[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por mpsfilho » 22 jan 2018, 23:34

No meu Duster quando fiz a primeira mudança de óleo foi debitado o Evolution 900 SXR- 5W40 da elf, no entanto, no meu manual consoante a temperatura exterior aconselham:

ACEA A3/B4 10W40, 5W40, 0W40
ACEA A5/B5 10W40, 5W30, 5W40, 0W30

Acredito que se a elf tivesse óleo especifico para GPL que o aconselhariam, mas como penso que não o tem nada dizem ou aconselham.

Na minha opinião um óleo que cumpra as normas recomendadas pelo construtor e se for especifico para GPL sempre trará algum beneficio, não? eu nestas condições usaria também sem receio esta alternativa.

Quanto a marcas resta saber qual a que garante o melhor funcionamento do motor e a sua protecção, a Renault aconselha elf, mas não é obrigatório.

Proíbe sim a utilização de aditivos de óleo de motor durante a garantia, não sendo recomendada após este período.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 fev 2018, 18:55

Olá a todos. Seguindo a tendência actual, de estar preocupado com a alteração do formato das pistolas de abastecimento, adquiri online um adaptador com rosca M10. Esse adaptador chegou ontem e julgo estar tudo em ordem(visto que ainda não pude testá-lo). Confesso que pelo valor de 20,94€ estava à espera de um pedaço um pouco maior de latão. Mas enfim. Quem se precipita na aquisição acaba por gastar mais do que precisa, já que a Repsol vai vendê-los muito mais baratos e muito provavelmente não serão os únicos. Na bomba da Galp onde passei hoje o empregado confirmou a alteração das pistolas até ao final do mês que vem e acrescentou que quem vai fazer a alteração das pistolas lá vai deixar uma série de adaptadores. Só não disse quanto iam custar.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Só para terminar, fui hoje dar uma volta à Figueira da Foz e, aproveitei para abastecer na Gasprocar-Morraceira. O GPL estava a 0,599€/L e nem pensei mais no assunto. No entanto Estava à espera de abastecer, no máximo, uns 15 litros e entraram 21.2 litros :-o
Das duas, três:
- Fiz realmente uma média de 9.14L/100Km.
- A bomba em questão está bem afinada e tem uma pressão de abastecimento notável que me permitiu meter mais 6 litros do que estava à espera.
- A bomba não está a medir bem o caudal que insere no depósito(algo que a funcionária me assegurou que não seria possível e reforçou que as bombas estavam aferidas, quando viu a minha cara de admiração :mrgreen: )
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 24 fev 2018, 19:13

Uma pergunta, a portinhola dá para fechar com o adaptador enroscado no sitio? Qual a medida em comprimento deste, podes-me informar?.

Bem haja.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 24 fev 2018, 19:23

mpsfilho Escreveu:Uma pergunta, a portinhola dá para fechar com o adaptador enroscado no sitio? Qual a medida em comprimento deste, podes-me informar?.

Bem haja.
Meu caro, eu tenho a certeza que com este adaptador não consigo fechar a portinhola do depósito, porque o bocal já fica praticamente à face e o adaptador ainda mede um mínimo de 6cm. Para mim também é uma chatice ter que voltar a usar um adaptador depois de tanto tempo sem ter que o fazer. Mas pelo menos, se se uniformizar o modelo das pistolas, passamos a poder ir daqui até à Suíça, a GPL, sem ter que transportar 4 ou 5 adaptadores diferentes. :D

voltinhas
Cidadão Virtual
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagem por voltinhas » 26 fev 2018, 14:04

Assim, há primeira vista parece igual ao espanhol... para as pistolas Euroconecter (?) ...
Cumps.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 26 fev 2018, 17:33

voltinhas Escreveu:Assim, há primeira vista parece igual ao espanhol... para as pistolas Euroconecter (?) ...
Não percebi bem a questão. Mas sim, à partida é igual ao espanhol. No entanto, quando abasteci na Repsol em Badajoz o adaptador não era de rosca. Era de encosto e tinha uma pequena alavanca que aparentemente trancava aquilo no sitio.

voltinhas
Cidadão Virtual
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagem por voltinhas » 27 fev 2018, 08:27

ricardo_fcr2005 Escreveu:
voltinhas Escreveu:Assim, há primeira vista parece igual ao espanhol... para as pistolas Euroconecter (?) ...
Não percebi bem a questão. Mas sim, à partida é igual ao espanhol. No entanto, quando abasteci na Repsol em Badajoz o adaptador não era de rosca. Era de encosto e tinha uma pequena alavanca que aparentemente trancava aquilo no sitio.
Não era questão @ricardo, mas não sei se está bem escrito o nome...
:ymhug:
Cumps.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 27 fev 2018, 16:13

voltinhas Escreveu: Não era questão @ricardo, mas não sei se está bem escrito o nome...
:ymhug:
Ah ok. :lol: Sim dá pelo nome de euronozzle ou euroconector.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 05 abr 2018, 21:39

Mais umas férias, mais uma volta. Fiz mais uma incursão por terras alentejanas, que me levou a Portel. Localidade que, durante 2 dias, me serviu de base para fazer visitas a Monsaraz, Beja, Vidigueira(Alô, alô Vidiguêra :)) ) Montemor-o-Novo e Albufeira do Alqueva. Ao todo foram cerca de 600 Km, exclusivamente por estrada nacional e IP. A gasolineira do Jumbo de Évora foi um oásis de preços baixos (0.559€/L) num deserto onde o GPL é pouco acessível. Não é que aqui num raio de 40 Km seja muito melhor, mas...
Bagageira da Logan carregada, duas pessoas e a cadelinha lá fomos nós, sempre a um ritmo descontraído, muita vez acima dos 100 Km/h e sem me negar a fazer ultrapassagens. Não é de estranhar, portanto, que a média tenha ficado perto dos 6,5L/100Km. Ainda assim o custo total da viagem ficou abaixo dos 25€ :-bd .
Se tudo correr bem, com a chegada do bom tempo, farei muito mais destes passeios, estando previstas visitas à Serra da Estrela, Guarda, Vila Real de Trás-os-Montes, Miranda do Douro, Celorico de Basto, etc, etc. Não necessariamente na mesma viagem. Idas a Espanha também estão previstas. E a praia não poderá deixar de ser um destino frequente assim que o calor aperte.

joaocss
Utilizador
Registado: 11 jan 2011, 20:34
Distrito onde reside.: Setúbal

Mensagem por joaocss » 23 abr 2018, 20:15

Belo DB, estive a ler tudinho, vou comprar um sandero step tce, e depois de ver como está de mecanica e bota gpl... Esse kit parece interessante... Medias de 6.5 sao do melhor... Parabens

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 23 abr 2018, 20:34

joaocss Escreveu:Belo DB, estive a ler tudinho, vou comprar um sandero step tce, e depois de ver como está de mecanica e bota gpl... Esse kit parece interessante... Medias de 6.5 sao do melhor... Parabens
Obrigado. Ainda bem que o relato da minha experiência a GPL na minha Dacia lhe foi útil. A escolha pelo Stepway foi equacionada cá em casa, para a minha namorada, mas a diferença no preço fez-nos mudar de ideias :mrgreen:
A mecânica está a reagir bem, coisa que não é de estranhar, uma vez que o carro tem poucos quilómetros. As médias também são boas e conseguidas sem grande esforço. Em cidade conduzo com moderação, até porque de 50 em 50 metros tenho uma lomba ou uma passadeira elevada(algumas até estão mais para degraus que para lombas). Mas em estrada conduzo de forma mais descontraída. Sem excessos mas também sem estar sempre a medir a pressão no pedal do acelerador :D Quando me porto melhor e ando abaixo dos 90 km/h as médias baixam um pouco.
Julgo que não se vai arrepender pela escolha que fez :)

joaocss
Utilizador
Registado: 11 jan 2011, 20:34
Distrito onde reside.: Setúbal

Mensagem por joaocss » 27 abr 2018, 09:30

Foi-me dado os orçamentos de 1400 euros pro gasoso LPG tech e 1850 para o liquidSI, vou colocar flash lub electrónico só por descargo de consciência, Agora a questão é será que os 450euros de diferença de preço valerá a pena...

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 27 abr 2018, 18:45

joaocss Escreveu:Foi-me dado os orçamentos de 1400 euros pro gasoso LPG tech e 1850 para o liquidSI, vou colocar flash lub electrónico só por descargo de consciência, Agora a questão é será que os 450euros de diferença de preço valerá a pena...
É uma conclusão a que terá que chegar por si. Para mim fez sentido fazer assim, por todas as vantagens que trazia. Fiz as contas e achei que iria compensar. Não necessáriamente monetariamente. Vou demorar uns 15000km, a mais, para amortizar a diferença do valor entre injecção gasosa e líquida. Mas para algumas pessoas isso é menos de um ano a andar. :)

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 27 abr 2018, 20:52

@joaocss, do ponto de vista estritamente financeiro não compensa, a grande vantagem nos carros turbo é a de arrefecer um pouco mais o ar da admissão, poupando mais o turbo em relação à injeção gasosa. Mas isto depende do tipo de condução que vai praticar.

Outra vantagem é o menor consumo de gasolina nos arranques, mas em carros convencionais(não híbridos) a diferença não é muito grande.

Em última análise terá sempre de ponderar no seu caso se compensa ou não.

Edito só para reforçar que no caso da instalação gasosa tem a opção (não sei se a bomba do FlashLube o permite, mas por exemplo o V-Lube permite) de fazer a mistura do aditivo com o GPL gasoso antes dos injetores. Isto garante uma distribuição uniforme, especialmente importante num carro turbo, como o seu.

Deve também verificar passadas umas dezenas de milhares de quilómetros como estão as folgas das válvulas, uma vez que esse motor não tem touches hidráulicas.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 27 abr 2018, 21:26

A injeção liquida é menos invasiva, não tem redutor e por isso não se cortam os tubos do sistema de refrigeração. No caso dos carros novos é uma dado importante por causa da garantia. Com injeção liquida o motor pode ganhar algum binário principalmente se for turbo.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Responder