Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Fale aqui um pouco do seu carro !
Renault19
Utilizador
Mensagens: 123
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por Renault19 » 11 jun 2019, 21:50

Mas teve garantia da Citroen, tendo transformado o carro para gpl?

Renault19
Utilizador
Mensagens: 123
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por Renault19 » 11 jun 2019, 21:53

Eu tenho um opel crossland com esse motor a gpl de fábrica. Até agora tudo bem. Vai com cerca de 24.000kms.

Contudo, tenho ideia que estes motores não têm afinação de válvulas. Já deixei isto noutro post. Apesar de não ter afinação hidráulica.... vejam o vídeo a partir do minuto 37 e o que diz o eng. mecânico

https://youtu.be/2YQAydJfCd0

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9128
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 11 jun 2019, 23:42

O que o eng. mecânico diz a partir do minuto 37 é que a afinação se faz por substituição(ou maquinação) das próprias touches, o que ainda sai mais caro do que afinar com pastilhas sob o impulsor, é a situação 4:

viewtopic.php?f=7&t=17366
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 256
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rafsantos » 11 jun 2019, 23:50

O Crossland a GPL de fábrica tem material diferente do 1.2 normal, aliás os valores das emissões com que é homologado a gasolina é superior à versão só a gasolina, o que por si só indica bem que o motor não é igual.

Renault19
Utilizador
Mensagens: 123
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por Renault19 » 12 jun 2019, 08:12

Obrigado ao RDD por relembrar esse video de afinação de válvulas. É elucidativo sobre as várias formas de o fazer.

A questão é que nestes motores puretech (opção 4), a afinação implica desmontar o motor, ou terei percebido mal. Logo, o preço deve ser astronómico.
Daí se dizer que "não vai fazer afinação a não ser que tenha que mexer no motor".

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9128
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 12 jun 2019, 23:20

Não é desmontar o motor, é desmontar a árvore de cames, mas isso para afinar, para verificar a folga é muito mais simples.

Dai a vantagem de utilizar aditivo para espaçar ao máximo a necessidade de afinação. Idealmente a afinação deveria ser feita aquando da substituição da correia de distribuição, assim uma grande parte do trabalho seria aproveitado.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1045
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004
Localização: Loures

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 11 jul 2019, 13:56

Resumindo, afinar as válvulas de um motor, mesmo que seja o 1.2 puretech 82cv, parece ser operação relativamente "simples".
Os colegas que tenho em oficina, são unânimes em que apesar de "ninguém" o fazer, pouco se mexe no motor depois de se tirar a tampa das válvulas, fazer o acerto das "voltas do motor", "trancar e apertar na afinação correcta".
Se estou errado, agradeço que me corrijam, pois tenho um vendedor à espera de resposta :-D , para um Citroen C3 com o mesmo motor.
lmml - Vou deixar de andar a carvão. Negócio feito, um gasolina vem a caminho, para pouco depois ser gaseado :-D
Ao fim de vários anos, mais de 15, lá dei o passo para entrar para o Clube do Gaseados, do GPL.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9128
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 13 jul 2019, 22:59

Afinar as folgas para esse motor não é simples, mas como disse acima feita aquando da substituição da correia de distribuição acaba por não implicar um sobrecusto elevado.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1045
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004
Localização: Loures

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 14 jul 2019, 08:14

Quando tiver o carro, o manual do proprietário, mas também o manual que só as oficinas têm acesso, pois no trabalho vão - me arranjar um, ficarei com informação suficiente pr antecipar problemas, julgo eu.
lmml - Vou deixar de andar a carvão. Negócio feito, um gasolina vem a caminho, para pouco depois ser gaseado :-D
Ao fim de vários anos, mais de 15, lá dei o passo para entrar para o Clube do Gaseados, do GPL.

Responder