Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

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pmcb
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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por pmcb » 31 jul 2020, 22:56

É verdade, foi excelente.
Esqueci de referir que quando enchi levou 33,66 litros. Portanto a média ficou na realidade em 6,6653 que basicamente são 6,7. :D

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por mpsfilho » 01 ago 2020, 08:55

pmcb Escreveu:
31 jul 2020, 22:56
É verdade, foi excelente.
Esqueci de referir que quando enchi levou 33,66 litros. Portanto a média ficou na realidade em 6,6653 que basicamente são 6,7. :D
:clap: Este foi de facto um mau consumo... isto na óptica das gasolineiras claro.
Agora falta apurares a média de gasolina.

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por albuhera » 01 ago 2020, 09:01

pmcb Escreveu:
31 jul 2020, 19:55
Última actualização:
Volta sem pressas pela nacional e sem AC...o depósito fez 505 kms com uma média de 6,7 l/100km.
Destes 505 kms, cerca 70 foram feitos em cidade. A velocidade em estrada andou entre os 80 e 110 km/h.
Resumindo...satisfeitíssimo. :D :D :D
Agora com mais de 2000 kms acabaram os testes, é usufruir.
Com estes testes a que conclusões chegaste relativamente aos consumos? Na tua opinião, qual das seguintes variáveis (percurso urbano; alta velocidade e uso do AC) tem uma maior influência nos consumos?
pmcb Escreveu:
31 jul 2020, 22:56
É verdade, foi excelente.
Esqueci de referir que quando enchi levou 33,66 litros. Portanto a média ficou na realidade em 6,6653 que basicamente são 6,7. :D
33,66??? O teu depósito tem mais capacidade do que o depósito do Captur?

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por mpsfilho » 01 ago 2020, 09:33

Pela lógica o que mais influencia os altos consumos seja qual for o motor será:
primeiro - circular a velocidades excessivas, altas rotações.
segundo - circuito urbano.
terceiro - a/c ligado.

Quarto - se juntarmos estes 3 ingredientes...

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por albuhera » 01 ago 2020, 09:53

mpsfilho Escreveu:
01 ago 2020, 09:33
Pela lógica o que mais influencia os altos consumos seja qual for o motor será:
primeiro - circular a velocidades excessivas, altas rotações.
segundo - circuito urbano.
terceiro - a/c ligado.

Quarto - se juntarmos estes 3 ingredientes...
Quinto: se tiveres uma refeição mais "substancial". Isso aumenta o peso a bordo e, logo, mais consumo... :D

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por gideon » 01 ago 2020, 10:52

mpsfilho Escreveu:Pela lógica o que mais influencia os altos consumos seja qual for o motor será:
primeiro - circular a velocidades excessivas, altas rotações.
segundo - circuito urbano.
terceiro - a/c ligado.

Quarto - se juntarmos estes 3 ingredientes...
Para já todos os consumos a GPL que fiz no Duster foram em circuitos urbanos, com alguma nacional pelo meio e com uso de AC (umas vezes mais usado do que noutras) e os consumos estão sempre acima dos 8.5.
Já tá na reserva o depósito GPL, desta vez o AC foi quase nada usado. Vamos ver o consumo desta vez

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por albuhera » 01 ago 2020, 11:10

Como vivo aqui no Algarve, como poderão imaginar, faço um uso intensivo do AC agora no verão. É por isso que gostava de apurar se o consumo de GPL é assim tão sensível ao uso do AC. No entanto, já estou à espera que a diferença no consumo de combustível, pelo uso do AC, seja mais significativa do que no meu atual carro (0,3L aos 100 km).

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por pmcb » 01 ago 2020, 11:26

Boas a todos.
Respondendo no geral...
Apesar dos poucos quilómetros que o carro tem +-2200 kms, vejo que é um carro com uns consumos bem bons.
Nos primeiros 1000 kms que fiz a gasolina e num misto de todas as variantes e com uso do AC, a média ficou em 5,5 l/100km. Acredito que depois dos 3000 kms a média irá baixar ligeiramente.
Quanto ao que afecta mais o consumo, a velocidade é o que afecta mais e quanto mais velocidade pior e se juntar o AC é explosivo. :)) Falta testar esta situação a gasolina, pois o teste que fiz ainda era muito novo, mas tenho intenção de fazer.
O meu percurso urbano é muito pouco. Para quem conhece LIsboa, eu vivo no Campo Grande e raramente vou para o interior da cidade e quando saio fico logo em avenidas sem para-arranca ou pouco e portanto é quase como andar em estrada.
Resumindo, se cumprirmos as velocidades legais, mesmo com AC ligado, tem uns bons consumos. Agora se as rotações forem acima das 4000 os consumos disparam.
Quanto ao depósito, no livro de instruções eles dizem que tem uma capacidade de 39 litros e uma útil de 32 litros. Da segunda vez que atestei levou 33,30 litros.
Agora vou andar normalmente e no conforto do AC e quando atingir os 3000 ou 4000 kms vou fazer uns 200 kms só a gasolina para ver.
Tenham umas boas férias aqueles que estão e bom trabalho para os outros e bom fim de semana no geral. :D

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por albuhera » 01 ago 2020, 13:43

Recordas-te em que parte do dia atestaste? Como sabes, o calor tem influência na capacidade real do depósito.

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por mpsfilho » 01 ago 2020, 17:22

albuhera Escreveu:
01 ago 2020, 13:43
Recordas-te em que parte do dia atestaste? Como sabes, o calor tem influência na capacidade real do depósito.


Será que a influencia será assim tão significativa? eu penso que há a considerar o seguinte:

Se o armazenamento do GPL na bomba estiver colocado ao ar livre, então as temperaturas terão grande influencia, quer positivamente ou negativamente consoante estas.
Mas se o depósito estiver enterrado a diferença será pouco significativa porque o GPL mantém a temperatura, por exemplo, a água, no verão mesmo que abras a torneira durante a noite esta continua a sair morna. :-?

Eu nunca escolhi horas para atestar pela questão da quantidade de GPL a pagar.
já para este entrar nalguns depósitos, aí sim, o calor excessivo tem bastante influencia, principalmente em sistemas líquidos e, também em Espanha alguns de nós já experimentamos essa dificuldade, isto talvez pela composição da melhor qualidade do GPL e pela menor pressão das bombas neste País vizinho.

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por pmcb » 01 ago 2020, 18:56

albuhera Escreveu:
01 ago 2020, 13:43
Recordas-te em que parte do dia atestaste? Como sabes, o calor tem influência na capacidade real do depósito.
O primeiro abastecimento quando ainda circulava a gasolina foi de noite pelas 21h, o segundo também de noite, eram cerca das 2 da manhã, o terceiro eram umas 20h e o último eram 16h. Portanto, os de noite foram com temperaturas inferiores a 20º e o último estavam 32º.

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por albuhera » 02 ago 2020, 09:46

pmcb Escreveu:
01 ago 2020, 18:56
O primeiro abastecimento quando ainda circulava a gasolina foi de noite pelas 21h, o segundo também de noite, eram cerca das 2 da manhã, o terceiro eram umas 20h e o último eram 16h. Portanto, os de noite foram com temperaturas inferiores a 20º e o último estavam 32º.
Portanto, conseguiste atestar mais de 33 litros, num depósito de 39 litros, numa altura do dia em que o termómetro marcava 32º... já não percebo nada disto!!! :lol:

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por mpsfilho » 02 ago 2020, 12:24

albuhera Escreveu:
02 ago 2020, 09:46

Portanto, conseguiste atestar mais de 33 litros, num depósito de 39 litros, numa altura do dia em que o termómetro marcava 32º... já não percebo nada disto!!! :lol:
@albuhera, basta reveres o meu post anterior :-D

Quanto há margem de segurança os 20% é a percentagem que deverá ser levada em conta, no entanto, existem algumas variantes, a afinação e a pressão quer das bombas quer da que existe dentro do depósito da viatura? mas isso não tem que ser exacto, os 20% é apenas a referencia de orientação, uns litros a mais ou a menos desde que não seja exagerado apenas vai alterar um pouco a pressão.

Eu já cheguei a enfiar 68 dentro de meu que tem uma capacidade bruta de 78 litros, claro que depois de uma afinação pelo instalador agora já só consigo meter no máximo entre 62 a 63 litros (78 menos 20% dá 62,4l) no entanto andei cerca de um ano e meio a enfiar os 68 e tudo funcionou, apenas reconheço que a pressão seria um pouco maior.

O maior perigo de abastecer com uma margem por exemplo de apenas 7 ou 8 % é se de seguida estacionares o carro ao sol com temperaturas elevadas, agora, se de seguida fores circular , logo a pressão vai aliviar...

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por albuhera » 02 ago 2020, 12:42

Completamente esclarecido! Obrigado, @mpsfilho! 👍

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Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por pmcb » 02 ago 2020, 20:02

albuhera Escreveu:
02 ago 2020, 09:46
Portanto, conseguiste atestar mais de 33 litros, num depósito de 39 litros, numa altura do dia em que o termómetro marcava 32º... já não percebo nada disto!!! :lol:
:)) :)) :))

O @mpsfilho já explicou tudo. ;)

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