Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Lealbino
Utilizador Junior
Registado: 21 jun 2018, 09:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI 2 DI
Modelo: Duster II 1.2 Tce
Ano: 2018

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagem por Lealbino » 04 dez 2018, 09:34

Sim a diferença é grande, mas ficou de ser visto e falarmos antes no de 77 litros que espero que dê porque dá sempre jeito maior autonomia.

Já imagino esse c€nário bem mais próximo, ainda por cima após a odisseia de viagem e regresso lá vim a bordo do Sandero a gpl do meu Pai que tanto custou a convencer e está agora obviamente rendido.

Só pensava "o meu está quase quase..." :smile:

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 04 dez 2018, 09:41

mpsfilho Escreveu:
03 dez 2018, 22:11
Quando encostares há bomba para atestares de GPL vais ficar triste... ou seja, antes, a gasolina ficavas com a carteira leve... com o GPL o peso dos euros que vais poupar vão acabar por danificar os bolsos do vestuário.
Ora aqui está mais uma razão para não utilizar GPL, estraga a roupa.
sim senhor....
:p
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 05 dez 2018, 19:43

E finalmente em França já aparecem no configurador os novos motores a gasolina e GPL que já obedecem ás novas normas WLTP.

Temos então o motor 1.6 de 115 cv que deixou a sigla SCE, para adoptar a ECO-G 115 cv que é comercializado também na versão GPL.

E quanto aos Tce a motorização é o 1.330 cc um com 130 cv Fap e outro com 150 cv Fap, não existindo de origem versão a GPL.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 05 dez 2018, 23:30

Esse motor 1.6 com alterações (ciclo Atkison) constituiŕá a base dos híbridos Renault a lançar em 2020.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 06 dez 2018, 00:13

rdd48856 Escreveu:
05 dez 2018, 23:30
Esse motor 1.6 com alterações (ciclo Atkison) constituiŕá a base dos híbridos Renault a lançar em 2020.
Temos também a Borel que comercializa o Duster Tce de injecção DI, mesmo já os novos motores, já com sistema instalado e com garantia como se fosse de fábrica.

Desconheço é se serão com sistema liquido ou gasoso, ou se os dois, como não percebo grande coisa de francês fico com esta duvida.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 06 dez 2018, 10:59

@Lealbino, sabes que dia é hoje?

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 06 dez 2018, 11:29

Desconheço é se serão com sistema liquido ou gasoso,
Injeção gasosa da Prins....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Lealbino
Utilizador Junior

Mensagem por Lealbino » 06 dez 2018, 11:52

mpsfilho Escreveu:
06 dez 2018, 10:59
@Lealbino, sabes que dia é hoje?
Bom dia! :-D

No meu caso é dia de ir buscar a máquina ehehe, acabei de falar ao telefone e está quase pronto e já tem lá instalado o depósito dos 77 litros, faço a viagem daqui a pouco de comboio e depois se tudo correr bem já venho para baixo a emitir menos CO2 e NOx. :GPL:

A ver se depois tiro umas fotos da instalação, já estou em falta com as imagens do carro e assim quando surgissem apareciam todas.

Contando as horas!

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 06 dez 2018, 18:53

rdd48856 Escreveu:
06 dez 2018, 11:29
Desconheço é se serão com sistema liquido ou gasoso,
Injeção gasosa da Prins....
Ok, bem haja pela informação.

Lealbino
Utilizador Junior

Mensagem por Lealbino » 07 dez 2018, 15:33

E depois da loonga odisseia de viagem, lá vim ontem no regresso para Lisboa já a bordo do gaseificado. 8)

Realmente o sistema é imperceptível na mudança de combustível, e apesar de ligeiros "soluços" (raros) nas acelerações foi uma viagem em pleno sempre na ordem dos 130km/h pela AE.

A equipa da Mastergás é de fato de um profissionalismo recomendável, não tenho mesmo nada apontar e só a louvar a todos os níveis.

O sistema pelo que percebo ficou bem "arrumadinho" na zona do motor, o encaixe para abastecimento ficou fixo por haver espaço (o que me agradou para não estar com peças extra nos abastecimentos), e no habitáculo segui a dica do mpsfilho e ficou no furo de onde seria o botão do 4x4, perfeitamente integrado e de luz branca tal como as luzes dos botões de origem a bordo.

Ainda é o primeiro depósito e salvo erro só encheram com 45litros, para a velocidade a que vim o CB marcou 8.2 de média e neste momento está na reserva do gpl (luz amarela), mas como só fiz 360km já com a vinda hoje para o trabalho ainda estou a ver quanto durará, sabendo que ainda é fase de ajustes.

Em relação a manutenções indicaram-me as oficinas parceiras da Mastergás no sistema Prins e tenho uma mesmo perto de casa, portanto mais um ponto a favor da Mastergás e "rede" de apoio.

Dá assim uma sensação...de concretização, tenho o pneu na mala mas estou a ponderar fazer como aqui se disse e ter kit para furos, não sei se depois de usar o pneu fica inutilizado mas está tudo tão bem encaixado que apetece deixar a roda fora também.

Vou atualizando a informação, e desde já obrigado a todos pelo apoio e principalmente ao mpsfilho pelo pioneirismo e ajuda com tantos detalhes! :clap:

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 07 dez 2018, 18:22

Lealbino Escreveu:
07 dez 2018, 15:33
E depois da loonga odisseia de viagem, lá vim ontem no regresso para Lisboa já a bordo do gaseificado. 8)

Realmente o sistema é imperceptível na mudança de combustível, e apesar de ligeiros "soluços" (raros) nas acelerações foi uma viagem em pleno sempre na ordem dos 130km/h pela AE.
Soluços? o motor agora está se adaptando, penso que irão desaparecer com os km, se não, quando for ao ajuste dos 1500 km fala nisso ao instalador.
A equipa da Mastergás é de fato de um profissionalismo recomendável, não tenho mesmo nada apontar e só a louvar a todos os níveis.

O sistema pelo que percebo ficou bem "arrumadinho" na zona do motor, o encaixe para abastecimento ficou fixo por haver espaço (o que me agradou para não estar com peças extra nos abastecimentos), e no habitáculo segui a dica do mpsfilho e ficou no furo de onde seria o botão do 4x4, perfeitamente integrado e de luz branca tal como as luzes dos botões de origem a bordo.
O encaixe de abastecimento do meu também não precisa de desenroscar, como o espaço é grande o "curtinho" dá para fechar a portinhola.
Ainda é o primeiro depósito e salvo erro só encheram com 45litros, para a velocidade a que vim o CB marcou 8.2 de média e neste momento está na reserva do gpl (luz amarela), mas como só fiz 360km já com a vinda hoje para o trabalho ainda estou a ver quanto durará, sabendo que ainda é fase de ajustes.
Com essa média de 8.2 de média do CB estarás com um consumo real de cerca de 9,8 L, a velocidades de 120 kmh faria um consumo de 9 L aprox. o meu com a luz de reserva ainda faz mais cerca de 200 km.
Em relação a manutenções indicaram-me as oficinas parceiras da Mastergás no sistema Prins e tenho uma mesmo perto de casa, portanto mais um ponto a favor da Mastergás e "rede" de apoio.
Óptimo, quem são as parceiras? é alguma aqui em C. Branco? :D
Dá assim uma sensação...de concretização, tenho o pneu na mala mas estou a ponderar fazer como aqui se disse e ter kit para furos, não sei se depois de usar o pneu fica inutilizado mas está tudo tão bem encaixado que apetece deixar a roda fora também.
O produto Não + Furos para mim é o melhor, é vitalicio para a vida do pneu.
Vou atualizando a informação, e desde já obrigado a todos pelo apoio e principalmente ao mpsfilho pelo pioneirismo e ajuda com tantos detalhes! :clap:
Pela minha parte foi um prazer ajudar-te, também fico recompensado, já não me sinto tão só :) boa sorte e bons km a dar Gás.
Observação: Qual a média que tinhas a gasolina?

Lealbino
Utilizador Junior

Mensagem por Lealbino » 08 dez 2018, 12:49

Pelo que li e me apercebi os soluços poderão ter a ver com fase inicial ou afinação, só após a 1a verificação é que vou poder começar a perceber se fica tudo igualzinho, e a ideia é essa de ficar igual portanto é esperar pra ver.

Realmente uma das vantagens nos nossos Duster (não,sei se há muitos mais, se calhar até há muitos outros carros assim) é o espaço para colocar o adaptador permanente, dá jeito ser um funcionamento "normal" de só ter de ir abastecer diretamente.

Em termos de média não estou neste primeiro depósito a comparar ainda, foram velocidades mais elevadas do que as costumo andar (e ainda pra mais 300km seguidos assim) e mistura de sem estar no modo Eco e a puxar mais, mas normalmente a gasolina na condução despreocupada do dia a dia para o trabalho e com voltas e fim de semana estava a fazer 6.5, se ficar tudo afinado e com consumo no ponto vai ser perfeito. :-D

Só li o mail no trabalho com a folha das oficinas parceiras e vi que havia perto de casa, não enviei para o meu mail pessoal mas estavam lá mais umas quantas da Prins e por isso espero que haja aí também, na segunda feira já te confirmo e digo a lista.

Em relação ao produto dos furos só agora me lembrei que tinhas falado no fórum nesse produto N+F, o investimento ainda era elevado mas pela qualidade e características a dividir por 4 pneus nem fica assim tão caro. Sobra a minha última dúvida que tem a ver com os sensores de pressão, mas vou à casa de pneus de um amigo a ver o que ele diz, se for pra durar a vida do pneu e a válvula com sensor ter de ser substituída na mesma e não for custo elevado...acho que fica decidido.

Hoje não andei no Duster e já fiquei a ressacar, e se a autonomia em reserva ainda estiver pra durar lá vou ter de "arranjar" quilómetros pra fazer para ir abastecer B-)

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 dez 2018, 18:41

os soluços poderão ter a ver com fase inicial ou afinação
Esses soluços podem ser mistura ou as injeções de gasolina. Este último problema é um dos mais difíceis de resolver em kits gasosos para DI, mas a Prins tem tido um bom registo neste aspeto.
é o espaço para colocar o adaptador permanente
A maioria dos carros modernos tem espaço para colocar o adaptador permanente, só que fica mais caro e o instalador ou o proprietário não querem pagar o adicional.

P.S. Não me refiro a adaptador mas ao próprio bocal.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 08 dez 2018, 21:11

@Lealbino, na minha opinião acho que deverás deixar acabar o GPL na totalidade e só depois encher, isto para saberes se o sistema estará bem regulado, como a capacidade bruta é de 77 L se a regulação da bóia estiver bem regulada deverá entrar cerca de 62 L.

Relativamente aos sensores e válvulas dos pneus penso que o produto de que se fala não interfere nestes, além disso a melhor maneira é trazeres pelo menos duas embalagens do produto e o compressor, mas, usá-lo só caso seja necessário, poderá ser que nunca venhas a precisar de os utilizares.
É desde modo que estou procedendo com o Duster, no Opel é que usei como forma preventiva mas, já me arrependi de o ter feito, possivelmente foi dinheiro jogado fora.
Será que esse teu amigo da casa de pneus conhece esse produto?.

Lealbino
Utilizador Junior

Mensagem por Lealbino » 08 dez 2018, 23:44

Espero que seja só questão de afinação das eventuais injeções de gasolina ou da mistura, o que é certo é que hoje pouco notei mas muito menos ainda sem o modo Eco...faria sentido considerando que o modo Eco deve restringir mais a injeção, e como agora finalmente só me apetece é ter ali o motor com a potência à disposição não devo lá parar muitas vezes. Mas a ver vamos com as afinações.

A peça que lá está fixa não sei se é adaptador ou o bocal, mas como tranca por dentro e havia espaço é só usar a pistola, esquecido como eu sou lá teria de andar à procura de onde tinha guardado. :-

Nesta fase inicial é mesmo deixar o depósito vazar por completo, por um lado para perceber até onde vai com a utilização quem lhe dei e por outro lado para como dizes mpsfilho no enchimento confirmar se está tudo bem com a capacidade máxima.

E pensava que tinhas usado no Duster o produto, assim seria como recurso em utilização como um kit normal mas sendo este pelo que li com muito melhores propriedades, ainda me agrada mais. Só na próxima semana é que vou à casa de.pneus dele, de certeza que saberá (tem uma daquelas First Stop) e depois partilho.

Responder