[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 23 jan 2016, 23:29

Boa noite a todos. Ao fim de mais de um ano a andar a gasolina na minha Logan lá ganhei a coragem necessária para mandar fazer a instalação de um sistema de GPL. Desde o início que a minha ideia era fazer a instalação de um sistema de injecção líquida e, dado que por cá poucos são os utilizadores com um kit de injecção líquida instalado, fui aguardando mais informação. São poucos os que têm o sistema LiquidSI instalado e menos ainda os que mantêm um diário de bordo actualizado. Sendo o diário de bordo do utilizador novelo a referência sobre o mesmo e não pelas melhores razões. Parece que felizmente as coisas agora já se estão a compôr.
Aproveitei bem este ano de espera para pesquisar, pedir orçamentos, falar com instaladores e no final decidi-me pela Gasmotor em Vila Chã de Ourique. As opiniões de conhecidos que já tinham feito lá a instalação nos seus carros e de alguns utilizadores aqui no fórum despertaram-me a curiosidade e o contacto que mantive com a dona Elizabete, que se mostrou sempre disponível para me esclarecer todas as dúvidas e sempre foi muito prestável.
A minha Logan entrou nas instalações da Gasmotor na sexta-feira dia 15 de Janeiro e fui buscá-lo ontem, sexta-feira dia 22. Tudo a funcionar na perfeição. Versão mais recente do sistema LiquidSi, 3 anos de garantia e 100€ de desconto em GPL na GALP. Primeira revisão aos 2000Km
Aproveitei e fiz logo o primeiro abastecimento Na GALP de Santarém 25 litros de combustível por menos de 10€. Já tinha saudades de pagar combustível tão barato :mrgreen:
Vou dando notícias sobre a minha experiência a GPL. Deixo também umas fotografias da instalação.

Imagem

Imagem

Imagem
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3784
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por pcta » 24 jan 2016, 01:17

Bons kms a dar gás...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3630
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por j_verne » 24 jan 2016, 02:15

Parabéns pela iniciativa. E bons Km com ela agora ;-)

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9404
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por rdd48856 » 24 jan 2016, 14:30

@ricardo,

aconselho-o a na próxima revisão das grandes, pedir para retirarem a culassa e verificarem as sedes e válvulas. Se houver desgaste deve substituir a culassa ou mudar as sedes.

Entretanto vá analisando aquela questão das referências da culassa e das válvulas do que vem a GPL de origem(espere até chegarem os que estão encomendados aqui no fórum).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3630
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por j_verne » 24 jan 2016, 14:42

Não foi instalada lubrificação adicional??

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3784
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por pcta » 24 jan 2016, 15:04

Retirar culassa ou tampa das valvulas?
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9404
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por rdd48856 » 24 jan 2016, 15:46

Para analisar as sedes acho que é necessário retirar a culassa (os impulsores são de afinação hidráulica).

A menos que se consiga por medições chegar lá indiretamente (embora, não seja bem a mesma coisa).

Alternativamente talvez com um boroscópio.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
mastersoul
Cidadão Virtual
Mensagens: 1092
Registado: 01 ago 2008, 00:27
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi-Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Corsa 1.2 FlexFuel
Ano: 2012
Localização: Wolfsburg - Alemanha

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por mastersoul » 24 jan 2016, 16:55

j_verne Escreveu:Não foi instalada lubrificação adicional??
Coloco a mesma questão.
Quer converter o seu carro para GPL? Procure aqui! -> http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=16025

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9404
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por rdd48856 » 24 jan 2016, 18:22

Independentemente da proteção de sedes e válvulas adotada/a adotar como a afinação é hidráulica não há forma simples de saber se está a atuar de forma eficiente e nos 3 cilindros...

Assim mantenho conselho.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 jan 2016, 18:41

rdd48856 Escreveu:@ricardo,

aconselho-o a na próxima revisão das grandes, pedir para retirarem a culassa e verificarem as sedes e válvulas. Se houver desgaste deve substituir a culassa ou mudar as sedes.

Entretanto vá analisando aquela questão das referências da culassa e das válvulas do que vem a GPL de origem(espere até chegarem os que estão encomendados aqui no fórum).
@rdd48856 Vou ter isso em atenção. Obrigado pela sugestão. Em Março vou ter que ir à primeira revisão oficial com o Sandero da minha namorada que tem o mesmo motor e hei de fazer-lhes a pergunta. Acho que não se vão ofender :lol:
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 jan 2016, 19:17

Respondendo à questão sobre lubrificação de válvulas. Não foi instalado nenhum sistema de lubrificação de válvulas além daquele que o kit de GPL já faz por gasolina. Quando questionei o instalador sobre a necessidade de instalar um sistema de lubrificação de válvulas o que me disse foi que não era preciso neste motor. Tinha tanta confiança no que estava a dizer que até disse que se responsabilizava pela saúde do motor :) Mas no entanto aconselhou-me a adicionar lubrificante de válvulas à gasolina. Algo que já ia fazer de qualquer maneira. Espero que estes cuidados tenha muitos anos pela frente sem problemas.
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Avatar do Utilizador
mastersoul
Cidadão Virtual
Mensagens: 1092
Registado: 01 ago 2008, 00:27
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi-Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Corsa 1.2 FlexFuel
Ano: 2012
Localização: Wolfsburg - Alemanha

[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por mastersoul » 24 jan 2016, 19:30

Tendo em conta que esses carros até a gasolina podem ter problemas de válvulas, podes crer que esse carro fosse meu não saia da oficina sem flashlube, valvecare ou whatever.


Espero, que não venhas a ter problemas no carro e que tenha ficado escrito em como o instalador se responsabiliza de possíveis problemas nas válvulas.
Quer converter o seu carro para GPL? Procure aqui! -> http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=16025

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9404
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por rdd48856 » 24 jan 2016, 19:55

Eu não sei como é que o instalador pode estar tão confiante quando esse motor não tem assim tanto tempo de comercialização e a Borel indica-o como necessitando de lubrificante...

Espero que ele não esteja a confundir com os antigos 1.2 TCE Renault ( esse é Nissan, tal como os 1.4 TCE e os 1.2 TCE de injeção direta).

Por outro lado temos...
Mas no entanto aconselhou-me a adicionar lubrificante de válvulas à gasolina.
Em que ficamos?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 jan 2016, 20:16

rdd48856 Escreveu:Eu não sei como é que o instalador pode estar tão confiante quando esse motor não tem assim tanto tempo de comercialização e a Borel indica-o como necessitando de lubrificante...

Espero que ele não esteja a confundir com os antigos 1.2 TCE Renault ( esse é Nissan, tal como os 1.4 TCE e os 1.2 TCE de injeção direta).

Por outro lado temos...
Mas no entanto aconselhou-me a adicionar lubrificante de válvulas à gasolina.
Em que ficamos?
Aquilo que deduzi é que desde que vá tendo cuidados, entre eles adicionar lubrificante de válvulas na gasolina que será injectada pelo kit de GPL, não terei problemas de maior.
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9404
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por rdd48856 » 25 jan 2016, 14:06

@Ricardo,

tenha em consideração o seguinte.

1) Se utilizar a concentração habitual do aditivo (1:1000 na gasolina) este não terá qualquer efeito, uma vez que a concentração total passaria a ser de 1:10000!

2)Se optar por uma concentração reforçada(1:200 ou 1:100 na gasolina), não deve circular a gasolina durante muito tempo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Responder