SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

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zorbas
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SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 20 nov 2019, 12:28

Caríssimos,

Embora tenha andado um pouco distante do fórum, como interessado e curioso em matéria de energias alternativas, nunca deixei de acompanhar o que por aqui se passa. No entanto, depois de muitas incertezas relativamente ao GPL, chegou a altura de mudar para uma energia mais ecológica e decidi definitivamente trocar o diesel pela gasolina/gpl. Quando for possível €€€€€ irei certamente equacionar os híbridos e os elétricos, mas para os próximos milhares de kms venha o GPL! :ymhug:

Neste sentido, tendo já dado o primeiro passo, agora as dúvidas que se colocam são outras:
1. Onde instalar?
2. Qual o kit adequado para a máquina em questão?
3. Sistema gasoso ou líquido?

A viatura em questão é um SAAB 9-5 SportWagon 2.3T Aero Aut. 260cv, de 2007, com cerca de 189000 kms, que adquiri recentemente.
Tendo já percorrido cerca de 3000 kms posso dizer-vos que mecanicamente aparenta estar tudo a funcionar correctamente, mas para salvaguardar qualquer dúvida, no final deste mês vai fazer a revisão da praxe na oficina representante da marca em Lisboa.
Faço em média cerca de 30.000 kms por ano, o que pelas minhas contas, o kit que vier instalar fica pago aproximadamente num 1 ano, e sempre com o objectivo de ficar com a carrinha por muitos anos, pelo que, o sistema que colocar será para manter e durar.

Posto isto, já sondei algumas empresas mais próximas da minha área de residência e uma do Porto, tendo colhido as seguintes propostas:

- Cuco Autogás (Lisboa) _ Kit Landi Renzo (s/lub.) 1820€;
- Front Fuels (Seixal) _ Kit LPG Tech (s/lub.) 1450€ | Kit Vialle (s/lub.) 1900€ | com lub. + 100€ mec. ou +200€ eletrónico;
- Auto Ecologia (Sintra) _ Kit Optima (c/lub.) 1750€ | Kit BRC (c/lub.) 1850€ | Kit Vialle (c/lub.) 2000€;
- Gasamado (Santarém) _ Kit Landi Renzo (s/lub.) 1650€;
- Passilauto (Montijo) _ Kit Prins (s/lub.) 1650€| Kit Optima (s/lub.) 1450€ | Kit Vialle (s/lub.) 1800€;
- Hybrid Car Center (São Domingos de Rana) _ Kit BRC (c/lub.) 1580€;
- Pedro Marto (Porto de Mós) _ a marca do Kit não veio especificada, mas creio que é Lovato, (c/lub.) 1600€;
- Mastergás (V.N. Gaia) _ Kit Prins (s/lub.) 1650€.

A informação e os orçamentos recebidos até ao momento não divergem muito, mas se inicialmente estava mais inclinado para um kit sequencial de injecção gasosa, neste momento encontro-me divido entre os prós e contras do sistema gasoso e do líquido, nomeadamente nos seguintes pontos: custos de manutenção, consumos, fiabilidade, duração, ruído dos injectores (gasoso) vs. ruído bomba (líquido), com ou sem sistema de lubrificação das válvulas, potência e resposta da máquina.

Agradeço desde já todos os vossos preciosos contributos, dicas, esclarecimentos, conselhos, etc... toda a informação é bem-vinda!

rdd48856
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por rdd48856 » 20 nov 2019, 23:03

Estão-me a parecer orçamentos muito baixos para um motor dessa potência, nos sistemas gasosos o redutor terá que ser maior no de injeção líquida a bomba também terá de ser a maior(e não sei se chega).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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zorbas
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 21 nov 2019, 03:54

rdd48856 Escreveu:
20 nov 2019, 23:03
Estão-me a parecer orçamentos muito baixos para um motor dessa potência, nos sistemas gasosos o redutor terá que ser maior no de injeção líquida a bomba também terá de ser a maior(e não sei se chega).
Boas rdd48856
Pois, não sei bem que valores costumam ser praticados. Apenas pedi um orçamento para um kit gpl adequado para o motor em causa.
No entanto esqueci-me de referir no post que se trata de um motor de 4 cilindros, não sei se isso explica o 'valor baixo' para a elevada potência deste motor.

j_verne
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por j_verne » 21 nov 2019, 14:23

Agora que se chamou a atenção para esse facto, parecem valores de carros "normais"... Imagino que um 2.3 turbo tenha uma potência que já ultrapassa esse patamar.

Lembro-me por exemplo do anterior kit que tive, já com uns injectores mais "possantes" que os mais básicos, e mesmo assim só davam para potências até aos 140 cv.

zorbas
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 21 nov 2019, 16:58

Da minha passagem pela Cuco Autogas em Lisboa, que por sinal foi muito elucidativa e só posso agradecer a amabilidade e o profissionalismo do Dário, a Landi Renzo para 4 cilindros só tem kit gasoso até 216 cv. Segundo o técnico, após uma determinada rotação (aproximadamente nas 4000 rpm) comuta para a gasolina (parcial ou total), que é o caso deste motor de 4 cil. com 260 cv.
Se não estou em erro o kit da Prins consegue dar resposta a esta potência.

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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por mpsfilho » 21 nov 2019, 18:51

zorbas Escreveu:
21 nov 2019, 16:58

Se não estou em erro o kit da Prins consegue dar resposta a esta potência.
Sem duvidas que eu optaria pelo Prins, acho uma boa relação preço qualidade, os injectores além da qualidade são super silenciosos.

rdd48856
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por rdd48856 » 21 nov 2019, 21:11

a Landi Renzo para 4 cilindros só tem kit gasoso até 216 cv.
Era isso que eu queria dizer...não se podem comparar kits com possibilidades diferentes.

Portanto é necessário recolocar a questão a cada instalador salientando a potência do carro.
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 22 nov 2019, 01:11

mpsfilho Escreveu:
21 nov 2019, 18:51
zorbas Escreveu:
21 nov 2019, 16:58

Se não estou em erro o kit da Prins consegue dar resposta a esta potência.
Sem duvidas que eu optaria pelo Prins, acho uma boa relação preço qualidade, os injectores além da qualidade são super silenciosos.
Também tenho muito boa impressão da Prins, a qualidade está lá e já existem diversos instaladores que trabalham com a marca.
rdd48856 Escreveu:
21 nov 2019, 21:11
a Landi Renzo para 4 cilindros só tem kit gasoso até 216 cv.
Era isso que eu queria dizer...não se podem comparar kits com possibilidades diferentes.

Portanto é necessário recolocar a questão a cada instalador salientando a potência do carro.
Concordo plenamente, não se pode comparar coisas diferentes, mas como sou um leigo na matéria por vezes não tenho noção de algumas 'subtilezas técnicas'. Vou fazer isso, pois não sei para o Kit Optima, BRC, LPG Tech, Lovato qual a limitação de potência para motores de 4 cilindros.
De qualquer modo, tenho o Prins como referência.
Quanto à injecção líquida da Vialle ainda estou com muitas dúvidas e pouco esclarecido.

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SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por NunoMN » 22 nov 2019, 12:59

Os kits gasosos como estão há mais tempo no mercado são mais conhecidos e existem mais técnicos que sabem mexer.

Tenho 2 carros com injeção líquida, um desde 2015, outro desde 2017 e até hoje não tive problema nenhum. Nem de afinação precisaram. Um com 180, outro com 220 cavalos, ambos 5 cilindros.

Por isso é uma questão de querer arriscar em algo teoricamente mais evoluído é melhor, em prejuízo de um kit mais conhecido e “fácil” de mexer.

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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 22 nov 2019, 13:40

NunoMN Escreveu:
22 nov 2019, 12:59
Os kits gasosos como estão há mais tempo no mercado são mais conhecidos e existem mais técnicos que sabem mexer.

Tenho 2 carros com injeção líquida, um desde 2015, outro desde 2017 e até hoje não tive problema nenhum. Nem de afinação precisaram. Um com 180, outro com 220 cavalos, ambos 5 cilindros.

Por isso é uma questão de querer arriscar em algo teoricamente mais evoluído é melhor, em prejuízo de um kit mais conhecido e “fácil” de mexer.
Caro NunoMN, agradeço o feedback.
É essa a ideia que também tenho relativamente a discussão Kit Líquido vs Gasoso.
Já ouvi os mais diversos argumentos, como por exemplo: "como o seu carro é de 2007 a tecnologia que melhor se adapta é a gasosa!"
Ora bem, tenho dúvidas que seja esta uma regra para decidir entre um ou outro sistema.

Uma vez que já tem experiência com o sistema líquido, gostaria de saber (se for possível) o seguinte:
1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas?
2 - Onde instalou o kit?
3 - Se responde bem ao pé direito?
4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina?
5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema?

Obrigado!

NunoMN
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por NunoMN » 22 nov 2019, 15:18

zorbas Escreveu:
22 nov 2019, 13:40
NunoMN Escreveu:
22 nov 2019, 12:59
Os kits gasosos como estão há mais tempo no mercado são mais conhecidos e existem mais técnicos que sabem mexer.

Tenho 2 carros com injeção líquida, um desde 2015, outro desde 2017 e até hoje não tive problema nenhum. Nem de afinação precisaram. Um com 180, outro com 220 cavalos, ambos 5 cilindros.

Por isso é uma questão de querer arriscar em algo teoricamente mais evoluído é melhor, em prejuízo de um kit mais conhecido e “fácil” de mexer.
Caro NunoMN, agradeço o feedback.
É essa a ideia que também tenho relativamente a discussão Kit Líquido vs Gasoso.
Já ouvi os mais diversos argumentos, como por exemplo: "como o seu carro é de 2007 a tecnologia que melhor se adapta é a gasosa!"
Ora bem, tenho dúvidas que seja esta uma regra para decidir entre um ou outro sistema.

Uma vez que já tem experiência com o sistema líquido, gostaria de saber (se for possível) o seguinte:
1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas?
2 - Onde instalou o kit?
3 - Se responde bem ao pé direito?
4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina?
5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema?

Obrigado!
Vou responder a negrito para uma melhor organização.

1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas? Não ouço ruído nenhum dentro de ambos os carros. Nem sequer ouço o típico "tac tac" dos injetores de GPL que julgo que nestes sistemas não fazem esse ruído. A bomba faz um pequeno ruído de fundo, um "piiiii" mas só se ouve se abrir a mala com o motor em funcionamento.

2 - Onde instalou o kit? O da ICOM JTC foi na Fontfuels e o Vialle (LiquidSi) nos irmãos Ferreira em Paços de Ferreira.

3 - Se responde bem ao pé direito? Respondem ambos bem, tal e qual como se estivessem a gasolina.


4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina? Nunca, só mesmo se acabar o GPL. Não sou de esmifrar motores mas já experimentei em muitas situações diferentes, reprises, aceleração, etc e nunca comutou para gasolina. Antes deste tive um CLK com injeção gasosa e aí sim, comutou algumas vezes para gasolina em situações esporádicas

5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema? Estou muito satisfeito tanto com um como com outro. Se fosse hoje voltava a repetir a compra. Mas isto dos carros já se sabe, hoje estão bem amanhã podem dar despesas das grandes

Não sei se tem influência ou não na escolha mas já li algures que o sistema com injeção líquida é melhorzinho para motores com turbo e não causa tanto desgaste a nível de válvulas. Mas quanto a essa matéria sou apenas um mero curioso.

Por outro lado e como já referi, os sistemas gasosos são bons e já têm muitos anos no mercado, são "baratos" de manter e aprovem bem. Eu tentava escolher algo que já tivesse sido instalado com sucesso num motor semelhante.

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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por rdd48856 » 22 nov 2019, 18:50

pois não sei para o Kit Optima, BRC, LPG Tech, Lovato qual a limitação de potência para motores de 4 cilindros.
Não há qualquer limitação de potência, os preços é que não são os que lhe deram. aliás mesmo para a Landirenzo duvido muito que não tenham kits para essa potência, o kit para o qual lhe deram orçamento é que não suporta essa potência!

Por exemplo em relação ao Optima pode colocar mais uns 120€ e em relação ao Vialle mais uns 100€ para essa potência, e não recomendo de forma nenhuma instalar um kit subdimensionado, mesmo comutando para gasolina às 4000rpm...é que não é só uma questão de rotação.
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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 22 nov 2019, 23:17

NunoMN Escreveu:
22 nov 2019, 15:18
zorbas Escreveu:
22 nov 2019, 13:40
NunoMN Escreveu:
22 nov 2019, 12:59
Os kits gasosos como estão há mais tempo no mercado são mais conhecidos e existem mais técnicos que sabem mexer.

Tenho 2 carros com injeção líquida, um desde 2015, outro desde 2017 e até hoje não tive problema nenhum. Nem de afinação precisaram. Um com 180, outro com 220 cavalos, ambos 5 cilindros.

Por isso é uma questão de querer arriscar em algo teoricamente mais evoluído é melhor, em prejuízo de um kit mais conhecido e “fácil” de mexer.
Caro NunoMN, agradeço o feedback.
É essa a ideia que também tenho relativamente a discussão Kit Líquido vs Gasoso.
Já ouvi os mais diversos argumentos, como por exemplo: "como o seu carro é de 2007 a tecnologia que melhor se adapta é a gasosa!"
Ora bem, tenho dúvidas que seja esta uma regra para decidir entre um ou outro sistema.

Uma vez que já tem experiência com o sistema líquido, gostaria de saber (se for possível) o seguinte:
1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas?
2 - Onde instalou o kit?
3 - Se responde bem ao pé direito?
4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina?
5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema?

Obrigado!
Vou responder a negrito para uma melhor organização.

1 - Relativamente ao ruído da bomba, ele é muito intrusivo no habitáculo das viaturas? Não ouço ruído nenhum dentro de ambos os carros. Nem sequer ouço o típico "tac tac" dos injetores de GPL que julgo que nestes sistemas não fazem esse ruído. A bomba faz um pequeno ruído de fundo, um "piiiii" mas só se ouve se abrir a mala com o motor em funcionamento.

2 - Onde instalou o kit? O da ICOM JTC foi na Fontfuels e o Vialle (LiquidSi) nos irmãos Ferreira em Paços de Ferreira.

3 - Se responde bem ao pé direito? Respondem ambos bem, tal e qual como se estivessem a gasolina.


4 - Em alguma circunstância comuta para gasolina? Nunca, só mesmo se acabar o GPL. Não sou de esmifrar motores mas já experimentei em muitas situações diferentes, reprises, aceleração, etc e nunca comutou para gasolina. Antes deste tive um CLK com injeção gasosa e aí sim, comutou algumas vezes para gasolina em situações esporádicas

5 - Qual o seu grau de satisfação com este sistema? Estou muito satisfeito tanto com um como com outro. Se fosse hoje voltava a repetir a compra. Mas isto dos carros já se sabe, hoje estão bem amanhã podem dar despesas das grandes

Não sei se tem influência ou não na escolha mas já li algures que o sistema com injeção líquida é melhorzinho para motores com turbo e não causa tanto desgaste a nível de válvulas. Mas quanto a essa matéria sou apenas um mero curioso.

Por outro lado e como já referi, os sistemas gasosos são bons e já têm muitos anos no mercado, são "baratos" de manter e aprovem bem. Eu tentava escolher algo que já tivesse sido instalado com sucesso num motor semelhante.
Caro NunoMN,
Agradeço uma vez mais o feedback.
De facto também já me disseram que para motores com turbo o sistema de injecção líquida é mais indicada, mas eu, como leigo na matéria estou a equacionar todas as opções indicadas para este motor, sejam líquidas ou gasosas. Confesso que não conhecia o sistema líquido ICOM JTC, vou pesquisar. Existem algumas diferenças entre o sistema da Vialle?
Até ao momento ainda não encontrei ninguém com este motor (260 cv) a gpl, se existir aqui alguém no fórum que tenha um agradeço o contributo.
Obrigado.

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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por zorbas » 22 nov 2019, 23:37

rdd48856 Escreveu:
22 nov 2019, 18:50
pois não sei para o Kit Optima, BRC, LPG Tech, Lovato qual a limitação de potência para motores de 4 cilindros.
Não há qualquer limitação de potência, os preços é que não são os que lhe deram. aliás mesmo para a Landirenzo duvido muito que não tenham kits para essa potência, o kit para o qual lhe deram orçamento é que não suporta essa potência!

Por exemplo em relação ao Optima pode colocar mais uns 120€ e em relação ao Vialle mais uns 100€ para essa potência, e não recomendo de forma nenhuma instalar um kit subdimensionado, mesmo comutando para gasolina às 4000rpm...é que não é só uma questão de rotação.
Se os preços estão corretos ou não, isso eu não sei, foi o que obtive.
Solicitei orçamentos as vários instaladores, e especifiquei a marca, modelo, cilindrada, n.º de cilindros, potência do motor, ano, kms e quero crer que a os valores indicados tiveram em consideração os parâmetros indicados.
Não solicitei nenhum kit subdimensionado, mas o mais indicado para o motor em causa. Se estão a tentar vender-me, como se costuma dizer, 'gato por lebre', isso eu também não sei, mas agradeço todas a vossas dicas e knowhow.

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Re: SAAB 9-5 SW 2.3T Aero 2007 _ Kit Gasoso ou Líquido, qual escolher?

Mensagem por rdd48856 » 23 nov 2019, 12:29

e quero crer que a os valores indicados tiveram em consideração os parâmetros indicados.
Mas não tiveram...e já teve uma prova disso na Cuco, com todos os outros a situação parece-me idêntica.

Especifique, mais uma vez, e a negrito, que o motor tem 260cv e que quer que o mesmo funcione sempre a GPL.
Não solicitei nenhum kit subdimensionado,
Pois não, e no entanto foram essas as respostas que lhe deram e que o irão tentar induzir a instalar...por isso o meu conselho: não o faça!
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