Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagem por mpsfilho » 27 nov 2019, 21:50

@rdd48856, sim é verdade, existe o problema da validade, terei que fazer como nos iogurtes, irei guardá-los no frigorífico e aguentam mais um pouco... depois se não azedarem utilizo-os. :D

@Lealbino, agradeço o "alerta" e a pesquisa mas, já é tarde, já me comprometi... bem haja na mesma, a intenção foi boa, para a próxima vou estar mais atento. ;)
E na próxima a revisão irá ser fora da marca, a maior queixa que tenho é sobre o valor debitado pelo óleo, eu consigo comprar o mesmo lubrificante e pagar por 5 l o valor que me foi debitado por cada 1 l, durante a garantia ainda dá para aguentar depois dessa passar não há necessidade, veremos. :-?

Ps3uDo
Utilizador Junior
Registado: 16 fev 2018, 14:59
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Modelo: Dacia Duster 1.2TCe
Ano: 2018

Mensagem por Ps3uDo » 28 nov 2019, 15:37

Boas, de há alguns dias para cá, acontece-me intermitentemente uma espécie de sopro (barulho) quando acelero, apenas quando tenho o GPL ligado, alguém teve uma experiencia semelhante? Como é um barulho que nem sempre aparece está a ser dificil de detectar o problema.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 28 nov 2019, 21:27

Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Ps3uDo
Utilizador Junior

Mensagem por Ps3uDo » 29 nov 2019, 11:38

Avabei por não perceber se era da menbrana do redutor, ou se era do Turbo, no meu caso só oiço o barulho qdo o Gpl está ligado, mas vou dar esa dica ao instalador, obrigado!

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 nov 2019, 14:34

Ps3uDo Escreveu:
28 nov 2019, 15:37
Boas, de há alguns dias para cá, acontece-me intermitentemente uma espécie de sopro (barulho) quando acelero, apenas quando tenho o GPL ligado, alguém teve uma experiencia semelhante? Como é um barulho que nem sempre aparece está a ser dificil de detectar o problema.
Não faço ideia, esse sopro é em andamento ou é quando aceleras com o motor a trabalhar e o carro parado?.

O meu sempre fez um sopro mas esse é apenas quando ligo a ignição antes de accionar o motor de arranque, é a bomba da gasolina dentro do depósito a carregar a pressão e, não convém accionar o arranque antes de terminar o sopro, isto para bem da saúde da referida bomba.

O teu caso pelo que referes poderá ser a membrana ao dilatar com a pressão, esses sintomas notam-se em todas as rotações baixas e altas ou, só quando o turbo é accionado?.

Estás com quantos km,s a GPL, já fizestes a manutenção dos 1500 km,s? o motor ainda poderá estar a adaptar-se ao sistema e há nova bebida.

Ps3uDo
Utilizador Junior

Mensagem por Ps3uDo » 02 dez 2019, 13:21

O carro já fez a revisão dos 1500 km's a na altura falei do barulho, mas como disse o barulho só acontece quando acelero em andamento, e com o GPL ligado, o problema é que o barulho vai e vem, ou seja, por vezes desaparece.

Tenho de voltar ao instalador para ele dar uma volta comigo e perceber o que poderá ser.

Lealbino
Utilizador
Registado: 21 jun 2018, 09:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: Prins VSI 2 DI
Modelo: Duster II 1.2 Tce

Mensagem por Lealbino » 19 dez 2019, 15:06

Aproveitando estar a fazer cerca de um mês desde que o Duster veio das verificações, comprova-se que se tem mantido sem ter os problemas que vinham a "assombrar" a máquina, e tem sido sempre a rolar desde então e só indo para as boxes na ultima semana devido a uma batida por trás que me deram. :-|

Na altura do acidente a pancada que deram rachou parte do para-choques e mais umas peças, mas vá lá que não chegou perto do depósito gpl, tudo se resolveu mas fiquei a pensar e acho que vou ter de atualizar a informação no seguro (lá devem alterar o valor) relativamente ao sistema e incluir como extra, caso contrário se tivesse danos já imagino que seria uma embrulhada mais complicada...

Entretanto estive também na ultima semana prestes a saltar para um 1.3 Tce (Kadjar ou Scenic) já com vista a colocar a gpl (que teve o ok de instaladores para o sistema semelhante ao do Duster 1.2 Tce), mas depois lá me passou da ideia e cancelei os negócios e venda do Duster, espero que tenha servido para eu me aguentar mais uns tempos a bordo do "jipose" ainda pra mais agora que está com tudo a fluir. 8)

O som de "sopro/silvo/zumbido" ouvia mais notoriamente quando foi instalado o sistema gpl, desde esta ultima ida à Mastergás que ouço muito raramente e muito menor volume sonoro, mas foi algo de que não me queixei.

Ficam os votos de Boas Festas para todos!

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 20 dez 2019, 20:17

Ainda bem que está resolvido o problema relacionado com o funcionamento a GPL :-D

Quanto ao toque na traseira lamento, mas ainda bem que não teve consequenciais dolorosas para os seus ocupantes.

Relativamente ao receio do embate ter sido próximo do tanque de GPL não digo que não seja preocupante, no entanto para mim preocupa-me mais o da gasolina devido há sua menor resistência comparativamente com o de gás.

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 30 dez 2019, 15:12

No meu caso a preocupação não era tanto pela segurança face ao depósito gpl, era mais no caso de havendo danos quem os pagaria, dado que nestas coisas de seguros... :-?

No final da semana passada e estando a circular com o depósito de gasolina com injectorCare, passei o comutador para gpl e esqueci-me de o mudar e andei algum tempo a circular assim. Ora num pára-arranca numa subida, com fila atrás e à frente quando dei por ela o carro não respondia, a afogar, engasgar, olhei e "Problema de Injeção" :oops:

Lá me consegui desenrascar na subida (devia ter feito o meu procedimento do desliga tudo e liga, mas não fiz logo, devido à falta de hábito), e com a fila a não ter de esperar muito, mas ficou logo uma nuvem negra a pairar.

Entretanto gastei o depósito de gasolina, e voltei a encher a gasolina e tenho circulado a gpl sem problemas, mas ando naquele estado de "teste", a ver se se mantém tudo normal.

Abraços e votos de Bom Ano Novo para todo(a)s

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 30 dez 2019, 21:25

Lealbino Escreveu:
30 dez 2019, 15:12
No meu caso a preocupação não era tanto pela segurança face ao depósito gpl, era mais no caso de havendo danos quem os pagaria, dado que nestas coisas de seguros... :-?

No final da semana passada e estando a circular com o depósito de gasolina com injectorCare, passei o comutador para gpl e esqueci-me de o mudar e andei algum tempo a circular assim. Ora num pára-arranca numa subida, com fila atrás e à frente quando dei por ela o carro não respondia, a afogar, engasgar, olhei e "Problema de Injeção" :oops:

Lá me consegui desenrascar na subida (devia ter feito o meu procedimento do desliga tudo e liga, mas não fiz logo, devido à falta de hábito), e com a fila a não ter de esperar muito, mas ficou logo uma nuvem negra a pairar.

Entretanto gastei o depósito de gasolina, e voltei a encher a gasolina e tenho circulado a gpl sem problemas, mas ando naquele estado de "teste", a ver se se mantém tudo normal.

Abraços e votos de Bom Ano Novo para todo(a)s
Eu penso que as Seguradoras nada podem fazer, seria um precedente muito negro para a reputação das mesmas, é que neste caso tudo é legal e claro, ou seja, o averbamento consta no DUA, se fosse uma instalação clandestina aí sim poderiam saltar fora.

Quanto ao problema vamos ver se não volta a surgir, mas de fato a nuvem fica a pairar.

Por ultimo, também voto, assino de cruz na tua ultima frase.

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel

Mensagem por Lgvafonso » 02 jan 2020, 09:23

Se quando o seguro foi feito ainda não havia sistema GPL, tenho quase a certeza de que, havendo um problema, a seguradora saltaria imediatamente fora, alegando alteração de condições contratuais.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 02 jan 2020, 13:44

Sim, creio que o melhor é sempre comunicar à seguradora a alteração (por escrito!), até para eles alterarem o montante de "valor seguro".
Se for uma apólice com danos próprios deve até aumentar o valor do prémio...

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 02 jan 2020, 14:48

Também me parece dado pelo menos no meu caso, dado que tenho contratado seguro Danos Próprios, e porque a Seguradora teria de contar com um valor acrescido do veículo...

Tenho de falar com eles e ver o que agrava (ou não), numa colisºao contra a traseira do meu veículo à partida será sempre prioritária a questão da culpabilidade de quem bate, seguida do que fique estragado no veículo e seguidamente de coisas que sejam estragadas em consequência desse acidente.

Tomando por exemplo coisas danificadas que fossem na bagageira do meu veículo, e da mesma forma o depósito gpl, julgo que seria da responsabilidade do culpado restabelecer as coisas estragadas (bens que eu transportasse e/ou o depósito gpl, por exemplo). Aliás, na oficina em que ficou o carro e lá foi o Perito, disseram-me que as peças que tinham saltado (uns acessórios que tenho atrás) se não fizessem parte do equipamento original bastava indicar que dariam o dinheiro das mesmas (não foi necessário).

O problema dá-se exatamente se for eu o cuplado e batesse na traseira de alguém e danificasse a zona do motor, se a centralina gpl e injetores gpl etc etc ficarem danificados...quando chegar lá o Perito deve dizer logo "estas peças/extras não nos foram comunicadas quando fez o seguro", e lá se vai a cobertura desses componentes.

Bem, tenho mesmo de atualizar isto junto da seguradora, vou sondar.

Em relação ao carro neste últimos dias não tem tido problemas (estou na dúvida no entanto se um ligeiro engasgo que sinto no desenvolvimento do motor a gpl é normal ou só impressão), mas ainda é cedo e continuo nos "testes". Outra agradável surpresa é que tendo uma autonomia de cerca de 700 comecei a testar quando ando a fazer os trajetos longos em AEstrada (durante a semana são cerca de 60 km diários, em velocidade praticamente estabilizada) ligar o modo "ECO" e a autonomia passou para perto dos 760km.

Fico mesmo a torcer para que esteja tudo bem com o carro, porque a ser assim era mesmo outro sobre azul.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 02 jan 2020, 14:51

Ora bem, para que não restem duvidas acabei de ligar para a seguradora.

Tal como eu imaginava não existe descriminação negativa nem positiva pelas seguradoras relativamente ao GPL, ou seja, para estas se o carro consome GPL ou gasolina é indiferente, isto é, desde que a viatura esteja legal, nada é preciso comunicar, nada a alterar, nem relativamente a valores nem descriminações na apólice.

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel

Mensagem por Lgvafonso » 02 jan 2020, 16:44

mpsfilho Escreveu:
02 jan 2020, 14:51
Ora bem, para que não restem duvidas acabei de ligar para a seguradora.

Tal como eu imaginava não existe descriminação negativa nem positiva pelas seguradoras relativamente ao GPL, ou seja, para estas se o carro consome GPL ou gasolina é indiferente, isto é, desde que a viatura esteja legal, nada é preciso comunicar, nada a alterar, nem relativamente a valores nem descriminações na apólice.
Nunca fiando!
Mas isso sou eu que já ouvi muita "fuga" a responsabilidades por parte das seguradoras com base em tretas!

Responder