Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Finalmente tenho o carro, fiz a troca durante a manhã.
Muita coisa mudou, conforme disse o meu primo, só não mexeram no comutador de combustível.
Emulador não era o correto, foi trocado por um que faz leitura por 2 vias.
O deposito de flaslube que estava atrás do farol esquerdo, mudou para a direita. Onde estava e como estava a tubagem para o motor, acontecia retorno de lubrificante. Foi também alterada a posição de fluxo do lubrificante para não haver retorno.
A centralina do GPL que estava do lado esquerdo meio entalada, ao lado do "modulo de flaslube", passou lá para trás.
O filtro de gás e a generalidade das tubagens do sistema, passaram igualmente lá para trás.
A válvula do sistema, que estava na "horizontal", mudou igualmente de lugar, está na "vertical", do lado direito.
Os injetores de GPL, não estava junto dos injetores de gasolina. Mudaram também de lugar, estão agora junto aos de gasolina, para injecção mais próxima e "directa", reduzindo assim a possibilidade de haver alguns soluços quando a GPL, coisa que por vezes acontecia.
Não foi afinada a leitura de GPL, pois o depósito não estava vazio, mas hei-de o fazer numa das vindas do "PM Autogás" à zona de Lisboa, ou a caminho da terra dos meus pais, posso combinar e parar lá, mas com deposito de GPL seco.
Segundo a PM Autogás, este motor tem de ter a programação com o motor frio de um dia para o outro, caso contrário acontece uma má leitura da centralina do motor, passando a trabalhar com mistura pobre, face ao que devia acorrer a gasolina, dando-se a instabilidade a frio e trabalhar pior a gasolina que a GPL.
Muita coisa mudou, conforme disse o meu primo, só não mexeram no comutador de combustível.
Emulador não era o correto, foi trocado por um que faz leitura por 2 vias.
O deposito de flaslube que estava atrás do farol esquerdo, mudou para a direita. Onde estava e como estava a tubagem para o motor, acontecia retorno de lubrificante. Foi também alterada a posição de fluxo do lubrificante para não haver retorno.
A centralina do GPL que estava do lado esquerdo meio entalada, ao lado do "modulo de flaslube", passou lá para trás.
O filtro de gás e a generalidade das tubagens do sistema, passaram igualmente lá para trás.
A válvula do sistema, que estava na "horizontal", mudou igualmente de lugar, está na "vertical", do lado direito.
Os injetores de GPL, não estava junto dos injetores de gasolina. Mudaram também de lugar, estão agora junto aos de gasolina, para injecção mais próxima e "directa", reduzindo assim a possibilidade de haver alguns soluços quando a GPL, coisa que por vezes acontecia.
Não foi afinada a leitura de GPL, pois o depósito não estava vazio, mas hei-de o fazer numa das vindas do "PM Autogás" à zona de Lisboa, ou a caminho da terra dos meus pais, posso combinar e parar lá, mas com deposito de GPL seco.
Segundo a PM Autogás, este motor tem de ter a programação com o motor frio de um dia para o outro, caso contrário acontece uma má leitura da centralina do motor, passando a trabalhar com mistura pobre, face ao que devia acorrer a gasolina, dando-se a instabilidade a frio e trabalhar pior a gasolina que a GPL.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Mais 3 fotos... e a ultima era como estava antes desta intervenção.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1581
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Foram uma boa serie de alterações! vamos daqui em diante verificar os resultados, estou confiante que tenham sido alterações acertadas.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Espero bem que o resultado seja o esperado, garantiram que sim.
Dado já terem mexido em cerca de 100 carros com este motor da PSA, acredito que fique tudo certo e acabem os problemas.
Dado já terem mexido em cerca de 100 carros com este motor da PSA, acredito que fique tudo certo e acabem os problemas.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Primeiras impressões sobre o C3, após a intervenção que sofreu.
Só desde ontem pelas 11h é que ando com ele, mas notam-se mudanças.
Quando peguei no C3 estava quente, ainda estava eu formatado à condução de um Renault Twingo lento (carro emprestado pela oficina), naturalmente pareceu que o C3 estava rápido.
Pelas 19h quando acabei o trabalho e fui pegar no C3..., relanti certo, sem solavancos, sem hesitações. Nem esperei que o sinal de motor frio desligasse e fui andando. A andar a gasolina, muito, muito melhor, certinho, regular, sem solavancos e a puxar como é normal. Passou a GPL e nem senti, como só ocorreu no inicio da instalação.
Na A8, deu-se a revelação na subida após Loures, o carro a aguentar melhor a velocidade, mas ainda melhor, a puxar melhor também. Pensei que pudesse estar com a sensação, pois pouco ainda tinha andado com o C3 após deixar o Twingo, mas... hoje estou certo que não há sensação errada, pois voltei a sentir o motor mais regular e "mais solto".
Este comportamento do motor, será certamente consequência do reposicionamento dos injetores de gás, agora junto dos injetores de gasolina e a bombar o gás de forma mais direta, mais idêntica aos injetores de gasolina. O sistema de GPL foi reprogramado, mas não sei se a configuração é a mesma, ou se houve alguma alteração e que influencie o comportamento do motor.
A julgar pelo resultado atual, garantindo a oficina que agira está tudo certo e que o problema ficou resolvido, finalmente posso respirar de alivio, mas..., ainda vou dar tempo ao tempo...!!!
Só desde ontem pelas 11h é que ando com ele, mas notam-se mudanças.
Quando peguei no C3 estava quente, ainda estava eu formatado à condução de um Renault Twingo lento (carro emprestado pela oficina), naturalmente pareceu que o C3 estava rápido.
Pelas 19h quando acabei o trabalho e fui pegar no C3..., relanti certo, sem solavancos, sem hesitações. Nem esperei que o sinal de motor frio desligasse e fui andando. A andar a gasolina, muito, muito melhor, certinho, regular, sem solavancos e a puxar como é normal. Passou a GPL e nem senti, como só ocorreu no inicio da instalação.
Na A8, deu-se a revelação na subida após Loures, o carro a aguentar melhor a velocidade, mas ainda melhor, a puxar melhor também. Pensei que pudesse estar com a sensação, pois pouco ainda tinha andado com o C3 após deixar o Twingo, mas... hoje estou certo que não há sensação errada, pois voltei a sentir o motor mais regular e "mais solto".
Este comportamento do motor, será certamente consequência do reposicionamento dos injetores de gás, agora junto dos injetores de gasolina e a bombar o gás de forma mais direta, mais idêntica aos injetores de gasolina. O sistema de GPL foi reprogramado, mas não sei se a configuração é a mesma, ou se houve alguma alteração e que influencie o comportamento do motor.
A julgar pelo resultado atual, garantindo a oficina que agira está tudo certo e que o problema ficou resolvido, finalmente posso respirar de alivio, mas..., ainda vou dar tempo ao tempo...!!!
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1581
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Ainda bem @ImmI que tudo parece dar certo... esta é a prova de que "com os mesmos jogadores" apenas a troca de treinador o resultado pode ser bem diferente, ou seja, muitas das vezes o material é que fica com a culpa, quando na verdade, a experiencia de outros mostra o contrário.
Que assim continue :-D
Que assim continue :-D
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Estou confiante com o resultado, mas vou dar tempo ao tempo.mpsfilho Escreveu: ↑13 nov 2020, 17:02Ainda bem @ImmI que tudo parece dar certo... esta é a prova de que "com os mesmos jogadores" apenas a troca de treinador o resultado pode ser bem diferente, ou seja, muitas das vezes o material é que fica com a culpa, quando na verdade, a experiencia de outros mostra o contrário.
Que assim continue :-D
Em principio o problema está resolvido para sempre, ninguém mais que eu (a PM Autogás também naturalmente) deseja que corra mal, que só precise deles, para a manutenção do sistema, que naturalmente passa a ser esta oficina a fazer.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 53
- Registado: 05 nov 2020, 14:00
- Distrito onde reside.: Viana do Castelo
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Que corra mal ou que corra bem? :lol: :))lmml Escreveu: ↑13 nov 2020, 17:29Estou confiante com o resultado, mas vou dar tempo ao tempo.mpsfilho Escreveu: ↑13 nov 2020, 17:02Ainda bem @ImmI que tudo parece dar certo... esta é a prova de que "com os mesmos jogadores" apenas a troca de treinador o resultado pode ser bem diferente, ou seja, muitas das vezes o material é que fica com a culpa, quando na verdade, a experiencia de outros mostra o contrário.
Que assim continue :-D
Em principio o problema está resolvido para sempre, ninguém mais que eu (a PM Autogás também naturalmente) deseja que corra mal, que só precise deles, para a manutenção do sistema, que naturalmente passa a ser esta oficina a fazer.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1581
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Pois, também tinha ficado a pensar?KarismatikPT Escreveu: ↑13 nov 2020, 17:46Que corra mal ou que corra bem? :lol: :))lmml Escreveu: ↑13 nov 2020, 17:29Estou confiante com o resultado, mas vou dar tempo ao tempo.mpsfilho Escreveu: ↑13 nov 2020, 17:02Ainda bem @ImmI que tudo parece dar certo... esta é a prova de que "com os mesmos jogadores" apenas a troca de treinador o resultado pode ser bem diferente, ou seja, muitas das vezes o material é que fica com a culpa, quando na verdade, a experiencia de outros mostra o contrário.
Que assim continue :-D
Em principio o problema está resolvido para sempre, ninguém mais que eu (a PM Autogás também naturalmente) deseja que corra mal, que só precise deles, para a manutenção do sistema, que naturalmente passa a ser esta oficina a fazer.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Pois..., que corra bem. Escrevi o contrário do que quero, que corra bem.
Espero que não aconteça o mesmo que só dono do C4 Cactus, que ao fim de 2 semanas tem o carro na mesma e acabou por desistir.
Espero que não aconteça o mesmo que só dono do C4 Cactus, que ao fim de 2 semanas tem o carro na mesma e acabou por desistir.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 53
- Registado: 05 nov 2020, 14:00
- Distrito onde reside.: Viana do Castelo
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do KIT GPL: Não Sei
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Vai correr bem de certeza.
Vai dando feedback ao pessoal de como se está a portar o C3.
Muitos e bons kms, sempre a gaseificar... 8)
Vai dando feedback ao pessoal de como se está a portar o C3.
Muitos e bons kms, sempre a gaseificar... 8)
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Amanhã faz uma semana que tenho o carro.
Tem andado a funcionar genericamente bem, embora já 3 ou 4 vezes ao relanti, se acelero um pouco, o relanti ao estabilizar momentaneamente vai um pouco abaixo, dá um ligeiro soluço e normaliza.
Quanto ao consumo, tudo em aberto. Antes de entregar o carro, tinha gás que dava para cerca de 200 kms de utilização normal. Atestei e entreguei o carro, que ainda vou "trabalhar" (mudaram as malas com o equipamento para o meu carro), era dia de assistências na zona de Lisboa.
Entregaram o carro uma semana depois, mas atestaram à saída da oficina, ficando só ontem a regressar a casa com a reserva acesa.
Estou a acreditar que o consumo de GPL pode baixar, uma vez que o motor responde melhor, não precisando de tanto acelerador.
Tem andado a funcionar genericamente bem, embora já 3 ou 4 vezes ao relanti, se acelero um pouco, o relanti ao estabilizar momentaneamente vai um pouco abaixo, dá um ligeiro soluço e normaliza.
Quanto ao consumo, tudo em aberto. Antes de entregar o carro, tinha gás que dava para cerca de 200 kms de utilização normal. Atestei e entreguei o carro, que ainda vou "trabalhar" (mudaram as malas com o equipamento para o meu carro), era dia de assistências na zona de Lisboa.
Entregaram o carro uma semana depois, mas atestaram à saída da oficina, ficando só ontem a regressar a casa com a reserva acesa.
Estou a acreditar que o consumo de GPL pode baixar, uma vez que o motor responde melhor, não precisando de tanto acelerador.
-
- Utilizador Junior
- Mensagens: 83
- Registado: 18 out 2018, 10:31
- Distrito onde reside.: Aveiro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Vialle
- Marca do Veículo: Renault
- Modelo: Clio IV
- Ano: 2018
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Bom ver que o carro ficou a andar bem é possivel a ECU do carro ainda demorar uns Km's a ajustar completamente á nova configuracao de injeção de gas. :D
Os injetores de gas agora ficaram da parte de baixo da amissao?
É pena nao ter ficado logo desde o inicio os instaladores e mesmo os que sao considerados bons se fossem mais metodologicos tivessem o cuidado de olhar duas vezes ainda de colocar os injetores nos sitios que dao "mais jeito" e não afinassem os carros a olhometro evitava-se este tipo de situação e ainda poupavam tempo sem ter os clientes a voltar para a ofinica uma carrada de vezes.
Os injetores de gas agora ficaram da parte de baixo da amissao?
É pena nao ter ficado logo desde o inicio os instaladores e mesmo os que sao considerados bons se fossem mais metodologicos tivessem o cuidado de olhar duas vezes ainda de colocar os injetores nos sitios que dao "mais jeito" e não afinassem os carros a olhometro evitava-se este tipo de situação e ainda poupavam tempo sem ter os clientes a voltar para a ofinica uma carrada de vezes.
-
- Cidadão Virtual
- Mensagens: 1148
- Registado: 11 jan 2012, 13:29
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Não
- Marca do Veículo: Citroen
- Modelo: C3 1.2 Puretech
- Ano: 2016
Re: Citroen C3 1.2 Puretech 03/2016
Não sei exactamente a posição dos injectores, sei que foram deslocados para junto dos injectores de gasolina.
A afinação..., enfim..., nem comento o que fez a primeira oficina, mas o que a PM disse que fazia a programação/afinação em determinadas condições de temperatura do motor, só assim resolvia o problema, fez concerteza e passada uma semana, continuo com o carro/motor irreconhecível, nem parece o mesmo.
Garantido e disse quando me entregaram o carro, a manutenção do sistema passam eles a fazer.
A afinação..., enfim..., nem comento o que fez a primeira oficina, mas o que a PM disse que fazia a programação/afinação em determinadas condições de temperatura do motor, só assim resolvia o problema, fez concerteza e passada uma semana, continuo com o carro/motor irreconhecível, nem parece o mesmo.
Garantido e disse quando me entregaram o carro, a manutenção do sistema passam eles a fazer.