O ralenti a GPL

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

O ralenti a GPL

Mensagem por rdd48856 » 25 dez 2005, 16:23

Nos carros com centralina electrónica e sem “fly-by-wire”(sem cabo de acelerador) a regulação do ralenti é feita com recurso a um dos seguintes métodos. Por:
1)Através de actuação na posição da borboleta.

2)Motor passo-a-passo.

3)Solenóide rotativo.

4)Válvula de controlo de ar em função do ciclo de serviço.

5)Válvula de comutação do vácuo.

Qualquer um destes sistemas pode funcionar em conjunto com válvulas mecânicas capazes de fornecer um caudal de ar suplementar em condições de arranque a frio. Basicamente o objectivo dos mesmos é o de fornecer ar (à excepção do primeiro) através de um “by-pass” à borboleta, permitindo manter o motor em funcionamento quando o acelerador não está pressionado(ralenti) e portanto a borboleta está totalmente fechada. O problema é que a estequiometria do GPL(relação quantidade de ar/quantidade de combustível) é maior do que a da gasolina, para além de que o GPL é um gás, deslocando assim algum ar. E porque razão é isto um problema? Porque a centralina tem programado um determinado caudal de ar para determinadas condições de carga do motor(ar condicionado, corrente debitada pelo alternador, temperatura do motor, etc.). Este caudal que é óptimo para a gasolina pode não o ser para o GPL. O problema agrava-se ainda mais a frio, porque aqui a centralina está a enriquecer a mistura para compensar a condensação da gasolina e para acelerar o aquecimento do motor (o que a GPL é desnecessário). Resumindo o “mapa” de ar está adaptado à gasolina e não ao GPL. Isto pode ser mitigado enriquecendo a mistura a GPL(aumentando os tempos de injecção) mas dependendo do sistema de regulação do ralenti pode não ser possível obter um ralenti tão estável como a gasolina, sobretudo a frio. Existem circuitos electrónicos de regulação do ralenti que podem ajudar neste caso. Um outro aspecto importante é dos tempos de ignição, que são diferentes a GPL e a gasolina o que também dificulta a obtenção de um ralenti estável. Este problema pode ser resolvido com um PEA. De referir que os tempos de injecção a gasolina emitidos pela centralina da gasolina variam com todos estes factores, tornando difícil a afinação dos tempos de injecção do GPL, uma vez que o mapa de injecção do GPL não tem em conta estes factores, limitando-se a multiplicar os tempos de injecção da gasolina por um factor fixo, quer o motor esteja quente, quer esteja frio.
Em baixo esquema de um regulador do ralenti por motor passo-a-passo.
Motor do ralenti3.jpg
Motor do ralenti3.jpg (75.43 KiB) Visto 2828 vezes
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

manecas
Utilizador Frequente
Registado: 11 abr 2005, 09:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Modelo: Corolla 1.3 liftback
Ano: 1999

Mensagem por manecas » 25 dez 2005, 19:15

Caro RDD
A tal explicação que todos aguardávamos há tanto tempo veio em jeito de prenda de Natal. Agradecido. Apesar de tudo considero-me um sortudo por ter um relantin a quente 99% estável. A frio será sempre para " esquecer" e portanto continuarei a andar a gasolina até aquecer, se estiver no pára-arranca.
Abraços
Toyota Corolla 1.3 L/B 1999
Kit aspirado c/ centralina Landi Hartog. Com flashlub.
Ford Fiesta 1.1 1990
Kit aspirado BRC. Com LT Lubrificator.

Cali
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2005, 10:39
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 406 coupe
Ano: 1998

Mensagem por Cali » 31 dez 2005, 00:17

obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, Rdd.

Atrevo-me a colocar-te a questão de outra forma, como se tivesse acabado de chegar aqui, com um ralenti instável, e não percebesse nada do assunto :

"Rdd, o meu ralenti está uma miséria. O que é que eu devo dizer e ordenar (repara, não disse 'pedir', trata-se mesmo de uma imposição... :wink: ) ao meu instalador para fazer ?

1 - instalar um PEA (processador electronico de avanço da ignição) ?

2 - Afinar a centralina?

3 - as duas hipoteses anteriores ?

4 - nenhuma das 3 anteriores, (portanto não percebi nada, e preciso que me digas o que fazer).

:wink:
"Esta assinatura está em processo de privatização. Aceitam-se ofertas.
--------------------------------------

marcor6
Recém-chegado
Registado: 14 jan 2006, 17:16

Mensagem por marcor6 » 14 jan 2006, 17:23

Boa tarde o meu carro a quente tem um bom comportamento mas enquanto não atinge uma certa temperatura a gás vai-se abaixo quando acelero, mas o relatim está sempre bom frio ou quente mas a frio quando vou para acelerar o carro se não der umas aceleredelas repititivas ele vai-se abaixo. Porque será?

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 16 jan 2006, 21:31

Conto ter novidades para si nos próximos dias.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

manel_pereira
Utilizador Junior
Registado: 14 out 2005, 16:12
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por manel_pereira » 10 fev 2006, 14:59

O meu carro agora quando desacelero o relanti desce muito mas depois estabeliza, mas por vezes vai mesmo abaixo, é alguma coisa que eu possa afinar ?
Eu Kia um GPL..., KIA RIO 1.3 LS, da-lhe Gazzzzzz

hard
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2005, 15:37
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Landi
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 850 GLT
Ano: 1996

Mensagem por hard » 10 fev 2006, 15:19

Também acontece a gasolina?
Volvo 850 GLT 1997 - Landi Omegas
Opel Astra Sedan 1.4T GPL 2018 - instalação de fabrica

FLP
Cidadão Virtual
Registado: 03 dez 2005, 19:09

Mensagem por FLP » 10 fev 2006, 15:33

manel_pereira Escreveu:O meu carro agora quando desacelero o relanti desce muito mas depois estabeliza, mas por vezes vai mesmo abaixo, é alguma coisa que eu possa afinar ?

Tu não, mas o instalador sim com o pc ligado.

Bisgas
Utilizador
Registado: 09 ago 2005, 13:17
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Lancer Combi Sport
Ano: 2005

Já percebi!

Mensagem por Bisgas » 10 fev 2006, 16:26

Já tinha postado noutra secção (secção, e o link não é externo, é pró meu post) mas agora já fiquei a perceber o meu problema. Tenho um Megane 1.6 16v e já pensava que me tinham feito o trabalhinho mal feito... :arrow:

Obrigado. Agora só falta perceber como é que hei-de resolver o problema... :roll:

Bisgas
Utilizador
Registado: 09 ago 2005, 13:17
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Lancer Combi Sport
Ano: 2005

Mensagem por Bisgas » 10 fev 2006, 16:30

Epá, desculpem lá o xarope, mas é "ralenti" e não "relantin". Há que chamar os bois pelo nomes, ou qualquer dia nem eles nos entendem... :twisted:

FLP
Cidadão Virtual
Registado: 03 dez 2005, 19:09

Mensagem por FLP » 10 fev 2006, 16:34

Megane Escreveu:Epá, desculpem lá o xarope, mas é "ralenti" e não "relantin". Há que chamar os bois pelo nomes, ou qualquer dia nem eles nos entendem... :twisted:

Depende da zona de onde falas :lol: :lol: :lol:

manel_pereira
Utilizador Junior
Registado: 14 out 2005, 16:12
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por manel_pereira » 10 fev 2006, 17:00

So acontece a gpl.
Eu Kia um GPL..., KIA RIO 1.3 LS, da-lhe Gazzzzzz

Beetle
Utilizador Junior
Registado: 24 abr 2006, 21:36
Distrito onde reside.: Santarém

Re: O relantin a GPL

Mensagem por Beetle » 21 jun 2006, 22:59

rdd48856 Escreveu:Nos carros com centralina electrónica e sem “fly-by-wire”(sem cabo de acelerador) a regulação do relantin é feita com recurso a um dos seguintes métodos. Por:
1)Através de actuação na posição da borboleta.

2)Motor passo-a-passo.

3)Solenóide rotativo.

4)Válvula de controlo de ar em função do ciclo de serviço.

5)Válvula de comutação do vácuo.
...
E carros de carburador? as peças de museu tb contam sff!

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 22 jun 2006, 13:47

Não tenho nada contra, mas tenho pouco tempo, por isso não aprofundo muito carros de carburador e sistemas aspirados....

mario cristino
Utilizador Junior
Registado: 27 mar 2006, 16:10

Mensagem por mario cristino » 22 abr 2007, 18:58

tenho exactamente o mesmo problema no meu rav4(quando desacelero embraiado vai quase abaixo passado 4 ou 5 segundo volta ao relanti normal
já fui ao meu instalador fazer uma revisão aquilo e está tudo normal
é um lovato instalado em 1998 com 130mil kms
alem disso custa a pegar de vez em quando
se tiver a gasolina nada disto acontece
ando mesmo a atrofiar com o sistema de gpl porque é de lá o problema...axo que vou comprar outro(carro e sistema)

Responder