Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 22 nov 2017, 08:41

Bom dia a todos

Depois de uma saga imensa na procura de um carro novo que fosse facilmente compatível com GPL lá me decidi pelo Citroen Cactus. Optei pela versão atmosférica uma vez que o motor com turbo e 110 cv é de injeção direta e isso obrigaria à instalação de um sistema que também consome gasolina para "lubrificar" os injetores.
O carro foi para o instalador com menos de 200km (em fevereiro 2017) e conta agora com quase 14000. O instalador foi o PM nas Pedreiras, Porto de Mós. Com a instalação o único percalço foi com o emulador do indicador de gasolina, que só à terceira tentativa é que foi instalado um que efetivamente faz o que é suposto fazer. De resto, tudo muito profissional.
O sistema instalado é um BRC com sistema de lubrificação automático Flashlube.
Problemas até agora...bom, nada. É por GPL e andar. O carro é utilizado em 90% pela minha esposa e ela não se queixa de nada. Eu, nos restantes 10%, também acho que está perfeito.
Em termos de consumos, como esta semana tenho ando mais com o carro, já consegui mais ou menos fazer a média e faz uma média de 7 a 7,5 litros por depósito (46 litros úteis) o que considero bastante satisfatório. O meu percurso normal/diário (Alcobaça-Lisboa-Alcobaça) inclui um pouco de tudo: nacional, autoestrada e para-arranca.
Relativamente ao carro em si, os defeitos que aponto são apenas 2: o fato do manipulo das mudanças ser longo demais (comparado com a minha Honda Stream...) e o facto do volante nao ser regulável em profundidade, apenas em altura.

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1128
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 22 nov 2017, 09:37

Vou acompanhar este DB, de certeza.
Esse modelo da Citroen é um dos que mais gosto e esse motor é interessante.
O instalador PM, é considerado de confiança e competente.
lmml - Citroen C3 1.2 Puretceh 82cv foi o escolhido.
A 25/09/2019 pelas 14h50 a mudança aconteceu, GPL passou a ser o combustível de eleição. :-D

Avatar do Utilizador
voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8603
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por voltinhas » 22 nov 2017, 12:19

@texugo.... és tão mauzinho... :D
De Fevereiro... só cá vens agora?... e fotos há?

:ymhug:
Cumps.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1491
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por mpsfilho » 22 nov 2017, 12:40

Olá boa tarde,
Muito bom esse consumo a GPL.

Qual será em € o consumo de lubrificante de válvulas por cada 100 km?.

qual o consumo de gasolina para os arranques a frio, visto esse sistema não injetar gasolina alternadamente com o GPL?.

Boa sorte e bons km para o carro e respectivos condutores.

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 23 nov 2017, 07:53

Bom dia.
Realmente podia ter vindo um pouco antes mas a verdade é que basicamente a minha esposa é que anda sempre com o carro e ver as médias não é com ela (é muito dificil por o contador a zeros quando abastece.... :shock: )
O consumo de lubrificante está regulado para o "2". Segundo o instalador é o indicado para a cilindrada do carro. Gasta um reservatório a cada 4000/4500 km mais ou menos.
O consumo a gasolina no arranque é insignificante. O carro passa rapidamente para gás, ao fim de cerca de 1km. Na minha Stream é igual. Faço cerca de 5000km/mês e 10 euros de gasolina chegam para um mês.

Fotos vou tentar por no fim de semana.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 24 nov 2017, 08:57

Qual será em € o consumo de lubrificante de válvulas por cada 100 km?.
Isso é fácil de calcular...um garrafão de 6 litros custa por volta de 80€, sendo o consumo 1 milésimo do consumo de GPL, portanto 7ml a cada 100Km.

Portanto 80 x (7/5000) = 0,11€/100Km.

@texugo não se esqueça que esse motor não tem tuchos hidráulicos, logo convém verificar a folga das válvulas ao fim de uns 30000Km a GPL.

Veja aqui: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=17366
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 23 ago 2018, 10:26

Bom dia.
Bom, começei esta semana a fazer as minhas viagens diárias (220km +-) com o citroen (até agora era a minha esposa que andava com ele).
Devo dizer que estou espantado com os consumos, cerca de 7 litros a GPL....O último depósito levou 49 litros o que significa que dará para perto de 700km. É certo que faço uma condução descontraida e em autoestrada ponho o cruise controlo para os 130km/h. Mas mesmo assim, acho que é um consumo excelente.
Notei uma coisa estranha um destes dias. Quando coloquei o carro a trabalhar de manhã (ignição a gasolina) o ralenti ficou muito baixo, meio incerto, mas depois lá ficou normal. A gpl o ralenti está certissimo, sem falhas.
Se calhar o carro gosta tanto de GPL que está a começar a recusar a gasolina :)

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 23 ago 2018, 19:29

Quando coloquei o carro a trabalhar de manhã (ignição a gasolina) o ralenti ficou muito baixo, meio incerto, mas depois lá ficou normal.
Experimente a fazer uns 100Km a gasolina e veja se no dia seguinte faz o mesmo.

Os consumos estão muito bons, mas não diga isso muitas vezes, é que não tarda nada aparecem aí os Dieseleiros a dizer que carros a GPL só a gastar mais de 10...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 24 ago 2018, 08:21

Relativamente à questão do ralentim instável a gasolina a minha mulher já me tinha dito e quando o carro foi à Citroen à revisão dos 25000 falei no assunto. Eles ligaram o carro à maquina e não tinha problema nenhum. Fizeram um reset e ficou bom durante mais ou menos uma semana. Quando voltou a fazer fui ao instalador de GPL e disseram-me que se calhar a centralina de gasolina estava a copiar os valores do gás (acho que era mais ou menos assim). Ligaram o carro à máquina e ficou bom e disseram-me que se nao resultasse para voltar lá novamente que tinham de fazer outra coisa.
Em suma, tenho de lá voltar. Mas nem sempre faz, hoje por exemplo não fez. Acho que é só quando está mais frio.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 25 ago 2018, 11:43

Isso corresponde exatamente ao que eu julgava estar a acontecer. Não é nada grave.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
Cascabulho
Recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: 30 ago 2018, 01:27
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Ainda não instalado
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 PureTech
Ano: 2017

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por Cascabulho » 30 ago 2018, 01:34

Boas Texugo,

Tenho exatamente o mesmo motor mas num C3 de 2017.

Será que me poderias informar do custo de instalação, nem que seja via MP?

Cumps.

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 20 out 2018, 12:03

Mas uma ida ao instalador por causa do ralentim a gasolina......mas um reset e ficou impecável.....durante uma semana. Já me começa a enervar!

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 22 out 2018, 13:05

Rdd disseste que este problema era simples de resolver....Podes indicar-me onde o posso resolver? Apesar do sistema ainda estar na garantia, não tenho tempo para estar a ir para o instalador todas as semanas.....

Obrigado

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 22 out 2018, 21:33

Uma coisa a testar será o instalador colocar o carro a trabalhar a gasolina ao ralenti.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 23 out 2018, 07:06

Hoje ao fim do dia vou la deixar o carro novamente. Para além da incómodo que esta situação gera é também uma questão de segurança, uma vez que ontem a minha esposa ao entrar numa estrada nacional o carro engasgou-se (ainda nao tinha passado para GPL) e ficou parada no meio da via e ia causando um acidente.
Eles testam o carro, fazem reset e fica bom, mas parece-me que por alguma razão volta a desprogramar pouco tempo depois.
Vamos ver no que dá.

Responder