Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Fale aqui um pouco do seu carro !
Responder
pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Renault Clio V Tce 100 Intens Bi-Fuel

Mensagem por pcta » 02 ago 2020, 21:36

Recordo que depende da bóia dentro do depósito...
Dependendo da relação propano/butano o GPL liquefaz de 2 a 7 bar ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

pmcb
Utilizador
Registado: 22 mar 2020, 20:00
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Landy
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio 5 Bi-Fuel
Ano: 2020

Mensagem por pmcb » 03 ago 2020, 20:40

pcta Escreveu:
02 ago 2020, 21:36
Recordo que depende da bóia dentro do depósito...
Dependendo da relação propano/butano o GPL liquefaz de 2 a 7 bar ...
Sempre a aprender. :GPL:

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 03 ago 2020, 21:08

É a tal afinação de que eu falava... o sistema funciona mais ou menos tipo sistema de autoclismo, e para o técnico o regular o depósito de GPL terá que estar vazio.

Nos Opel Crossland X flexfuel o sistema já não funciona desta forma, é mais evoluído e preciso...

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 06 ago 2020, 08:29

mpsfilho Escreveu:
01 ago 2020, 17:22
Será que a influencia será assim tão significativa? eu penso que há a considerar o seguinte:

Se o armazenamento do GPL na bomba estiver colocado ao ar livre, então as temperaturas terão grande influencia, quer positivamente ou negativamente consoante estas.
Mas se o depósito estiver enterrado a diferença será pouco significativa porque o GPL mantém a temperatura, por exemplo, a água, no verão mesmo que abras a torneira durante a noite esta continua a sair morna. :-?

Eu nunca escolhi horas para atestar pela questão da quantidade de GPL a pagar.
já para este entrar nalguns depósitos, aí sim, o calor excessivo tem bastante influencia, principalmente em sistemas líquidos e, também em Espanha alguns de nós já experimentamos essa dificuldade, isto talvez pela composição da melhor qualidade do GPL e pela menor pressão das bombas neste País vizinho.
Pois, a questão não está apenas nos depósitos dos postos de combustível, mas também nos depósitos dos próprios veículos. Ainda ontem quando atestei o meu, em conversa com o rapaz, ele contou que no dia anterior chegou uma senhora para abastecer e não entrou gota e chegou-se à conclusão de que terá acontecido porque pelos vistos o carro tinha estado todo o dia ao sol.
mpsfilho Escreveu:
03 ago 2020, 21:08
É a tal afinação de que eu falava... o sistema funciona mais ou menos tipo sistema de autoclismo, e para o técnico o regular o depósito de GPL terá que estar vazio.

Nos Opel Crossland X flexfuel o sistema já não funciona desta forma, é mais evoluído e preciso...
Sim, o meu continua a revelar-se bastante certinho!

Pdroliveira
Utilizador Junior
Registado: 21 ago 2019, 12:27
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle Si
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris Hibrida

Mensagem por Pdroliveira » 06 ago 2020, 08:53

Aquilo que eu deteto no meu Toyota é se o depósito estiver nas lonas , consigo somente meter o estipulado aproximadamente na casa dos 50 litros, no entanto se colocar abastecimentos parciais coloco bastante mais, ainda ontem ao sair de albufeira, tinha feito 392 km, e aproveitei para atestar para fazer a viagem toda até ao norte sem colocar GPL, e pelas minhas contas não deveria de meter mais do que 22 litros, uma vez que marcava uma média do CB de 4,6, logo a GPL deveria de andar numa média de 5,5 a GPL. Conclusão coloquei 28 litros .
Por um lado ainda bem que assim faço mais uns kms sem abastecer, mas se estivermos a olhar para a médias a cada depósito ficamos com a cabeça estragada .

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Consumos Só Gasolina - http://www.spritmonitor.de/es/detalle/1067435.html
Consumos GPL- https://www.spritmonitor.de/en/detail/1111200.html

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 06 ago 2020, 10:05

@Lgvafonso, "essa de não entrar gota" nesse caso isso acontece porque em princípio a Senhora deveria ter o depósito vazio ou, praticamente sem GPL

Um depósito com algum Gpl, o próprio combustível ainda faz algum arrefecimento ao depósito.

já se estiver praticamente vazio e ao sol, ou, na influencia de altas temperaturas este ganha pressão por vezes mais elevada que a da própria bomba, dando origem neste caso a não entrar gota.

Por isso, o que diz o @Pdroliveira no post anterior faz todo o sentido. :-?

Aliás, com o calor todos nós sabemos que a maioria dos líquidos aumentam de volume, por exemplo: quem é que ainda não verificou isso ao abrir o depósito da gasolina? a diferença é que quando abastecemos o depósito com "ela" entra com facilidade porque este não é estanque como acontece com o de GPL. :
Assim como o Pdroliveira, eu também muito raramente deixo secar o depósito e, continuo mesmo assim a fazer as médias com a mesma facilidade, não por depósito mas, sim por x litros a cada 100/kms :-D

Pdroliveira
Utilizador Junior
Registado: 21 ago 2019, 12:27
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle Si
Modelo: Auris Hibrida

Mensagem por Pdroliveira » 06 ago 2020, 10:19

Inclusivé houve uma vez que enchi o depósito, que estava mesmo no fim, coloquei 50,55 Lts não deu para colocar mais, entretanto fiz 42 kms e no dia seguinte de manhã cedo eram 8h30, fui novamente á bomba para ver se realmente dava ou não para colocar mais GPL, conclusão coloquei mais 8 litros, ou seja praticamente meti 58 litros, quando o máximo seriam 50 litros, uma vez que a capacidade bruta é de 62 litros.

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Consumos Só Gasolina - http://www.spritmonitor.de/es/detalle/1067435.html
Consumos GPL- https://www.spritmonitor.de/en/detail/1111200.html

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 07 ago 2020, 12:58

mpsfilho Escreveu:
06 ago 2020, 10:05
@Lgvafonso, "essa de não entrar gota" nesse caso isso acontece porque em princípio a Senhora deveria ter o depósito vazio ou, praticamente sem GPL

Um depósito com algum Gpl, o próprio combustível ainda faz algum arrefecimento ao depósito.

já se estiver praticamente vazio e ao sol, ou, na influencia de altas temperaturas este ganha pressão por vezes mais elevada que a da própria bomba, dando origem neste caso a não entrar gota.

Por isso, o que diz o @Pdroliveira no post anterior faz todo o sentido. :-?

Aliás, com o calor todos nós sabemos que a maioria dos líquidos aumentam de volume, por exemplo: quem é que ainda não verificou isso ao abrir o depósito da gasolina? a diferença é que quando abastecemos o depósito com "ela" entra com facilidade porque este não é estanque como acontece com o de GPL. :
Assim como o Pdroliveira, eu também muito raramente deixo secar o depósito e, continuo mesmo assim a fazer as médias com a mesma facilidade, não por depósito mas, sim por x litros a cada 100/kms :-D
O líquido não aumenta de volume com o calor, o que aumenta é a pressão no depósito criada pelo liquido que, pela acção do calor, passa a estado gasoso!

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 07 ago 2020, 13:39

Eu nao percebo nada disto, mas nao é através da pressão que o GPL passa de gasoso a líquido?

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 07 ago 2020, 15:34

Biju Escreveu:
07 ago 2020, 13:39
Eu nao percebo nada disto, mas nao é através da pressão que o GPL passa de gasoso a líquido?
Sim, mas dentro de um depósito, o GPL apresenta-se em duas partes. Uma em estado gasoso e outra em estado líquido.

https://3.bp.blogspot.com/-Ahgs_F9RlNI/ ... 30+f28.bmp

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 07 ago 2020, 18:58

Mas será que nos depósitos é a mesma coisa? A pressão não será maior nos depósitos que nas garrafas / botijas do gás. Se fosse a mesma coisa no sistema gasoso não precisaríamos de vaporizador.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 07 ago 2020, 19:44

Lgvafonso Escreveu:
07 ago 2020, 12:58

O líquido não aumenta de volume com o calor, o que aumenta é a pressão no depósito criada pelo liquido que, pela acção do calor, passa a estado gasoso!
O que no resultado final acaba por ser igual.
Ou seja, expandiu-se... e como a capacidade do depósito não se alterou, o gás que está dentro seja em estado liquido ou gasoso comprimiu-se, e isso altera a pressão de tal maneira que pode vir a ser superior ao das bombas, o que vai dificultar ou impedir mesmo a entrada deste no depósito.

Isso só não acontece com o da gasolina porque como disse, este não é estanque, ou seja, a gasolina com o calor também se expande e também ganha pressão... se enchermos demasiado o depósito, este com o aumentar da temperatura vai inchar se for de plástico, podendo mesmo em caso extremo rebentar, por isso não é recomendável encher estes até ao gargalo, devemos deixar uma margem de segurança tal como acontece com o GPL :-D

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 07 ago 2020, 21:06

A expansibilidade do líquido é pouco significativa, claro que se deve deixar uma folga .... o problema é a pressão do vapor ...
As botijas de gás são o vaporizador ;)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

pmcb
Utilizador
Registado: 22 mar 2020, 20:00
Marca do KIT GPL: Landy
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio 5 Bi-Fuel
Ano: 2020

Mensagem por pmcb » 10 ago 2020, 20:38

Ora boas.

Obrigado rapazes por fazerem do tópico do meu carro um tópico de aprendizagem e discussão. :GPL:

Hoje desloquei-me a Armação para ir buscar um familiar e para lá fui até à Marateca por AE e até Armação pela nacional. Esta média é um misto de cidade, AE (120/130) e nacional (80/100). Fiz 329 km praticamente sem uso do AC e com 2 pessoas a bordo o que me deu uma média de 7,5 l/100km.
Agora falta ver a vinda para Lisboa. Sempre AE com o cruise control nos 130, 5 pessoas e a bagageira a abarrotar e o bendito AC ligado. Juntei todos os ingrediente para um mau consumo. =)) Já está na reserva...fiz 339 kms.

albuhera
Utilizador Frequente
Registado: 05 abr 2020, 11:50
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por albuhera » 10 ago 2020, 21:21

É a "tempestade perfeita" no contexto dos consumos... 😂
@pmcb, hoje tive conhecimento que interessa aos 2: parece que a Renault irá disponibilizar, em setembro/outubro, uma atualização de software para resolver os problemas do computador de bordo. Se bem me recordo, tu próprio também já tinhas avançado com uma notícia semelhante.
Espero que assim seja. Vamos aguardar...

Responder