Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3827
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por j_verne » 10 dez 2019, 16:33

texugo Escreveu:
lmml Escreveu:
05 nov 2019, 22:06
Texugo, o C4 quando está fresco é o motor ainda frio, não soluça às vezes e quase vai abaixo?, se ainda frio e se acelera desengatado, não acontece o mesmo?
Ainda a frio, tenho de levantar a embraiagem quase até meio e só assim acelero e já não vai abaixo, embora ainda volte a soluçar algumas vezes, até ficar quente.
O C4 também tem uma embraiagem pouco progressiva nos arranques?
O truque é após a primeira ignição do dia deixar estar ao ralenti cerca de 15/20 segundos antes de iniciar a marcha. Fui uma série de vezes ao instalador e concluiram que era duns tais "corretores". Eu não percebo muito disto mas o problema é seguramente qualquer coisa de eletrónica porque assim que me fazem reset à centralina na citroen o carro deixa de fazer isso durante mais ou menos duas semanas...

Atualmente e quase a completar 100 000 km, dos quais 99 950 a GPL, nada de problemas a apontar, além do já relatado.
Até à data, 2 pneus, 1 jogo velas, 4 ou 5 mudas de oleo e filtro, 1 filtro de habitáculo e 1 filtro de ar foram as despesas....
Esperemos que se mantenha assim :)
Esses correctores só se manifestam quando a afinação do GPL não está bem feita...

Todas as técnicas possíveis de aplicar são apenas "remedeios", e não deveriam ser necessárias sequer.

Não percebo como é que um instalador não consegue resolver essa questão.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 10 dez 2019, 22:47

@j_verne, a questão não é tão simples, sobretudo com sistemas gasosos...existem estratégias de injeção que são difíceis de replicar pelos injetores de GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3827
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por j_verne » 11 dez 2019, 00:26

No arranque a frio, com o carro a gasolina? Creio que o relato descrevia o comportamento nessa situação, e por isso comentei daquela forma.

Mas se me tiver enganado, retiro já o que disse.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9556
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rdd48856 » 11 dez 2019, 12:58

No arranque a frio, com o carro a gasolina?
Sim, os valores a GPL ficam memorizados e o carro enquanto não tem regulação por sonda lambda falha...

Não quer dizer que não se consiga melhorar, mas conseguir a perfeição(sobretudo com sistemas gasosos) é difícil.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

j_verne
Cidadão Virtual
Mensagens: 3827
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por j_verne » 11 dez 2019, 14:13

Pois, era precisamente isso que pensava.

Sei (ou calculo) que pode ser difícil, mas é o problema que mais frequentemente tem que se resolver em todas as conversões...

Se nem esse se resolve, quando for um sintoma menos frequente e mais complexo para diagnosticar estamos feitos... :-O

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 18 dez 2019, 16:35

O manual manutenção manda trocar os filtros ar e habitaculo a cada 50 000km, assim como as velas, pelo que tenho seguido essas indicações. O oleo manda trocar a cada 25000km mas troca a cada 15000km.
A distribuição só é trocada aos 175000km, segundo o manual.
Os pneus sao goodyear efficient grip performance 205/50R17. Faço sobretudo autoestrada, daí a duração. Mas confesso que já fazia o mesmo trajeto há muitos anos com outros carros e nunca uns pneus me duraram tanto....O facto do carro ser leve também deve ajudar.

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 339
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por rafsantos » 20 dez 2019, 01:31

Estranho, num Opel com o mesmo motor a mudança da distribuição é aos 100000.🙄

texugo
Utilizador Junior
Mensagens: 93
Registado: 28 set 2005, 13:26
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.4 Stream 1.7
Ano: 1998

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por texugo » 30 dez 2019, 11:31

Pois....também achei que eram demasiados km para uma correia mas é o que consta no plano de manutenção e já confirmei na oficia do concessionário que é mesmo aos 175000km.
Tem agora 101000, portanto só deve mudar lá para março de 2021.
Realmente é estranho que carros com o mesmo motor tenham planos manutenção diferentes....ainda por cima estive a verificar num site de peças e a referência do kit distribuição é o mesmo....enfim, vá-se lá entender estas coisas!

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1483
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por mpsfilho » 30 dez 2019, 12:01

A diferença é muito pequenina, são só 75%! nem quase que se nota :D

Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
Mensagens: 1128
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C3 1.2 Puretech
Ano: 2016

Re: Citroen C4 Cactus 1.2 Puretech 82cv

Mensagem por lmml » 19 ago 2020, 15:15

Texugo, já pensou em voltar ao PM para tentar solucionar de vez o problema do C4 a frio?
A PM tem montado mais sistemas GPL no motor 1.2 Puretech teno Citroen, como Peugeot, como Opel, pode ser que já haja a solução para o problema, que não haja "incompatibilidade electrónica" entre a gestão do GPL e do motor.
lmml - Citroen C3 1.2 Puretceh 82cv foi o escolhido.
A 25/09/2019 pelas 14h50 a mudança aconteceu, GPL passou a ser o combustível de eleição. :-D

Responder