Seguro para Kit injecção directa

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Seguro para Kit injecção directa

Mensagem por pcta » 20 abr 2015, 15:20

forunista Escreveu:pcta, percebo-te e sei que os seguros são manhosos...
A questão aqui é, o seguro há-de segurar algo que a marca não segura. Há que ver as coberturas do seguro.
Quando contratei com o vendedor foram as coberturas que necessitava, mas depois naquela situação algumas não se aplicavam.... por isso cuidado.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

ok_computer
Cidadão Virtual
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Mensagem por ok_computer » 20 abr 2015, 16:51

pcta Escreveu:
forunista Escreveu:pcta, percebo-te e sei que os seguros são manhosos...
A questão aqui é, o seguro há-de segurar algo que a marca não segura. Há que ver as coberturas do seguro.
Quando contratei com o vendedor foram as coberturas que necessitava, mas depois naquela situação algumas não se aplicavam.... por isso cuidado.
pois... não leste o contrato de seguro que assinaste..
Volvo V70 2.0T GPL

Imagem

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 20 abr 2015, 18:01

Por acaso até li ;)
Mas a forma como está escrito foi de encontro ao que disse o agente, na hora a interpretação foi outra.....
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

carlossantos
Cidadão Virtual
Registado: 03 out 2012, 23:18
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Jazz Live 1.2 i-DSI
Ano: 2005

Mensagem por carlossantos » 20 abr 2015, 19:00

A resposta é simples para qualquer viatura nova,de qualquer marca.

Toda a viatura que venha de origem de fábrica com kit GPL já instalado,a garantia da viatura pelo fabricante,bem como,o kit GPL instalado por esse mesmo fabricante,é total,no período dessa mesma garantia.Isto não dispensa a consulta de todas as alíneas da garantia aquando da compra.

Se nesse período de garantia,qualquer cliente instalar a titulo próprio e pessoal,um kit de GPL,invalida por completo a garantia do fabricante.
Mesmo que o representante nacional,entre linhas,mas que não o deve dizer,que se houver uma possível avaria no motor,e se esta se comprovar que tem a ver com o kit GPL,os problemas de cumprimento do contrato de garantia não ficam em causa,os fabricantes são claros quanto a quaisquer modificações por parte de cliente final,quer em agentes,oficinas e concessionários,não autorizados pela marca.

Exemplo posso eu dar,pois comigo se passou!E já aqui em tempos o relatei!
Fora da garantia...repito fora da garantia...ficou esclarecido que na minha viatura Honda a Santogal apenas faria intervenções em todos os componentes que têm a ver com peças do carro na sua origem,ou instaladas por eles.
Mais que óbvia teria que ser esta resposta,manuscrita pelo departamento jurídico da Santogal,uma vez que eles não podem dar suporte técnico a kits GPL,ou outros componentes que não sejam reconhecidos pela casa mãe,como fazendo parte da viatura na sua origem!
Não quer dizer que,se um dia existisse um determinado problema no motor,a marca não pudesse se refugiar que a causa efeito fosse derivada do kit!
Mas não deixaria de ser,curioso,e até impróprio,um concessionário,ou marca,ter este tipo de reacções,quando nem instaladores de GPL são,e muito menos conhecimentos possuem das causas efeitos de um kit GPL,num motor a gasolina.

Mas,e aqui concordo com muitos colegas,os problemas,a existirem um dia,sempre serão problemas que podem ser complicados de as partes entrarem em conflito!
Conflitos,que no fim,quem sofre é mesmo o cliente final,com tantas burocracias jurídicas,perdas de tempo,disponibilidade de tempo,etc,etc,etc...

Em termos de seguro,não conheço no mercado,algo especifico em termos de abrangência de garantia para kits GPL.
A informação que tenho,é que o kit GPL é visto pelas seguradoras como um extra....normal!O que se apura é o valor para fazer o seguro a esse mesmo extra!

Dilema...dilema...então como fazer para instalar um kit de GPL,a nível particular,dentro de uma garantia de fábrica a uma viatura?

Na minha modesta opinião,terei também eu esse dilema,quando tiver que comprar o meu Honda Jazz 1.3 da 3ª Geração,para um dia substituir este da 1º Geração!

Com 5 anos de garantia,ou aguento o preço da gasolina 5 anos...ou quando chegar a metade da garantia,fio-me na qualidade Honda e lá pelos 3 anos meto um kit GPL.
Mas já sei que no dia que isso acontecer,irei perder a garantia do fabricante,respeitante á parte do motor,uma vez que coloquei a viatura para ser modificada,ou intervencionada,num agente,ou concessionário,não autorizado pela marca!

Mais desenvolvimento poderão os colegas opinar a esta modesta opinião...
HONDA JAZZ 1.2 LIVE LPG *Ano 2005 * :ymhug: 224 130 :ymhug: * kit BRC *Powered by Frontfuels*Algures numa estrada a caminho dos 250 000 kms.

fjpeixinho
Utilizador
Registado: 02 jul 2015, 22:39
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Nao Sei
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 T5
Ano: 1998

Mensagem por fjpeixinho » 03 jul 2015, 21:38

Um colega de trabalho gere um Stand de usados. Pelo que percebi, a garantia dada por ele aos clientes para motor + caixa é feita por uma seguradora.

Já contactaste alguma seguradora a dizer: "olhe, eu vou colocar um carro novo a GPL e gostaria de fazer um seguro ao mesmo motor. É possível? preço?"

forunista
Cidadão Virtual
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Mensagem por forunista » 09 jul 2015, 09:44

fjpeixinho,
Desculpa a demora, só reparei agora que havia novo comentário no tópico.
Não contactei seguro porque pelo que percebi é um seguro especifico do importador do kit GPL que segura. Falei sim com o importador e estou à espera há 3 meses, com insistências pelo meio, pelo que já perdi a esperança de saber alguma coisa e a confiança, é claro.

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 11 ago 2015, 21:13

@lobito
tomei a liberdade de retirar de outro topico

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?p=222315
lobito Escreveu:
BeLeader é uma seguradora que faz seguros de motores. Trabalha com algumas marcas como Vialle, Landi e não sei se outras. Os valores rondavam (dependendo das garantias, do equipamento, do carro, dos km e ano do carro) entre 100 e 170€ para 50 ou 80.000 km.
mas francamente não sei como as coisas estão actualmente, estou a tentar saber, já que há uns tempos indexaram Portugal à filial Inglesa sediada em Londres e desde então não tenho mais dados como pode funcionar em Portugal. Estou a tentar saber mais dados em concreto.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

BarryShowl
Recém-chegado
Registado: 27 jun 2019, 01:38
Distrito onde reside.: Bragança
Marca do KIT GPL: Nao Sei
Marca do Veículo: Ford

Seguro para Kit injeccao directa

Mensagem por BarryShowl » 05 jul 2019, 04:31

Como nao podia deixar de ser, "assistido a este topico". E depois de ver o problema em questao, a primeira duvida que me ocorre e a seguinte:
-e mesmo necessario saber determinar os momentos de inercia dos corpos?
Se for, estou bem....
cumps

Responder