Borel equipara FlashLube a substituição de válvulas!!!!

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
ok_computer
Cidadão Virtual
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Re: Borel equipara FlashLube a substituição de válvulas!!!!

Mensagem por ok_computer » 11 mar 2011, 12:24

Mas tem modelos que apenas refere o lubrificante
Volvo V70 2.0T GPL

Imagem

jonix
Utilizador
Registado: 31 out 2010, 19:31
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: Elantra
Ano: 2000

Mensagem por jonix » 11 mar 2011, 17:03

Terrano Escreveu:Aparentemente são muito poucos kms a GPL para danificar válvulas. Eu andei cerca de 60000km sem lubrificação e aí senti os primeiros sintomas de válvulas desafinadas...
Também sempre me disseram que não era necessário lubrificação, mesmo com a minha insistência sempre me desencorajaram a instalar o Flashlube... mais tarde deram-me razão.
Se forem válvulas de afinação automática... poderá não ser bom....
Quais os sintomas de válvulas desafinadas? :S

Botabaixo
Cidadão Virtual
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Mensagem por Botabaixo » 11 mar 2011, 23:48

Ralentim instável.
Taxi GPL ao serviço de Lisboa \m/
http://www.mercedistas.pt

rara
Cidadão Virtual
Registado: 25 out 2005, 13:22
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Mensagem por rara » 11 mar 2011, 23:57

Botabaixo Escreveu:Ralentim instável.
Ou relantim.... :p :p :p :p
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!

miguel-figueiredo
Cidadão Virtual
Registado: 07 jan 2010, 23:08
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A3 1.6 8V
Ano: 2000
Contacto:

Mensagem por miguel-figueiredo » 12 mar 2011, 03:31

Ou ralenti! :p

Botabaixo
Cidadão Virtual
Registado: 24 mar 2006, 21:15
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Mensagem por Botabaixo » 12 mar 2011, 19:36

Ou ralentin:

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=1185

... apesar de eu achar que o "real" será ralenti.
Taxi GPL ao serviço de Lisboa \m/
http://www.mercedistas.pt

FabioAbreu
Utilizador
Registado: 21 jan 2012, 17:40
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio
Ano: 1999

Mensagem por FabioAbreu » 24 mai 2013, 13:52

Para não estar a abrir outro tópico identico.

Tenho kit de lubrificação de válvulas manual, tenho usado o lubrificante "Marly C", comprado sempre na oficina instaladora.
Entretanto, como não gosto de "deixar estar", tinha o lubrificante de válvulas no fim e como a oficina instaladora ainda é longe da minha zona, optei por comprar numa loja de peças. Comprei o da Liqui Moly por 19.15€ 1L.

Noto que é bastante mais fino (tive que afinar o kit) e parece diluente, enquanto o da Marly C parece "sujo". Isto são apenas diferenças em aparência. Alguém tem experiencia com o da Liqui Moly? Sabem qual o melhor?

PEREIRA83
Cidadão Virtual
Registado: 24 ago 2011, 12:45
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.2 TSI
Ano: 2011

Mensagem por PEREIRA83 » 24 mai 2013, 14:23

Teoricamente será melhor o marly c,porque alem de lubrificar com grafite..daí o seu aspeto escuro..

FabioAbreu
Utilizador
Registado: 21 jan 2012, 17:40
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio
Ano: 1999

Mensagem por FabioAbreu » 26 mai 2013, 18:58

PEREIRA83 Escreveu:Teoricamente será melhor o marly c,porque alem de lubrificar com grafite..daí o seu aspeto escuro..
Sim, tem grafite mas estou na duvida se é uma vantagem ou não. Li isto na net:
Apesar de ser um ótimo lubrificante, a grafite não deve ser aplicada em motores de automóveis. Suas propriedades de lubrificação pode ser facilmente verificadas. "É só pegar o pó produzido quando se aponta um lápis, colocar entre os dedos e esfregá-los", exemplifica o engenheiro químico Fernando de Souza Campos, da Mobil Oil do Brasil.

"Eles deslizam com muito mais facilidade, por causa da disposição em camadas das moléculas de carbono que formam a grafite. As mais externas aderem firmemente ao dedo enquanto as internas deslizam umas sobre as outras. Isso reduz o atrito e conseqüentemente confere à grafite sua propriedade lubrificante."

Contudo, essa propriedade só é mantida quando ela está em estado puro e em pó. Ao ser misturada com óleos lubrificantes, sejam eles minerais ou sintéticos, fica neutralizada. Pior que isso: dependendo do tamanho das partículas de carbono, elas podem obstruir filtros e orifícios da circulação do óleo.
Entretanto tenho outra duvida em relação aos dispositivos de lubrificação.

Existem vários no mercado, eu uso o LT Lubrificator, o qual estou satisfeito.
Possivelmente o carro da Maria será também convertido a GPL, não sei se será necessário o kit ou não, mas mais vale prevenir do que remedear. Quais são as diferenças entre os diferentes dispositivos de lubrificação mecânicos? Flaslube, LT Lubrificator, entre outros que não me estou a lembrar.
Não são todos iguais visto o funcionamento ser o mesmo?

ok_computer
Cidadão Virtual
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Mensagem por ok_computer » 27 mai 2013, 09:25

A única coisa que sei é que o flashlube mecanico não funciona com carros turbo ao contrário do LT. :-?
Volvo V70 2.0T GPL

Imagem

roq
Recém-chegado
Registado: 04 set 2013, 13:30
Distrito onde reside.: Leiria
Marca do Veículo: Ford
Modelo: fiesta
Ano: 1998

Mensagem por roq » 13 set 2013, 12:33

Uma sugestão.
Antes de qualuer instalação de flashlube, em minha opinião, é muito mais importante certificarmo-nos da qualidade da mistura ar/GPL do sistema.
Nos sistemas aspirados isso é regulável através do parafuso de enriquecimento da mistura. Nos injetores existe um furo cujo diametro deverá estar calibrado em função da cilindrada, numero de cilindros e potência do motor.
Não tendo em atenção uma dosagem correta, poderemos ter uma mistura demasiado pobre, tipica de quem quer consumos muito baixos, que rapidamente arrasará as velas e as vávulas de seguida.
É fácil ver se a mistura está correta através da observação das velas. Muito brancas e secas é de certeza mistura pobre...
Última edição por roq em 13 set 2013, 20:35, editado 1 vez no total.

GosmaGPL
Cidadão Virtual
Registado: 01 jan 2013, 00:56
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: ASX BiFuel
Ano: 2011

Mensagem por GosmaGPL » 13 set 2013, 13:07

Por curiosidade,
Quanto custam as válvulas?
Quanto custa uma reparação do motor no caso de deficientes lubrificacão de válvulas?

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 03 out 2015, 12:50

Bom acho que este tópico merece uma atualização, uma vez que em pleno ano 2015 alguns instaladores continuam a menosprezar este assunto.

De facto a Borel voltou a alterar a sua lista e agora considera que alguns modelos têm de mudar impreterivelmente as sedes e válvulas para serem convertidos (nestes casos os aditivos não são suficientes).

http://www.borel.fr/faisabilites/vehicu ... es-gpl.php

Aqui em Portugal não há experiência neste procedimento, a nível de escolha das sedes e válvulas(as características de ambas são importantes), e por isso também não há muita informação sobre os custos.

Os aditivos diminuem comprovadamente o desgaste e podem ser suficientes na maioria das situações.

Aproveitando o que escrevi noutro tópico.

Métodos de evitar a recessão das sedes das válvulas(RSV)

Só conheço dois métodos comprovados por vários (muitos) artigos científicos independentes publicados por instituições reputadas como a S.A.E. (Society of Automotive Engineers):

a) Instalação de sedes e válvulas preparadas para evitar um tipo específico de desgaste que se chama “micro-welding” (micro-soldadura) e que é o principal responsável pela recessão mais rápida das sedes das válvulas que se verifica a GPL. Este processo resulta sobretudo da quase total ausência de resíduos (que normalmente evitariam o contacto direto metal-metal) na combustão de combustíveis gasosos.

b) A utilização de aditivos substitutos do chumbo. Tal como o Tetraetilchumbo (vulgarmente chumbo), estes aditivos organometálicos foram desenvolvidos inicialmente como antidetonantes, e, tal como o chumbo, verificou-se que tinham o efeito secundário benéfico de produzir um filme protetor nas sedes das válvulas. Ambos os efeitos são tanto maiores quanto mais próximas são as propriedades físico-químicas dos metais em causa com as do chumbo. Metais pesados, como o Manganésio, apresentam efeitos mais pronunciados. Metais alcalinos, como o sódio ou potássio, são menos eficientes. No entanto os metais alcalinos, precisamente pela sua dissemelhança com o chumbo, têm a vantagem de não interferir com os catalisadores, em concentrações da ordem de grandeza das preconizadas. O efeito destes aditivos na prevenção da RSV em veículos não aptos para gasolina sem chumbo foi largamente estudado pelas gasolineiras aquando da eliminação completa do chumbo nas gasolinas (fase das gasolinas aditivadas, como devem estar recordados) e foram considerados eficazes e inócuos. Embora em teoria os aditivos não fossem utilizados em veículos equipados com catalisador, um dos requisitos seria o da não interferência com estes dispositivos no caso de um erro aquando do abastecimento. De facto estes mesmos aditivos continuaram (e continuam) a ser utilizados nas gasolinas como incrementadores de octanas. Os aditivos à base de sódio reagiam com o chumbo e por isso, mais uma vez por precaução na mistura não intencional de combustíveis, não foram adotados. A escolha recaiu assim sobre o potássio. Daqui à sua utilização no GPL foi um passo, afinal o fenómeno é semelhante (embora não exatamente igual, há outras variáveis envolvidas no caso do GPL). Quase todos os substitutos do chumbo e TODOS (por ordem alfabética Alex, FlashLube, JLM, LiquiMoly, V-Lube, Wurth, Wynn’s Valvecare) os aditivos para GPL são baseados ou no carboxilato de potássio ou no etanossulfonato de potássio, sendo que da combustão destes resultam sais de potássio. Todos os outros componentes têm pouco efeito, funcionando praticamente como os excipientes dos medicamentos.

Outras soluções

Recentemente apareceram no mercado as célebres centralinas com injeção de gasolina em ciclos de alta frequência que supostamente (não vi, até à data, nenhum estudo independente que comprovasse as alegações) fazem o mesmo efeito dos aditivos. Ora por mais que dê voltas à cabeça não consigo perceber de que forma é que a injeção de pequeníssimas quantidades de gasolina consiga formar um filme protetor como os aditivos fazem. Nas válvulas de admissão, ainda há um pequeno efeito de arrefecimento adicional proporcionado pela injeção de gasolina por comparação com a injeção de GPL gasoso, agora na injeção líquida?!

Nota Obviamente não me estou a referir à possibilidade de em determinadas situações (por exemplo acima de determinada rotação e posição do pedal do acelerador) injetar só gasolina. Isso faz todo o sentido.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Junglas
Utilizador Frequente
Registado: 21 set 2007, 23:03
Marca do KIT GPL: Vialle Liquid Si

Mensagem por Junglas » 03 out 2015, 14:58

A injecção líquida arrefece bastante mais as câmaras de combustão do que a gasolina. A vaporização do gás é uma reacção bastante mais endotérmica do que a vaporização da gasolina.

Para que tenhas um filme protector nas valvulas só precisas que haja algum contacto entre a gasolina e as valvulas. Portanto a injecção de pequenas quantidades de gasolina pode ser mais do que suficiente para proteger as valvulas e respectivas sedes.

Just saying, mas eu não percebo nada de gpl...

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 03 out 2015, 18:14

já o rdd percebe bem do que está a falar. bem reaparecido sejas rdd.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

Responder