2020_Estacionamento veiculo GPL em garagem de edifício habitacional

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Moderador: rdd48856

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: 2020_Estacionamento veiculo GPL em garagem de edifício habitacional

Mensagem por toze23 » 02 ago 2020, 16:14

O decreto de lei continua válido onde diz "Os parques de estacionamento referidos no número anterior devem ser ventilados".
https://dre.pt/pesquisa/-/search/258281 ... /maximized

Lendo a norma traduzo o "ser ventilado" como qualquer estacionamento que cumpra normas de segurança atuais.
As normas de segurança obrigam a ventilação passiva ou activa para controlo de poluição e extracção de fumo, logo, um parque de estacionamento que cumpra as normas é por obrigação ventilado.

Se houver alguém mais letrado nestas coisas que apite.

Arad79
Recém-chegado
Registado: 31 ago 2020, 21:44
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Golf 1.6TDi
Ano: 2010

Mensagem por Arad79 » 02 set 2020, 11:44

Bom dia a todos.

Tenho a mesma questão.

O parqueamento tem detetores de fumo, avisadores de atmosfera perigosa, extintores e bocas de incêndio. O Decreto lei alude à necessidade de ventilação do parqueamento, no entanto não detalha se é ventilação mecânica, natural, extração, etc... A garagem em causa tem uma grelha enorme a toda a largura do portão de acesso, na parte superior. Considera-se isso ventilação?

Este é um dos fatores que podem travar a aquisição do carro, agradeço a quem tiver informação fidedigna sobre isto que me esclareça.

Cumprimentos.

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 05 set 2020, 17:47

Ventilação natural só é possivel acima do solo e teria que ter abertura a nivel do solo e do tecto.
Abaixo de solo tem de ter ventilação mecanica a nivel de solo e de tecto. A nivel do solo é muito importante, sobretudo no piso mais baixo, uma vez que o GPL é mais pesado que o ar.

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por toze23 » 14 set 2020, 21:06

Arad79 Escreveu:
02 set 2020, 11:44
Bom dia a todos.

Tenho a mesma questão.

O parqueamento tem detetores de fumo, avisadores de atmosfera perigosa, extintores e bocas de incêndio. O Decreto lei alude à necessidade de ventilação do parqueamento, no entanto não detalha se é ventilação mecânica, natural, extração, etc... A garagem em causa tem uma grelha enorme a toda a largura do portão de acesso, na parte superior. Considera-se isso ventilação?

Este é um dos fatores que podem travar a aquisição do carro, agradeço a quem tiver informação fidedigna sobre isto que me esclareça.

Cumprimentos.
Do que percebo para ser considerado como tendo ventilação "natural" teria de ter grelha em lados opostos do parque, ou seja, na porta e no lado oposto à porta. Se na porta é na parte superior no lado oposto teria de ser na parte inferior, junto ao chão.

Sobre impedir a aquisição de veículo, continua a haver incerteza sobre a legislação. A maneira que tens de esclarecer é basicamente questionar o condomínio. Quem te pode causar problemas é o condomínio proibir, a seguradora do condomínio levantar problemas e os condóminos serem chatos.
A única opção é expor a informação que tens (legislação continua a ser alterada para permitir o GPL nos parques, muito baixo risco com GPL vs elétricos, etc.) e esperar pela resposta.

Se calhar já era coisa que se devia ter como exemplo para a malta usar. Um modelo de email a referenciar informação e tal sobre o assunto para mais malta conseguir desbloquear o assunto mais facilmente :\

Responder