[DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
joaocss
Utilizador
Registado: 11 jan 2011, 20:34
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim

Re: [DB] Dacia Logan MCV2 0.9Tce [Vialle LiquidSI]

Mensagem por joaocss » 28 abr 2018, 08:10

Obrigado a todos aproveito para apresentar o meu topico para retomar a discução http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17614

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 03 jun 2018, 18:33

Acaba hoje uma semaninha de férias, que soube a pouco, mas me permitiu fazer um passeio. Passeio, que embora curto, me permitiu experimentar o meu adaptador euronozzle pela primeira vez. Foi um alívio perceber que, embora curto, permitia abastecer na perfeição. No entanto vergou um pouco e fez um barulho(uma espécie de vibração) a que não estou habituado. Quando foi usado o adaptador fornecido pela bomba onde costumo ir nunca fez esse barulho, por isso fiquei sem saber se fui eu que apertei mal o adaptador ou se o problema é da bomba. Constato para a próxima :)
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 08 set 2018, 00:00

Olá a todos. Depois de mais uns meses sem dar notícias venho deixar mais um relato das mínhas férias. Foram mais de 1300km por estradas do norte e centro de Portugal(e Espanha). Quilómetros esses que serviram para constatar que o meu carro não gosta da combinação de temperaturas muito elevadas, ar condicionado ligado e terreno bastante ingreme. O carro arrastava-se e as médias não foram famosas. Mas a experiência valeu pelas vistas e pela companhia.
O percurso Passou por Celorico de Basto, Amarante, Senhora da Graça, Vila Real, Chaves, Boticas, Montalegre, Mogadouro, Miranda do Douro e Zamora.
E claro que em Zamora aproveitei para encher o depósito de gasolina :) Já que no depósito de gpl não consegui que entrasse uma gota.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 08 set 2018, 00:10

Pois é, com carros 'grandes' e motores pequenos não há milagres. Mas como é só com essa conjugação de factores, nas restantes ocasiões deve compensar bem ;-)

Bons km!

Sent from my 7045Y using Tapatalk

Vilson
Cidadão Virtual
Registado: 27 jul 2012, 10:32
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Sandero/Logan MCV II
Ano: 2018

Mensagem por Vilson » 08 set 2018, 07:31

ricardo_fcr2005 Escreveu:
08 set 2018, 00:00
Quilómetros esses que serviram para constatar que o meu carro não gosta da combinação de temperaturas muito elevadas, ar condicionado ligado e terreno bastante ingreme. O carro arrastava-se e as médias não foram famosas.
Será que com o kit da vialle o carro tem o mesmo desempenho que com o kit landirenzo que vem de origem?
Digo isto porque com o kit de origem a potência é exatamente a mesma e tem válvulas e sedes alteradas, ou pormenores como utilizar o modo ECO para otimizar o funcionamento a GPL com temperaturas baixas.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 08 set 2018, 12:01

Já que no depósito de gpl não consegui que entrasse uma gota.
Combinação de injeção líquida com GPL espanhol com muito butano e o nosso com propano.
Será que com o kit da vialle o carro tem o mesmo desempenho que com o kit landirenzo que vem de origem?
Sim é mais ou menos a mesma coisa, o de origem aumenta a pressão do turbo a GPL para compensar a perda de potência, enquanto que o Vialle tem a injeção líquida.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 08 set 2018, 15:30

Olá @Vilson. Neste momento não existe razão nenhuma, pelo menos racional, para não comprar logo a versão equipada a gpl de fábrica. Mas há 4 anos a versão gpl vinha equipada com o motor 1.2 atmosférico que estava muito longe deste 0.9 em rermos de potência e consumos. E a versão gpl do 0.9tce surgiu quase um ano depois de ter comprado o meu.
Digamos que neste momento quem comprar a versão a gpl de fábrica so tem a ganhar.

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 09 set 2018, 00:22

Boas
Não é essa a questão. É que também tenho uma MCV II e faço algumas vezes por ano o trajecto Portimão-Viseu, sempre com carga, e não noto que se arraste. As médias não sofrem grandes variações, andam nos 7.7 a 8.5, mais coisa menos coisa.
Por isso eu estava a questionar o desempenho entre o adaptado e o de origem. Talvez tenha que ver também com a percepção de cada um.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 09 set 2018, 07:59

Poderá ser uma questão de percepção, de facto. Confesso que nunca tinha sentido a carrinha com tanta dificuldade em desenvolver como naquela viagem. Nem voltei a sentir. É provável que tenha sido a combinação de temperaturas muito altas(foi naquele periodo em que atingiram os 46°), o AC ligado, as subidas de mais de 6° que nunca mais acabavam ou o meu desconhecimento do traçado da estrada. Tudo junto é capaz de fazer diferença.
Quanto às médias, afinal não são assim tão altas. Eu para fazer mais de 8 litros de média só gastando o deposito quase todo em cidade :)

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 09 set 2018, 10:21

As tuas médias são só a contar com o gpl ou com a gasolina da lubrificação também?

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 09 set 2018, 10:55

Contas so do gpl. A média total do gpl, conseguida através do spritmonitor, é de 7,15. Mas tenho picos de mais de 9 litros. A média de gasolina não está famosa por causa de uma afinação menos bem conseguida e de ele dormir na rua. Aqui no inverno as temperaturas ficam negativas. A média sobe. De maneira que devia estar por volta dos 0,5l/100km e a ultima deu mais de 0.8l/100km. Mas agora quando chegar o tempo frio isso resolve-se :)

Vilson
Cidadão Virtual

Mensagem por Vilson » 09 set 2018, 11:46

É que a média com a gasolina não é tão baixa assim. Está sempre nos 8, mais coisa menos coisa.

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 09 set 2018, 11:50

Feitas as contas assim é alta de facto. A maioria das viagens são de casa para o trabalho e do trabalho para casa. 2km para cada lado em cidade. Muitos arranques a frio. Noutras partes do país gastaria mais ou menos conforme as temperaturas minimas e médias.

tentone
Recém-chegado
Registado: 18 out 2018, 10:31
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por tentone » 04 jun 2019, 18:07

@ricardo_fcr2005

Boas, vou amanha levar o meu clio tce 90 para instalar Vialle LiquidSI, uma das questoes que tenho ainda por esclarecer é se realmente vale a pena colocar lubrificação de valvulas no motor.

Tudo indica que sim, os instaladores que tenho visto com melhor reputacao dizem ser desnecessario neste motor com estes kits devido ás temperaturas mais baixas na injeção liquida.

O teu carro nao levou mais tarde lubrificaçao? Que tal se tem portado? Mantem-se tudo operacional sem problemas? Com quantos km vais :-D

Muito obrigado pela ajuda! Em breve espero abrir DB aqui! :clap:

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 04 jun 2019, 19:32

Olá @tentone. Fizeste uma boa escolha. Uma escolha mais cara, mas que vai compensar.
Em jeito de introdução devo dizer que a minha experiência é um pouco difrente da da maioria dos utilizadores de GPL, já que ainda nem 30000km fiz a GPL, quando por esta altura já devia ir no mínimo com 35000km.(numa média mínima de 10000km por ano). A altura em que faço mais quilómteros é nas férias ou para ir visitar a família que fica a 30km de distância. De resto mal pego no carro.(tenho bicicletas electricas para as deslocações em cidade desde que não chova). Sempre dentro dos limítes de velocidade, sem rotações acima das 4000rpm e sem acelerações a fundo. Como espero manter este carro durante muitos anos espero acabar por recuperar o investimento várias vezes.
Dito isto, todas as opiniôes que ouvi ou li acerca deste motor, à excepção da da pessoa que fez a instalação, é de que tem que levar lubrificação de válvulas. E eu creio que é um bom conselho. Tens instaladores a fazer a instalação do LiquidSI com sistema de lubrificação de válvulas electrónico e emulador por 1800€. Que foi o que eu paguei sem lubrificação de válvulas e sem emulador.
O meu tem estado a portar-se bem felizmente. Conduzi-lo é agradável, tem mais potência que a gasolina e gasta um pouco menos de gasolina e de gpl que um sistema sequencial gasoso. Tenho uma média de 7,14L/100km de GPL e de cerca de 0,75L/100km de gasolina devido aos trajectos curtos para o trabalho no tempo frio e de chuva. Mas agora que vou fazer estou a fazer praticamente só estrada julgo que a média vai baixar para perto dos 6L/100km a GPL e menos de 0,5L/100km de gasolina.
Está agora com pouco mais de 37000km dos quais 28500km feitos a GPL, tudo operacional e sem problemas. Acho que não me esqueci de responder a nada. Se precisares de mais alguma coisa é só dizer.

Responder