[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Avatar do Utilizador
timfusion
Cidadão Virtual
Mensagens: 5850
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Lexus
Modelo: GS300
Ano: 2002
Localização: MAIA

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por timfusion » 07 nov 2017, 10:45

Terrano Escreveu: Eu não sou exemplo, ou talvez seja uma caso de estudo.
Minha sogra tb... :D
Não é qualquer carro que aguenta :lol:
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micro|PicassoBRC|S70Micro|MeganePrins| Primera Prins |Sharan 1.8T Prins|SafranePrins|Galaxy/VECTRA/Lexus GS300 OPTIMA

E 200 kompressor
Cidadão Virtual
Mensagens: 522
Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
Ano: 2010

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por E 200 kompressor » 07 nov 2017, 12:24

Terrano Escreveu:Mas quando chega a hora das revisões leva tudo o que precisa e sempre na marca
Pois, o meu também levou sempre tudo o que precisava e na marca e deu o resultado que deu...

Isso de na marca ser melhor tem muito que se lhe diga.

Tenho carros que fazem e sempre fizeram revisões na marca, porque sinceramente acho que vale a pena.

O que tenho agora já não é o 1º em que ir à marca é deitar dinheiro ao lixo.

Por isso, este nunca mais lá entra!

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5123
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por lobito » 08 nov 2017, 16:44

Por curiosidade gostava de saber quanto é que o Smart gastou em revisões na marca com esses km.

Uma pessoa amiga teve o azar dum Smart CDi (também com revisões na marca) começar a desaparecer água e teve de trocar a junta da colaça e mais bomba de água e qq coisa mais. Quando lhe deram o orçamento pensou em dizer: "fiquem com ele".
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Terrano
Cidadão Virtual
Mensagens: 1350
Registado: 07 ago 2007, 16:26
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: --
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G
Ano: 2009

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por Terrano » 09 nov 2017, 10:03

A manutenção não é barata e as peças são caras. Por isso é que há muitos roubos de peças e mercado negro. Sei que uma vez lhe roubaram o escape e foram 1500euros...
As revisões andam entre os 300 e 500 dependendo do que leve.
Ele não tem o carro para poupar, mas sim porque gosta, já é o segundo, o anterior levou com 320000km...

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3784
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por pcta » 09 nov 2017, 10:34

Na marca, são caras as manutenções programadas, sejam a gasolina ou diesel...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5123
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por lobito » 09 nov 2017, 12:57

Não se percebe porquê, o grupo VAG tem a mesma politica com a Audi. A mesmíssima peça comprada na SEAT ou na AUDI chega a ter uma diferença de 30% e da SEAT até tem também os 4 círculos :-D
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 15 jan 2018, 23:52

Mas um ano se passou e chegou a altura de a minha Dacia fazer a revisão com a estonteante quilometragem de 25000Km :D . Nada de muito complexo. Óleo, filtro de óleo e filtro de habitáculo. Verificou-se também o estado das velas, filtro de ar e calços dos travões. Tudo impecável.
Uma vez que o carro já não está em período de garantia optei por não fazer a revisão num representante oficial. Foi feita no meu mecânico, o que me permitiu fazer a revisão mais depressa, mais barata e principalmente usando material de melhor qualidade. Deste último ponto destaco a utilização de um óleo de motor próprio para GNC/GPL, o Motul Specific CNG/LPG 5W-40. Era este ou o Selénia multipower gas 5w40 que seria uma opção 50% mais cara. O Motul, mesmo tendo vindo da Alemanha, era mais acessível.
Ao todo foram quase 80€, dos quais 39.29€ para o óleo e os restantes 40€ para restantes peças e mão de obra. Pana o ano que vem há mais :mrgreen:
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

felyzardo
Utilizador
Mensagens: 144
Registado: 04 set 2015, 21:09
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: N Sei
Marca do Veículo: Kia
Modelo: ceed
Ano: 2010

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por felyzardo » 20 jan 2018, 17:21

sinceramente vale a pena usar esse óleo? fiz a revisão do meu o coloquei tal e qual estivesse a gasolina, não devia?

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3784
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por pcta » 20 jan 2018, 23:29

Sim, fez bem.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 21 jan 2018, 02:21

felyzardo Escreveu:sinceramente vale a pena usar esse óleo? fiz a revisão do meu o coloquei tal e qual estivesse a gasolina, não devia?

Confesso que não sou a pessoa ideal para responder a essa questão. Seguramente não será prejudicial usar o óleo que a marca aconselha para o motor a gasolina estando ele a funcionar a GPL. Mas espero que também não haja problema em usar um óleo desenvolvido a pensar especificamente nas necessidades dos motores que funcionam a GPL(e não só).
Li alguma informação dispersa(a pouca que encontrei) e considerei relevante dispender um pouco mais de dinheiro na compra do óleo. Mal não faria, pensei eu.
Quanto a resultados práticos, veremos. :-$
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1083
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por mpsfilho » 21 jan 2018, 10:04

ricardo_fcr2005 Escreveu:
felyzardo Escreveu:sinceramente vale a pena usar esse óleo? fiz a revisão do meu o coloquei tal e qual estivesse a gasolina, não devia?

Confesso que não sou a pessoa ideal para responder a essa questão. Seguramente não será prejudicial usar o óleo que a marca aconselha para o motor a gasolina estando ele a funcionar a GPL. Mas espero que também não haja problema em usar um óleo desenvolvido a pensar especificamente nas necessidades dos motores que funcionam a GPL(e não só).
Li alguma informação dispersa(a pouca que encontrei) e considerei relevante dispender um pouco mais de dinheiro na compra do óleo. Mal não faria, pensei eu.
Quanto a resultados práticos, veremos. :-$
Era interessante saber se por exemplo, a Dacia, nos carros que vende a GPL de origem se o óleo é diferente para estes, ou, se mantêm o mesmo que utilizam nos a gasolina.

Como aqui no forum existem alguns utilizadores com sistema de origem a GPL, se quiserem, que se pronunciem sobre esta questão.

fitibomba
Utilizador
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2010, 08:38
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi
Modelo: Dacia Logan MCV II
Ano: 2016

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por fitibomba » 21 jan 2018, 11:10

BoAs!

Segundo o manual, aconselham o óleo com que trabalham normalmente, elf 5w30 mudado anualmente ou 20.000km (o que chegar primeiro) portanto pelo que concluo não fAzem distinção entre motorização a gasolina ou bi fuel

felyzardo
Utilizador
Mensagens: 144
Registado: 04 set 2015, 21:09
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: N Sei
Marca do Veículo: Kia
Modelo: ceed
Ano: 2010

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por felyzardo » 21 jan 2018, 12:22

no entanto para o meu recomendam 5w40..para os novos 5w30..

Avatar do Utilizador
Vilson
Cidadão Virtual
Mensagens: 529
Registado: 27 jul 2012, 10:32
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Sandero/Logan MCV II
Ano: 2018

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por Vilson » 22 jan 2018, 18:03

Boas
Eu acho que não vale a pena complicar, é usar o que a Dacia recomenda e mais nada. Andar a trocar de óleos poderá não trazer nenhum problema a curto prazo, mas também não lhe deve fazer bem nenhum.
Não tive boa experiencia com óleo Motul no polo, foi colocado dessa marca quando foi reparado às válvulas no instalador. Bebia óleo que era uma coisa, tive de comprar um garrafão de 5 litros e em 10000km papou-o todo. Voltei ao Hellix HX7 10w40, que sempre coloquei, e voltou ao normal. Soube de relatos de outras pessoas que aconteceu o mesmo.

Avatar do Utilizador
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Mensagens: 572
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 22 jan 2018, 19:15

Vou estar atento a esse consumo de óleo que pode ocorrer com o óleo Motul. Na folha de manutenção que trouxe no dia em que comprei a Logan está previsto o uso de óleo ACEA A3/B4 com graduação 10w40,5w40 e 5w30. Dependendo das temperaturas a que o veículo seja exposto. No manual de utilizador não é feita nenhuma menção ao óleo que estes motores utilizam.
Quanto ao facto de a marca aconselhar o mesmo óleo para motores a gasolina e bi-fuel será uma informação muito útil para a próxima muda de óleo. Informação essa a que tentei ter acesso, mas não encontrei em lado nenhum. Felizmente, agora, essa informação já está disponível.
Gostava de esclarecer que quando optei pelo uso de um óleo desenvolvido especificamente para motores movidos a GPL, consultei alguma informação que me elucidou sobre os benefícios de o fazer. Não estou com isto a dizer que os restantes óleos não fazem um bom trabalho a proteger o motor. Simplesmente este o faz um pouco melhor.
Usando uma analogia rebuscada, podemos lavar loiça com detergente próprio para loiça ou com gel de banho. Em ambos os casos vamos acabar com uma pilha de loiça lavada, mas o detergente para loiça terá feito um trabalho melhor.
Agradeço a todos as vossas contribuições para este tópico. Um abraço.
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

Responder