Luz do motor acessa...problema com sonda lambda?

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
megadoro
Recém-chegado
Registado: 03 abr 2008, 18:44

Luz do motor acessa...problema com sonda lambda?

Mensagem por megadoro » 04 abr 2008, 00:34

Boas noites. Sou novo membro desta comunidade!!
Tenho o meu veículo montado com sistema GPL vai para 5 anos num Suzuki Ignis de 2002 com um sistema sequêncial da Landi Renzo montado tinha o meu carro 25000km (neste momento têm 107000Km portanto 82000Km feitos a auto gás!!) e até à data tenho andado sastisfeito, sobretudo porque nestes anos tenho poupado muitos €s :mrgreen:
...e ambiente, apesar de por vezes achar (estou-me a borrifar para isso) que nós não somos tratados da mma forma que os outros condutores com veículos a carborante tradicional! Mas isto são outras lutas e por vezes a intelegência têm um preço elevado...
mas compensatório.
É com muita sastifação que vejo que as coisas no mundo do GPL têm vindo a evoluir pois verifiquei neste forum existir uma lista negra de veículos que precisam de um adaptador novo que não comprometa as válvulas...
o meu está incluído nessa lista apesar de aparecer o modelo do ignis de 2004 4*4 (penso e por aquilo que conheço do modelo só é diferente do meu em termos estéticos pois o tipo de motor é em tudo semelhante). Realmente quando montei o meu sistema vi-me envolvido num mundo novo cheio de segredos e senti-me...uma cobaia.
O montador é de Vila Chã já com uma larga experiência nestes sistemas e até à data não tenho tido razão de queixa pois eles têm sido impecáveis e muito prestáveis quando procuro o seu auxílio.
O carro em si a seguir à montagem teve alguns problemas de afinação pois a Suzuki teimava que o carro tinha válvulas de afinação automática e só após o montador ter afinado as válvulas é que o carro começou a "bombar" como deve ser.
Aos 80000 queimou-se a junta num dos 1ºs dias de calor a sério...tipo como hoje, por causa do termostato ter colado...pelo menos foi a justificação que me deram!
Após este arranjo e depois de uns Km´s acende-se a luz do motor e lá vou eu à Suzuki para verem o problema pois foi lá que o carro foi arranjado, e o mecânico falou-me na célula lambda, poderia por uma nova mas poderia não me solucionar o problema, coisa normal por causa do sistema GPL, é claro que eu não acho normal e perguntei-lhe...
se deveria pôr fita autocolante preta na zona da luz avisadora de motor...para não incomodar muito a vista :roll: .
O facto é que após eles me terem ligado o carro ao sistema de identificação de anomalias a luz apagou e andei uns 20000km´s sem ela acender. Ontem voltou a acender...não é normal!! é claro que agora vou desligar a bateria para apagar a luz...vai-se apredendo umas técnicas arcaicas pois já o fiz antes...mas tenho a certeza que ela irá acender.
Preciso da vossa ajuda. O que hei-de fazer?

Cumprimentos

Focus
Utilizador Junior
Registado: 31 jul 2005, 19:13
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Luz do motor acessa...problema com celula lambda?

Mensagem por Focus » 04 abr 2008, 07:21

Eu tenho um ford Focus e também acende de vez em quando, mas ainda não descobri de onde é a causa. Já me deu a sonda lambda e a última vez acusou mistura pobre. Só que a andar na cidade não acusa nada, quando entro na auto-estrada é k ela aparece, mas em viagens compridas.
Sinceramente não faço ideia também do que será. :(

Slippery
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 11:36
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S80 T5
Ano: 1999

Mensagem por Slippery » 04 abr 2008, 08:22

Eu penso que em ambos os casos, o que está a ser necessário é uma afinação de "estrada" do sistema de GPL.

megadoro
Recém-chegado

Mensagem por megadoro » 05 abr 2008, 16:01

Boas
Podias ser mais explicito... :wink: Obrigado

Cumps

Vasco Lavado

migrod
Cidadão Virtual
Registado: 17 mai 2007, 04:20
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A6 Avant 1.8T(180cv)
Ano: 2000

Mensagem por migrod » 08 abr 2008, 01:07

Bem-vindo megadoro, este sim é o verdadeiro 'esquentador' Ignis. :P
Grande pequena máquina! 8)
Boa sorte na resolução do problema, parece-me que tal como o Slippery disse, isso é coisa para afinação de estrada (instalador a passear no lugar do pendura com o PC de diagnóstico no colo e a configurar o mapa de injecção em reacção à sua condução). :wink:

megadoro
Recém-chegado

Re: Luz do motor acessa...problema com sonda lambda?

Mensagem por megadoro » 08 abr 2008, 21:49

Boas. Já tenho novidades sobre o problema.
Anteontem fui passear atá Évora mmo com a luz do motor acessa, via autoestrada! antes de sair em Évora decidi parar na área de serviço de Montemor, estava eu a comer a minha sandes quando reparo liquido anticongelante do radiador junto ao pneu da frente do meu lado...com a pressão e de certeza pela temp. elevada o liquido saiu pelo respirador do depósito da água. Entretanto comprei água destilada e coloquei-a no deposito de água e fui atá Évora, reparei que a luz do motor apagara-se, e lá chamei a assistência em viagem pois não queria arriscar em queimar a junta...como já me acontecera uma vez! Hoje fui buscá-lo ao mecânico e ele disse-me que não detectou nada de anormal no carro, po-lo a trabalhar até disparar o radiador e a água fez o seu percurso e não detectou fuga por nenhuma tubagem. Segundo ele houve talvez algum erro de leitura por parte ou da centralina, ou sonda lambda, ou alguma válvula a funcionar mal qie não trasmitiu a informação correcta da temp...algo de estranho se passa...será que recorrendo ao LT lubrificator resolvo algum problema de dessafinação que parece ocorrer mas que depois normaliza? Gostava de saber mais opiniões para em conjunto perceber o possível problema.

Cumps

Vasco Lavado

FF
Cidadão Virtual
Registado: 14 jan 2007, 22:23
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: BMW
Modelo: E34 2.5i
Ano: 1990

Mensagem por FF » 08 abr 2008, 23:04

A melhor coisa que tem a fazer será um diagnóstico á centralina de gasolina a qual, mesmo depois da luz apagar regista o erro que provocou o acendimento da luz de diagnóstico.

Apartir do ano 2001 todos os fabricantes de automóveis foram obrigados a uniformizar as tomadas de diagnóstico e os códigos EOBD definidos como códigos P0.

Apartir do momento que detecte o código de avaria o seu mecânico deverá saber como proceder.

Já agora a Luz só acende a GPL ou também acende a gasolina :?:

megadoro
Recém-chegado

Mensagem por megadoro » 09 abr 2008, 20:43

Boas
A luz acende quando ando a GPL...a questão é quando mudo para gasolina ela não apaga!!!

Cumps

Vasco Lavado

katitagt
Utilizador Junior
Registado: 26 mar 2008, 15:53

Mensagem por katitagt » 25 abr 2008, 23:11

boa noite.se o seu carro ao pegar de manha e se estiver com o relantin instavel ou engasgar a frio e depois de quente andar bem,é a sonda lambada.o meu em 5 anos ja levou 2.um abraço

Bolinha
Utilizador Junior
Registado: 08 mai 2008, 01:29
Marca do Veículo: Ford
Modelo: FOCUS 1.6 SW
Ano: 2001

Mensagem por Bolinha » 13 mai 2008, 02:57

Olá GPLianos ... No meu FOCUS 1.6 , a Luz do Motor também acendeu , por 3 vezes , em alturas diferentes , e só depois de ter transformado o carro p Gpl (enquanto trabalhou Só a Gasolina , nunca acendeu ) . Dirigi-me sempre ao Instalador , nessas 3 vezes em que a Luz acendeu , e , por 3 vezes , o Instalador apagou a Luz , Corrigindo os Valores de Concentração (mistura) do Gpl , e , Novamente por 3 vezes , a Luz Tornou a Acender ! ...
Finalmente , à 4ª vez , o Instalador conseguiu Apagar Definitivamente a Luz , porque Actualizou o Softwere da centralina do Gpl , e ajustou os Parâmetros do Softwere , aos valores de leitura da Sonda Lambda . »»»»» Problema Resolvido ! ! ! ...
É um Trabalho de Paciência (que leva tempo , e por isso o Instalador tenta sempre Não o Fazer ) , porque o Instalador tem de se concentrar , e perceber , quais são os Valores que tem de Ajustar , de forma a que a Sonda Lambda não detecte valores incorrectos da mistura gasosa Ar/Gpl .
Por isso , Amigos GPLianos , têm de Insistir com o Vosso Instalador , e apanhá-lo bem disposto (e não muito atarefado) para que ele se dedique a perder 1 bom bocado de tempo ... senão , a luz vai passar a vida a apagar e a acender .
Evidentemente , alguns Instaladores irão Sempre dizer que o problema não é a "Afinação" , mas sim outra coisa qualquer , claro !... Só para não se chatearem mais com o assunto ! ...
PS : Sei de Um Outro FOCUS , mas com motor 1.4 , em que a Luz do motor também acendeu 2 vezes , e , á 2ª vez o Instalador resolveu o assunto , Ajustando os Parâmetros entre o Softwere e a Sonda Lambda .

Por isso ... Boa Sorte ... e NÂO DESISTAM ! ! ! ...

Saudações GPLianas

pjao
Utilizador Junior
Registado: 15 abr 2008, 12:52
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por pjao » 13 mai 2008, 12:57

Olá amigos,

Só hoje reparei neste tópico, como podem verificar em http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=6706, o problema era(espero que seja passado...) muito similar.

A afinação de uma forma geral é feita com o carro ao "relantin", contudo estes carros falham nas leituras da sonda lambda em estrada. Depois de um acumular de erros a luz acende e só depois de ir à maquina ou desligar a bateria durante algum tempo voltam ao normal.

Se repararem com o instalador ao lado em estrada ligado o portátil à centralina gpl, o factor sonda lambda começa a ficar fora dos parametros chamados normais, deixando de haver o ajuste da mistura, mais rica ou mais pobre. O instalador terá de ajustar os valores da tabela de forma a que oscilem entre os valores normais.

Penso que todos sabemos que é preciso termos um pouco de paciencia, mas que o instalador também tem que ter uma boa dosse...

itisix
Cidadão Virtual
Registado: 07 fev 2006, 12:07
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 1.1
Ano: 2002

Mensagem por itisix » 13 mai 2008, 21:18

pode tb ser de diferentes tipos de GPL

abasteço no cuco em Ovar que segundo me disseram tem 80 / 20 ou 70 / 30 (Butano / Propano).

às vezes abasteço na gasprocar em oliveira de azemeis (que penso que será só propano) e pimba, luz acessa.

E acontece com mais gente. Segundo me disse um dos funcionários do cuco, já houveram carros a bloquear a centralina com o gás só de propano, mas que não era nada grave, nem "problema" do gás. O carro podia ser afinado para esse só de propano também.

Bolinha
Utilizador Junior
Registado: 08 mai 2008, 01:29
Marca do Veículo: Ford
Modelo: FOCUS 1.6 SW
Ano: 2001

Mensagem por Bolinha » 18 mai 2008, 02:09

Pois é ... Essa Solução de "Afinar" os Pârametros da Centralina Gpl com os de Leitura da Sonda Lambda , com o carro em andamento , em Situações Reais de Trânsito , levando o Instalador ao nosso lado , com o Computador Portátil Ligado á Centalina Gpl , é provavelmente a Melhor Solução Definitiva .
Dessa forma é possivel Dectectar em que situações é que a Sonda acusa Valores fora do normal , e Corrigi-los Imediatamente .
Contudo , no meu caso , o Instalador (á 4ª tentativa) não utilizou esse Método , mas sim um outro :
1º - Actualizou o Softwere da Centralina Gpl , com 1 Versão mais recente .
2º - Ajustou os Pârametros com o Motor ao Relanti , e também , com o Motor Acelerado
nas 3.000 Rpm , nas 4.000 Rpm , nas 5.000 Rpm e também nas 6.000 Rpm .
3º - Fez Várias Tentativas , para Ajustar de forma Equilibrada , todos os Valores da Tabela
e , por fim , conseguiu ! ! ...

Fiquei sem saber efectivamente , se as outras 3 Primeiras Tentativas , (efectuadas em alturas diferentes) Não conseguiram Apagar a Luz de Motor , por falta daquele Softwere supostamente melhorado , ou se , pelo contrário , foi apenas "Falta de Empenho" e "Falta de Paciência" do Instalador ( ... ) ! ! ! ...

O facto é que , passar a vida , a dirigirmo-nos ao Instalador (com todos os custos inerentes - tempo perdido , despesas , faltas ao emprego , etc , etc ) para resolver o Problema da Luz de Motor Acesa e ... Nada Conseguir ... É no Minimo , 1 Grande Desilusão e 1 Grande Chatisse ! ! ! ...

Por isso , aqui fica 1 Dica , para Todos os GPLianos que " AINDA " andam , com a Luz de Motor Acesa : »»»»»» Devem dizer aos seus Instaladores que têm conhecimento , de pelo menos , 2 Métodos que Resolvem Definitivamente o Problema ( e Explicam quais são ) e também devem dar a entender aos Instaladores , que tem Mesmo é de Resolver o Problema de uma vez por todas , em vez de andar a empatar a situação ! ! ... Afinal de contas , eles são Profissionais , ou não são ? ? ? Estão ou não estão , Credênciados e Autorizados pela D.G.E. para montar Equipamentos Gpl ? ? ? Essa é que é a Questão ! ! ! ...

Insistam com os Instaladores - a Luz de Motor , é para estar Apagada ! ! !
NÃO DESISTAM ! ! !

Saudações GPLianas

Slippery
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 11:36
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S80 T5
Ano: 1999

Mensagem por Slippery » 18 mai 2008, 10:04

Ainda bem que já tem o problema resolvido.

Será que pode fazer um diário de bordo da sua linda máquina?

Obrigado

Responder