Que kit escolher?

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
mchipelo
Recém-chegado
Registado: 06 nov 2014, 19:09
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: SemGPL
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 1.6 16v
Ano: 2000

Que kit escolher?

Mensagem por mchipelo » 21 ago 2019, 10:49

Boas a todos,

Adquiri uma Ford Tourneo Courier equipada com o Ecoboost 1.0 de 100cv
tendo como prespectiva a possibilidade de coloca-la a GPL. O carro que tinha
anteriormente estava a GPL e dado o meu grau de satisfação pretendia seguir o mesmo caminho.

Infelizmente o instalador com quem trabalhei anteriormente (Cuco Autogás de Ovar), não trabalha com
estes motores.

Já obtive 2 orçamentos com valores muito dispares, sendo um equipado com injecção liquida e outro com um kit gasoso.
Falamos numa diferença de valores de 1000€ entre instalações..dado que normalmente fico com os carros uns 4 anos e faço +/- 20000km por ano,
é-me dificil justificar o investimento do kit liquido..

O kit liquido é o da Prins DLM 3.0 para 2800€;
O kit gasoso é um Zavoli e fica em 1800€;

Ambos os instaladores têm bom feedback aqui no fórum...
No caso do gasoso, já vi fotos de uma carrinha igual com o kit instalado no Facebook do instalador.
Indicam que gastará +/- 10% de gasolina. Dado que o carro gasta ~6.7L/100km isso vai traduzir-se num consumo final de quanto?

Qual escolhiam?

Desde já agradeço a vossa atenção

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Que kit escolher?

Mensagem por mpsfilho » 21 ago 2019, 12:36

Bem-vindo,

Eu iria para o gasoso... são muito menos € e as diferenças de funcionamento muito idênticas, os consumos também serão semelhantes.

No gasoso 10% de consumo a gasolina equivale a cerca de 0,8 L aos 100/kms.

Nada sei sobre a fiabilidade do Zavoli, quanto há Prins também existe gasoso embora seja mais caro cerca de 2200€, agora é fazer contas há vida :)

Renault19
Utilizador
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 21 ago 2019, 21:25

Eu acho a solução da injeção liquida interessante, por usar o injetor original de gasolina e prescindir do vaporizador.
Mas em conversa com um instalador, que passo a sugestão, nesta data se encontra com um stand de exposição muito interessante na Feira de S Mateus em Viseu, com carros instalados e depositos recortados para vermos o interior, desaconselhou os kits líquidos. Diz que têm dado muitos problemas...

Há alguns relatos desses problemas aqui no fórum, designadamente com motor Volkswagen.

E porquê zavoli e não marcas preferidas pelos construtores de automóveis a Gpl novos como a BRC ou a LandiRenzo ?

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 21 ago 2019, 22:03

Renault19 Escreveu:
21 ago 2019, 21:25
Eu acho a solução da injeção liquida interessante, por usar o injetor original de gasolina
Por falar em injetores, os motores DI terão um injetor por cilindro ou, um único para os diversos cilindros?

Eu acho bom nestes motores, no caso do sistema gasoso terem injetores para cada sistema, assim, se avariarem os de GPL o motor continua a poder funcionar a gasolina.
Já nos líquidos se avariarem os originais... avariam para os dois combustíveis... é uma outra forma interessante de encarar as probabilidades :)

Renault19
Utilizador

Mensagem por Renault19 » 22 ago 2019, 08:25

Eu não percebo muito disto, mas essa, acho que sei:
Então, desde os sistemas de injecção multiponto, há sempre um injector por cada cilindro. Seja de injecção directa ou indirecta.

A diferença nestes motores modernos de injecção directa é que o injector está colocado dentro do cilindro onde é feita a combustão. A injecção de gasolina faz-se a alta pressão, com vantagem na eficiência de combustão e consumo.

Se colocarmos um sistema gasoso num motor de Injecção Directa, ao que consta, mais fiável, transformamos este motor num de "injecção indirecta a GPL", pois os injectores são colocados no colector de admissão. Logo, perde-se a vantagem do sistema original a gasolina.

Em todo o caso não deixa de ser estranho que as marcas com maior reputação no mercado (aquelas que mencionei) ainda não tenham sistemas de injecção liquida a GPL. Talvez, precisamente, pela falta de fiabilidade dos sistemas.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 22 ago 2019, 09:47

Pois bem @Renault19, é que lá mais atrás como falaste no singular interpretei que estarias achando que os DI apenas precisariam de um injetor :?:

E sim é correto, o meu motor é injecção direta a gasolina mas, a GPL como tenho sistema gasoso é injecção indireta, no entanto não noto diferenças na resposta do motor, e agora estou satisfeito por possuir as duas tecnologias num só motor, é um bi-fuel com dupla injecção :)

Tal como o autor deste tópico também estive prestes a instalar um sistema liquido Prins, tendo depois optado pelo gasoso da mesma marca por sugestão do instalador.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 22 ago 2019, 11:26

mpsfilho Escreveu:
22 ago 2019, 09:47
Pois bem @Renault19, é que lá mais atrás como falaste no singular interpretei que estarias achando que os DI apenas precisariam de um injetor :?:

E sim é correto, o meu motor é injecção direta a gasolina mas, a GPL como tenho sistema gasoso é injecção indireta, no entanto não noto diferenças na resposta do motor, e agora estou satisfeito por possuir as duas tecnologias num só motor, é um bi-fuel com dupla injecção :)

Tal como o autor deste tópico também estive prestes a instalar um sistema liquido Prins, tendo depois optado pelo gasoso da mesma marca por sugestão do instalador.
Alguns dos modernos motores Otto têm dupla injeção (directa e inderecta), aproveitando a vantagem de ambas a diferentes regimes. Usam no entanto o mesmo combustível, a gasolina.

Nos kits gasosos para motores DI, ficam a DI a gasolina +- 10%-20% e PF (Port Fuel) (indirecta) a GPL a restante %
A optar por estes kits, apenas de marcas conhecidas, Prins, Brc, Landirenzo, etc...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Renault19
Utilizador

Mensagem por Renault19 » 22 ago 2019, 13:43

A dupla injecção de gasolina também tem a vantagem de limpar o colector de admissão que nos DI costumam acumular os resíduos do vapor de óleo.

Mas para ajudar aqui o mchipelo (autor do tópico) na opção a tomar, o consumo de gasolina num sistema gasoso de injecção directa pode ser considerável, não? (10 a 20%). Já agora, por que se faz esta injecção de gasolina? Há outra opção que não gaste tanta, pois ao preço que está faz diferença?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 22 ago 2019, 16:01

Consumo entre 10% e 20% por razões de segurança dos injectores de gasolina, de uma forma genérica, para não sobreaquecer e estragar.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 22 ago 2019, 21:38

=)) Os Prins serão dos mais económicos. o consumo de gasolina é de cerca de 10% já incluindo os arranques a frio, o LanDirenzo é mais guloso, já ouvi falar em cerca de 20%, no caso deste Ford consumirá menos de 1 L com o Prins e perto de 2 L com o Landi.

De realçar que, pelos vistos estes motores Ford dão-se bem com os sistemas líquidos da Prins, é pena é o valor ser um bocado puxado.

mchipelo
Recém-chegado
Registado: 06 nov 2014, 19:09
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: SemGPL
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 1.6 16v
Ano: 2000

Mensagem por mchipelo » 23 ago 2019, 07:52

Bom dia,

Agradeço a todos as respostas que deram.
O kit Zavoli foi, até agora, o único kit gasoso que me foi proposto.

Se me tivesse sido proposto o kit da Landirenzo seria essa a minha escolha,
principalmente porque era esse o kit que tinha no meu carro antigo e o instalador é
"a porta de casa"..enquanto o Zavoli fica em Leiria..

Infelizmente quando contactei o instalador da Landirenzo foi-me dito que não tinham kits
para este motor..

Relativamente ao consumo, seria então algo do género:
~6.8L/100km + 30% = 8.9l/100km GPL + 0.8l/100km de gasolina, correto?

Já agora, no caso do de injeção liquida, para que valores se manda o consumo?

Já agora, só para finalizar, será aconselhável este motor levar com aditivo de válvulas?

Obrigado!

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 23 ago 2019, 12:24

Cuidado com os da Landi para motores DI, existem por aqui algumas más experiências...

Quanto ao consumo no caso do Prins gasoso seria aproximadamente mais 20% ou seja: 8,4 L de GPL, e o consumo de gasolina 10% dá
aproximadamente 0,7 L.

O Prins liquido consumirá cerca de mais 30% ou seja: 8.9 L de GPL, não consome gasolina mas, vais necessitar dela para emersão da bomba que se situa dentro do depósito e, como com o tempo se deteriora sempre acabas por gastar alguns €uros com esta.

Agora faz as contas e verás que os custos de alimentação serão muito parecidos :-?

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 23 ago 2019, 15:08

Só para referir que a razão da injeção da gasolina nos motores DI não é só para salvaguardar os injetores, é que em certas condições simplesmente não é possível conseguir um funcionamento a GPL sem falhas (a gestão da injeção de gasolina e da emulação da mesma é complexa).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador

Mensagem por Renault19 » 27 ago 2019, 09:34

Já agora, qual é o consumo acrescido de gasolina nos kits BRC ?

Esta marca instala um sistema GPL para motores de injeção direta nos KIA (novos) em Itália.
https://www.youtube.com/watch?v=viQoOjcW_Ms

No video até parece ser um sistema LDI

Responder