Adapatação GPL Dacia Duster 2020 1.3TCE

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Adapatação GPL Dacia Duster 2020 1.3TCE

Mensagem por mpsfilho » 20 nov 2020, 22:36

KarismatikPT Escreveu:
20 nov 2020, 21:59

O kit orçamentado é Prins, pelo que deduzo que o kit de lubrificação tb seja.
Então em principio é isso, a lubrificação de que o orçamento fala é por defeito, na prática não vais pagar os 200€ porque a lubrificação é feita por gasolina, mas sempre podes confirmar essa situação com um simples telefonema :)

KarismatikPT
Utilizador Junior
Registado: 05 nov 2020, 14:00
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por KarismatikPT » 28 nov 2020, 22:05

Bem, devido às condicionantes do Covid ainda não fui fazer o test drive. No concelho de Ponte de Lima não há concessionário, tendo de ir a Viana ou Braga... Sendo que só tenho tempo ao fim de semana, terei de esperar para depois destes 2 feriados.
O test drive será ao Duster versão 1.0 a gasolina 100cv, não têm o bifuel para testar...

Em conversa por tlf com com o vendedor questionei acerca da garantia em caso de adaptar o Duster 150cv a gpl e ele disse que é considerado alteração do produto e perde-se a totalidade da garantia. :-\
Será que se insistir nessa questão eles poderão manter a garantia, mesmo que a perca no que toca ao motor?
Ele também referiu que as encomendas estão suspensas até ao final do ano devido às alterações nas motorizações. Não percebi mto bem mas tb não tinha mt tempo para falar com ele pois estava no trabalho. Quando for fazer o test drive já esclareço essa questão.

Conclusão, já recebi uma proposta comercial por email. Estou a pensar pedir mais propostas, tenho é uma questão. Vale a pena pedir várias propostas do mesmo concessionário? Explicando, a Confiauto tem loja em Viana do Castelo, Braga e Barcelos. Vale a pena pedir propostas nas diferentes lojas?

albuhera
Utilizador Frequente
Registado: 05 abr 2020, 11:50
Distrito onde reside.: Faro

Mensagem por albuhera » 29 nov 2020, 10:41

O Grupo Renault está a operar um conjunto de alterações nos seus motores. A título de exemplo: o motor 1.3 TCe, de 130 CV, passará a ter 140 CV. Relativamente ao motor 1.0 TCe, de 100 CV, o mesmo passará a ter 90 Cv. No entanto, este mesmo motor, na versão Bi-Fuel, não sofrerá qualquer alteração na sua potência. Estas alterações têm que ver com a entrada em vigor das bastantes restritas normas ambientais da norma Euro6.
Acho estranho é as encomendas estarem suspensas. No caso do Captur, por exemplo, sei que as encomendas continuam a fazer-se.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 nov 2020, 12:28

albuhera Escreveu:
29 nov 2020, 10:41
O Grupo Renault está a operar um conjunto de alterações nos seus motores. A título de exemplo: o motor 1.3 TCe, de 130 CV, passará a ter 140 CV. Relativamente ao motor 1.0 TCe, de 100 CV, o mesmo passará a ter 90 Cv. No entanto, este mesmo motor, na versão Bi-Fuel, não sofrerá qualquer alteração na sua potência.
@ albuhera, é caso para dizer: tiram dos que menos têm para dar aos que já tinham de sobra :D

@KarismatikPT, tem mais lógica pedires propostas na concorrência, depois confrontas o concessionário da tua zona com a mais baixa.

albuhera
Utilizador Frequente

Mensagem por albuhera » 29 nov 2020, 13:38

mpsfilho Escreveu:
29 nov 2020, 12:28
@ albuhera, é caso para dizer: tiram dos que menos têm para dar aos que já tinham de sobra :D
É uma nova versão do Robin Hood! :))

mpsfilho Escreveu:
@KarismatikPT, tem mais lógica pedires propostas na concorrência, depois confrontas o concessionário da tua zona com a mais baixa.
Foi exatamente o que eu fiz e posso dizer que surtiu muuuuuuuito efeito! 8)

KarismatikPT
Utilizador Junior

Mensagem por KarismatikPT » 29 nov 2020, 21:16

albuhera Escreveu:
29 nov 2020, 13:38
mpsfilho Escreveu:
Foi exatamente o que eu fiz e posso dizer que surtiu muuuuuuuito efeito! 8)
Prevendo o vosso conselho de pedir valores à concorrência ( :^o :- :lol: ), lá mandei ontem ao final da tarde mais 2 pedidos de proposta e, imagine-se, ligaram-me hj de manhã (sim hoje, Domingo... Mas esta gente não tem fds??? :shock: ) para pedirem mais informações acerca do pedido que fiz.
A sra. ao regressar da missa lá deve ter visto o meu email e, enquanto o marido acabava o almoço, adiantou serviço para me enviar a proposta amanhã... :lol:
A ver se fico com 3 ou 4 valores na mão para "apertar" com o stand mais perto de casa...

Eu pedi valores para o bifuel, mas ainda não desisti do 1.3 150cv. Vou questionar todos os stands acerca da garantia. Pode ser que tenha sorte e algum se chegue à frente... 8) Acho que ficava melhor servido, mas fazendo o test drive logo se vê.

Não perder a garantia era ouro sobre azul... Sim porque o Duster será Azul Iron. 8)
A maria queria cinzento cometa, eu queria preto. Como aqui em casa é tudo em democracia, eu disse não vais ser preto nem cinza, vais ser azul!!! Meti a cor no configurador do site e ela curtiu. E pronto, o "bicho" será azul. :)) :)) :))

DusterRiaxo
Utilizador Junior
Registado: 16 jun 2020, 00:41
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Dacia Duster 1.0 tce
Ano: 2020

Mensagem por DusterRiaxo » Ontem, 19:47

150 cv não está mal, mas quando experimentares o TCE 100, vais ficar com um grande dilema. Tenta experimentar um motor mesmo com GPL ((por vezes os concessionários não têm o GPL para test drive e sugerem um a gasolina, mas não é bem a mesma coisa.
eu ia comprar o 1300 para adaptar a GPL, mas por acaso encontrámos o responsável pelo pós-venda que a esposa afinal conhecia. e ele aconselhou o 100 TCE com GPL de origem.
Não estou nada arrependido.
Só sinto mesmo falta de um pouco mais de energia na entrada na autoestrada, mas apenas porque o faço num sítio com bastante trânsito, hora de ponta e muito camião com condutores meio tresloucados.
Tirando isso, já ando a pensar no próximo Dácia...
Já cá canta... O "Malvado"! :ymparty:

KarismatikPT
Utilizador Junior

Mensagem por KarismatikPT » Hoje, 04:42

DusterRiaxo Escreveu:
Ontem, 19:47
150 cv não está mal, mas quando experimentares o TCE 100, vais ficar com um grande dilema. Tenta experimentar um motor mesmo com GPL ((por vezes os concessionários não têm o GPL para test drive e sugerem um a gasolina, mas não é bem a mesma coisa.
eu ia comprar o 1300 para adaptar a GPL, mas por acaso encontrámos o responsável pelo pós-venda que a esposa afinal conhecia. e ele aconselhou o 100 TCE com GPL de origem.
Não estou nada arrependido.
Só sinto mesmo falta de um pouco mais de energia na entrada na autoestrada, mas apenas porque o faço num sítio com bastante trânsito, hora de ponta e muito camião com condutores meio tresloucados.
Tirando isso, já ando a pensar no próximo Dácia...
Pois, realmente os stands não têm a versão :GPL: para testar, só têm a versão a gasolina. Não é bem a mesma coisa mas à falta de melhor terá de servir. :mrgreen: Também não deve ser mt diferente pois os 10Nm de binário a mais da versão bifuel será para compensar a perda de potência, ainda que mínima, a GPL não?

Os meus andamentos serão cerca de 90% em estrada nacional. O carro será essencialmente para fazer Ponte de Lima - Braga pela nacional para ir trabalhar, e mesmo em Braga nem chego a entrar na cidade. Só ando na AE quando me atraso para o trabalho e preciso daqueles 5 min de adianto. B-) De resto é para dar umas voltas ao fim de semana aqui pelo Norte, tb sempre pela nacional.. Mais para longe só vou de férias e aí é que poderei usar a AE, mas tb são 1 ou 2 viagens no ano.
O meu maior receio com o Duster bifuel é nas subidas, tenho medo que seja muito pastelão e fique desiludido com o carro por causa disso... Nos trajetos diários tenho 1 monte para subir. Não é nenhuma Serra da Estrela, mas ainda são 6/7km a subir, ( É um mini Gerês, vá... :D ) e se o carro desiludir vai ser bater no "ceguinho" ( B-) ) todos os dias... :lol:

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » Hoje, 12:45

KarismatikPT Escreveu:
Hoje, 04:42

Pois, realmente os stands não têm a versão :GPL: para testar, só têm a versão a gasolina. Não é bem a mesma coisa mas à falta de melhor terá de servir. :mrgreen:
Das duas, três :D ou os Bi-fuel saem logo assim que chegam ou, a maioria dos Stands andam de olhos fechados (falta de visão) quem é que em prefeito juízo compra um carro só a gasolina quando pode ter ter um Bi praticamente ao mesmo preço? e ainda por cima mais potente...

Não estou a chamar estúpidos aos clientes que o fazem porque acredito que muitos não terão a informação e experiencia que por aqui circula mas, onde param os bons concelhos que os vendedores deveriam transmitir aos compradores?

Eu se fosse concessionário teria sempre em stok os BI, quanto aos gasolina só por encomenda, mas pelos vistos a grande maioria faz exatamente o contrário.
Só a poupança e o preservar o ambiente já em si é um argumento bem forte para convencer e consciencializar o cliente, depois ainda existe a mais valia de se ter um carro com motor que não é dependente apenas só de um combustível, isso se bem explicado ao cliente também será um forte e válido argumento que acredito que, 99,99% iriam entender e por em prática.

KarismatikPT
Utilizador Junior

Mensagem por KarismatikPT » Hoje, 13:43

mpsfilho Escreveu:
Hoje, 12:45
KarismatikPT Escreveu:

Pois, realmente os stands não têm a versão :GPL: para testar, só têm a versão a gasolina. Não é bem a mesma coisa mas à falta de melhor terá de servir. :mrgreen:
Das duas, três :D ou os Bi-fuel saem logo assim que chegam ou, a maioria dos Stands andam de olhos fechados (falta de visão) quem é que em prefeito juízo compra um carro só a gasolina quando pode ter ter um Bi praticamente ao mesmo preço? e ainda por cima mais potente...

Não estou a chamar estúpidos aos clientes que o fazem porque acredito que muitos não terão a informação e experiencia que por aqui circula mas, onde param os bons concelhos que os vendedores deveriam transmitir aos compradores?

Eu se fosse concessionário teria sempre em stok os BI, quanto aos gasolina só por encomenda, mas pelos vistos a grande maioria faz exatamente o contrário.
Só a poupança e o preservar o ambiente já em si é um argumento bem forte para convencer e consciencializar o cliente, depois ainda existe a mais valia de se ter um carro com motor que não é dependente apenas só de um combustível, isso se bem explicado ao cliente também será um forte e válido argumento que acredito que, 99,99% iriam entender e por em prática.
Eu acho que os stands são um bocado aversos ao bifuel porque realmente as pessoas andam mto mal informadas e os carros bifuel ainda não têm tanta saída como isso. As pessoas ainda acreditam muito no "Gasóleo é que é bom!" e no "GPL??? Isso é uma bomba ambulante!!!" =))
No meu próprio caso, quando comecei a ver carro para comprar e disse ao ppl conhecido que mto provavelmente iria optar pelo gpl, eles disseram logo "Não te metas nisso... Se tiveres um acidente o carro pode explodir..." e "Ui gpl... O carro não anda nada assim..." e eu, que já andava por aqui no fórum, perguntei: "Mas já tiveste algum carro gpl? Já viste algum a explodir?" :D
Muito provavelmente, se não tivesse já dado umas voltas por aqui, iria optar por um carro hibrido, muito mais caro e iria ficar pior servido, pois além de não poder carregar o carro em casa, só faço praticamente estrada nacional, o que me obrigaria a gastar bastante mais gasolina do que vou gastar com o gpl...

Agora também sou da mesma opinião que tu, os vendedores dos stands deviam apostar mais no gpl e aconselhar melhor os clientes... Tenho um conhecido que é vendedor de um stand de usados e ele diz que só tem carros a gasóleo porque é o que se vende. Já assisti ele a impingir uma Peugeot 508 a gasóleo quando o cliente disse que não fazia grandes trajetos, só andava lá pela zona... Mas a carrinha era bonita, o cliente estava "apaixonado" por ela e pronto, tratou logo de "fazer a cabeça" ao cliente para comprar. Eu na altura fiquei impressionado com a facilidade com que ele apalavrou a carrinha com o cliente mas agora penso para que raio é que ele comprou um carro de 20000€, usada a gasóleo para fazer meia dúzia de kms por dia? Com certeza mais tarde ou mais cedo vai ter problemas com o FAP, a manutenção é mais cara, etc...

É o que temos em Portugal mas deixa estar, enquanto não houverem muitos carros, os preços do :GPL: continuam como a gente quer, baixinhos... De certeza que se o gpl "explodir" em Portugal como aconteceu na europa de leste e afins, o governo trata logo de carregar nos impostos e depois o preço upa upa....

albuhera
Utilizador Frequente

Mensagem por albuhera » Hoje, 14:55

KarismatikPT Escreveu:
Também não deve ser mt diferente pois os 10Nm de binário a mais da versão bifuel será para compensar a perda de potência, ainda que mínima, a GPL não?
Eu já fiz dois test drives a um Captur TCe 100 porque, infelizmente, também não tinham a versão Bi-Fuel que é a que pretendo comprar. No entanto, a diferença entre ambas as versões não está exclusivamente na diferença de 10 Cv. Pessoalmente, considero que a maior e mais importante diferença entre ambas não é essa. A maior diferença é o facto do binário máximo ser 10 Nm superior e estar disponível em regimes mais baixos, na versão Bi-Fuel (170 Nm às 2000 rpm), por comparação com a versão exclusivamente a gasolina (160 Nm às 2750 rpm). Como sabem este "pequeno" pormenor não é tão irrelevante assim.

Responder