[DB] Dacia Duster 1.0 Bifuel SLGo

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
pmcb
Utilizador Frequente
Registado: 22 mar 2020, 20:00
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Landy
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio 5 Bi-Fuel
Ano: 2020

Re: [DB] Dacia Duster 1.0 Bifuel SLGo

Mensagem por pmcb » 21 jun 2021, 13:28

É assim mesmo e se espreitares por debaixo do carro vais encontrar mais umas quantas. Essas mangas de eixo são em ferro sem tratamento. Tem algumas marcas que pintam de preto ou cinza, mas isso custa dinheiro.

KarismatikPT
Utilizador
Registado: 05 nov 2020, 14:00
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Duster 1.0 BiFuel
Ano: 2021

Mensagem por KarismatikPT » 21 jun 2021, 21:52

@pmcb
Já percebi, é Dacia... :mrgreen:

pmcb
Utilizador Frequente
Registado: 22 mar 2020, 20:00
Marca do KIT GPL: Landy
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio 5 Bi-Fuel
Ano: 2020

Mensagem por pmcb » 21 jun 2021, 22:24

@KarismatikPT, para se manter os custos controlados tem que ser, mas os que pintam acabam por ficar assim com o tempo.

KarismatikPT
Utilizador

Mensagem por KarismatikPT » 11 jul 2021, 19:19

Ora boas.

Passei só para informar que o Duster já passou a fasquia dos 5000kms.
Quanto a consumos tá bem bom, 7.92L/100km a GPL.
Estou agora a fazer uma série de depósitos sem deixar o GPL acabar, para verificar o gasto de gasolina nos arranques e lubrificação. Logo que acendeu a reserva da gasolina meti 10paus (5.58L) e marquei os kms. Quando entrar na reserva outra vez dou feedback do gasto.
Notei é que o nível da gasolina no CB é "manhoso". Nem 6 litros lhe meti e o nível subiu 2 traços, 1/4 de depósito. Cheira-me a mentira do CB... :^o O certo é que o nível tem descido certinho desde que lhe meti a gota. De qq forma penso que quando chegar à reserva, a qt de gasolina será a mesma que tinha antes de meter os 10€, e terei uma média +-real do gasto a gasolina. A ver...

Cumps.

JedyKnight
Utilizador Junior
Registado: 05 jun 2012, 20:51
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus
Ano: 2003

Mensagem por JedyKnight » 11 jul 2021, 20:09

KarismatikPT Escreveu:
11 jul 2021, 19:19
Ora boas.

Passei só para informar que o Duster já passou a fasquia dos 5000kms.
Quanto a consumos tá bem bom, 7.92L/100km a GPL.
Estou agora a fazer uma série de depósitos sem deixar o GPL acabar, para verificar o gasto de gasolina nos arranques e lubrificação. Logo que acendeu a reserva da gasolina meti 10paus (5.58L) e marquei os kms. Quando entrar na reserva outra vez dou feedback do gasto.
Notei é que o nível da gasolina no CB é "manhoso". Nem 6 litros lhe meti e o nível subiu 2 traços, 1/4 de depósito. Cheira-me a mentira do CB... :^o O certo é que o nível tem descido certinho desde que lhe meti a gota. De qq forma penso que quando chegar à reserva, a qt de gasolina será a mesma que tinha antes de meter os 10€, e terei uma média +-real do gasto a gasolina. A ver...

Cumps.
Parabens, a 8L/100 a gpl é caso para dizer que estas a andar a "ar". Quando meter o meu Alfa a gpl gostava de ter os mesmos consumos, mas provavelmente mesmo que saia do carro e o vá empurrar .. ele nao vai fazer isso :D :-D Lembro-me quando fui meter gasolina a 1vez, ele estava quase no zero da reserva ... meto 20€ e o gajo n sai da reserva ... e foi a 1.6€... fiquei a olhar tipo...fdx ... :D

KarismatikPT
Utilizador

Mensagem por KarismatikPT » 21 jul 2021, 12:54

@carlossantosjazz2017
Respondo-te por aqui para não "ocupar" o tópico dos Sanderos com assuntos off-topic. :)

Realmente no Spritmonitor, os valores estão um bocado estranhos. Eu penso que é pela forma como a site faz os cálculos dos consumos...
A gasolina tem 6.69L/100km, que é a média do consumo ao fazer o 2º abastecimento completo do depósito. Se abrires os detalhes dos abastecimentos vês que a média de 6.69L é 677km a dividir pelos 45.27L que abasteci. Como a partir daí só abasteci parcialmente o depósito, a média ficou essa...
A GPL a média está muito baixa por 2 razões:
1 - O 1º abastecimento completo a GPL foi feito na mesma altura do 1º a gasolina, mas como fiz depois depósito e meio a gasolina para dar rodagem ao Duster, só passados 1429km é que abasteci de GPL outra vez. Por isso aparece uma média de 2.22L/100km no 2º abastecimento a GPL.
2 - Os 2 últimos abastecimentos a GPL foram feitos antes de acabar o combustível, abastecendo menos litros... Neste ultimo abastecimento inclusivé deveria ter abastecido muito mais mas estava muito calor(35º) e a pistola disparou aos 27L. No próximo abastecimento a média vai acertar pois vou fazer muito menos kms com o depósito.

Pelas minhas contas "por fora", devo ter +- os seguintes consumos:
GPL --> 7.92L/100Km
Gasolina --> +/- 0.3L/100km (ainda estou a testar para verificar este valor.)

Não sou grande coisa a explicar, qualquer coisa que não percebas diz-me que eu tento "descomplicar" a explicação. :D :))

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 21 jul 2021, 13:22

@KarismatikPT no sprit monitor podes ajustar os kms parciais. Ex: fizeste 1000 kms, mas sabes que fizeste apenas 600 a gpl, podes meter 600 no parcial, assim ja ajusta as medias.

KarismatikPT
Utilizador

Mensagem por KarismatikPT » 21 jul 2021, 16:32

@Biju
Acho que já está mais ou menos resolvido. No GPL fiz como disseste, na gasolina bastou trocar os abastecimentos parciais para abastecimento completo. :-D

Responder