O ralenti a GPL

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
hugosousa
Recém-chegado
Registado: 07 dez 2012, 09:38
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Ford
Modelo: ka 1.2 tittanium
Ano: 2009

Re: Ao desengatar vai a baixo

Mensagem por hugosousa » 11 out 2013, 09:00

Ola a todos...
Não sei se alguem me pode ajudar....mas coloquei o meu KA de 2009 a gpl, em termos de consumos foi a melhor coisa que podia ter feito, so que hesiste um problema que não me conseguem resolver... O carro ao desembraiar em andamento para travar ou parar alguma vezes vai a baixo... ou por vezes basta o vidro tar fechado e carregar no botão para o fechar o motor vai a baixo... alguem me pode ajudar!?!? foi perda de potencia!?!? qual a solução!?!?!
Muito Obrigado

hugosousa
Recém-chegado
Registado: 07 dez 2012, 09:38
Distrito onde reside.: Braga
Marca do Veículo: Ford
Modelo: ka 1.2 tittanium
Ano: 2009

Ao desengatar vai a baixo

Mensagem por hugosousa » 11 out 2013, 09:01

Ola a todos...
Não sei se alguem me pode ajudar....mas coloquei o meu KA de 2009 a gpl, em termos de consumos foi a melhor coisa que podia ter feito, so que hesiste um problema que não me conseguem resolver... O carro ao desembraiar em andamento para travar ou parar alguma vezes vai a baixo... ou por vezes basta o vidro tar fechado e carregar no botão para o fechar o motor vai a baixo... alguem me pode ajudar!?!? foi perda de potencia!?!? qual a solução!?!?!
Muito Obrigado

timfusion
Cidadão Virtual
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: VECTRA 2.2
Ano: 2003

Re: O ralentin a GPL

Mensagem por timfusion » 11 out 2013, 09:04

Hugo, isso é apenas uma afinação no sistema. Passe no instalador, que ele coloca na máquina e resolve.

Aproveita e dê uma olhadinha nas velas ;)
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA

voltinhas
Cidadão Virtual
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagem por voltinhas » 15 out 2013, 11:30

Ver também a bateria....
Cumps.

emanuelae86
Utilizador Frequente
Registado: 11 fev 2006, 19:42

Re: Ao desengatar vai a baixo

Mensagem por emanuelae86 » 06 nov 2013, 10:17

hugosousa Escreveu:Ola a todos...
Muito Obrigado

É muito provavelmente ajuste do sistema GPl a gasolina tens os mesmo sintomas ?

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 24 fev 2014, 23:58

Passaram uns meses desde que apresentei aqui o meu problema, mas ninguém me indicou uma solução.
Resolvi e atrás e ler todo o topico desde o início. Mas pelo que parece também ninguém tinha um problema igual ao meu.
O meu carro acelera. Ou seja, esteja ao ralenti ou a andar... acelera sozinho.
O mais frequente por aqui é o carro desligar. Mas esse problema eu tive mesmo antes de intalar o gpl. Bastou substituir o dispositivo que regula o ar ao ralantin. No entanto, varias de outras coisas aqui indicadas podem ser a solução para isso.
Entretanto parece que descobri a solução para o meu problema... se houver alguem interessado em saber, posso expor aqui ... mas apesar de ja ter resultados ainda ando a testar.

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 25 fev 2014, 00:00

é para isso que serve o forum
mas confesso que não faço ideia do que podia ter sido....
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 fev 2014, 11:04

PauloAns Escreveu:é para isso que serve o forum
mas confesso que não faço ideia do que podia ter sido....
Sem duvida que é para isto que existe o forum. É importante apresentar a solução para os problemas quando os temos. Coisa que muitas vezes nos esquecemos...
Agora com mais tempo e ainda com alguma insegurança, aproveito para explicar todos os pormenores:
Foi só depois da instalação do GPL, com os problemas de o carro desligar resolvido, que me apercebi de que ele acelerava sozinho. O que de imediato me levou a pensar que seria do GPL. Recorrendo ao instalador para verificar a afinação, concluiu-se que nada estava errado. Também os equipamentos de diagnóstico não indicavam qualquer problema ou avaria. E acabamos por verificar que a gasolina acontecia o mesmo.
Sem tempo da minha parte para aprofundar o assunto, lá me habituei à situação. Se bem que me incomodava também pelo maior consumo. Chegava a parar num semáforo e o carro ficar a acelerar às 3000 rpm. Depois passava e voltava a acontecer meia hora depois noutra situação.
O mecanico dizia-me que deveria ser um sensor que dava informação errada a centralina. O problema era descobrir qual. O próximo passo seria andar uns dias com um aparelho de diagnostico ligado... nada prático.
Sugeriu-me trocar o medidor de massa de ar. Lá consegui arranjar um emprestado e chegamos a conclusão que nao era esse o problema.
Entretanto numa consulta directamente no google cheguei a um forum, em que num tópico já com uns anos, alguém se queixava exactamente do mesmo, num Peugeot, mas tal situação só se verificava durante o inverno.
Pensando melhor nas situações em que o problema se manifestava, conclui que fazia todo o sentido, ser o sensor de temperatura do ar de admissão que enganava a centralina. De imediato experimentei desliga-lo. O que implica a luz de avaria eletrica no painel, mas o carro ficou a funcionar perfeitamente. Andei assim uns dias, sem qualquer problema. O ralanti desce rapidamente para as 750/800 rpm e em situação alguma o carro fica acelerado. Notei apenas que a meio da tarde, com a temperatura ambiente mais elevada que o ralanti começou a ficar mais baixo.
Estando o este sensor desligado a centralina não pode contar com esta informação... o que para as temperaturas atuais parece resultar, mas possivelmente de verão teria o carro a desligar-se. Ou talvez não. Seja como for, voltei ao mecanico para lhe apresentar a minha conclusão. analizando no aparelho de diagnostico a temperatura indicada neste sensor, concluiu-se que de facto estava um pouco elevada em relação ao ar ambiente isso só por si não permite concluir mau funcionamento, pois o carro tem o deposito de agua, próximo da caixa do filtro e mesmo por baixo do tubo do ar onde está o sensor passa um tubo de agua quente. Existe sempre alguma temperatura transmitida a caixa e tubo de ar em especial com o carro ao ralanti e parado em que o fluxo de ar no interior é menor.
Seja como for, decidi comprar um sensor destes novo (20 euros). Substitui e ficou tudo a funcionar perfeitamente.
As rotações não descem tão rapidamente como com o sensor desligado. faz uma pausa de uns 3 segundos nas 1100, mas depois desce lentamente para as 800 rpm. Perfeito!
Não voltei a oficina ainda para medir a temperatura no diagnostico dada pelo novo sensor, mas já verifiquei a resistência eletrica de um e de outro. O velho dá 2,4Kohms enquanto o novo dá 1,9K ohms... Esta diferença resulta numa temperatura bem diferente. Osensor velho indicava 27 graus, com uma temperatura ambiente de 12 graus...
Apesar disto, porque está dependente de um pequeno componente tão sensível, tenho alguma insegurança na conclusão, mas a verdade é que o carro está a funcionar agora perfeitamente.
Concluindo: qualquer problema de ralanti, vale a pena verificar o funcionamento do sensor temperatura de admissão. É um dispositivo simples mas sensível. No caso do meu, custou 20 euros, mas a verdade é que qualquer técnico de electrónica consegue identificar o componente electrónico e substitui-lo por meia dúzia de centimos.
Anexos
sensor.jpg
O sensor de temperatura
(19.76 KiB) Transferido 53 vezes

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Mensagem por Gasado » 25 fev 2014, 11:23

Ainda bem que isso ficou porreiro.
Obrigado pelo trabalho a descreve a coisa. Poderá ser útil no futuro para alguém!
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=14646

DiogoB
Cidadão Virtual
Registado: 20 jun 2013, 10:07
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do Veículo: Mazda
Modelo: 6
Ano: 2005

Mensagem por DiogoB » 25 fev 2014, 11:50

É mesmo para isso que servem os fóruns, sem dúvida.

Vou dar mais uma dica para casos parecidos.

Para os carros com ficha obd e obd II, há uns aparelhos baratinhos que se compram e que verificam os erros. Alguns funcionam por Bluetooth ou cabo e permitem ligar ao pc e com uma aplicação simples do android (ou software pc) indicam os parâmetros todos do carro. Isto inclui esta temperatura de admissão.

Uma forma simples de verificar se os sensores de temperatura estão bons é ligar o aparelho de manhã antes de ligar o carro, verificar se os sensores da água e do ar estão à mesma temperatura (temperatura ambiente), ligar o carro e ir vendo a temperatura a subir. A água deve estabilizar nos 88-90 ºC e o ar deve subir um pouco devido ao trabalhar do motor, mas não demasiado.

Tenho um aparelho destes que me custou 15 euros e já me safou de muitas, para não dizer que nunca falhou um erro em nenhum carro e apagou todos igualmente depois de arranjados... já para não dizer que ligar o carro à máquina custa no mínimo uns 25 euros...

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 25 fev 2014, 13:24

DiogoB Escreveu:É mesmo para isso que servem os fóruns, sem dúvida.

Vou dar mais uma dica para casos parecidos.

Para os carros com ficha obd e obd II, há uns aparelhos baratinhos que se compram e que verificam os erros. Alguns funcionam por Bluetooth ou cabo e permitem ligar ao pc e com uma aplicação simples do android (ou software pc) indicam os parâmetros todos do carro. Isto inclui esta temperatura de admissão.

Uma forma simples de verificar se os sensores de temperatura estão bons é ligar o aparelho de manhã antes de ligar o carro, verificar se os sensores da água e do ar estão à mesma temperatura (temperatura ambiente), ligar o carro e ir vendo a temperatura a subir. A água deve estabilizar nos 88-90 ºC e o ar deve subir um pouco devido ao trabalhar do motor, mas não demasiado.

Tenho um aparelho destes que me custou 15 euros e já me safou de muitas, para não dizer que nunca falhou um erro em nenhum carro e apagou todos igualmente depois de arranjados... já para não dizer que ligar o carro à máquina custa no mínimo uns 25 euros...
eu tenho um que no daewoo me dava geito mas agora não me serve para nada. porra do peugeot 807 funciona de maneira diferente...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

pauloasbrito
Cidadão Virtual
Registado: 29 dez 2008, 14:57
Modelo: 323f ba 1.5cc 90cv
Ano: 1998

Mensagem por pauloasbrito » 25 fev 2014, 18:32

Excelente dica
http://i194.photobucket.com/albums/z100/pauloasbrito/ba1.jpg
http://images.spritmonitor.de/386629.png

DiogoB
Cidadão Virtual
Registado: 20 jun 2013, 10:07
Distrito onde reside.: Coimbra
Modelo: 6
Ano: 2005

Mensagem por DiogoB » 25 fev 2014, 19:13

A verdade é que o android democratizou um pouco a coisa, faço isto com um telemovel... com a aplicação Torque.
Volta e meia vejo se os valores monitorizados fazem sentido, para ter ideia se está tudo ok.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 26 fev 2014, 17:59

Ora ai está uma coisa que eu não sabia. Não fazia ideia que se arranjava uma coisa dessas a esse preço.
Já teria dado com o problema há muito tempo.
Os carros atuais estão cheios de sensores e dispositivos electrónicos. Isso dá mesmo muito jeito.
Obrigado pela dica.

Zeluis
Utilizador Junior
Registado: 19 abr 2014, 18:14
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: nao sei
Marca do Veículo: Suzuki
Modelo: Grand vitara
Ano: 1999

Mensagem por Zeluis » 12 mai 2014, 21:47

e para essa aplicação funcionar é preciso ligar alguma coisa na ficha do carro? :/

Responder