porque nenhum país do mundo ocidental aceita desmantelar estes navios, atiramos para outros o pior lixo que nós produzimos.
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Re: GPL vs GNV

Mensagem por APHenriques » 16 mar 2020, 17:48

lobito Escreveu:
16 mar 2020, 11:57
Mesmo que as centrais tenham que queimar GPL, o que nunca será o caso, é melhor do que queimar qualquer coisa junto às pessoas...
É preferível queimar carvão numa central do que queimar gasóleo em todas as estradas do pais e todas as ruas das cidades.

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Peço desculpa mas este tipo de pensamento é típico citadino, a malta de Sines, da Figueira e outros locais que se lixe, o que interessa é que em Lisboa o ar seja mais limpo.
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Meu caro, eu não sou de Lisboa. Não vivo na cidade. E mesmo quando vou a Lisboa, só por motivo de força maior, tento ser o mais breve possível.
Não suporto o ar das cidades.
Felizmente posso escolher o local onde vivo e tenho consciência da poluição atmosférica, mesmo por ser particularmente sensível a qualidade do ar.
É claro que todas as fontes de poluição atmosférica devem ser eliminados.... mas também é verdade que aqueles que poderiam ser construidos em locais isolados não foram... ou depois permitiram a construção de habitações.

O exemplo claro disso é o aeroporto de Lisboa. Foi construido longe das habitações, até que foi permitido a construção de habitações junto ao aeroporto ou nas linhas da pista.
Agora chega-se ao extremo absurdo da estupidez de pretender construir um aeroporto num local que nem tem condições para um aeródromo...

Portugal não é muito grande mas existem locais suficientemente isolados onde podem existir os equipamentos de risco...
De qualquer forma, agora é tarde para isso. O que há a fazer é acabar com todas as fontes de poluição. E os carros com MCI são para acabar.
E nessas fontes estão também coisas como lareiras, ou queimadas de quintal.... uma praga nas aldeias. Especialmente de pessoas que vivem nas cidades, depois vão de fim de semana para a casinha da aldeia e a primeira coisa que fazem é encher a aldeia de fumo.
Eu nasci numa aldeia, numa quinta. Continuo a viver numa aldeia e até tenho madeira... mas não a queimo. Atualmente nem gás queimo...

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Re: GPL vs GNV

Mensagem por APHenriques » 16 mar 2020, 18:21

lobito Escreveu:
16 mar 2020, 14:58
Zonas onde existem centrais a carvão foram detetadas partículas nas roupas e dentro das casas das pessoas que vivem nessa zona (para quem não sabe mesmo em Portugal, na zona de Sines, por exemplo), isto é empurrarmos a poluição que nós fazemos nas cidades para as pessoas que habitam nessas zonas.
Nada disso é novidade... muitas substancias nocivas.
Mas a questão é: as pessoas foram viver para essas zonas antes da central ser construida ou depois?

Recentemente um conhecido meu que trabalha em caixilharia de alumínio foi montar umas janelas novas na Avenida de Roma em Lisboa.
Duas semanas depois, teve de voltar para alterar uma das janelas.... ficou chocado com a quantidade de carvão que já estava agarrada aos vidros e silicone.
As mãos ficam negras ao mexer nos vidros.... mas há pessoas a viver lá. Até pagam rendas elevadas para viver lá.
Para a maioria das pessoas a poluição atmosférica não é importante.... há quem precise mesmo de consumir poluição... veja-se a quantidade de fumadores que ainda existem.

Na verdade porque razão se usa o argumento do aquecimento global ou das alterações climáticas?
Sejamos claros... quais alterações climáticas?
Simplesmente porque o argumento da poluição atmosférica não pega junto de uma população de fumadores...
Quantas pessoas morrem por ano devido a poluição atmosférica?
Mas não interessa nada...... o que interessa é andarmos todos feitos baratas tontas a viajar de avião, de barco e de carro.

Mesmo com a situação atual... as baratas tontas não param. veja-se a quantidade de aviões que se mantém a voar em cada momento.
Viagens maioritariamente fúteis... alguém se preocupa com a poluição dos aviões? e dos navios de cruzeiro? e dos "chaços" fumarentos nas estradas?

Uma coisa é certa: nem vive sem ar. E continuamos todos a estragar o ar que todos precisamos.

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Re: GPL vs GNV

Mensagem por lobito » 17 mar 2020, 12:54

As pessoas e seus familiares já lá viviam à muito, são essencialmente agricultores e pescadores. Seria melhor fazer como fez a família Eduardo dos Santos em Lunda, expulsou os pescadores para uma zona miserável porque estavam a prejudicar o "progresso".
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