Instalação GPL Renault Laguna II 1.6 - RESOLVIDO

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
m_r_c
Utilizador
Registado: 03 nov 2008, 10:49
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim

Re: Instalação GPL sem luz ao fundo túnel - RESOLVIDO

Mensagem por m_r_c » 04 mai 2011, 11:38

CB_COBRA Escreveu:Esta solução até está muito bem feita, mas acho que se esqueceram de um pormenor...

e se por algum motivo o GPL acaba e o carro tem de andar a Gasolina durante uns km's? A centralina do carro vai andar sempre a pensar que o carro está com a temperatura de 0 a 5º não é?
Não, essa tal sonda de temperatura está definida para uma dada temperatura. Quando essa temperatura é atingida, o carro passa a ser controlado pela sonda original do carro.
Uma forma muito fácil de eu verificar isto é que só ao final de uns minutos de arranque a frio é que o meu manómetro da temperatura se mexe (e logo uns bons traços), pois só a partir daí começa a receber informação da sonda "correcta".

A partir daí tanto faz ser gasolina ou GPL pois ele lê a temperatura actual do motor desde que seja superior à estabelecida na sonda inserida.

Cumtps

CB_COBRA
Utilizador Frequente
Registado: 23 out 2008, 22:45
Distrito onde reside.: Portalegre
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 406 1.8 117cv Exec
Ano: 2003

Mensagem por CB_COBRA » 04 mai 2011, 22:37

e onde consegues arranjar uma sonda dessas térmica de 35º/45º?

Gostava de implementar esta solução no meu carro para ver se melhora a partida a frio também...

m_r_c
Utilizador

Mensagem por m_r_c » 05 mai 2011, 09:21

CB_COBRA Escreveu:e onde consegues arranjar uma sonda dessas térmica de 35º/45º?
Ora aí está uma boa questão ... :-? (Aliás cheguei a perguntar isso ao utilizador que colocou a imagem da montagem, mas nunca obtive resposta)
Eu percorri algumas casas no centro do Porto de componentes electrónicos e ninguém me conseguiu dizer onde arranjar tal peça. Aquilo que tive de fazer foi pressionar o instalador a resolver o problema, e não ser eu a tentar arranjar soluções. Deixei-lhe o esquema e ele lá conseguiu arranjar o material.

Aquilo que posso fazer é tentar ver no carro se a peça tem alguma referência/marca e colocar aqui...ou alguma foto.
Vou ver o que se arranja.

Cumpts

CB_COBRA
Utilizador Frequente

Mensagem por CB_COBRA » 05 mai 2011, 12:22

Ok agradecia se possivel uma foto para tentar ver que peça é essa...

o que encontrei foi isto, mas nunca de 35º/45º
http://www.sonigate.com/pt/product/show ... Fechado-50

m_r_c
Utilizador

Mensagem por m_r_c » 10 mai 2011, 09:03

Boas,

Peço desculpa pela demora em anexar fotos, mas não tive mesmo hipóteses antes.

É assim, marca da sonda não encontrei, mas também não consegui ver a parte de baixo porque a sonda está presa à cablagem. Tirei as seguintes fotos quanto à montagem.
Na 3ª foto vê-se a sonda regulável à esquerda e uma relé do lado direito que penso que deve fazer a alternância entre esta sonda e a sonda original do motor.
Na 4ª e 5ª foto vê-se uma ligação metálica a partir da sonda e que vai até ao motor (última foto, mesmo por cima da sonda original). Isto é que deve ler a temperatura do motor (tipo termopar).

http://img717.imageshack.us/i/dscn2311j.jpg/
http://img52.imageshack.us/i/dscn2312q.jpg/
http://img809.imageshack.us/i/dscn2314d.jpg/
http://img339.imageshack.us/i/dscn2313q.jpg/
http://img62.imageshack.us/i/dscn2316q.jpg/
http://img62.imageshack.us/i/dscn2317q.jpg/

(Só um pormenor, esta sonda apresenta escala de 30º a 90º, sendo que está definida para cerca de 20/25º. Quanto mais alta a temperatura, maior será o tempo que o carro leva a passar para a sonda original e consequentemente a consumir mais um bocado)

Qualquer dúvida disponham.

Cumpts

m_r_c
Utilizador

Re: Instalação GPL Renault Laguna II 1.6 - RESOLVIDO

Mensagem por m_r_c » 25 mai 2011, 14:29

Boas,

Apenas mudei o título do tópico para que seja mais fácil de identificar para quem tiver o mesmo carro (e problemas).
Caso pretendam posso falar da colocação desta sonda adicional do motor, num novo tópico e assim até servir para ajudar problemas semelhantes mas em carros diferentes. O que acham?

Já agora
CB_COBRA Escreveu:Gostava de implementar esta solução no meu carro para ver se melhora a partida a frio também...
conseguiste onde comprar a sonda? As fotos ajudaram?

Cumpts

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por PauloAns » 25 mai 2011, 14:32

:ymapplause: :ymapplause: :-bd :-bd :-bd

adminlvieira
Utilizador Junior
Registado: 19 jun 2010, 14:29
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 525i
Ano: 1990

Mensagem por adminlvieira » 30 mai 2011, 20:01

Tanto palpite, tantos mecánicos e instaladores pro e o homem gastou uma fortuna até chegar à solução...
Ou seja a culpa foi do instalador.... :clap: inicial

Parem de dar bitates das velas dos cabos, da revisão... do xpto... dessa forma evitam a pess, oa andar a gastar dinheiro desnecessário...
deem opiniões baseasas em factos
se é de x possiveis soluções a, b, c, d
se é de y possiveis soluçóes v, b, n

sendo que a a e a v serão sempre as mais baratas ou sem custo....

qualquer forum que se prese deveria era andar em cima de pessoas que dão soluções como remédios milagrosos, quando muitos nem sequer conhecem os carros e o motor em particular.

Ze Romao
Cidadão Virtual
Registado: 12 fev 2010, 16:25
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: BORA 1.6 16V
Ano: 2001

Mensagem por Ze Romao » 30 mai 2011, 20:26

adminlvieira Escreveu:Tanto palpite, tantos mecánicos e instaladores pro e o homem gastou uma fortuna até chegar à solução...
Ou seja a culpa foi do instalador.... :clap: inicial

Parem de dar bitates das velas dos cabos, da revisão... do XPTO ... dessa forma evitam a pess, oa andar a gastar dinheiro desnecessário...
deem opiniões baseasas em factos
se é de x possiveis soluções a, b, c, d
se é de y possiveis soluçóes v, b, n

sendo que a a e a v serão sempre as mais baratas ou sem custo....

qualquer forum que se prese deveria era andar em cima de pessoas que dão soluções como remédios milagrosos, quando muitos nem sequer conhecem os carros e o motor em particular.

:-@ :-@ :-ss :-ss @-) @-)
Cheira-me a AZIA!!! :-q

CB_COBRA
Utilizador Frequente

Mensagem por CB_COBRA » 01 jun 2011, 18:27

m_r_c Escreveu:Boas,

Já agora
CB_COBRA Escreveu:Gostava de implementar esta solução no meu carro para ver se melhora a partida a frio também...
conseguiste onde comprar a sonda? As fotos ajudaram?

Cumpts
Ainda não arranjei tempo para implementar a solução e procurar a sonda...

Dsvlg
Recém-chegado
Registado: 15 mai 2010, 19:57
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 1.6 16v
Ano: 2002

Mensagem por Dsvlg » 15 out 2011, 17:21

Boas Pessoal alguem tem o numero do M.R.C.?
Gostava de saber onde ele resolveu isto para lá ir tb pois tenho msm carro o msm sistema os msms probs e gostava mt de resolver isto.

JGON
Utilizador Junior
Registado: 17 jun 2016, 16:02
Distrito onde reside.: Aveiro

Mensagem por JGON » 20 out 2020, 13:17

Boa tarde a todos. Estou a ressuscitar este tópico porque há vários meses tenho um problema com um motor 1.6 de uma Renault Scenic de 2001, que até vai arrancando, mas que ora num dia funciona perfeitamente, ora noutro, quando sou obrigado a parar o carro(por ex. um Stop ou rotunda), ao baixar o pedal da embraiagem, a rotação cai e o motor desliga.
O estranho disto é não ser sempre, e acontecer tanto a GPL como gasolina, parece que a centralina fica perdida.
Mas em andamento tudo parece normal (felizmente), ao reduzir é que por vezes não aguenta o Relanti.

A solução poderá ser esta?

Obrigado.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 26 out 2020, 16:04

JGON Escreveu:Boa tarde a todos. Estou a ressuscitar este tópico porque há vários meses tenho um problema com um motor 1.6 de uma Renault Scenic de 2001, que até vai arrancando, mas que ora num dia funciona perfeitamente, ora noutro, quando sou obrigado a parar o carro(por ex. um Stop ou rotunda), ao baixar o pedal da embraiagem, a rotação cai e o motor desliga.
O estranho disto é não ser sempre, e acontecer tanto a GPL como gasolina, parece que a centralina fica perdida.
Mas em andamento tudo parece normal (felizmente), ao reduzir é que por vezes não aguenta o Relanti.

A solução poderá ser esta?

Obrigado.
Isso pode ser uma mera afinação deficiente... O carro já foi ao instalador?

JGON
Utilizador Junior
Registado: 17 jun 2016, 16:02
Distrito onde reside.: Aveiro

Mensagem por JGON » 18 set 2022, 17:10

Olá J Verne, desculpa a resposta tardia, mas não reparei que havia aqui nova mensagem.

Sim, já foi ao instalador várias vezes, mas digamos que é pouco comunicativo e nunca apontou nenhuma solução, diz que no sistema de Gpl tudo está bem e que a centralina do GPL orienta-se pela do carro.

O estranho é o problema não se repetir de forma consistente, mas pronto, também por isso "lá vamos remediando". 😞

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por PauloAns » 20 set 2022, 14:50

JGON Escreveu:
18 set 2022, 17:10
Olá J Verne, desculpa a resposta tardia, mas não reparei que havia aqui nova mensagem.

Sim, já foi ao instalador várias vezes, mas digamos que é pouco comunicativo e nunca apontou nenhuma solução, diz que no sistema de Gpl tudo está bem e que a centralina do GPL orienta-se pela do carro.

O estranho é o problema não se repetir de forma consistente, mas pronto, também por isso "lá vamos remediando". 😞
convinha teres um tópico só teu sobre este assunto....
mas se o técnico não encontra o problema é trocar de técnico
de cabeça, o meu laguna tb passou por isso
uma bateria mais potente ajudou imenso... já que se tivesse o AC ligado ele ia abaixo
depois foi a sonda lambda
e por fim o captor do volante, ou o sensor do conta rotações, mas o comportamento deste era não ligar o carro quando ele estava quente.

Responder