[DB] Renault Clio IV Tce90 [Vialle LiquidSI]

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
tentone
Utilizador Junior
Registado: 18 out 2018, 10:31
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio IV
Ano: 2018

[DB] Renault Clio IV Tce90 [Vialle LiquidSI]

Mensagem por tentone » 17 jan 2020, 08:58

Bom Dia

Após ter comprado o meu Clio IV ao fim de um ano e 36000Km fiz a troca para GPL, a tranformação foi feita na oficina Auto Irmãos Ferreira em Paços de Ferreira com kit de injeção liquida da Vialle e deposito toroidal de 43L no lugar do pneu suplente. Os injetores azuis são novos na vialle são os K15 e e substituem os antigos roxos e castanhos.

Até agora nada a apontar, o carro comporta-se aparentemente do mesmo modo que a gasolina. Ficam algumas fotos tiradas na oficina, assim que possa adiciono fotos do deposito e trabalho de chaparia na mala e ao longo do tempo vou adicionando progresso da coisa.

Foi instalado sem lubricação de valvulas. Existe um concenso de que é necessario mas tanto o suporte técnico da Vialle (via email) como os intaladores onde estive afirmam não ser necessário. Os funcionarios do concessionario da Renault dizem desconhecer alterações ao motor de origem a GPL alem da instalação do kit tambem. Como não encontrei historio de problemas neste motor pela internet decidi avançar assim, durante o tempo de vida do carro irei fazer questao de verificar se mantem tudo em ordem.

https://i.imgur.com/lPaukS2.jpg
https://i.imgur.com/coBWdVV.jpg
https://i.imgur.com/FJhMUAe.jpg
https://i.imgur.com/shvfEjp.jpg

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: [DB] Renault Clio IV Tce90 [Vialle LiquidSI]

Mensagem por PauloAns » 17 jan 2020, 11:59

boa sorte com tudo
as foto não estão visíveis, ou é só a mim?

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 17 jan 2020, 14:22

PauloAns Escreveu:
17 jan 2020, 11:59
boa sorte com tudo
as foto não estão visíveis, ou é só a mim?
Acho que é so a ti, deverias conseguir ver tambem.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 18 jan 2020, 17:13

Eu vejo bem as fotos, e estou no taptalk.

Boa sorte com o carro, bons km!

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 21 jan 2020, 10:36

Boas

Fica o primeiro report do bicho, fez neste momento quase 700Km o consumo vai em 9.1L/100Km.

Esta neste momento de volta á oficina para afinar a frio devio a estar a solavancar e comutar demasiado cedo para GPL, (com a temperatura a ~1c esta a comutar praticamente de imediato).

Edit: O carro já esta de volta, tudo aparentemente a funcionar de modo correcto vamos la verificar nos proximos dias.

Cumps

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 29 jan 2020, 07:43

Boas

Ficam algumas fotos do trabalho de instação do deposito debaixo do carro e de chaparia na mala (De origem é assim https://ie.e-guide.renault.com/sites/de ... 64_7_2.jpg), poderá dar jeito a alguem para ideias. Durante a pintura sujaram um pouco da carpete do carro, felizmente saiu bem com diluente sem estragar :mrgreen:

A afinação do carro ficou práticamente perfeita, noto casualmente uma ligeira perda de força que dura pouco tempo (-1sec), acontece de vez em quando sempre á volta das 3000RPM provavelmente falta-lhe um toquezinho nessa zona, é quase como se levanta-se o pé do acelerador ligeiramente.

O ultimo consumo que fiz a GPL foi de 6.85 L/100Km :clap: vamos lá a ver se mantem. Gasolina ainda nao coloquei mas segundo o ponteiro do carro deverei andar por volta dos 0.5L/100Km.

https://i.imgur.com/uK2UVNq.jpg
https://i.imgur.com/aSDN7su.jpg

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 29 jan 2020, 10:51

Bom dia @tentone,

Gosto de ver o depósito de gás pelo lado de fora da mala, acho que é mais seguro em caso de fuga e não aquece tanto no verão uma vez que não apanha com o calor excessivo que os carros acumulam no interior quando ficam ao sol.

O consumo de GPL acho muito bom, em contrapartida o de gasolina penso que está um pouco alto, isto atendendo a que o sistema é de injecção liquida, ou será que este está a injectar alguma gasolina para lubrificação? se assim for já será normal.

O bocal de enchimento é que é pena não ter dado para o adaptador ficar fixo, andar sempre a enroscar e a desenroscar é uma maçada mas, quando o espaço não dá... no meu tive a sorte de poder ficar fixo e o reservatório de GPL deu para meter um com capacidade para 62 l úteis também exterior.

Boa sorte, vai dando noticias :)

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 29 jan 2020, 12:02

Bom Dia @mpsfilho

Obrigado, ele esta a injetar gasolina para lubrificação sim. No inicio estranhei a ideia de ter o tanque debaixo do carro mas depois de refletir em caso de fugas em acidente ou algo do genero é melhor escapar tudo para a atmosfera.

Obrigado vou colocando noticias aqui.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 jan 2020, 12:36

tentone Escreveu:
29 jan 2020, 12:02
Bom Dia @mpsfilho

Obrigado, ele esta a injetar gasolina para lubrificação sim. No inicio estranhei a ideia de ter o tanque debaixo do carro mas depois de refletir em caso de fugas em acidente ou algo do genero é melhor escapar tudo para a atmosfera.

Obrigado vou colocando noticias aqui.
Como é feita a injecção de gasolina, é intermitente ou só a partir de x rotações?.

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 29 jan 2020, 12:41

No meu caso a injeção de mista de gasolina esta configurada a 2%, , penso ser independente dos RPM do motor mas tenho que confirmar com o instalador.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 29 jan 2020, 13:12

tentone Escreveu:
29 jan 2020, 12:41
No meu caso a injeção de mista de gasolina esta configurada a 2%, , penso ser independente dos RPM do motor mas tenho que confirmar com o instalador.
No meu entender essa será a forma correta para a protecção/lubrificação a qualquer regime e, dessa forma vais conseguir saber a média de consumo de gasolina.

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 30 jan 2020, 07:56

Bem acho que esta identificada a origem da minha "perda de potencia" casual no motor. X( Ontem ao voltar para casa levei um grande solavanco (perda de potencia) e a luz do carro acendeu.
Desde a ultima afinação parece que perdi tambem a luz da reserva do indicador de GPL :-w , vou hoje com ele de volta á oficina vamos lá a ver que se faz.

https://i.imgur.com/MUfGhyG.png

Verifiquei ainda que todos os tubos apos o injetor de GPL excepto o do cilindro 1 (estranhamente) estão a ganhar gelo, penso ser normal devido á injeção liquida. Fica uma foto de um desses tubinhos.

https://i.imgur.com/gGEDSLN.jpg

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 30 jan 2020, 09:11

Pode tirar uma foto a outro tubo de outro injector. Pela foto parece que falta aí alguma peça na ligação

tentone
Utilizador Junior

Mensagem por tentone » 30 jan 2020, 11:21

Boas

O outro injetor esta instalado de forma similar (fica aqui link de foto https://i.imgur.com/h5FENoF.jpg). Dei umas voltas a gasolina para verificar e o problema so acontece a GPL mesmo.

Voltei agora da oficina verificaram a instalação do injetor do cilindro uma ligeira afinação na injeção mista (esta a ser feita desde 2000RPM). Fizeram tambem revisao aos niveis do deposito de GPL que estava mal calibrado. O deposito estava praticamente vazio e tinha metade das luzes acesas.

Vamos la mais uma vez ver que tal corre nos proximos dias.

EDIT: Trocou-se os coils das velas de ignição aparentemente é um dos coils que se foi X( . Vai amanha levar um coil novo e velas novas :ymsigh:

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 31 jan 2020, 08:42

Estao a ganhar gelo só perto do injector ou num espaço maior?
A mim parece-me que aquela anilha vermelha deveria estar dentro de um encaixe que enroscaria no injetor. Continuo a pensar que falta aí algo.

Responder