Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Lealbino
Utilizador
Registado: 21 jun 2018, 09:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI 2 DI
Modelo: Duster II 1.2 Tce
Ano: 2018

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagem por Lealbino » 02 jan 2020, 16:49

Exatamente mpsfilho, falei com a minha seguradora (OkTel) e após algum tempo ao apurarem essa informação confirmaram que não altera nada na apólice, e que nem precisam que comunique nada dado que para eles não muda o sistema principal (gasolina).

O "se" é que perguntei explicitamente como seria em caso de sinistro que danifique algo que não estava instalado antes - sistema gpl, e como só me disseram que em caso de sinistro o Perito veria na altura, e como não me souberam detalhar mais em relação a este ponto, é por essa razão que vou enviar por escrito a indicar que na sequência do contacto e informação da seguradora de que não alterava apólice, que foi instalado sistema GPL modelo x etc etc.

Vale o que vale, mas poderá servir para não haver a tal questão de alegarem desconhecimento.

iopq
Utilizador
Registado: 20 nov 2005, 17:17
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna Break II
Ano: 2004

Mensagem por iopq » 02 jan 2020, 16:53

Mas nas simulações da OkTeleseguro eles perguntam valor dos extras.
Imaginem que se mete um sistema de som de 5 mil euros na bagageira e fica destruído.
Eu não confiava e mandava informação por escrito da alteração.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 02 jan 2020, 17:04

Mas a mim na Direct com conversa gravada foram bem claros, alem de que, estes sistemas de GPL desde que o carro faça a inspecção B passa a fazer parte integrante do veiculo não podendo ser confundido com outro qualquer acessório.

Mais, os seguros são renovados anualmente e eles mesmo que o cliente não mencione a alteração eles teem acesso a ela e, se a lei lhes permitisse revogar o seguro é certo que o fariam, mas pelos vistos não querem nem podem.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 02 jan 2020, 22:13

Desculpem, mas eu não acredito.

Não acredito que a responsabilidade de uma seguradora aumente, sem que eles aumentem o prémio a pagar pelo tomador.

E atenção que estamos a falar de danos próprios. A responsabilidade civil de terceiros culpados não está em causa...

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 02 jan 2020, 22:26

j_verne Escreveu:
02 jan 2020, 22:13
Desculpem, mas eu não acredito.

Não acredito que a responsabilidade de uma seguradora aumente, sem que eles aumentem o prémio a pagar pelo tomador.

E atenção que estamos a falar de danos próprios. A responsabilidade civil de terceiros culpados não está em causa...
Mas porque não acreditar @j verne? ora experimenta fazer uma simulação por exemplo para um Sandero só a gasolina e a simulação para o mesmo carro na versão Bi-Fuel, se o valor não se alterar o que concluis?.

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 02 jan 2020, 22:39

Mas é disso que estamos a falar? Tudo o que eu disse é para conversões em carros a gasolina... Nos carros a GPL de origem é óbvio que o valor seguro já reflecte esse facto.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 02 jan 2020, 23:02

j_verne Escreveu:
02 jan 2020, 22:39
Mas é disso que estamos a falar? Tudo o que eu disse é para conversões em carros a gasolina... Nos carros a GPL de origem é óbvio que o valor seguro já reflecte esse facto.
Pois, mas não sei se me fiz entender, a minha questão é: porque razão o mesmo carro tem o mesmo valor de seguro quer seja só a gasolina ou Bi-Fuel sendo que, este ultimo o valor é mais elevado em termos de património e o valor do seguro continua a ser o mesmo?.

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 03 jan 2020, 00:07

Não tinha percebido, de facto.

Para parece erro no algoritmo de cálculo. Só deve distinguir entre gasóleo e gasolina, quer seja bifuel ou não. Mas estranho é, realmente...

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Mensagem por Gasado » 03 jan 2020, 01:53

Quando tinha o Twingo, passei pelo mesmo na SeguroDirecto:
Telefonei a perguntar o que fazer para declarar a instalação do sistema de GPL, e foi-me dito que nada.
Pelo sim, pelo não, enviei email a declarar a alteração.

Mais tarde, tive um acidente de traseira (bateram-me); não afectou o sistema de GPL, mas nada foi referido nas peritagens.
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 14 jan 2020, 12:24

E ontem foi dia de estreia da bateria "nas couves", num carro de 6/2018 chego à garagem e nada de comando abrir o carro "Mau... :-? " e lá pensei ter sido a pilha do comando que normalmente avisa no sistema, mas abro a porta com a chavinha e nada, pouquíssimo sinal de vida no rádio etc.

Até aqui tudo bem (exceto ter sido a bateria que menos durou, e a 2ª que mais cust€u a seguir à da autocaravana), e vá de saltar logo para o plano B de levar outro carro e durante o dia ver como desenrascar a melhor bateria para isto. Mesmo estando com pressa tirei logo medidas e caraterísticas da bateria pelo sim pelo não, e vai de empurrar o carro pra fora da garagem para ficar na rua e o carro da minha mulher poder sair (está à frente), e para ajudar cabos não sabia onde estavam nem tinha tempo de procurar e só um booster (que não tenho) poderiam desbloquear a situação (o pegar de empurrão dada a direção estar trancada ficou também excluído).

Ora um dos problemas foi que as portas ficaram todas trancadas exceto a do condutor aberta com chave, e direção/sistemas ficaram todos trancados. :| Resumindo tive de ver muito bem se o carro sem possibilidade de controlar o volante passava na porta da garagem, e foi résvés a 2 dedos que lá saiu e ficou parado na rua. O único detalhe é que abri a porta de trás por dentro e como tal ficou o dia todo aberta porque já não consegui fechar por não haver energia, ficou tipo pisa-papéis mas com um valor superior.

Lá segui noutro carro e andei durante o dia a pesquisar as baterias para S&S e onde houvessem para comprar no próprio dia, acabou por ser na minha oficina habitual e lá se foram 155€ (conseguia mais baratas, mas não de imediato), depois chegar a casa e tratar dos procedimentos um bocadinho à luz de telemóvel e lá voltou o carro à vida.

Detalhes que podem servir a mais alguém: O código do rádio convém ter à mão porque desata apitar até se colocar (aprendi com dois carros anteriores que até o vendedor me dar o código era alto festival a bordo), apareceu no painel a mensagem de "calibrar direção" e "esp", e pelo que li seria virar a totalidade do volante direita/esquerda e travar alguns segundos e andar lentamente, hoje de manhã fiz o procedimento e funcionou e apagaram-se as mensagens.

Pelo que me informei parece que o Start&Stop antecipa largamente (se considerarmos que há vários relatos de baterias a irem ao ar com 2 anos, e com o cuidado de se desligar o S&S durarem no mínimo o dobro) a entrega da alma ao criador das coitadas, como tal já está ponto assente andar desligado a ver se nesta dura mais tempo. Além disso como faço bastante cidade se calhar o S&S ainda antecipou mais a troca, seria possível dar carga etc etc, mas por todos os casos que li rapidamente voltam a apagar-se e eu com família a bordo prefiro não correr o risco de tentar poupar agora e mais tarde ficar apeado em algum lado com família toda e ainda ter de pagar 300€ pela única bateria que haja disponível. B-)

Fator bem chato é o de todo o carro praticamente ficar inutilizável e de ser sem avisar, além do preço das baterias (num dos carros anteriores escolhi sabendo que a bateria era na altura cerca de 190€, comparativamente com outros que levavam de 380€ :!: )

As boas noticias é que o sistema Gpl anda bem e recomenda-se, pelo menos o que se poupa num lado dá pra compensar as modernices que saltam do bol§o.

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel

Mensagem por Lgvafonso » 14 jan 2020, 12:40

Morreu com menos de 2 anos. Não tentaste resolver a coisa ao abrigo da garantia?

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 14 jan 2020, 16:16

Lgvafonso Escreveu:
14 jan 2020, 12:40
Morreu com menos de 2 anos. Não tentaste resolver a coisa ao abrigo da garantia?
Nas baterias a garantia não é de 6 meses?
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel

Mensagem por Lgvafonso » 14 jan 2020, 16:38

ricardo_fcr2005 Escreveu:
14 jan 2020, 16:16
Lgvafonso Escreveu:
14 jan 2020, 12:40
Nas baterias a garantia não é de 6 meses?
A garantia é de 2 anos. Apenas passa a 6 meses no caso do consumidor ser uma empresa ou o veículo se destine a uso profissional.

https://www.arbitragemauto.pt/media/Garantia_Pecas.pdf

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 14 jan 2020, 22:27

Lealbino Escreveu:
14 jan 2020, 12:24

As boas noticias é que o sistema Gpl anda bem e recomenda-se, pelo menos o que se poupa num lado dá pra compensar as modernices que saltam do bol§o.
Pois é companheiro são as modernices... por incrível que pareça estas por vezes acabam por complicar-nos a vida em vez de nos facilitar a mesma, e anda a gente a pagar as "modernices" para por vezes acabar-mos por as desactivar.

Com o meu não acontece isso, Só tranca a direcção se retirar a chave da ignição, e mesmo sem bateria sempre posso abrir a porta do condutor e a bagageira com a chave, assim como também posso recorrer em ultimo caso a accionar o motor de empurrão.

A bateria já vai a caminhar para os cinco anos sem sinais de cansaço mesmo utilizando com alguma frequência o SS de forma manual :lol: , quando precisar de trocar o valor é cerca de 60 euros.

Os códigos do radio/GPS os do meu vinham junto com o manual de instruções e basta que desligue a bateria para ter que os inserir, no entanto, não tem nenhum besouro a incomodar.

Por fim, ainda bem que a modernice principal que nos dá tanta al€gria e emoção, ambientalmente e financeiro está cumprindo sua missão :-D

Lealbino
Utilizador

Mensagem por Lealbino » 15 jan 2020, 16:18

:-D

É mesmo companheiro mpsfilho, no meu caso uma das razões de não querer a chave/cartão era esta limitação por perder o "controlo" de ignição (trancar, etc) e das portas, mas como não tive hipótese de escolha agora levei com os efeitos colaterais da inovação, além do preço acrescido nas substituições.

Mesmo não tendo sido opção minha a chave/cartão tem dado jeito em várias situações de não ter de procurar a chave e abrir/fechar portas etc etc, mas isso foi até acontecerem situações destas e ter ficado a pensar que uma coisa tão simples como tratar de pegar de empurrão poder ficar comprometido (tal como desta vez) por não dar para virar o volante. :|

Mas sim, é focar na "modernice" principal que está instalada e agora só dá alegrias, que se mantenha assim!

Lgvafonso apesar de ter essa ideia presente, realmente com as pressas e querer resolver a situação só agora associei esse facto e essa possibilidade, já enviei contato para o vendedor para saber como se processa ao abrigo da garantia. :wink:

Responder