[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
tentone
Recém-chegado
Registado: 18 out 2018, 10:31
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por tentone » 04 jun 2019, 20:26

Muito obrigado, no meu caso o carro vai andar bastante ele tem 4 meses e vai com mais de 15000 km (conta fazer uma media de 36000km ano com ele).

No meu o instalador a eccogas no porto nao me recomenda de todo instalar lubrificacao e noutra instaladora na cuco autogas nao instalam a lubrificacao mesmo (landirenzo).

Ambos sao sitio que so encontrei bom feedback.

@lobito Penso ser o distribuidor/representate da Vialle em Portugal? Deverei amanha pedir ao instalador o kit de lubrificacao para o motor em causa?

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 05 jun 2019, 16:37

Muitos instaladores partem da premissa, errada, de que este motor 0.9Tce tem afinação automática de válvulas. Como não tem afinação automática faz com que se tenha que ter um especial cuidado com a folga das válvulas por causa do fenómeno da recessão de válvulas quando se anda a GPL. Temos que verificar a folga das válvulas a intervalos regulares(a cada 30000km) e afinar se for preciso. Ora o afinar é que é a parte chata neste motor uma vez que é feita em pastilhas que ainda por cima se encontram no interior das tuches.
Por tudo isto acho boa ideia usar lubricação de válvulas neste motor.
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

tentone
Recém-chegado

Mensagem por tentone » 06 jun 2019, 17:06

Eu acabei por cancelar a instalaçao para me informar um pouco melhor acerca desta situação no caso de injeção liquida.

Na injeçao liquida em teoria a descompressão do GPL do lado de admissão faz a temperatura cair consideralmente, e a temperatura de exaustão devera ser ligeiramente inferior á de um sistema gasoso tambem.

No entanto a temperatura do lado de exaustão devera continuar a ser consideravelmente superior á de gasolina e continua em falta a lubrificaçao da gasolina.

Segundo o instalador da Cuco afirmou ter perguntado em acções de formação da landi renzo acerca das alterações nos motores de origem e diz que a marcas nao alteram os motores. Apesar de muita gente afirmar o contrario realmente eu tambem não consegui encontrar informação relativamente a isto online mas faria todo o sentiro alterarem as valvulas.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 06 jun 2019, 20:37

Bom nesse caso quando muito poderíamos afirmar que alguns construtores não alteram os motores, e acredito que assim seja no caso de motores com touches hidráulicas.

No caso de motores com touches sólidas ou de afinação por pastilha, ou o programa de manutenção é substancialmente alterado (para afinar as válvulas com maior frequência) ou a probabilidade de dar problemas mesmo dentro da garantia é grande(e não acredito que os construtores estivessem para suportar o custo).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

tentone
Recém-chegado

Mensagem por tentone » 11 jun 2019, 08:11

Boas penso ainda se manter ontopic esta situação da lubricação. Consegui resposta do suporte tecnico da vialle relativamente a esta questao da lubrificação de valvulas. Ainda esperar da parte da renault a ver se consigo perceber se realmente se faz alteracoes nos motores de origem a GPL.
(Mesmo assim talvez va colocar lubrificação e nao injetar gasolina nenhuma, lubrificante para 50kkm fica cerca de 50€ o preço nao deve fugir muito ao da gasolina)
Thank you for your email and your interest in our Vialle Systems.

It’s not necessary to install an additional lubrication system to our LiquidSi system, our Vialle Dealer (installer) can also switch 2-fuel for protection of the engine, but you get extra petrol consumption while driving on LPG.

But you can always use an lubrication system for protection.

Because the injectors are directly mounted in the inlet manifold, they will get the heat of the engine. Because we are injection directly into the manifold the engine will get better internal cooling and we don’t have power lost what you might have with some reducers.

I hope to inform you well.

Met vriendelijke groeten, Mit freundlichen Grüßen, With kind regards,

Martijn Hermans
Technical Support

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 11 jun 2019, 23:13

É verdade que a injeção líquida ajuda um pouco, mas não é a mesma coisa que o lubrificante.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 12 jun 2019, 08:04

É só a mim que o tradutor do google mete espécie?
Fico sempre de pé atrás com explicações técnicas mal escritas.... em holandês pode soar 5 estrelas... mas até aleija só de olhar...
eu, metia lubrificante (eventualmente "Também")
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 14 jun 2019, 10:06

Continuam a existir opiniões diferentes sobre o uso de aditivos para evitar a recessão de válvulas. Noutros países da Europa, inclusive distribuidores de marcas como a Toyota, não colocam lubrificação de válvulas com kits de injeção liquida. Honestamente não acho que seja completamente seguro, principalmente em motor mais sensíveis.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

tentone
Recém-chegado

Mensagem por tentone » 14 jun 2019, 11:33

Tenho visto de tudo desde que comecei a procurar. Há instaladores que nao recomendam em kits de injeção gasosa, há instaladores que so instalam com lubrificação em gasoso. Mas para injeção liquida entanto parece ser mais concensual a instalação sem lubrificação adicional.

Em sistemas liquidos onde existe arrefecimento consideravel dentro do motor devido á descompressão do liquido para gas (que normalmente num sistema gasoso ocorreria dentro do redutor) realmente poderá nao haver motivo para adicionar lubrificante a temperatura mais baixa dos gases e injeção de uma parte de gasolina deverá ser suficiente para evitar desgaste prematuro nas valvulas.

Ando ainda a tentar perceber a questao das sedes deste motor, o mecanico de um dos instaladores que fui (que trabalha com landirenzo) afirmam que os motores nao sofrem alterações adicionais na fabrica e que as valvulas / sedes deste motor conseguem suportar as temperaturas de GPL sem alterações adicionais, ando a tentar procurar alguma informacao adicional acerca das possiveis alteracoes que a renault/dacia fazem (ou nao fazem) neste motor nas versoes de origem a GPL.

A verdade é que excepto o fabricante que assumo ter feito varios testes com os motores (e resta na mesma a duvida se realmente foram feitas alteracoes) é tudo opiniões a olhometro maioritariamente.

O motor TCE120 que poderá ter algumas similariades com o TCE90 (aparentemente mesmo tamanho de pistao / camara de cobustão e foram desenvolvidos na mesma altura, o TCE120 é de injeção direta) sofre de receção prematura de valvulas mesmo a gasolina. (A renault esta a recolher alguns destes carros).

Existe ainda uma questao da efetividade do lubrificante de valvulas em temperatura mais baixa com sistema liquido, e a possibilidade de depositos nas sedes nestes casos que podera levar a que o lubrificante seja mais prejudicional que o desgaste que deveria estar a evitar.
Última edição por tentone em 14 jun 2019, 14:18, editado 1 vez no total.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 14 jun 2019, 13:24

lobito Escreveu:
14 jun 2019, 10:06
Honestamente não acho que seja completamente seguro, principalmente em motor mais sensíveis.
Com ou sem o lubrificante @lobito?

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 17 jun 2019, 21:45

mpsfilho Escreveu:
14 jun 2019, 13:24
lobito Escreveu:
14 jun 2019, 10:06
Honestamente não acho que seja completamente seguro, principalmente em motor mais sensíveis.
Com ou sem o lubrificante @lobito?
Eu colocaria lubrificante, mas respeito todas as opiniões.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 18 jun 2019, 07:23

Se o motor está identificado como sensível nas válvulas, independentemente de ser kit líquido ou gasoso, como disse quem sabe (@lobito), eu colocaria kit lube de válvulas automático...

Depois, depende essencialmente da utilização, i. e. tipo de trajectos diários/típicos.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 18 jun 2019, 21:48

E olhando para a lista da Borel, cá está:

https://www.borel.fr/faisabilites/vehic ... ?marque=25

tentone
Recém-chegado

Mensagem por tentone » 20 jun 2019, 11:07

@pcta @rdd48856

Neste momento ambos suporte tecnico da Vialle e da LandiRenzo me dizem não ser necessario neste motor. (E assumo dizerem isto so com base em feedback de instalacoes anteriores sem realmente fazer testes controlados.).

Existe uma grande quantidade de carros destes instalados sem lubrificaçao e nao encontro relatos de recessão nas valvulas. (Inclusive o de origem de apesar de haver rumor de terem sedes de valvula reforçadas não encontro informação em concreto acerca disso).

Em caso de duvida eu estou a contar instalar lubrificação tambem estou apenas a aguardar mais € porque os orçamentos que tenhos ficam um pouco acima dos 2100€.

Mas será mesmo necessaria a lubrificacao adicional? Nao corremos na verdade risco no sistema de GPL liquido com a temperatura mais baixa na admissao de acomular depositos de lubrificante nas sedes das valvulas de admissão?

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 21 jun 2019, 23:15

Nao corremos na verdade risco no sistema de GPL liquido com a temperatura mais baixa na admissao de acomular depositos de lubrificante nas sedes das valvulas de admissão?
Não, a diferença de temperatura (nas válvulas e sedes) não é assim tão significativa.

Responder