DDT4ALL Dacia (Reset Serviço, ativar CB, Etc)

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
Vilson
Cidadão Virtual
Registado: 27 jul 2012, 10:32
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Sandero/Logan MCV II
Ano: 2018

DDT4ALL Dacia (Reset Serviço, ativar CB, Etc)

Mensagem por Vilson » 28 nov 2018, 14:44

Boas
Há alguns dias encontrei na net este software que permite alterar alguns parâmetros nos nossos Dacia/Renault. Se usarmos com o devido cuidado, é fácil acrescentar funcionalidades ou alterar outras. Porque me fartei de procurar e não encontrei nada em Português, e porque também gosto quando alguém se dá ao trabalho de partilhar o que sabe, vou partilhar aqui o que tenho feito com este programa e como fiz. Como é lógico tenho que frisar que este software se for mal utilizado pode danificar o veiculo pelo que que cada um faz os procedimentos que entender, à sua responsabilidade.

DDT4ALL (open source)
https://github.com/cedricp/ddt4all
Versão Dacia - Com todas as ECU's (É a que estou a usar. A diferença entre os dois instaladores do ZIP é o tema, normal ou escuro)
https://cloud.mail.ru/public/DMbb/SFDrR ... /Dv56qR2Ku

É necessária uma ficha ELM327 (USB, Bluetooth, WIFI) com alguma qualidade.

1- Instalar o software
2- Conectar/emparelhar a ELM327
3- Abrir o DDT4ALL
https://drive.google.com/open?id=1VfB5I ... 3uge8nxcwK
4- Seleccionar qual a porta de ligação e o tipo de interface
5- Verificar a caixa "I'm aware that i can harm my car if badly used" e clicar em "Connected mode"
6- No canto superior esquerdo onde está "ALL - DACIA CARS" selecionar "Logan/sanderoII" e clicar em procurar (Aguardar até a barra amarela em baixo atingir 100%)
7- Apartir daqui têm todas as ECU's disponiveis para o veiculo, tendo apenas de selecionar a que pretendem e enviar os comandos.

Ativar o computador de bordo completo (só vai indicar valores de consumo quando circular a gasolina)
https://drive.google.com/open?id=1oA2Z8 ... APW_apYVwn

1- Selecionar a ECU "TDB" > "GB Cluster" (2 cliques) e voltar a selecionar no quadro abaixo.
2- Selecionar "Instrument Cluster" > "Change Configurations"
3- Ativar o "Expert Mode" para poder escrever as alterações (Boneco do einstein, canto superior esquerdo)
4- Na Linha onde está "Board Computer" deverá constar "without" > alterar para "Volume/Distance", clicar no rectangulo amarelo que diz "Board Computer" e depois em baixo no "Save".
Vão ouvir um beep, as luzes do painel piscam e apartir daí já têm as opções em falta no CB.

Desativar a função de ativação do limpa-vidros traseiro quando engrenam a marcha-atrás
https://drive.google.com/open?id=1aSnC2 ... bndvyKejis

1- Seleccionar ECU "UCH" > "T4 VS BCM DDT v29" (2 cliques) e voltar a selecionar no quadro abaixo.
2- Selecionar "Rear Wiper" > "Rear Wiper - Configuration"
3- Ativar o "Expert Mode" para poder escrever as alterações (Boneco do einstein, canto superior esquerdo)
4- Na primeira linha onde diz "Linked_With_Reverse_CF" no valor write selecionar "False" e clicar em "Send"

Ativar Temperatura do motor no CB
https://drive.google.com/open?id=1KxSFG ... V-A9yEgoKR

1- Selecionar a ECU "TDB" > "CLUSTER v4.9" (2 cliques) e voltar a selecionar no quadro abaixo.
2- Selecionar "GENERAL CONFIGURATION" > "Configuration 2"
4- Na primeira linha alterar para "EngTemp is present", clicar em "write EngTemp" e depois em "Aknowledge modifications" (Não usar o botão "Write all" uma vez que vai gerar erro no CB)

Ao ativar esta opção vai aparecer no CB um campo "t " e uns 1's. Isto não significa que a temperatura é 1º ou 11º, etc.. São barras e cada uma corresponde a uma faixa de temperatura.
Segundo o que vi em fóruns internacionais será o seguinte:
"t" - Abaixo de 25ºc
"t I" - 25 - 49.9ºc
"t II" - 50 - 74.9ºc
"t III" - 75 - 92.9ºc
"t IIII" - 93 - 102.9ºc
"t IIIII" - >103ºc

https://drive.google.com/open?id=1Nev4B ... M_ufOrVu_P

Reset Serviço (Instruções do site dacianer.de)

1- Selecionar a ECU "TDB" > "Cluster X52_X67_X79_X92_V5.0" ou "T4 CLUSTER RU BR V3.5" (2 cliques) e voltar a selecionar no quadro abaixo.
2- Selecionar "GENERAL CONFIGURATION" > "Configuration entretien et odométrie"
4- Escrever os valores desejados e clicar em "prise en compte des configurations" (Também é possivel usar o botão RAZ Vidange para redefinir os valores).

Ativar outras funções (Fog Parking Light, Cornering, Coming home/Leaving home (Instruções do site dacianer.de)

1- Selecionar a ECU "UPC-EMM" > "EMM2 T4_VS_DDT_SW5_V2" (2 cliques) e voltar a selecionar no quadro abaixo.
2- Selecionar o campo respectivo e alterar os valores para "true"
Cornering e/ou Luz de estacionamento

Nbx_cornering_CF > True / Fog_Parking_Light_CF > True

External_Lighting_Welcome_Goodbye

Nbx_welcome_goodbye_CF > True

Reset de Serviço com PyClip Android

Link do software:
https://cloud.mail.ru/public/mAXA/Ebro9YJHa

How-to em pdf:
Dacia_Reset_Servico_pyclip-min.pdf
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Vilson em 10 set 2020, 12:42, editado 6 vezes no total.

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Re: DDT4ALL Dacia (ativar CB)

Mensagem por Gasado » 28 nov 2018, 16:15

OBRIGADO!!
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por chorao » 28 nov 2018, 22:40

Supostamente o meu Clio II não tem CB (apenas mostra horas, radio e temperatura)... Mas será que tem e está apenas desativado?? É de 2004 não devo ter essa sorte mas existem versões que têm.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 28 nov 2018, 23:37

Antes de mais quero agradecer imenso por ter partilhado este conhecimento. Imagino as horas de pesquisa a que isso obrigou. Em seguida, se bem entendi, em teoria usando esse software podemos fazer o carro actualizar o nível de combustível sempre que se liga o carro. Evitando assim a necessidade de instalar um emulador.
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 29 nov 2018, 08:02

ricardo_fcr2005 Escreveu:
28 nov 2018, 23:37
...em teoria usando esse software podemos fazer o carro actualizar o nível de combustível sempre que se liga o carro. Evitando assim a necessidade de instalar um emulador.
Julgo que não.
Pelo que pude explorar, penso que consegues é aplicar um fator de correção para o calculo de consumos do CB (só é util para carros convertidos uma vez que os instalados de origem não apresentam valores a GPL). Isto em teoria fará com que os consumos calculados a GPL sejam muito próximos do real.

De qualquer forma o software tem um modo DEMO em que podes explorar todas as opções sem estar ligado a nada.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 29 nov 2018, 13:43

@Vilson, o meu Dácia não trás caixa EDC, será que com este software consigo que passe a usufruir da mesma...?.

Agora a sério, o meu Duster não traz indicador de temperatura do motor, será possível fazê-la aparecer no CB ?.

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 29 nov 2018, 14:14

@ricardo_fcr2005
Andei a ver as opções e talvez se consiga fazer o que dizes. Há um campo no cálculo do combustível no depósito que se pode escolher "without petrol flow".

@mpsfilho
A temperatura pode dar ou não. No meu Sandero 2018 apareceu (a foto que está no tópico é do meu), mas na minha Logan MCV 2017 o comando da erro. Só experimentando é que se sabe.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 29 nov 2018, 15:03

Vilson Escreveu:
29 nov 2018, 14:14
@ricardo_fcr2005
Andei a ver as opções e talvez se consiga fazer o que dizes. Há um campo no cálculo do combustível no depósito que se pode escolher "without petrol flow".

@mpsfilho
A temperatura pode dar ou não. No meu Sandero 2018 apareceu (a foto que está no tópico é do meu), mas na minha Logan MCV 2017 o comando da erro. Só experimentando é que se sabe.
Bem haja pela ajuda, mesmo que dê não seria eu tentar, sou pouco dado a mexer nestas tecnologias :D

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 29 nov 2018, 21:27

Eu parti do principio que essa opção estaria disponível por nos modelos a GPL de fábrica o nível de gasolina não baixar quando se circula a GPL. Mas posso ter partido de um pressuposto errado.
Seja como fôr, fiquei muito interessado nas potêncialidades desse software. Até já andei a vêr quanto custam os cabos :D
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 30 nov 2018, 09:49

ricardo_fcr2005 Escreveu:
29 nov 2018, 21:27
Eu parti do principio que essa opção estaria disponível por nos modelos a GPL de fábrica o nível de gasolina não baixar quando se circula a GPL. Mas posso ter partido de um pressuposto errado.
Seja como fôr, fiquei muito interessado nas potêncialidades desse software. Até já andei a vêr quanto custam os cabos :D
Não são necessários cabos. Basta uma Ficha ELM327 v1.5 Bluetooth comum (com um mínimo de qualidade) que te custa 5-10€.
A ficha Bluetooth tem ainda a vantagem de ter sempre no carro e em caso de anomalia basta sacar do telefone e ver o que se passa com o "torque", por exemplo. Assim ficas a saber se podes ou não continuar a viagem quando aparece uma luz no painel.

chip2
Utilizador Junior
Registado: 12 jun 2020, 13:51

Mensagem por chip2 » 12 jun 2020, 14:05

Olá a todos

Em primeiro lugar agradeço a quem ajuda e e congratulo quem entende disto.

Estou com um problema, troquei o óleo ao sandero e passado um tempo acendeu uma luz... Pesquisei e no meu modesto e parco entender, encontrei alguns videos de como resetar a luz de serviço (mudança de oleo). Bom! Nenhum modo resultou.

Em Junho de 2019 acabei por ir ao representante, "levei uma ensaboadela", que perdi a garantia, etc. Mas simpaticamente resetaram isto.

Passado um ano, eis que volta de novo a mesma questão... Como resetar o serviço?

Este Dacia é 2018 e não trás o modo de medir consumos, etc. só dá para alterar a hora e colocar o odometro parcial a zero.

Hoje em pesquisa dei com este post, que mais uma agradeço... Somente eu não sei se há com os procedimentos acima mencionados, forma de contornar o problema do reset? ou haverá uma forma mais simples? Ou seja para quem sabe tipo o Mestre Vilson, isto iria ser "canja" :clap:

Agradeço qualquer dica e antecipadamente sempre grato.

chip2
Utilizador Junior

Mensagem por chip2 » 13 jun 2020, 09:03

Boas

Fiz tudo como descrito e nada consegui.

Só queria desligar o limpador trazeiro e colocar media de consumo.

Obrigado

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 15 jun 2020, 07:28

chip2 Escreveu:
13 jun 2020, 09:03
Boas

Fiz tudo como descrito e nada consegui.

Só queria desligar o limpador trazeiro e colocar media de consumo.

Obrigado
Boas
Mas deu algum erro? É que o meu Sandero também é de 2018 e funcionou tudo bem.
Quanto à média, faz com uma app que é melhor. Se ativares o CB completo ficas com um monte de opções e é chato andar a passar aquilo tudo para, por exemplo, ver o relógio ou depois ir aos km totais. Ficas com o CB cheio de opções a marcar zero, porque ele a GPL não mostra valores, só dá erro.

chip2
Utilizador Junior

Mensagem por chip2 » 16 jun 2020, 17:11

Olá

Muito obrigado pela resposta Amigo.

Há este aplicativo (DDT4LL Dacia) para android? se sim, onde posso sacar isto?

Pois, não sei bem o que estava a acontecer, ou seja, não encontrei esta aplicarão para o telemóvel (DDT4LL Dacia), então instalei no PC (portátil) daqui https://cloud.mail.ru/public/AKKW/Dv56qR2Ku.
Depois de instalado no PC, coloquei a ficha ELM. emparelhei via Bluethoth... Ficou tudo muito lento (comunicação)... Estranhei também o facto de estar a indicação de "Volume/Distance" activo. Pois como eu disse, no carro não tenho activo os consumos.
Também o limpador traseiro constava já como o Amigo descreve para colocar. Quando na realidade, quando colocas a marcha atrás este liga.

Pois, não sei porque não consigo, sendo que com o telemóvel tenho uma aplicação car scaner que consigo aceder e ter leitura em tempo real rotações etc. Mas o aplicativo é diferente do que descreves, pelo que não sei como proceder.

Obrigado por qualquer esclarecimento adicional :clap: ;)

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 16 jun 2020, 20:51

Estas a usar o "Connected mode"? (Há um modo Demo que não altera nada) Não podes esquecer de carregar no Einstein para poder escrever as alterações. Segue a risca os passos que tem que funcionar.
Eu só faço estas operações duas vezes por ano. Desactivo tudo quando vou à revisão e volto a activar quando chego a casa. Tem funcionado sempre bem.
Quanto ao reset da revisão, sei que dá para fazer mas ainda não averiguei isso porque tenho um interface Renault CLIP.

Responder