Depósito GPL passou de 32l para 40l

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
zepipoca
Recém-chegado
Registado: 23 fev 2020, 12:58
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Dacia Logan MCV
Ano: 2018

Depósito GPL passou de 32l para 40l

Mensagem por zepipoca » 23 fev 2020, 13:17

Bom dia. Estive a procurar nos tópicos do fórum e não consigo encontrar nenhum post que remeta para o problema que tenho e resolvi abrir este tópico.

Tenho uma Dacia Logan MCV a GPL de origem, com kit Landirenzo, com 2 anos e cerca de 30000Km. Sempre abasteci o máximo de 32l de GPL e há alguns meses o carro começou a levar mais GPL(máximo 39,5l), sem que a válvula bloqueie o abastecimento.

Fui duas vezes com o carro à renault a reportar a situação. Da primeira vez, o diagnóstico eletrónico não revelou nenhum problema e foi-me dada a explicação de que as variações de temperatura ou um problema na bomba poderiam justificar a maior quantidade de GPL.

Saí de lá e fui excluir todos estes fatores, abastecendo ao final do dia, depois de uma viagem maior e noutra bomba e o resultado foi o mesmo. Fui novamente à renault e contactarem um técnico exterior supostamente um perito em gpl que deu a indicação de que era normal os carros passarem com o tempo a abastecer uma quantidade superior de gpl e mostraram~me uma foto de uma zona do depósito onde diz que a capacidade são 40l e que este valor corresponde a 80% da capacidade do depósito e que só me deveria preocupar se abastecesse mais de 40l.

Hoje voltei a abastecer e voltei a colocar 39l e não houve corte no abastecimento. Continuou a encher muito devagarinho até que parou. Sou eu que estou a fazer um filme ou tenho uma avaria? E que peça sugerem que esteja avariada? Vou ter de voltar lá e desta vez não trago o carro até me resolverem o problema mas gostava de saber opiniões de pessoas mais entendidas que eu. Ainda por cima, se fizer a conta aos 80% de 40l dá-me precisamente 32l.

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Depósito GPL passou de 32l para 40l

Mensagem por PauloAns » 24 fev 2020, 11:14

Normalmente, os depósitos usam um sistema tipo boia de autoclismo, nada demasiado cientifico
pode ser até um simples ajuste de boia, mas sim, a temperatura e a bomba podem fazer muita diferença na quantidade de GPL introduzido
Qual é a quantidade que diz no livrete, e tire fotos do depósito, pode ajudar alguém a perceber
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 25 fev 2020, 01:17

Os depósitos têm gravada a capacidade, normalmente.

Essa conversa toda do pessoal da oficina parece-me só isso mesmo. Conversa...da treta (mas eu não gosto de oficinas).

Eles que mostrem a documentação do carro em como o depósito tem 50 litros brutos. Se assim for, está tudo bem.

zepipoca
Recém-chegado

Mensagem por zepipoca » 25 fev 2020, 19:52

Também me está a parecer isso. No manual diz precisamente que o depósito tem 32 litros de capacidade útil e que a bomba pára o abastecimento aos 80% como sempre aconteceu aos 32 litros. Pelo que li aqui no fórum, a válvula funciona de forma muito semelhante a um autoclismo e, a ser assim, não me parece de estranhar uma avaria que até pode passar por retirar a válvula e lubrificar ou assim. Já perdi a conta às vezes que tive de desmontar o autoclismo e só mexer com a bóia para ele funcionar. Fico a pensar se pelo menos aqui em coimbra, ainda não terão o know how em lidar com problemas de gpl. Eles sempre foram disponíveis e nunca procuraram evitar uma intervenção mas também me pareceu que não sabem onde mais mexer.

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25

Mensagem por rafsantos » 26 fev 2020, 00:06

Os deposito tem normalmente duas formas de controlar o nível de combustível que entra, o primeiro é pela boia e o segundo é pela pressão dentro do deposito, pelos sintomas o problema será na boia.
A título de exemplo o Opel Crossland tem um sistema digital ótico a substituir a boia, no caso do teu não sei que tipo de multivalvula é utilizada.

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25

Mensagem por rafsantos » 26 fev 2020, 00:15

Renault19
Utilizador Frequente
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 03 mar 2020, 20:02

Olhe que isso tem que estar avariado.
Se estiver em garantia tem de pedir autorização para o levar a um instalador de GPL. Há aí umas empresas em Ovar que de certeza lhe resolvem o problema.

zepipoca
Recém-chegado

Mensagem por zepipoca » 23 mar 2020, 16:16

Estive na renault e consegui resolver o problema. Trocaram a multiválvula e voltei logo a ter os 32l disponíveis no depósito e a válvula já disparou novamente.
Demorou mas ficou resolvido.

Maconde
Recém-chegado
Registado: 06 fev 2018, 20:05
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70

Mensagem por Maconde » 14 set 2020, 14:35

zepipoca Escreveu:
23 mar 2020, 16:16
Estive na renault e consegui resolver o problema. Trocaram a multiválvula e voltei logo a ter os 32l disponíveis no depósito e a válvula já disparou novamente.
Demorou mas ficou resolvido.
Boa tarde. Tenho uma Logan também... e começou a fazer o mesmo.
Quanto tempo levaram eles a fazer a troca da válvula...??? Tempo de oficina claro.
Grato

Responder