Luz do motor volvo s40 1.6

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
pmpv91
Recém-chegado
Registado: 08 dez 2020, 16:53
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S40 1.6 109cv
Ano: 2003

Luz do motor volvo s40 1.6

Mensagem por pmpv91 » 08 dez 2020, 17:04

Boa tarde, recentemente adquiri um volvo s40 1.6 de 2003 já convertido a gás e por várias vezes acende-me a luz do motor, dado um erro relativo ao sensor 1 ou 2 ou catalisador? (não sei o código)
Já mudei velas, e acontece o mesmo, meti gás caro, gás barato, gasolina cara, gasolina barata, mantém-se a luz.
Os filtros também foram mudados, o óleo permanece transparente e sempre acima do nível.
Ora acende durante 2 dias e depois apaga-se, chega a ficar 3 ou 4 sem acender e depois volta.
Noto também que a dar à chave na ignição o carro nem sempre tem o mesmo feeling a pegar, umas vezes prolongado, outras instantâneo.
Nota-se também uma ligeira perda de potência, na ordem dos 5 a 10cv (penso eu) cada vez que a luz acende e na transição das mudanças nota-se alguns solavancos no carro. (o disco de embraiagem é novo).
Ponderei mudar a sonda lambda bem como os cabos das velas, no entanto gostaria de ouvir as vossas opiniões primeiro que de certeza que ajudarão.
Obrigado! :-D

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Luz do motor volvo s40 1.6

Mensagem por mpsfilho » 10 dez 2020, 19:41

Bem -vindo.
Em primeiro eu conversaria com o antigo dono para saber se isso não aconteceria já antes?.
Segundo: se o erro que aparece é sensor 1 ou 2 ou catalisador, não seriam estes a ser primeiramente testados?

A gasolina funciona bem? ou o funcionamento é igualmente assim com os dois combustíveis?

Também se deverá ter em conta os km,s principalmente do KIT e sua manutenção, mas em principio está aí um problema para um bom instalador resolver... boa sorte e vai dando noticias :)

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 11 dez 2020, 00:39

O carro tem feito as revisões ao kit GPL? Relatou esse comportamento a um instalador?

Isso até pode ser só a afinação a precisar de ajuste...

pmpv91
Recém-chegado

Mensagem por pmpv91 » 03 fev 2021, 19:32

Boa tarde e obrigado pela receção!
O carro esteve recentemente na Cuco Autogás, onde foi feita revisão tais como: upgrade do software na centralina do gás, mudado o filtro do gpl e mudado o injector do gpl no 3º cilindro. Entretanto, tudo ok. Já passou na inspeção na parte do gás, tinha lá ido uma primeira vez onde passou logo na parte da gasolina, mas não na do gás onde apontava para emissões altas.
Notei o carro ligeiramente mais responsivo ainda assim, nota-se alguns solavancos a arrancar do zero (por exemplo nos semáforos) e quando a luz está acesa mais difícil ainda se torna para arrancar, pois soluça muito e fica complicado achar um ponto de embraiagem.
Hoje acabei de testar o sensor de massa de ar, tem 5 fios, medi com o multímetro o seguinte:
- 14,2V com a ignição ligada e motor desligado.
- 5V com a ignição desligada e motor desligado. (o que acho estranho) na maioria dos casos online medem 12V mesmo com a ignição desligada.
- 1V ao ralenti e chegou até aos 3V quando acelerei até mais de 3000 rpm.

Aqui, creio que possa concluir que o o MAF esteja a trabalhar corretamente, o que acham?
Outra questão: Se o catalisador estivesse mesmo com algum problema ele passaria na inspeção na parte dos gases (mesmo tendo a luz do motor sido apagada na oficina? (o que não foi o caso)

A gasolina a luz nunca me acendeu, mas também andei pouco, porque gasta muito :D
O antigo dono sempre disse que nunca teve nenhum problema... O carro não fazia revisão há um bom tempo pelo que a versão do software da centralina do gás que tinha estava 3 versões abaixo da actual. ( referido por quem fez as reparações na Autogás ).

Sendo tudo isto, resta-me apenas, testar as sondas lambda, a que se encontra no colector de escape e a 2ª a seguir ao catalisador.
Uma vez que depois de todas estas intervenções e mesmo após ter passado na inspeção a luz continua ligada e com os tais sintomas que referi, soluços a mudar mudanças e pouca força a arrancar...
Desde já obrigado e peço desculpa pelo texto enorme, estive também ocupado com a escola daí que só agora consegui responder.

powerfull
Cidadão Virtual
Registado: 22 fev 2015, 22:43
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: GOLF mk4 1.6 SR ++
Ano: 1999

Mensagem por powerfull » 08 fev 2021, 14:49

Prato do dia..ja estou a ver.. A mim é igual num golf 4 mas na verdade ainda nao fiz.nada...noto que quando acende a luz gasta mais e é mais.molengao ... Se andar a gasolina anda muito tempo sem dar chatisses , se andar a gpl passado um ou dois dias e la esta a luz ligada outra vez ...

pmpv91
Recém-chegado

Mensagem por pmpv91 » 09 fev 2021, 10:37

Precisamente os sintomas do meu...

pmpv91
Recém-chegado

Mensagem por pmpv91 » 18 fev 2021, 22:51

nestas últimas semanas tenho andado só a gasolina e realmente a luz não acende.
não percebo mesmo nada de gpl, no entanto, li por aqui alguns casos de pessoal que tinha o mesmo problema que resolveram aumentando a mistura do gás na baixas rotações...
curiosamente pode ser o meu caso, porque das vezes que a luz acendia era sempre em circuito urbano, onde costumo ir muitas vezes em 5ª mudança, e a 60 ou 70 km/h abaixo das 2000 rpm, só com um pequeno encosto no acelerador.
Por outro lado, em auto estrada em circulação mais rápida nunca me acendeu.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 23 fev 2021, 09:55

Se a gasolina o carro anda bem e sem lâmpadas acesas, o problema tem que ser do GPL... E aparenta ser da afinação, diria eu...

powerfull
Cidadão Virtual
Registado: 22 fev 2015, 22:43
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: GOLF mk4 1.6 SR ++
Ano: 1999

Mensagem por powerfull » 23 fev 2021, 10:08

powerfull Escreveu:Prato do dia..ja estou a ver.. A mim é igual num golf 4 mas na verdade ainda nao fiz.nada...noto que quando acende a luz gasta mais e é mais.molengao ... Se andar a gasolina anda muito tempo sem dar chatisses , se andar a gpl passado um ou dois dias e la esta a luz ligada outra vez ...
Pessoal no meu golf troquei uns tubos do vaco e ficou como novo vai a caminho de 2 semanas e luz nada...

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk

pmpv91
Recém-chegado

Mensagem por pmpv91 » 23 fev 2021, 13:30

nestas últimas semanas tenho andado a gasolina (tem-me custado um pouco!) ontem fui para a arrábida (circuito: entrada e saída pela zona de azeitão) dei umas boas aceleradelas, não há luzes acesas, nem soluços, o que creio que seja realmente alguma má afinação no gás.

Responder