Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Bom dia a todos
Depois de uma saga imensa na procura de um carro novo que fosse facilmente compatível com GPL lá me decidi pelo Citroen Cactus. Optei pela versão atmosférica uma vez que o motor com turbo e 110 cv é de injeção direta e isso obrigaria à instalação de um sistema que também consome gasolina para "lubrificar" os injetores.
O carro foi para o instalador com menos de 200km (em fevereiro 2017) e conta agora com quase 14000. O instalador foi o PM nas Pedreiras, Porto de Mós. Com a instalação o único percalço foi com o emulador do indicador de gasolina, que só à terceira tentativa é que foi instalado um que efetivamente faz o que é suposto fazer. De resto, tudo muito profissional.
O sistema instalado é um BRC com sistema de lubrificação automático Flashlube.
Problemas até agora...bom, nada. É por GPL e andar. O carro é utilizado em 90% pela minha esposa e ela não se queixa de nada. Eu, nos restantes 10%, também acho que está perfeito.
Em termos de consumos, como esta semana tenho ando mais com o carro, já consegui mais ou menos fazer a média e faz uma média de 7 a 7,5 litros por depósito (46 litros úteis) o que considero bastante satisfatório. O meu percurso normal/diário (Alcobaça-Lisboa-Alcobaça) inclui um pouco de tudo: nacional, autoestrada e para-arranca.
Relativamente ao carro em si, os defeitos que aponto são apenas 2: o fato do manipulo das mudanças ser longo demais (comparado com a minha Honda Stream...) e o facto do volante nao ser regulável em profundidade, apenas em altura.
Depois de uma saga imensa na procura de um carro novo que fosse facilmente compatível com GPL lá me decidi pelo Citroen Cactus. Optei pela versão atmosférica uma vez que o motor com turbo e 110 cv é de injeção direta e isso obrigaria à instalação de um sistema que também consome gasolina para "lubrificar" os injetores.
O carro foi para o instalador com menos de 200km (em fevereiro 2017) e conta agora com quase 14000. O instalador foi o PM nas Pedreiras, Porto de Mós. Com a instalação o único percalço foi com o emulador do indicador de gasolina, que só à terceira tentativa é que foi instalado um que efetivamente faz o que é suposto fazer. De resto, tudo muito profissional.
O sistema instalado é um BRC com sistema de lubrificação automático Flashlube.
Problemas até agora...bom, nada. É por GPL e andar. O carro é utilizado em 90% pela minha esposa e ela não se queixa de nada. Eu, nos restantes 10%, também acho que está perfeito.
Em termos de consumos, como esta semana tenho ando mais com o carro, já consegui mais ou menos fazer a média e faz uma média de 7 a 7,5 litros por depósito (46 litros úteis) o que considero bastante satisfatório. O meu percurso normal/diário (Alcobaça-Lisboa-Alcobaça) inclui um pouco de tudo: nacional, autoestrada e para-arranca.
Relativamente ao carro em si, os defeitos que aponto são apenas 2: o fato do manipulo das mudanças ser longo demais (comparado com a minha Honda Stream...) e o facto do volante nao ser regulável em profundidade, apenas em altura.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1147
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Vou acompanhar este DB, de certeza.
Esse modelo da Citroen é um dos que mais gosto e esse motor é interessante.
O instalador PM, é considerado de confiança e competente.
Esse modelo da Citroen é um dos que mais gosto e esse motor é interessante.
O instalador PM, é considerado de confiança e competente.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 8605
- Registado: 17 jun 2006, 21:45
- Distrito onde reside.: Viseu
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato
- Marca do Veículo: Peugeot
- Modelo: 306 1.4
- Ano: 1995
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
@texugo.... és tão mauzinho... :D
De Fevereiro... só cá vens agora?... e fotos há?
:ymhug:
De Fevereiro... só cá vens agora?... e fotos há?
:ymhug:
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1581
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Olá boa tarde,
Muito bom esse consumo a GPL.
Qual será em € o consumo de lubrificante de válvulas por cada 100 km?.
qual o consumo de gasolina para os arranques a frio, visto esse sistema não injetar gasolina alternadamente com o GPL?.
Boa sorte e bons km para o carro e respectivos condutores.
Muito bom esse consumo a GPL.
Qual será em € o consumo de lubrificante de válvulas por cada 100 km?.
qual o consumo de gasolina para os arranques a frio, visto esse sistema não injetar gasolina alternadamente com o GPL?.
Boa sorte e bons km para o carro e respectivos condutores.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Bom dia.
Realmente podia ter vindo um pouco antes mas a verdade é que basicamente a minha esposa é que anda sempre com o carro e ver as médias não é com ela (é muito dificil por o contador a zeros quando abastece.... :shock: )
O consumo de lubrificante está regulado para o "2". Segundo o instalador é o indicado para a cilindrada do carro. Gasta um reservatório a cada 4000/4500 km mais ou menos.
O consumo a gasolina no arranque é insignificante. O carro passa rapidamente para gás, ao fim de cerca de 1km. Na minha Stream é igual. Faço cerca de 5000km/mês e 10 euros de gasolina chegam para um mês.
Fotos vou tentar por no fim de semana.
Realmente podia ter vindo um pouco antes mas a verdade é que basicamente a minha esposa é que anda sempre com o carro e ver as médias não é com ela (é muito dificil por o contador a zeros quando abastece.... :shock: )
O consumo de lubrificante está regulado para o "2". Segundo o instalador é o indicado para a cilindrada do carro. Gasta um reservatório a cada 4000/4500 km mais ou menos.
O consumo a gasolina no arranque é insignificante. O carro passa rapidamente para gás, ao fim de cerca de 1km. Na minha Stream é igual. Faço cerca de 5000km/mês e 10 euros de gasolina chegam para um mês.
Fotos vou tentar por no fim de semana.
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Isso é fácil de calcular...um garrafão de 6 litros custa por volta de 80€, sendo o consumo 1 milésimo do consumo de GPL, portanto 7ml a cada 100Km.Qual será em € o consumo de lubrificante de válvulas por cada 100 km?.
Portanto 80 x (7/5000) = 0,11€/100Km.
@texugo não se esqueça que esse motor não tem tuchos hidráulicos, logo convém verificar a folga das válvulas ao fim de uns 30000Km a GPL.
Veja aqui: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=17366
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Bom dia.
Bom, começei esta semana a fazer as minhas viagens diárias (220km +-) com o citroen (até agora era a minha esposa que andava com ele).
Devo dizer que estou espantado com os consumos, cerca de 7 litros a GPL....O último depósito levou 49 litros o que significa que dará para perto de 700km. É certo que faço uma condução descontraida e em autoestrada ponho o cruise controlo para os 130km/h. Mas mesmo assim, acho que é um consumo excelente.
Notei uma coisa estranha um destes dias. Quando coloquei o carro a trabalhar de manhã (ignição a gasolina) o ralenti ficou muito baixo, meio incerto, mas depois lá ficou normal. A gpl o ralenti está certissimo, sem falhas.
Se calhar o carro gosta tanto de GPL que está a começar a recusar a gasolina :)
Bom, começei esta semana a fazer as minhas viagens diárias (220km +-) com o citroen (até agora era a minha esposa que andava com ele).
Devo dizer que estou espantado com os consumos, cerca de 7 litros a GPL....O último depósito levou 49 litros o que significa que dará para perto de 700km. É certo que faço uma condução descontraida e em autoestrada ponho o cruise controlo para os 130km/h. Mas mesmo assim, acho que é um consumo excelente.
Notei uma coisa estranha um destes dias. Quando coloquei o carro a trabalhar de manhã (ignição a gasolina) o ralenti ficou muito baixo, meio incerto, mas depois lá ficou normal. A gpl o ralenti está certissimo, sem falhas.
Se calhar o carro gosta tanto de GPL que está a começar a recusar a gasolina :)
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Experimente a fazer uns 100Km a gasolina e veja se no dia seguinte faz o mesmo.Quando coloquei o carro a trabalhar de manhã (ignição a gasolina) o ralenti ficou muito baixo, meio incerto, mas depois lá ficou normal.
Os consumos estão muito bons, mas não diga isso muitas vezes, é que não tarda nada aparecem aí os Dieseleiros a dizer que carros a GPL só a gastar mais de 10...
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Relativamente à questão do ralentim instável a gasolina a minha mulher já me tinha dito e quando o carro foi à Citroen à revisão dos 25000 falei no assunto. Eles ligaram o carro à maquina e não tinha problema nenhum. Fizeram um reset e ficou bom durante mais ou menos uma semana. Quando voltou a fazer fui ao instalador de GPL e disseram-me que se calhar a centralina de gasolina estava a copiar os valores do gás (acho que era mais ou menos assim). Ligaram o carro à máquina e ficou bom e disseram-me que se nao resultasse para voltar lá novamente que tinham de fazer outra coisa.
Em suma, tenho de lá voltar. Mas nem sempre faz, hoje por exemplo não fez. Acho que é só quando está mais frio.
Em suma, tenho de lá voltar. Mas nem sempre faz, hoje por exemplo não fez. Acho que é só quando está mais frio.
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Isso corresponde exatamente ao que eu julgava estar a acontecer. Não é nada grave.
-
- Recém-chegado
- Mensagens: 5
- Registado: 30 ago 2018, 01:27
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Ainda não instalado
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 PureTech
- Ano: 2017
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Boas Texugo,
Tenho exatamente o mesmo motor mas num C3 de 2017.
Será que me poderias informar do custo de instalação, nem que seja via MP?
Cumps.
Tenho exatamente o mesmo motor mas num C3 de 2017.
Será que me poderias informar do custo de instalação, nem que seja via MP?
Cumps.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Mas uma ida ao instalador por causa do ralentim a gasolina......mas um reset e ficou impecável.....durante uma semana. Já me começa a enervar!
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Rdd disseste que este problema era simples de resolver....Podes indicar-me onde o posso resolver? Apesar do sistema ainda estar na garantia, não tenho tempo para estar a ir para o instalador todas as semanas.....
Obrigado
Obrigado
-
- Moderador(a)
- Mensagens: 9556
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
- Marca do Veículo: Toyota
- Modelo: Auris TS HSD by FF
- Ano: 2014
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Uma coisa a testar será o instalador colocar o carro a trabalhar a gasolina ao ralenti.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 94
- Registado: 28 set 2005, 13:26
- Distrito onde reside.: Leiria
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do Veículo: Honda
- Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
- Ano: 1998
Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv
Hoje ao fim do dia vou la deixar o carro novamente. Para além da incómodo que esta situação gera é também uma questão de segurança, uma vez que ontem a minha esposa ao entrar numa estrada nacional o carro engasgou-se (ainda nao tinha passado para GPL) e ficou parada no meio da via e ia causando um acidente.
Eles testam o carro, fazem reset e fica bom, mas parece-me que por alguma razão volta a desprogramar pouco tempo depois.
Vamos ver no que dá.
Eles testam o carro, fazem reset e fica bom, mas parece-me que por alguma razão volta a desprogramar pouco tempo depois.
Vamos ver no que dá.