Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Fale aqui um pouco do seu carro !
rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 8293
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 06 out 2018, 23:10

Continuo a dizer a mesma coisa: o Flashlube eletrónico ou estava avariado ou mal instalado.

Nem sei como é contava as gotas, uma vez que ao contrário do Flashlube manual não é possível ver o aditivo a sair.

Quanto à questão da divisão por cilindro, no caso de 4 cilindros costuma utilizar-se uma "aranha", num 2 cilindros seria um Y, mas mais uma vez, como o sistema depende do vácuo vem a dar exatamente no mesmo colocar a entrada antes ou depois da divisão dos coletores (se um cilindro puxar menos vai continuar a fazê-lo).

No caso dos sistemas com bomba, desde que a bomba seja suficientemente potente, é possível colocar um y com uma válvula anti-retorno antes de cada injetor de GPL e o aditivo vai conjuntamente com o gás, sendo o doseamento perfeito.

Sinceramente sendo o seu turbo de alta pressão acho que esse sistema não estará lá a fazer grande coisa.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 07 out 2018, 00:40

Pode ver no topo do depósito o local onde se podia contar as gotas
O depósito era semelhante ao do sistema manual actual.
Tentei desligar o conector do sensor(do aviso de nível de flashlube) e do motor, mas não surtia efeito... Mantinha o mesmo ritmo.
Anexos
altIMG_20180915_101955.jpg

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 8293
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 07 out 2018, 11:56

Não sei que lhe diga...o Flashlube tem garantia, portanto volto a insistir, ou estava avariado ou mal montado...esse comportamento parece sugerir que a ligação ao injetor de GPL estava do lado errado(era como se o injetor estivesse sempre aberto).

Ir para um manual é que me parece fora de hipótese.

Tem aqui o esquema de montagem:

http://www.flashlube.com/images/stories ... verkit.pdf

Há outros produtos semelhantes no mercado como o V-Lube.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 07 out 2018, 12:42

Pois, eu neste momento também acho que o manual não cumpre a função, no entanto não tenho mais nenhuma alternativa...
O instalador apenas instala o manual. Só me resta instalar o sistema noutro local.
O V-lube está recomendado para motores turbo? Alguém o instala na zona de Braga?

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3625
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por pcta » 07 out 2018, 15:29

A minha questão é se esse motor precisa de lubrificação de válvulas, sendo Fiat...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 07 out 2018, 16:50

Segundo o instalador e a minha pesquisa online, não há necessidade. Apenas instalei por precaução, para diminuir o desgaste das sedes... Ainda por cima sendo turbo e com pouca cilindrada

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3446
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por j_verne » 07 out 2018, 17:21

Nunca tive um carro com necessidade de lubrificação adicional, por isso tenho sido apenas "espectador" neste tópico...

No entanto, quer-me parecer que esse sistema ou foi mal instalado ou vinha com defeito, conforme já foi apontado.

É óbvio que não é possível manter um sistema que gasta essa quantidade de aditivo em tão curto espaço de tempo. E parece-me lógico que a presença de tanta quantidade de um fluido 'estranho' na câmara de combustão vai impedir o correcto funcionamento do motor, seja ao ralenti ou em estrada.

Mas esses problemas são decorrentes do defeito (no produto ou na instalação), e não do facto de o sistema ser electrónico ou manual! O próprio facto de o sistema funcionar enquanto o carro está a gasolina já é sinal de que algo estava mal...

Uma coisa é certa: não compreendo como é que um instalador recomenda a troca de um produto por um de prestações/características inferiores.

Já agora, qual foi a diferença de preço, pela troca do sistema electrónico para o manual?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 8293
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 07 out 2018, 22:14

O V-lube está recomendado para motores turbo?
O eletrónico com bomba sim...o @bluecat não usava aditivo, mas das duas uma ou coloca algo que funcione mesmo ou então mais vale não colocar nada.

Pode também colocar a injetar gasolina só mesmo em alta rotação carga.

Mas no orçamento estava incluído o Flashlube eletrónico?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 07 out 2018, 23:10

j_verne Escreveu:
07 out 2018, 17:21
Já agora, qual foi a diferença de preço, pela troca do sistema electrónico para o manual?
O Electrónico custa 200€, o manual 75€
Mas no orçamento estava incluído o Flashlube eletrónico?
Sim, estava. Depois de ter lido vários tópicos aqui no fórum, optei pelo electrónico apesar de mais caro.
O instalador avisou-me que não tem tido boa experiência com o electrónico, no entanto eu insisti.
Pode também colocar a injetar gasolina só mesmo em alta rotação carga.
O kit BRC S32 EVO tem essa funcionalidade? É configurável?

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 4953
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por lobito » 08 out 2018, 20:49

Há motores FIAT atualmente em que é aconselhado o lubrificador de válvulas, um exemplo é o novo 1.4. Em principio o 2 cilindros Twinair não precisa.
Agora quanto ao resto não posso dizer muito, só sei que o conheço lubrificadores eletrónicos que funcionam bem nesse tipo de motor e que na injeção gasosa o aditivo vai junto com o GPL.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 8293
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 08 out 2018, 21:50

O kit BRC S32 EVO tem essa funcionalidade? É configurável?
Em princípio sim, é falar com o instalador...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 10 out 2018, 10:05

lobito Escreveu:
08 out 2018, 20:49
Agora quanto ao resto não posso dizer muito, só sei que o conheço lubrificadores eletrónicos que funcionam bem nesse tipo de motor e que na injeção gasosa o aditivo vai junto com o GPL.
Que lubrificadores electrónicos? V-Lube? O aditivo é injectado de forma sequencial, como no GPL?

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 8293
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 10 out 2018, 19:01

O V-lube, não sei se com o Flashlube eletrónico isso também, é possível, é misturado com o GPL gasoso antes dos injetores de GPL...quando o gás é injetado arrasta o aditivo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 11 out 2018, 00:28

Parece-me muito mais vantajoso... Pensei que o lubrificante não poderia ser administrado pelos injectores.
Onde se instalar o v-lube? E qual o preço?

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 19
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 11 out 2018, 11:56

Questionei outro instalador acerca da troca do kit de lubrificação.
As propostas foram as seguintes:
-um kit manual (actualmente instalado) 75€
-um kit electrónico (flashlube) por aproximadamente 150€. Propôs instalar este kit com apenas um ponto na admissão.

Quando questionei acerca da hipótese de injectar o aditivo juntamente com o GPL através dos injectores, disse-me que é possível (no entanto não o faz) mas refere existirem problemas relacionado com o entupimento dos bicos dos injectores.

Responder