O Opel Crossland X Flexfuel do Lgvafonso

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

O Opel Crossland X Flexfuel do Lgvafonso

Mensagem por Lgvafonso » 17 jul 2018, 08:21

Ora viva!

Tal como prometido, aqui fica o DB do meu Opel Crossland X Flexfuel.
Andei algum tempo a pensar em comprar um carro a gasolina para depois transformar a GPL, mas acabei por optar por este. Sim, a instalação de origem tem contras, como o bloqueio do sistema, tendo que me dirigir sempre à marca quando for necessário alguma intervenção, mas por outro lado, tenho um motor preparado de origem para trabalhar com GPL, o que me deixa mais descansado.
Como talvez se lembrem, eu tinha um Fiat Panda 1.3 Multijet de 2007 e que contava com perto de 170mil kms. Ainda durava mais uns bons tempos, mas como a minha esposa não "ia muito à bola com ele", começámos a pensar em trocá-lo. Já há muito tempo que eu pensava que o GPL era uma boa aposta e que se um dia trocasse um dos meus carros, que seria com este combustível (cheguei e referi-lo noutro fórum).
Ajudado por toda esta polémica recente à volta do diesel, acabei por tomar a decisão e comecei a olhar para os usados, mas como sabem, o mercado de usados a GPL é muito escasso e então passei aos gasolinas, tendo em vista uma futura transformação, mas após alguma pesquisa e troca de ideias aqui neste fórum, optei pelo GPL de origem. O problema é que o mercado de usados com GPL de origem é ainda mais "agulha no palheiro", a ideia passou para novo e como também este mercado tem muito pouca oferta, a escolha acabou por recair entre o Opel Karl Rocks Flexfuel e o Dacia Sandero Stepway BiFuel. O Karl saiu logo das contas por ser praticamente do mesmo tamanho do Panda e até dava jeito algo maior. Quando estava tudo embicado pró Sandero e já com propostas e tudo, atravessou-se o Crossland X à minha frente. Depois de uma negociação e conseguindo um valor não tão mais alto do que me sairia o Sandero, acabámos por decidir pelo Crossland X, dado que tanto eu como a minha esposa gostamos mais da estética, bem como da qualidade evidenciada. Bem, no fundo são realidades diferentes e quando se vê um ao lado do outro... não tem nada a vêr.
Por sorte, nos dias anteriores à decisão de encomenda, vendi o Panda a um particular e acabei por ganhar um pouco mais. Foi uma sorte.
Encomenda feita e prognóstico de entrega de 2 meses. Prognóstico correctíssimo e 2 meses depois, Crossland X entregue e ainda por cima, sem ter feito nada por isso, em semana de férias, o que fez com que no dia seguinte fez logo uma viagem de 300kms e dois dias depois, mais uma. Tem neste momento 728kms em 6 dias.
Optei por não circular a GPL durante os primeiros kms da rodagem e assim, gastei o primeiro depósito de gasolina, já abasteci novamente e agora vou gastar este depósito até atingir 1/4 e aí sim, atestarei o depósito de GPL e passando a circular a mais baixo custo. É que a gasolina está caríssima e gastei 65€ para abastecer.
Devo dizer que, mesmo a gasolina o carro é económico, pois os 65€ permitiram fazer 640kms, com uma média de 6,3L/100km, isto sempre com 2 adultos + 1 criança e mala carregada ou 4 adultos + 1 criança. Ou seja, estou bastante satisfeito, considerando que, uma vez que ainda está em rodagem, o consumo ainda poderá melhorar e as prestações também.
Falando em prestações e no meu caso, comparando com a minha Astra (1.7 CDTI), nota-se um motor mais lento, mas, ainda assim, considero suficiente para o que pretendo. Fiquei até surpreendido com a capacidade que tem, proporcionada pelo binário do 3 cilindros, de circular com baixa carga de acelerador, sem esforço. Em baixas parece até a diesel.
Relativamente à estética (e esta parte é subjectiva) gosto bastante do carro, o interior é também muito bonito, sóbrio e com qualidade.

E agora, que este texto já vai muito longo, seguem as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui um pormenor muito interessante. Como acabei por comprar o carro em período de transição de adaptadores, a Opel optou por fornecer-me os dois tipos, com um saquinho e tudo :clap:

Imagem

Espero que gostem e me desculpem o longo texto :-

Vou dando notícias ;)

Renault19
Utilizador
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: O Opel Crossland X Flexfuel do Lgvafonso

Mensagem por Renault19 » 17 jul 2018, 13:27

Parabéns!

Felicidades. Eu também estou satisfeito com o meu Crossland e já lá vão 3500Kms.
Também considerei inicialmente o Sandero, mas este tem melhores acabamentos e o motor tem as válvulas e as respectivas sedes reforçadas.

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 17 jul 2018, 14:00

Renault19 Escreveu:
17 jul 2018, 13:27
Parabéns!

Felicidades. Eu também estou satisfeito com o meu Crossland e já lá vão 3500Kms.
Também considerei inicialmente o Sandero, mas este tem melhores acabamentos e o motor tem as válvulas e as respectivas sedes reforçadas.
Obrigado ;)

Sim, para além de gostar mais da estética do Crossland, os acabamentos e materiais utilizados não têm nada a ver. Penso que o Sandero apenas poderá ser superior no desempenho da motorização graças ao turbo, mas olhando a coisa por outro prisma, sempre é menos uma peça a poder avariar :))

Quanto às válvulas e sedes, sendo o Sandero também GPL de origem, penso que também serão reforçadas.

Bem, com 3500kms em 2 meses, está a andar bem.
Como estão os consumos?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 17 jul 2018, 17:58

Bons KMS com a mánica...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

sergioadriao
Utilizador Frequente
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015

Mensagem por sergioadriao » 17 jul 2018, 18:41

Parabéns pela aquisição!
Agora venham de lá muitos Kms a GPL!
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,92Lt/100+ 0,52Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408

Audi A4 2.0Tdi (B9) 5,01Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,17Lt/100

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 17 jul 2018, 20:54

Boa sorte com o menino... de facto em termos de visual também gosto mais do Opel, pena é o motor não ter mais uns cavalitos :D

E fazes bem em ter circulado alguns km primeiramente só a gasolina, uma rodagem cuidada conta muito para uma boa longevidade do motor.

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 18 jul 2018, 07:48

Obrigado a todos :-D

Sim, é verdade, mais uns cavalitos era o ideal, no entanto, verifico que para o dia a dia é suficiente e o desempenho até surpreende em baixas, mostrando-se muito ágil em cidade. Mesmo em viagens, já fiz duas de 300kms seguidos cada e até fiquei satisfeito como subiu, carregado, as "rampas" do IC9 e IC8. Sabendo que foram em rodagem, não puxando pelo motor, mais agradado fico, pois sei que quando lá passar novamente, será ainda de forma mais ligeira :smile:
Quanto à rodagem apenas a gasolina, também acho que foi uma decisão acertada, pois o único problema é o maior custo associado, mas em contrapartida, os kms mais críticos na vida do motor foram realizados com o melhor combustível. Pode até nem nunca vir a ter resultados práticos, mas também é um "investimento" de apenas 30 ou 40€.
Neste momento e graças à aplicação my opel onstar, sei que tem exactamente 785kms. Lá para os 1000kms deve chegar ao 1/4 de depósito e depois, pimbas, GPL pra dentro.

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25

Mensagem por rafsantos » 18 jul 2018, 22:22

Boa sorte com a máquina, muito bonita essa configuração na versão Innovation.

Migpenela
Recém-chegado
Registado: 08 abr 2018, 21:57
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Nao tenho
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio III 1,5 DCI
Ano: 2006

Mensagem por Migpenela » 18 jul 2018, 22:41

Boa noite. Também adquiri um Crossland a GPL. Ainda só tem 100km. Por acaso pus logo GPL, porque essa opção de andar no início so a gasolina? Só pergunto porque lendo o livro de uma ponta a outra não vejo nada sobre isso. Muito obrigado desde já.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 18 jul 2018, 23:21

Os resíduos produzidos pela combustão gasolina ajudam os segmentos a "acamar" mais rapidamente...o GPL praticamente não produz resíduos nas paredes do cilindro.

@Lgvafonso, muito estilo sem dúvida...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Migpenela
Recém-chegado

Mensagem por Migpenela » 19 jul 2018, 00:03

Muito obrigado pelo esclarecimento.vou então fazer isso. Atestar a gasolina e andar até atingir pouco mais de 1/4 e depois outra vez a GPL, é que é difícil resistir a poupança do GPL. Hehe.

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 19 jul 2018, 08:13

rafsantos Escreveu:
18 jul 2018, 22:22
Boa sorte com a máquina, muito bonita essa configuração na versão Innovation.
Obrigado rafsantos.
Apesar de ser suspeito, gosto bastante do resultado final. Até agora, todos os Innovation que tenho visto, têm o tejadilho de outra cor, mas quando andei a configurar o carro, pareceu-me que ficaria melhor assim e acho que acertei, pois durante estas viagens da semana passada, por coincidência, estacionou um outro innovation uns lugares ao lado, também branco, mas com tejadilho preto e depois de ter estado a olhar para os dois durante um bocado, fiquei satisfeito com a minha escolha, ainda mais sabendo que fiquei com 500€ no bolso para gastar em GPL.
Atenção que também gosto com tejadilho preto, mas assim gosto mais, fico com um carro diferente do habitual e menos quente no verão :smile:

E o teu, como está a portar-se?
Migpenela Escreveu:
18 jul 2018, 22:41
Boa noite. Também adquiri um Crossland a GPL. Ainda só tem 100km. Por acaso pus logo GPL, porque essa opção de andar no início so a gasolina? Só pergunto porque lendo o livro de uma ponta a outra não vejo nada sobre isso. Muito obrigado desde já.
Então muitos parabéns, boa sorte com a máquina e bem vindo ao pequeno grupo.
A minha decisão foi tomada com base nas opiniões aqui do fórum e que o rdd48856 já fez o favor de explicar e melhor do que eu conseguiria fazer.
Pensei que mal não iria fazer, antes pelo contrário e que também não ia gastar assim tanto mais ao fazê-lo. No fundo, vejo esta decisão como um investimento para a boa saúde futura do pequeno tricilíndrico. Se não tivesse sido alertado, talvez também não o tivesse feito, mas como assim não foi, decidi fazê-lo, pois o investimento não é assim tão grande e fico de consciência tranquila. Pode dar problemas na mesma? Pode, mas já não posso pensar que foi por esse motivo.
post_id=250184 Escreveu:
18 jul 2018, 23:21
Os resíduos produzidos pela combustão gasolina ajudam os segmentos a "acamar" mais rapidamente...o GPL praticamente não produz resíduos nas paredes do cilindro.

@Lgvafonso, muito estilo sem dúvida...
Obrigado rdd48856, também acho 8)

Migpenela
Recém-chegado

Mensagem por Migpenela » 19 jul 2018, 22:00

Obrigado pelas boas vindas e pela informação,mas basta fazer um tanque de gasolina ou é aconselhável mais?desculpa as perguntas mas eu a primeira vez que tenho um carro a GPL(finalmente). Que consumos faz o teu?

Migpenela
Recém-chegado

Mensagem por Migpenela » 20 jul 2018, 20:59

Boas Lgvafonso não sei se usas a ao MyOpel, se sim,já te aconteceu o carro dar uma média e na aplicação aparecer outra?

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25

Mensagem por rafsantos » 21 jul 2018, 07:37

Migpenela Escreveu:
20 jul 2018, 20:59
Boas Lgvafonso não sei se usas a ao MyOpel, se sim,já te aconteceu o carro dar uma média e na aplicação aparecer outra?
A media que aparece no MyOpel contabiliza o consumo como se este fosse só a gasolina.

Responder