Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Fale aqui um pouco do seu carro !
rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9268
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 11 out 2018, 22:45

refere existirem problemas relacionado com o entupimento dos bicos dos injectores
Se os injetores forem bons e o aditivo apropriado para doseadores com bomba a probabilidade de ocorrem problemas é baixa...de resto o fabricante do V-lube aconselha a utilização desta forma.

No caso do Flashlube recordo-me que quando começaram a utilizar o doseador com bomba tiveram que alterar a fórmula(o princípio ativo é sempre o mesmo os solventes é que mudam) precisamente porque o aditivo entupia as bombas.

Mas para um motor de 2 cilindros qual é a probabilidade do aditivo ir parar todo a um dos cilindros no caso de o introduzir antes da separação entre cilindros? Muito baixa.

De referir que mesmo que a repartição seja 40/60 não há qualquer problema...o doseamento tem que ser aproximadamente 1:1000, mas não exatamente.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5098
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por lobito » 15 out 2018, 22:48

Mas o carro já não tinha um Flashlub eletrónico? Montar um manual num motor turbo é gastar dinheiro por gastar, minha opinião.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 26
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 18 out 2018, 10:44

Neste momento tem um kit Flashlube manual. Já teve um electrónico, mas foi retirado...

Avatar do Utilizador
BlueCat
Cidadão Virtual
Mensagens: 1687
Registado: 09 ago 2013, 10:11
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Panda 4X4 TwinAir
Ano: 2013
Localização: Santa Iria de Azóia
Contacto:

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por BlueCat » 27 nov 2018, 10:19

Boas.

O meu 0.9 já leva mais de 5 anos e 90000km a GPL e a lubrificação é feita por gasolina. Nunca tive qualquer problema com nada até agora.
FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel powered by FRONTFUELS
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * 4x4 * BRC Sequencial)

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9268
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por rdd48856 » 27 nov 2018, 12:29

Já agora @BlueCat as válvulas de escape do TwinAir são de afinação hidráulica ou mecânica?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
BlueCat
Cidadão Virtual
Mensagens: 1687
Registado: 09 ago 2013, 10:11
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Panda 4X4 TwinAir
Ano: 2013
Localização: Santa Iria de Azóia
Contacto:

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por BlueCat » 27 nov 2018, 13:50

O TwinAir é um Multiair de apenas dois cilindros.

Sei que a grande diferença do Multiair para o T-JET tem algo a ver com as válvulas mas não faço ideia de qual a diferença.
FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel powered by FRONTFUELS
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * 4x4 * BRC Sequencial)

marrokino
Utilizador Junior
Mensagens: 16
Registado: 02 mar 2018, 21:00
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: brc

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por marrokino » 16 ago 2019, 11:43

Boa tarde,

como se tem portado a máquina? só meter GPL e andar? Como estão os consumos?

Obrigado

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 26
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 20 ago 2019, 11:03

Bom dia,

O carro já tem cerca de 35 000km. Até agora é só abastecer e andar :-D
O kit de lubrificação manual não é eficaz em altas rotações (turbo --> pressão positiva...),por isso deixei de utilizar. Quando for trocar o filtro de GPL, estou a pensar pedir para iniciar lubrificação a gasolina, depois adiciono o flashlube ao depósito.
Não noto muito diferença de potência (apenas que o kit de GPL corta o fornecimento a chegar às 5000 rpm).

Em anexo ficam as estatísticas desde que o comprei (comprei em Maio de 2018, coloquei o Kit GPL em Setembro).

Cumprimentos
Anexos
Screenshot_20190820-114959.png
Screenshot_20190820-114955.png

marrokino
Utilizador Junior
Mensagens: 16
Registado: 02 mar 2018, 21:00
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: brc

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por marrokino » 20 ago 2019, 13:09

Obrigado pelo feedback. Parecem me bons resultados :)

Tentei procurar na NET mas não encontrei informações correctas, sabe se este motor tem de trocar a corrente de distribuição?

A vareta do óleo também é em plástico castanho? Consegue verificar o nível de óleo facilmente?

Obrigado pela ajuda

Bons kms ;)

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1044
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por mpsfilho » 20 ago 2019, 14:43

Qual a média de consumo de gasolina em simultâneo com o GPL, será que o sistema não estará já a fazer a lubrificação por gasolina?

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 26
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 20 ago 2019, 16:47

marrokino Escreveu:
20 ago 2019, 13:09
Obrigado pelo feedback. Parecem me bons resultados :)

Tentei procurar na NET mas não encontrei informações correctas, sabe se este motor tem de trocar a corrente de distribuição?

A vareta do óleo também é em plástico castanho? Consegue verificar o nível de óleo facilmente?

Obrigado pela ajuda

Bons kms ;)
O motor tem corrente de distribuição, pelo que não é necessário troca-la.
A vareta do óleo está integrada na tampa do óleo. É acastanhada (da cor do óleo...) e é complicado avaliar o nível.

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 26
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 20 ago 2019, 16:53

mpsfilho Escreveu:
20 ago 2019, 14:43
Qual a média de consumo de gasolina em simultâneo com o GPL, será que o sistema não estará já a fazer a lubrificação por gasolina?
A média inclui o tempo em que o carro apenas consumia gasolina, a fazer médias de 7-8 l/100km. Ultimamente tem feito médias de 1l/100km.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1044
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por mpsfilho » 20 ago 2019, 17:22

jlms2894 Escreveu:
20 ago 2019, 16:53

Ultimamente tem feito médias de 1l/100km.
Então é provável que esteja já a fazer a lubrificação por gasolina, senão, o consumo teria/deveria de ser menor.

A não ser que faças muitos arranques a frio e que o sistema demore muito a comutar para GPL, caso contrário deveria consumir agora no verão menos de 0.5 l.

O meu sistema instalado faz lubrificação por gasolina (por ciclos do motor) e consome cerca de 0,8 l a cada 100 km.

jlms2894
Utilizador Junior
Mensagens: 26
Registado: 19 nov 2016, 18:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Mito 0.9
Ano: 2016

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por jlms2894 » 20 ago 2019, 19:42

No caso dos kits BRC, qual é o nome técnico da lubrificação a gasolina? Assim questiono o instalador em relação a isso...
Normalmente faço no minimo 15km seguidos após dar à chave, a comutação é rápida e não uso o start and stop. Há alguma maneira de saber se o mesmo está a usar a gasolina?

Obrigado

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1044
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Alfa Romeo Mito 0.9 Twinair 105cv

Mensagem por mpsfilho » 20 ago 2019, 20:43

jlms2894 Escreveu:
20 ago 2019, 19:42
No caso dos kits BRC, qual é o nome técnico da lubrificação a gasolina? Assim questiono o instalador em relação a isso...
Normalmente faço no minimo 15km seguidos após dar à chave, a comutação é rápida e não uso o start and stop. Há alguma maneira de saber se o mesmo está a usar a gasolina?

Obrigado
É lubrificação por gasolina mesmo... o instalador saberá se essa função está activa ou, configurada :)

Sendo assim, uma vez que a passagem é rápida deverá mesmo ter essa função ativa... quanto ao start and stop não teria influencia no consumo de gasolina, uma vez que neste caso como o motor está quente o arranque é feito a GPL.

Responder