DUA sem anotações especiais - respnsabilidade?

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

Responder
patriciachevy26
Recém-chegado
Registado: 30 out 2018, 11:48
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Chevrolet
Modelo: aveo
Ano: 2013

DUA sem anotações especiais - respnsabilidade?

Mensagem por patriciachevy26 » 30 out 2018, 11:57

Bom dia a todos.,

em 2013 comprei um Aveo novo com GPL de origem.
Na altura da primeira inspecção fui confrontada com o facto de no DUA nao haver qualquer anotação especial sobre o sistema GPL, ainda que, no campo do combustivel esteja definido "GPL". Também na inspecção a GPL me disseram que não estava correcto.
já passaram cinco anos desde a compra do carro e o stand insiste que não é respnsabilidade.
Alguém pode explicar como é feito o processo de emissão do DUA e que entidade poderá ter sido responsável por não constar nenhuma anotação especial.
Estou preocupada porque o carro pode ser apreendido e nao irá passar na próxima inspecção .
calculo que terá um custo elevado pedir esse averbamento, mas não creio ter de pagar o valor, uma vez o carro foi comprado novo, não sei se é relevante dizer que foi através de crédito para apurar responsabilidades mas fica a anotação.

Obrigado

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Contacto:

Re: DUA sem anotações especiais - respnsabilidade?

Mensagem por chorao » 30 out 2018, 12:04

se a responsabilidade não é de quem lhe vendeu o carro de quem será? Só peca por tardia a sua preocupação. Um engano no DUA é possível e este tem de ser conferido e ser pedida retificação atempada. Se tal não foi feito só lhe resta pagar (você ou o stand) para essa correção ser efetuada.
Existem por cá users com aveos GPL de origem. Pergunte-lhes que tipo de anotação especial têm nos carros.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

patriciachevy26
Recém-chegado

Mensagem por patriciachevy26 » 30 out 2018, 12:11

Não fazia a minima ideia que requeria anotações especiais até ir à inspecção. desde essa altura que estou a tentar resolver com o stand, mas insistem que nada têm a ver com o assunto, que será do IMT, mas o IMT só regista se tiver essa informação, suponho.

chorao
Moderador(a)
Contacto:

Mensagem por chorao » 30 out 2018, 12:26

essas informações vêm no documento que veio aquando da importação, se a instalação for de origem. Sem isso nada feito.
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

patriciachevy26
Recém-chegado

Mensagem por patriciachevy26 » 30 out 2018, 12:36

e na declaração de venda e notificação ao IMT também deveria vir essa informação, correcto?

Lgvafonso
Utilizador
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 30 out 2018, 12:53

Não querendo desanimar, isso ainda é capaz de dar algumas dores de cabeça para resolver, mas tens que apertar com quem te vendeu o carro. Antes de ser teu, foi de alguém (stand) e é esse alguém o responsável por ter tudo correcto.

Para dar um exemplo, também já tive um problema parecido. O Panda que tive antes do Crossland e que comprei usado e já com 8 anos, andou todo esse tempo com a indicação da cor "Preto" no DUA, no entanto, o carro era cinza prata de origem. Confrontei a pessoa que me o vendeu e disse que nunca tinha reparado e que nem nas inspecções lhe disseram nada. Pelo documentos que ele tinha (comprou novo), deu para reparar que o erro foi na alfândega e começámos logo a ver que aquilo ia dar muita chatice para resolver da forma correcta. Assim, ele disponibilizou-se a pagar uma alteração de cor via online e com cerca de 30€ resolveu-se o problema.
No teu caso talvez não seja tão simples, mas como disse anteriormente, aperta com o stand, o verdadeiro responsável por resolver o assunto.

patriciachevy26
Recém-chegado

Mensagem por patriciachevy26 » 30 out 2018, 12:56

Lgvafonso Escreveu:
30 out 2018, 12:53
Não querendo desanimar, isso ainda é capaz de dar algumas dores de cabeça para resolver, mas tens que apertar com quem te vendeu o carro. Antes de ser teu, foi de alguém (stand) e é esse alguém o responsável por ter tudo correcto.

Para dar um exemplo, também já tive um problema parecido. O Panda que tive antes do Crossland e que comprei usado e já com 8 anos, andou todo esse tempo com a indicação da cor "Preto" no DUA, no entanto, o carro era cinza prata de origem. Confrontei a pessoa que me o vendeu e disse que nunca tinha reparado e que nem nas inspecções lhe disseram nada. Pelo documentos que ele tinha (comprou novo), deu para reparar que o erro foi na alfândega e começámos logo a ver que aquilo ia dar muita chatice para resolver da forma correcta. Assim, ele disponibilizou-se a pagar uma alteração de cor via online e com cerca de 30€ resolveu-se o problema.
No teu caso talvez não seja tão simples, mas como disse anteriormente, aperta com o stand, o verdadeiro responsável por resolver o assunto.
Bom dia,
Obrigado pela dica. Vou hoje novamente à Santogal falar com alguém!

klaser
Cidadão Virtual
Registado: 01 abr 2007, 21:33
Distrito onde reside.: Braga
Marca do KIT GPL: Landi
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Tempra 1.4 ie SW

Mensagem por klaser » 31 out 2018, 12:40

Não sendo igual mas caricato fui eu...Minha mulher tem um fumarento VW importado desde no ano 2000...O carro estava em nome do pai, mas em 2008 ela ficou com o carro em definitivo e passou para o nome dela...Ano passado, depois de o carro penso eu já ter passado por pelo menos quase 10 inspeções obrigatórias( com o mesmo DUA desde 2008 ), um inspector mágico descobriu que faltava um algarismo no número de chassis, e disse q ia deixar passar mas ano que vem o carro chumbava de certeza (o número de chassis era igual ao documento, só que no documento esqueceram de um bem no meio).
A falha foi do IMTT, que ao passar para o novo DUA esqueceu, fui reclamar e a resposta q tive é q a culpa era minha, paguei novo documento e tive de levar o carro para uma inspeção no IMTT para eles confirmarem o numero chassis :D

patriciachevy26
Recém-chegado

Mensagem por patriciachevy26 » 02 nov 2018, 11:01

Bom dia,
Já fui à Santogal e a resposta foi a seguinte:

« As informações recebidas por parte do Importador (Opel Portugal) e pelo Despachante Oficial são de que o carro está averbado e homologado como viatura Gasolina/GPL. Dessa forma e segundo as inforamções das entidades responsáveis, a viatura está legal para essas situações.»

Ou seja, dizem que não são necessárias nenhumas anotações especiais porque o sistema é de origem e que essas anotações estavam relacionadas com o facto de os carros a gpl não poderem estacionar nos parques subterrâneos.

O que acham? Faz sentido?

chorao
Moderador(a)
Contacto:

Mensagem por chorao » 02 nov 2018, 11:53

Faz sentido. a Santogal que lhe ponha isso por escrito para mostrar na IPO se tiver problemas.

klaser
Cidadão Virtual
Registado: 01 abr 2007, 21:33
Distrito onde reside.: Braga
Marca do KIT GPL: Landi
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Tempra 1.4 ie SW

Mensagem por klaser » 02 nov 2018, 13:53

Na ficha verde da inspeção passada ficou anotada alguma anomalia a respeito deste problema ?

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Mensagem por Gasado » 02 nov 2018, 14:26

patriciachevy26 Escreveu:
02 nov 2018, 11:01
O que acham? Faz sentido?
Não creio. O meu (Dacia) de origem tem menção ao GPL e ao Reg. 67 nas Anotações Especiais
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=14646

Responder