Carro hesita quando comuta

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

HugoSeixas
Utilizador Junior
Registado: 28 jul 2014, 21:18
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LquidSI
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra J 1.4
Ano: 2010

Re: Carro hesita quando comuta

Mensagem por HugoSeixas » 13 out 2021, 09:16

Ok, Assim que o carro voltar da oficina agendo a visita a um instalador para resolver o assunto. Obrigado.

HugoSeixas
Utilizador Junior
Registado: 28 jul 2014, 21:18
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LquidSI
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra J 1.4
Ano: 2010

Re: Carro hesita quando comuta

Mensagem por HugoSeixas » Ontem, 20:58

Boa noite.

Recebi hoje o carro da oficina, e como curioso que sou, fui ver em pormenor como estavam feitas as ligações. Aparentemente tudo normal.

Seguindo a sugestão do @lobito, dediquei-me a ligar e desligar fichas em injetores diferentes por tentativa e erro. Ao fim de 2 ou 3 trocas ficou o carro a trabalhar perfeitamente. Comecei por trocar cilindros 2 com 3 sem resultado, mas neste momento não sei se realmente os troquei. Depois troquei 1 com 4, e ao fazer a comutação melhorou, mas não ficou perfeito. Troquei novamente 2 com 3 e ficou perfeito. Apenas nesta última troca é que me apercebi que as fichas estavam numeradas.

Sendo que normalmente, e corrijam-me se estiver errado, os cilindros contam-se a partir da correia de distribuição, então parece-me que na oficina seguiram essa lógica e ligaram as fichas do 1 ao 4. O que acontece é que quando me apercebi da numeração, com o carro a trabalhar na perfeição a ficha 2 ficou no cilindro 3 e a ficha 3 no cilindro 2. Como não vi as outras não sei ao certo, mas parece-me que quando a instalação foi feita, colocaram a numeração das fichas no sentido contrário, o que me leva a concluir que sim, a oficina errou quando trocou a junta da cabeça, mas errou inadvertidamente porque seguiu um princípio diferente do seguido na instalação.

Desde já peço desculpa pelo extenso texto, mas acho que é sempre bom partilharmos as soluções dos problemas, nunca se sabe quando alguém pode ter um problema igual.

Responder